segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SEJA FEITO A TUA VONTADE


Rm 12.1-3

Introdução: A oração do Pai Nosso, não é uma coisa comum, é uma orientação que Jesus nos deu para quando orarmos, as coisas no Reino de Deus não acontece por acaso, mas, por atitudes que tomamos com relação à oração e conhecimento dos propósitos de Deus na nossa vida e no universo, do qual Ele é Senhor absoluto.

 
I VONTADE SUPERIOR

1-Seu nome é Altíssimo (Lc 1.32)

Ø  O nome Jesus é uma forma grega do nome hebraico Josué, que significa “O Senhor salva”, da mesma maneira que Josué conduziu Israel à Terra Prometida (Js 1.1,2), Jesus conduz seu povo à vida eterna.

Ø  O simbolismo do nome “Jesus” teve grande influencia sobre o povo judeu da época, que levava os nomes a serio e os via como uma insígnia de poder.

Ø  Em nome de Jesus, pessoas foram curadas, demônios expulsos e pecados perdoados.

Ø  Séculos antes, Deus havia prometido a Davi que o seu reino duraria para sempre (2 Sm 7. 16).

Ø  Esta promessa foi cumprida com a vinda de Jesus, um descendente direto de Davi, cujo reinado continuará por toda a eternidade.

2- Planos elevados (Is 35.8)

Ø  Esses “Caminhos Santos” é o caminho que os peregrinos justos percorrerão desde o deserto do sofrimento até Sião (Jerusalém).

Ø  Esse caminho somente poderá ser encontrado se obedecerem a Deus.

Ø  Apenas os remidos caminharão pelo caminho de Deus, onde estarão protegidos dos malfeitores e dos animais selvagens.

Ø  Deus está preparando um caminho para o seu povo chegar ao lar, e Ele caminhará ao seu lado.

Ø  Deus não aponta simplesmente a direção a tomar, ele acompanha-nos durante o trajeto.

 

3-Fé e humildade (Hb 11.3)

Ø  Deus chamou o universo à existência a partir do nada, Ele ordenou que houvesse, e houve.

Ø  Nossa fé está no Deus que criou todo o universo por sua palavra, a Palavra de Deus tem um poder espantoso.

Ø  Quando Ele fala, Nós ouvimos e respondemos?

Ø  Como nós podemos nos preparar melhor para responder à Palavra e Deus?

Ø  Deus se agrada de um coração contrito e humilde em sua presença, quando assim fazemos, as chances de sermos atendido é muito grande (veja o exemplo de Maria irmã de Lázaro).

 
II VONTADE NO CÉU

1-Recapitulando o Gênesis (Gên.3.1; Gên 3.6).

Ø  Em algum tempo atrás Satanás foi um anjo de luz, mas,  se rebelou contra Deus e foi expulso, tornando um anjo caído.

Ø  Por que Satanás nos tenta? A tentação é um convite a viver segundo a vontade dele e desistir de viver de acordo com a vontade de Deus.

Ø  Como um ser criado ele possui limitações definidas, embora tente afastar as pessoas de Deus, ele não terá a vitória final. 

Ø  Satanás tentou Eva e foi bem sucedido em fazê-la pecar, desde então ele tem estado ocupado, induzindo as pessoas ao pecado.

Ø  Até mesmo Jesus foi tentado por ele (Mt. 4.1-11), porém Ele não pecou.

 

2-Lugar de Decisões (Sl 68.18; Ef 4.8).

Ø  Esse versículo de Salmo, citado em Ef. 4.8,é aplicável  ao ministério do Cristo ressuscitado.

Ø  Celebra a vitória do Messias sobre o mal e assegurar que os que creem e confiam nEle também podem superar o mal.

Ø  Paulo usa essa imagem para ensinar que Cristo, por sua crucificação e ressurreição, foi vitorioso na luta contra Satanás.

Ø  Quando Cristo ascendeu ao céu, Ele concedeu dons à igreja, alguns dos quais são discutidos por Paulo em Ef 4.11-13.
 

3-Orando com o Espírito (Jo 15.26)

Ø  Mais uma vez Jesus ofereceu esperança, o Espírito Santo nos dá força para resistir ao ódio que não tem razão de ser, ao mal em nosso mundo e à hostilidade que muitos demonstram contra Cristo.

Ø  Jesus usou dois nomes para o Espírito Santo, “Consolador” e “Espírito da Verdade”.

Ø  A palavra “Consolador” transmite o sentido de ajuda, encorajamento e força, que estão contidos na obra do Espírito Santo.

Ø  A expressão “Espírito da Verdade” indica o ensino, o esclarecimento e a lembrança da obra do Espírito Santo.

Ø  Ele ministra à mente e ao coração dos cristãos, as duas atribuições são importantes.
 

III VONTADE NA TERRA

1-Vontade na Criação (Sl. 10322).

Ø  Em tudo e em todos os lugares devemos louvar o Senhor, todos os seus anjos e todas as suas obras o fazem.

Ø  Louvar a Deus significa lembrar-se de tudo o que Ele é e fez por nós (v.2), isso implica em temê-lo, obedecer a seus mandamentos e fazer a sua vontade.

Ø  Quando Deus nos criou, Ele o fez com propósito definidos, estamos aqui por obra e graça do Senhor, como criaturas somos sua propriedade, como servos somos seus servidores, portanto ninguém é dono de ninguém.

Ø  Deus fez o homem para manter comunhão com Ele, e ser cooperador na sua administração, das coisas da terra.

Ø  Somos de certo modo privilegiados, somos superiores aos demais animais, temos raciocínio, vontade, falamos, pensamos e nossa estrutura é diferente.
 

2-Vontade na Igreja (Cl 1.27)

Ø  Os falsos mestres na igreja de Colossos acreditavam que a perfeição espiritual era um plano secreto e escondido que apenas algumas pessoas privilegiadas poderiam descobrir.

Ø  Paulo disse que estava proclamando a Palavra de Deus em sua plenitude, não apenas uma parte do plano.

Ø  Ele “também chamou o plano de Deus de um “mistério”, oculto dos séculos e das gerações”, não no sentido de que apenas alguns o entenderiam, mas porque estava até que Cristo viesse.

Ø  Por meio de Cristo, esse mistério foi revelado a todos, o plano secreto de Deus pode ser resumido pela seguinte frase “Cristo vive em você”.

Ø  Deus planejou ter seu Filho, Jesus Cristo, vivendo nos corações de todos aqueles que creem nEle, até os gentios como os colossenses.
 

3- Vontade para você (nós) (1Jo. 5.14).

Ø  Quando nos comunicamos com Deus, não exigimos o que queremos, antes conversamos com Ele a respeito daquilo que Ele quer para nós.

Ø  Se fizermos nossa oração de acordo com a sua vontade, Ele ouvirá e podemos estar certo de que se Ele ouvir, nos dará uma resposta.

Ø  A vida de Abraão foi cheia de fé, por ordem de Deus ele saiu de sua terra (casa) e foi para outra terra, obedecendo sem questionar.

Ø  Creu na aliança que Deus fez com ele, em obediência a Deus, Abraão estava disposto até a sacrificar seu filho Isaque.

Ø  Quando cremos em uma pessoa, conhecendo sua índole, quem ela é, do que é capaz de fazer, e com esse conhecimento fica mais fácil confiar, foi assim com Abraão, |Isaque e Jacó hoje deverá também ser assim também conosco.
 
Pr. Carlos Borges(CABB)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário