segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A MULTIPLICAÇÃO DO AZEITE


2 Rs 4.1-7

Introdução: Uma viúva, desamparada, sem condições financeiras, oprimida por uma divida deixada pelo marido falecido, sob ameaça de perda dos filhos, sem ter quem a ajudasse naquele momento tão desesperador, mas, ela buscou um homem de Deus, e nada pediu, apenas expôs sua situação, e confiou primeiro em Deus, e no homem de Deus e obedeceu em tudo que lhe fora dito.

COMO ENCHER A BOTIJA - II REIS 4:1-7
2. ELISEU: sucessor de Elias; profeta do norte (Israel); pré-anunciou o castigo (assírios – 722 a.C)
3. FATO narrado
4. O AZEITE NA BÍBLIA    Iluminar; alimentar; ungir (reis, profetas, sacerdotes – símbolo de autoridade, força e honrar); símbolo do Espírito (Is 61:1-3)

      I – CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE
1. PERFIL DA MULHER-    a)Sem nome (v. 1), viúva (v. 1), pobre, falida, coagida a oferecer os filhos como pagamento de dívidas, sem perspectiva, PORÉM, CLAMOU...

    b) Uma mulher que foi influenciada pelo marido a ter aliança com Deus (v. 1)

2.  O azeite do espírito é para os insatisfeitos -A igreja tem sido marcada pela incredulidade, carnalidade, acomodação, indiferença, desapego à Palavra, insensibilidade – mas vive como se tudo fosse bem, não tem consciência de que precisa urgentemente do azeite do Espírito...

        II – CONSCIÊNCIA DA POSSIBILIDADE
1. POSSIBILIDADE POR CAUSA DO QUE SE TEM
    a) A pergunta de Eliseu demonstra que ela seria abençoada a partir do que tinha em casa (v. 2)
    b) Todo crente só pode ficar cheio do Espírito porque tem o Espírito
·        Mt 25 – virgens néscias não tinham o Espírito pois não conheciam o Senhor
·        I Co 12:13 – “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”
·        Rom 8:9 – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”
2. POSSIBILIDADE POR CAUSA DA PALAVRA
    a) Elizeu dá à viúva uma promessa de provisão (v. 3-4)
    b) Jesus nos deu uma palavra de promessa sobre o Espírito Santo
3. A.: “recebestes o Espírito Santo pelas obras da lei ou pela pregação da Fé...”? O Espírito Santo não é uma exclusividade pentecostal, não é privilégio de um seleto grupo de crentes, Ele se derrama sobre qualquer botija, independente do rótulo....

        III – DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER
1. UMA OBEDIÊNCIA SEM QUESTIONAMENTO (v. 3-5)
    “Será que os vizinhos têm vasilha? Se têm, vão emprestar? Para que tanta vasilha? Para que envolver os filhos?  Para que fechar a porta?
2. A OBEDIÊNCIA É O PRÉ-REQUISITO DA UNÇÃO
    a) Lc 24:49 “eis que eu envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”
    b) At 5:32 “...o Espírito Santo que Deus outorgou aos que lhe obedecem”
3. O ESPÍRITO SANTO SE DERRAMA SOBRE QUEM ESTÁ DISPOSTO A CUMPRIR SUA AGENDA
a)     Filipe troca o avivamento samaritano pelo caminho solitário de Jerusalém para Gaza... “disse o Espírito a Filipe: aproxima-te desse carro e acompanha-o... (At 8:29)
b)    Paulo e Barnabé – trocam o conforto e a estabilidade da equipe pastoral da Igreja P. de Antioquia, para serem missionários...”disse o Espírito Santo – separai-me agora, Paulo e Barnabé para a obra que os tenho chamado” (At 13:2)
c)     Paulo e Silas – foram impedidos, pelo Espírito, de pregar na Bitínia; depois receberam a visão de pregar na Macedônia.... e obedeceram (At 16:6-10)
d)    Paulo – recebe do Espírito a tarefa de seguir para Jerusalém com uma grande certeza – “o Espírito Santo me assegura que de cidade em cidade me esperam cadeias e tribulações...” (At 20:23)
e)     Rom 8:13 -  “se viverdes segundo a carne, caminhais para morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, viverei”
f)      Gl 5:16 – “andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne”
4. A.: unção não para emoção.., ostentação, divisão. Unção é para levar nosso pensamento cativo ao Senhor..... e equipar para a missão...

    CONCLUSÃO
1.O Espírito só pode encher VASILHAS VAZIAS 9v. 2)
2. A MEDIDA DO ENCHIMENTO é a medida da vida que ofertamos a Deus (v.6)
3. O enchimento implica na transformação das nossas RELAÇÕES SOCIAIS (v.7)


Pr. Carlos Borges(CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário