quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DO AVIVAMENTO- PARTE 1

A IMPORTÂNCIA DO AVIVAMENTO

Despertamento, renovação, vigor, ânimo são palavras que vêm à mente quando pensamos em avivamento. Mas porque Deus  precisa avivar-nos se já temos em nós o Espírito, que nos foi dado quando cremos e confessamos Jesus como nosso Salvador e Senhor? Pelo menos por três motivos.
1º Motivo – Porque todos nós precisamos crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo até alcançarmos  a estatura de varão perfeito.
2º- Motivo – Porque, no meio da caminhada  cristã, após lutas, problemas e adversidades, podemos ficar cansados e abatidos. Então, precisamos clamar a Deus como fez  profeta Habacuque: Aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos(Hc 3.2), a fim de não começarmos a abrir mão de nossa fé em Cristo, não darmos lugar à nossa carne e aos padrões  mundanos, bem como  vencermos as astutas  ciladas do diabo.
3º- Motivo – Porque Jesus breve virá. A qualquer momento a trombeta soará, e a Igreja será  arrebatada para encontrar-se  com o Senhor. Precisamos buscar a renovação espiritual para subirmos com os salvos, como fizeram as virgens prudentes, na parábola contada por Jesus em Mateus 25.

    Renovação espiritual, necessidade  constante.

A renovação espiritual é uma necessidade urgente  de todo cristão que deseja manter-se em pé diante de Deus, aparar as arestas da vida, não esfriar na fé e vencer os  constantes desafios que surgem durante a nossa jornada nesta terra pelo poder do Senhor.
Desde o antigo Testamento, vemos Deus  agindo na vida de seu povo e trazendo  avivamento, para quebrar  cativeiros, trazer curas, restauração e comunhão  com Ele. É isso  que observamos  na história  de Israel em  momentos-chaves, como  quando Deus ungia líderes  para guiar e orientar seu povo, e chama-lo ao arrependimento(ver Nm 11.16,17,24.30; Dt 34.9; Jz 3.10; 6.34; 1 Sm 10.6,10-13; 1Rs18;Ed 1.5).
A diferença é que, na época  veterotestamentária, o Espírito Santo ungia pessoas ou grupos específicos(juízes, reis e profetas), e trazia o avivamento a seu povo por intermédio deles, mas a partir do Pentecostes que sucedeu  à morte, ressurreição e ascensão de Jesus, o Espírito Santo veio sobre  todos os cristãos reunidos no cenáculo, sobre  a multidão para a qual o apóstolo Pedro pregou(At 2.1-4; 4.31),e sobre todos  aqueles que creem em Cristo como um selo, uma garantia da salvação e um revestimento de poder(2 Co 1.22; Ef 1.14), em cumprimento à promessa de Deus em Ezequiel 11.19,20 e Joel 2.28-30.

O Maior Avivamento

Os capítulos  2 e 4 de Atos, está registrado o maior  avivamento de todos os tempos. O derramar  do Espírito Santo na Igreja Primitiva, que permitiu que ela evangelizasse todo o mundo antigo( At. 2.1-6, 14-19,21,33).
Qual foi o resultado desse avivamento? Comunhão, unidade e ousadia para anunciar o evangelho com graça, poder  e muitos sinais de que Deus estava no meio de seu povo salvando e operando milagres. É isso que está subentendido em At 2.42-44,46,47 e 4.31-33.
Avivamento é fundamental para cada cristão e para a igreja. Sem vida, comunhão, graça e poder não há como ser uma testemunha de Cristo e levar outros ao conhecimento da verdade! Busquemos, pois, o avivamento espiritual, para a glória de Deus!

Condições para um Avivamento Genuíno 

Mas quais são as condições  para que Deus avive um filho seu e a sua Igreja como um todo? São pelo menos 5(cinco) Ter o desejo  de ser avivado, Ser obediente ao Senhor, Permitir um Avivamento autentico, Buscar o Avivamento, estar aberto as mudanças prometidas por Deus.

1-TER O DESEJO DE SER AVIVADO.
O Avivamento não pode acontecer quando, no coração do povo de Deus, não existir o desejo, a vontade de participar  de um despertamento espiritual e voltar ao propósito inicial de Deus para sua igreja.
Como sabemos que uma pessoa tem vontade de alguma coisa? Por suas atitudes. Apenas  afirmar que deseja um avivamento não basta. É preciso caminhar em direção ao que se deseja, tendo atitudes concretas. É isso que percebemos na exortação de Jesus a sua Igreja em Éfeso (Ap 2.5).

2-SER OBEDIENTE AO SENHOR

O Avivamento real só pode ocorrer na vida daqueles que se submetem a Jesus Cristo. Essa é uma condição (atitude) concreta para ser avivado. Não há avivamento genuíno sem obediência a Cristo.
Em Lucas 24.49, o Senhor instruiu seus discípulos que permanecessem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, se eles não tivessem obedecido ao Senhor Jesus, não teria havido o derramamento do poder(Pentecostes), como está relatado em At.2.

3-PERMITIR UM AVIVAMENTO AUTENTICO

É necessário  um avivamento  genuíno, produzido  por Deus, e não mero barulho ou imitação do que Deus está realizando em outras nações por meio da Igreja, por mais admirável que isto nos pareça. O Espírito Santo não trabalha sempre da mesma forma. A Bíblia fala de multiforme graça, e não de  uniforme  graça. Nosso Senhor  é um Deus  de coisas novas. Ele utiliza métodos novos.
Se quisermos um avivamento verdadeiro, a Igreja no Brasil precisa aprender  a ouvir a voz do Senhor e obedecer. O que o Senhor deseja para nós,  como igreja, neste país é especifico. Devemos descobrir e nos enquadrarmos nas condições  que Ele estabeleceu, para que haja o avivamento.
Além disso, o avivamento começa de dentro para fora, e não de fora para dentro. Começa dentro do coração de cada cristão que se quebranta e dispõe-se  para o Senhor . Logo, não adianta fazer barulho, falar línguas  estranhas e rodopiar nos cultos, se esse “mover” não for produzido realmente pelo Espírito Santo e se não vier acompanhado de quebrantamento, santificação, temor a Deus, graça e alvos específicos, estabelecidos por Cristo,  O Cabeça da Igreja.

4- BUSCAR O AVIVAMENTO

O Avivamento só acontece como resultado de uma constante  e intensa busca. Buscar  é uma reação em prol de um objetivo. E como se deve buscar o avivamento?  Em Atos 1.14, vemos que as pessoas  que obedeceram à ordem de Jesus em Lucas 24.49(sobre ficar em Jerusalém até que fossem revestidas de poder), perseveraram unânimes em oração e suplicas!
Há três(3) coisas  a considerar: 1º- A unidade, unidade da uma Igreja; 2º- A oração e as suplicas; 3º- A Perseverança, quais as implicações disso:
                                                                       
                                                             Com Unidade
Em Efésios 4.4-6, Paulo fez uma observação, que a Igreja é o Corpo de Cristo, um organismo vivo onde todos os membros trabalham de acordo com orientação da cabeça, Jesus, em prol daquilo que Ele  estabeleceu como missão para esse corpo: promover a edificação de cada cristão e anunciar o evangelho aos que ainda não fazem  parte desse  edifício espiritual, a fim de que tenham  a oportunidade  de conhecer Jesus como o Filho de Deus, Salvador e Senhor, possam  ser salvos, fazer parte da Igreja e ter vida eterna(Ver Ef. 4.12,16 ; 1 Pe 2.9).
Mas, se não há UNIDADE quando, em uma igreja, o pastor-presidente ou simplesmente pastor quer uma coisa, e o superintendente da EBD, os dirigentes de congregação, os obreiros ou qualquer líder de departamento querem outra coisa, divergindo  entre si e não chegando a um consenso, como esperar um avivamento se a igreja está dividida? Se queremos uma renovação espiritual e poder para mudar nossa vida e impactar a sociedade onde estamos inseridos, devemos buscar a UNIDADE de amor e de propósito.

                                                            Com Oração e Suplica                       
A Igreja  Primitiva, buscava o Senhor, perseverando  unânimes nas orações e suplica(At 1.14). Orar é falar com Deus apresentando a Ele os nossos problemas, aflições, anseios, e ouvir o que Ele trem a dizer. Existem muitas maneiras de Deus falar conosco, mas, só tem uma maneira de nós falarmos com Deus: ORANDO.
Sabe o que significa SUPLICAR? É pedir de maneira humilde, e insistente; implorar, rogar encarecidamente que Deus atenda ao nosso pedido. Era isso que os primeiros cristãos faziam nas suas orações,  a contrição, não era uma exigência apenas da  antiga ALIANÇA, em 1 Pe 5.6: Humilhai-vos, pois debaixo da  potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.

Pr. Carlos Borges(CABB) 

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário