sábado, 26 de dezembro de 2015

A MISSÃO

A MISSÃO
Mc. 16.14-18
Introdução: Hoje o grande desafio da Igreja de Cristo, nesses dias tão difíceis que estamos vivendo, onde a preocupação das pessoas está voltada para "bens materiais" e as Igrejas dão grande ênfase na pregação de prosperidade, porque sabem que esse tema enche as Igrejas; mas o nosso objetivo principal não deve ser com a quantidade de pessoas que estão na Igreja, mas sim, com a Salvação daquelas pessoas que estão fora da Igreja; daquelas pessoas que ainda não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. 

I GANHAR
1-Estabeleça Metas
·       Sempre que um novo ciclo se inicia, a maioria das pessoas programa metas a serem atingidas. Porém, não adianta colocá-las no papel e esperar que elas sejam atingidas. Um dos primeiros passos é organizá-las.
·        Elas têm de ser atingíveis, mas não muito fáceis. As metas mais difíceis vão ensiná-lo mais. Mude as metas sempre que necessário. O objetivo é ter sucesso com uma meta que valha a pena e não falhar majestosamente. Quando atingir uma meta, congratule-se e estabeleça a próxima mais alta.
·       O propósito fundamental, o objetivo da Igreja, deve ser este:- Anunciar o Evangelho a toda criatura. Eu e vocês somos escolhidos de Deus, somos os representantes de Deus aqui na terra, nós temos a mensagem mais importante e mais poderosa que alguém pode ter que é: "A SALVAÇÃO ETERNA" e o mundo precisam ouvi-la.
·       Uns vão, outros ficam… Mas há uma só missão! Creio que essa é uma lição que precisamos aprender uma e outra vez ao longo da nossa jornada missionária como igreja de Deus militando no mundo.
·       É preciso que todos (os que vão e os que ficam) nos vejamos como verdadeiros enviados de Deus à humanidade (quem quer que seja e onde quer que esteja).
·        A todos nós Deus vocacionou e a igreja é a comunidade dos enviados de Cristo ao mundo. Podemos dar as mãos e aprender, dia a dia, a caminhar juntos como um só povo, com uma só missão!
2- Faça uma lista
·       Faça uma lista de pessoas que você conhece e que precisam ouvir a mensagem do Evangelho, procure conhecer melhor essas pessoas, para que você possa estabelecer um ponto de contato.
·       Há três grupos de pessoas que você pode começar a evangelizar, são os nossos familiares, amigos e vizinhos.
·       Precisamos definir, pelo nome, as pessoas que queremos evangelizar (ganhar para Jesus)     fins orarem por delas, e estabelecer um contato no sentido de começarmos a tarefa de evangelização, e conscientização de elas precisam de um Salvador.
·       É oportuno lembrar quer a verdadeira evangelização, começa com o nosso próprio testemunho, não adiante falarmos para as pessoas que Jesus transforma o homem (e mulher), se a nossa vida não estiver verdadeiramente transformada.

3-Orar com persistência
·       Às vezes, você ora dizendo algumas palavras ou algumas frases uma vez e nunca mais pensa naquilo. Outras vezes, porém, uma pessoa ou uma situação continua voltando ao seu coração e você simplesmente sabe que não terminou de orar por aquilo.
·        Quando o Espírito Santo o faz sentir algo incessantemente, Ele provavelmente está atraindo você a continuar a orar persistentemente, para que você faça orações que se recusam a desistir.
·       Há coisas que sabemos que são da vontade de Deus porque Ele fala claramente sobre elas em Sua Palavra.
·        Quando oramos por elas não há um progresso, vamos direto a Deus e dizemos: “Eis-me aqui outra vez. E, dizemos a Deus, não quero parecer desrespeitoso (a), mas não vou ficar quieta até ter algum progresso nisto”.
·       Às vezes dizemos: “Estou pedindo novamente, Senhor, e vou continuar pedindo até ter vitória nesta área”.
·        Outras vezes, simplesmente agradecemos a Deus por estar trabalhando e lembramos a Ele que estou esperando a vitória.
·       Precisamos ser como Jacó e dizer: “Não Te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. Deus realmente abençoou Jacó e disse que fez isso por que Jacó era um homem que sabia como prevalecer com os homens e com Deus. Em outras palavras, Jacó era persistente e não desistia (ver Gênesis 32.24-28).
 
4-Tome a iniciativa
·       Não espera que a pessoa que você quer evangelizar vá até você, tome a iniciativa primeira, pois as pessoas que são escravizadas pelo pecado, não tem força e animo para ir buscar socorro.
·       O povo de Deus que estava escravizado no Egito, não podia sair, mas, oraram a Deus e Deus em sua infinita misericórdia, enviou a eles um libertador, chamada Moisés, e na verdade tipifica a Jesus.
·       Começe a evangelização estabelecendo uma amizade, para você poder realmente conhecer a pessoa, e assim traçar uma meta de abordagem e evangelização.
·       Assim como Jesus fez com a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, o resultado foi bastante gratificante, aquela mulher se converteu, amou a Jesus e se tornou uma evangelizadora (missionaria) em sua época.

II CONSOLIDAR
1-Contato imediato
·       Devemos cuidado que devemos prestar ao novo convertido, pois, espiritualmente ele é um recém-nascido, e precisa de todo o nosso cuidado, para que ele se solidifique na fé e estudo da Palavra de Deus.
·       Sabemos que o nosso inimigo em momento alguma ira ficar acomodado ao perder uma alma para Jesus, ele usará de toda a sua sutiliza e persistência até obter de volta a sua “presa”.
·       Há no nosso mundo muitas maneiras do nosso adversário lançar suas “setas malignas” fins atingir as pessoas, e voltar a escraviza-las.
·       Até mesmo os crentes estão sujeito à opressão e sutiliza de Satanás, temos um exemplo bíblico na história de Davi (com Bate Seba).

2-Visitar
·       A visitação é um meio muito eficiente para começar um trabalho de evangelização, pois temos muitas pessoas que estão muitas “abandonadas” em seus lares, sem um ombro amigo para contar as suas mágoas, e obter um conselho ou ajuda.
·       Jesus em seu ministério terreno, nunca deixou de visitar os necessitados, ou pessoas que nunca o viram, mas, a partir do primeiro contato tornaram-se seus discípulos.
·       Até na visitação é preciso ter uma consciência espiritual de que precisamos de um preparo satisfatório, pois não sabemos o que iremos encontrar em nossas visitações.
·       Na visitação, precisamos de um coração humilde, de um conhecimento de Deus razoável que nos permita transmitir o grande amor de Deus pela humanidade.
·       Jesus é o nosso melhor modelo de visitador, e precisamos aprender com o Espírito Santo como fazer uma visitação promissora para Deus.

3- Integrar na célula (grupo familiar) e na Igreja
·       Agora, uma vez que a pessoa entregou a vida para Jesus, ela tem que ser cuidada e integrada na vida da igreja local.
·       Quantas e quantas pessoas no nosso querido Brasil têm feito uma decisão pública de entregar suas vidas a Jesus, mas nunca se firmaram? Uma igreja que prega a Palavra de Deus na unção do Espírito Santo sempre atrai muitas pessoas a fazerem uma decisão de seguirem ao Senhor Jesus, porém em alguma igrejas(denominações) onde o ensino "espiritual" vem divorciado da Palavra de Deus, fica um pergunta onde estão essas pessoas? Pois referida denominação nos cultos está quase vazia, não há o mover do Espírito Santo.
·        O problema é que muitas pessoas fazem uma decisão inicial – quer seguir o Senhor Jesus – porém ainda não foram integradas na igreja local. Assim sendo, elas se sentem “um peixe fora d’água”.
·       Talvez elas ainda venham para mais um ou dois cultos na igreja, mas por não estarem integradas na vida da igreja, elas são mais suscetíveis às mentiras do Maligno e logo desaparecem.
·       Se a igreja local prega a Palavra de Deus na unção do Espírito Santo, é mais importante integrar alguém na vida da igreja, do que levá-lo a fazer uma decisão! Sabe por quê?
·        Se ela somente fizer uma decisão, nós não sabemos se ela realmente teve revelação do novo nascimento; além do mais, é bem provável que nunca mais veremos aquela pessoa. Por outro lado, se ela realmente for integrada na vida da igreja, ela não vai querer sair da igreja – ela vai ficar voltando.
·       Um Grupo familiar (Célula) serve como uma ponte de integração para dentro da igreja local. A pessoa não será mais um mero número na igreja, porque ela conhecerá intimamente as pessoas da Célula. Assim, ela não se sentirá como “peixe fora d’água” e sim como uma parte integral da igreja.

4-Encontro com Deus
·       Nós podemos ter encontro com Deus, de várias maneiras, uma delas é quando estamos orando, outra é quando meditamos na Sua Palavra.
·       Há, porém alguns movimentos tidos como espirituais, aonde as pessoas vão a esses encontros para ter um encontro com Deus, à pergunta que não quer calar é, quando se convertaram com quem tiveram encontro?
·       Amós 4.4-12“Prepara-te ó Israel para te encontrares com o Teu Deus”.
·       No contexto, o Senhor fala ao povo de Israel de todo o esforço que Deus fez para que o povo tivesse um encontro com Ele. Mas cinco vezes Deus disse “contudo não vos convertestes a mim” (v. 6, 8, 9 10, 11).
·       Do mesmo modo em nossas vidas o Senhor sempre faz tudo para estar conosco e muitas vezes não nos convertemos a Ele.
·       Converter é mudar de direção. Deixar o mundo e voltar-se para Deus. O diabo, a carne e o mundo [nossos três inimigos], fazem tudo para nos chamar atenção para voltarmos para eles. 
·       Muitas das vezes nesses encontros, os assuntos ali abordados, deixam muito a desejar, e não atingem os propósitos ali propalados.

III TREINAR
1-Ensino nos templos e nas células (grupos familiares)
·       É preciso que façamos uma avaliação dos ensinos que são ministrados nas células(Grupos familiares), se é os mesmo ensinados no templo, para não haver disparidade doutrinaria.
·       A pergunta muitas vezes feita é o que estão ensinados nas células (grupo familiares), quem está à frente do trabalho, tem condições Teológicas para efetuar o serviço, ou ainda está em amadurecimento espiritual?
·       Esse movimento em células(grupos familiares), pode ser que de  certo modo venha desmotivar os ensinos Teológicos nos Institutos Bíblicos, pois não há nenhum incentivo para que pessoas se matriculem nos Institutos Bíblicos.
·       O melhor instrutor que conheço para dar um conhecimento bastante amplo e eficaz é o Espírito Santo.
2-Escola de Líderes
·       Também é outra situação preocupante, pois não sabemos como se dá essa instrução, pois, qualquer ensino bíblico sem a direção do Espírito Santo, poderá comprometer a instituição religiosa (denominação).
·       Quem prepara líderes eficientes para a obra de Deus é o Espírito Santo, isso explica o progresso da Igreja em seu inicio, com poucos elementos, porém todos capacitados, para desenvolverem bem o trabalho e Deus ser glorificado em suas vidas.
·       A igreja do Senhor Jesus não tem “chefe” nem “patrão”, que fica exigindo e dando ordens ao bel prazer.

3-Treinamento prático
·       O Espírito Santo é quem prepara os obreiros na Seara do Mestre, nesse preparo não tem “estrelas” nem “dono da verdade” o que tem é servos dispostos a servir o Senhor Jesus, ainda que isso lhe custe algum sacrifício.
·       Temos vistos obreiros empolgados e imaturos nos trabalhos do Senhor, fazendo suas “imaturidades” sem levar em consideração os efeitos negativos na reputação da obra do Senhor.
·       Há em certos grupos pessoas que se autodenominam de “missionário” “bispos”, “evangelistas”, sem ao menos saberem os significados dessas palavras.

IV ENVIAR
1-Último Estágio
·       Este deveria ser a última etapa de um aprendizado para liderar um trabalho espiritual, porém, há alguns pontos a considerar, se esse novo líder está apto: espiritualmente, teologicamente e psicologicamente.
·       Quem lidera pessoas, deve ter um mínimo de conhecimento psicológico (psique) e relações humanas (trato com as pessoas).
·       Caso isso não aconteça, poderá haverá momento de conflitos e desentendimento entre os membros da célula (grupo familiar).

2-Ciclo continuo
·       É preciso que tenhamos grandes responsabilidades diante de Deus para não fazemos a sua obra de qualquer maneira objetivando aumentar o numero de pseudo convertidos e lança-los a frente da expansão da igreja ou grupos familiares.
·       Deus não quer que a sua obra seja feito de qualquer maneira, mas, sob a supervisão do Espírito Santo.
3-Missão cumprida
·       A missão da igreja só poderá ser considerada cumprida, quando os novos convertidos sejam de fato pessoas com bons testemunhos de que foram realmente transformadas pelo poder de Deus.
·       O melhor testemunho não é aquele que é dado nos púlpitos das igrejas, mas, sim aquele que é dado diante dos não crentes, para que o nome de Deus seja glorificado.

Pr. Carlos Borges(CABB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário