segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

NOVO HOMEM

                                                           Ef. 2.4-10
Introdução: Há portanto esta impossibilidade de se reformar o velho homem. Por isso, deve ser lançado fora, para que possamos ser vestidos com o novo homem, que é de fato uma nova natureza completamente nova.

A fonte e o meio da Salvação
A misericórdia e o amor de Deus (v.4), Deus é riquíssimo em misericórdia, e o apóstolo Paulo começa seu relato sobre a gloriosa mudança que acontece nos nas pessoas  pela  graça da conversão. A graça é uma dadiva de Deus(v.8), que diz "Pela graça sois salvo, por meio da fé .Todo pecador  convertido é um pecador salvo(pecadores convertidos) são livres do pecado e da ira. Eles são levados a um estado de salvação e têm o direito, pela graça , à felicidade eterna. A graça que os salva  é a gratuita e merecida bondade  e o favor de Deus. Ele os salva pela fé em Jesus Cristo. não vem de vós: A nossa fé , a nossa  conversão e a nossa eterna salvação não são meros produtos de quaisquer habilidade  naturais, nem de qualquer mérito próprio. dom de Deus: Tanto  aquela fé como aquela  salvação que têm tão  grande influência são dons de Deus. Não por obras pessoais(v.9).Não vem das obras, para que ninguém se glorie: Essas coisas não acontecem  por algo que fazemos. Aqueles que se gloria não pode gloriar em si mesmo, mas no Senhor. Não  há espaço  para alguém  se orgulhar de suas próprias habilidades  e poder, ou como  se ele tivesse feito  algo que pudesse  merecer  favores  tão imenso de Deus.
                                                                      O HOMEM DEPOIS DA SALVAÇÃO
 
Depois que o homem se converte a Cristo, torna-se filho da misericórdia de Deus, pois a misericórdia de Deus é a causa de não sermos destruídos. Deus é amor mas também é justiça, portanto o homem não achar que ele pode fazer as coisas do seu jeito, é preciso entender que há uma Lei que rege a humanidade, assim como cada nação tem as suas leis, Deus também tem as suas, a única diferença e que todos indistintamente estão regido por essa Lei. Há no mundo três tipos de Lei, temos a Lei de Deus, a Lei da natureza e a Lei dos homens. Quebrar uma dessas leis é trazer prejuízo para si próprio.
Na quebra da Lei de Deus, o homem perde a vida eterna; na quebra da lei da natureza, o homem provoca problemas ambientais, e na quebra da lei dos homem, temos a justiça humana que condenada a prisão ou pena de morte.
O novo homem regenerado participa da natureza divina. A regeneração é Cristo formado no crente( Ef. 4.24), o novo homem significa  a nova  natureza, na nova  criatura, a qual é governada por um novo  principio, isto, é, a regeneração da graça,  capacitando  o homem a levar uma vida, a vida de justiça  e santidade que o cristianismo requer. Este novo homem é criado ou produzido pelo poder do Deus  todo-poderoso  de cuja obra é(feito) excelente e belo. A perda da imagem de Deus sobre as almas significa tanto o pecado como a miséria do estado caído do homem, e a semelhança  que  ela tem com Deus é a gloria e a felicidade da nova CRIATURA. OU NOVO HOMEM.
`
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário