domingo, 14 de agosto de 2016

DEUS, DONO ABSOLUTO



Sl 24.1-5
Introdução: "O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo" (Ec 5:15). "... nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar" 1 Tm 6:7.
Quanto dinheiro você tinha quando nasceu?  Há algum bem material que você poderá levar quando morrer? Antes de você nascer, de quem era aquilo que você possui' hoje? E, depois que você morrer, com quem isso ficará? Deu para entender? De fato, você não é dono de nada. Até a matéria que constitui o seu corpo não é realmente sua. Então, quem é o dono? Portanto somos apenas mordomo das coisas que Deus deixou em nossas mãos.

I DONO ABSOLUTO
1-Atributos
·       De modo apenas didático, os atributos naturais de Deus envolvem sua essência (ex.: eternidade, imutabilidade) e os atributos morais, sua vontade (ex.: santidade, justiça).
·       Atributos incomunicáveis são aqueles exclusivos de Deus, como a eternidade e a onipotência.
·       Apenas ele tem essas qualidades e elas não foram transmitidas (comunicadas) a nenhum ser criado.
·        Deus não compartilhou tais atributos com o homem.
·        Os atributos comunicáveis, por sua vez, foram impressos na humanidade na criação são: a inteligência, à vontade e a moralidade, entre outros.
·       Lista dos atributos de Deus: Amor, Eternidade, Imutabilidade, Infinidade, Justiça, Liberdade, Onipotência, Onipresença, Onisciência, Santidade, simplicidade, Santidade, Simplicidade, Soberania, Unidade e Verdade.

 2-Proprietário
·        Jesus estava falando acerca do conhecimento, um escriba convertido ao Senhor Jesus tinha conhecimento das Leis do Antigo Testamento e também tinha conhecimento dos ensinamentos do Mestre Jesus Os escribas, tiravam de seu tesouro (conhecimentos) coisas novas (a Graça) e coisas velhas (a Lei).
·        Jesus deixou este ensinamento para que possamos entender as doutrinas que regem várias igrejas, muitas misturando coisas novas com coisas antigas, misturam a LEI e a GRAÇA, como a terra é do Senhor, todos nós somos servos, zeladores, devemos administrar bem este mundo e seus recursos, mas não devemos dedicar-nos a qualquer coisa criada nem agir como proprietário exclusivo, porque este mundo passará (1 Jo 2. 17).
·        O Apostolo Paulo deu uma dura advertência aos gálatas: Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho. O qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema (Gálatas 1:6 A 8).

3-Legitimo Dono
·        "O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo" (Ec 5:15).
·        "... nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar" 1Tm 6:7.
·        Quanto dinheiro tinha ao nascermos? Há algum bem material que podemos levar quando morrermos?
·        Antes de nascermos, de quem é aquilo que nós possuímos hoje? E, depois que morrermos com quem isso tudo ficará?
·        Deu para entender? De fato, nós não somos o dono de nada.
·        Até a matéria que constitui o nosso corpo não é realmente nossa, então, quem é o dono?

II O VERDADEIRO PROPRIETÁRIO
1-Deus nos Criou
·        A simples afirmação de que Deus criou os céus e a terra é um dos conceitos mais desafiadores que confrontam a mente moderna.
·        A vasta galáxia em que vivemos gira a uma incrível velocidade de 788.410 quilômetros por hora.
·        A história da criação muito nos ensina sobre Deus e nós mesmos.
·        Primeiro aprendemos sobre Deus: Que ele é o criador, e por ser o criador é distinto da criação, e Ele é eterno, isto, é, não tem começo nem fim, porém ele está no controle do universo (mundo).
·        Também aprendemos sobre nós mesmo: Como foi Deus que escolheu nos criar, então somos preciosos aos seus olhos.
·        Por essa razão somos mais importantes para Deus do que os animais, os animais são criaturas (seres simplesmente ciados), porém nós somos criaturas (seres criados) diferentes dos animais, somos dotados de alguns atributos, como amor, pensamento (memória), fala habilidades (pensar para fazer).
·        Cada ser humano foi criado segundo a sabedoria de Deus e sua vontade para atividades especificam dadas por Ele, portanto, não somo robôs, somos seres pensantes com sentimentos, não somos Xerox somos originais.
·        Cada ser humano tem sua própria característica, e maneira de ser, somos como grão de neve, são milhões, mas, não somos iguais (copia um do outro).

2-Deus nos Resgatou
·        Um escravo era “resgatado (libertado) quando alguém pagava certa quantia para comprar sua liberdade”.
·        Deus nos resgatou da tirania do pecado, não com dinheiro, mas com o precioso sangue de Cristo (seu próprio filho).
·        A Lei, que tinha uma “sombra das boas coisas vindouras”, fazia provisão para sacrifícios animais como cobertura para os pecados.
·         Isto, contudo, era apenas uma cobertura simbólica ou figurada, uma vez que tais animais eram inferiores ao homem; assim, ‘não era possível que o sangue de touros e de bodes tirasse [realmente] pecados’.
·         Aqueles sacrifícios animais representativos tinham de ser de espécimes sem mácula, perfeitos. (Lev. 22:21) O verdadeiro sacrifício de resgate, um humano realmente capaz de remover os pecados, portanto, também tinha de ser perfeito, isento de mácula.
·        Isto resulta na magnificação do amor e da misericórdia do próprio Deus, no sentido de que Ele satisfez seus próprios requisitos a um tremendo custo para si mesmo, dando a vida de Seu próprio Filho para fornecer o preço de redenção. (Rom. 5:6-8).


3-Deus nos Santifica
·        Através de toda a Bíblia, a santificação tem sido um elemento essencial na relação entre Deus e seu povo.
·         Esta qualidade de ser separado do pecado é uma característica fundamental da santidade de Deus, que tem que ser desenvolvida como parte do caráter de seus filhos.
·        Depois de observar brevemente a importância da santificação através de toda a Bíblia, consideraremos as implicações de um texto desafiador na segunda carta de Paulo aos cristãos em Corinto. 
·        Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele numa união especial.
·         Mas a própria natureza de Deus estabelece limites para tal associação. Seu caráter santo não pode permitir ser contaminado pelo pecado e pela corrupção.
·         Os homens só podem estar na sua presença se forem puros.
·        Adão e Eva andavam no mesmo jardim que Deus, e falavam com ele.
·         Mas logo pecaram e perderam esta convivência especial.
·        Foram expulsos do jardim do Éden ­separados de Deus­ o que foi a morte espiritual que Deus havia prometido como consequência do pecado (Gênesis 2:17; 3:23-24).
·         Povo sem santidade não podia permanecer na presença do santo Deus.


III DIREITOS DO PROPRIETÁRIO
1-Dedicação
·       Deus é totalmente dedicado a nós. A Bíblia diz em Romanos 5:8 “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”.
·       Dedicar-nos a Deus é o primeiro passo em confiar em Deus.
·        A Bíblia diz em Salmos 37:5 “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.”.
·       Devemos ser consistentes quando nos dedicamos a Deus.
·       A Bíblia diz em Josué 24:15 “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habita. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”.
·        As formas de adoração do antigo Israel são diferentes das da igreja moderna no deserto do mundo, mas sua substância é a mesma.
·         Dedicação dos bens materiais, contemplação do significado da cruz, oração, refletir a luz do Espírito Santo, que habita em nós e dedicação total ao Senhor são a mesma essência da fé bíblica.

2-Ações de Graça (1 Pe. 1.3-9).
·        Os cristãos para quem o Apóstolo Pedro escreveu este livro estavam vivendo dias difíceis, mas, mesmo em meio às lutas e provações, o cristão é convidado a prestar AÇÕES DE GRAÇA a Deus.
·        Ações de graça expressam a gratidão que temos por Deus em relação a todos os benefícios que ele fez, faz e fará por nós.
·        Ações de graça e louvor devem ser tratados distintamente, pois existem diferenças que não podemos esquecer.
·        Ações de graça é uma expressão do Novo Testamento.
·        Louvor é uma expressão do Velho Testamento.
·        Ação de graça pode ser realizada em privacidade, são referenciadas no idioma Grego.
·        Louvor usado em Hebraico tem conotação de ser público e aberto.
·        Ações de graça ocorrem quando nos dirigimos a Deus em oração.
·        Louvor ocorre quando agradecemos a Deus publicamente.

3-submissão e obediência
·        Todos querem ser abençoados e Deus quer nos abençoar também. Porém, é preciso preencher os requisitos para que a bênção venha.
·         Hoje veremos que além de obedecer é preciso ser submisso às autoridades para que nossa bênção venha.
·        Obediência com submissão resulta em bênção. Leia Isaías 1:18-20 - Na Versão RA- o texto diz: “19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. 20 Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.
·        SER OBEDIENTE - Obedecer ao comando dEle “Não fazer o que desejamos” Não se rebelar. Isso requer deixar o orgulho de lado. Essa obediência a Deus implica em obedecer às autoridades a quem Ele delega de boa vontade. Leia Heb. 13:17.
·        Obedecer aqueles que governam sobre nós. - Ser submisso a eles. Você já ouviu a frase? “““ “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Ter juízo aqui, conforme o verso significa evitar que a bênção deixe de cair sobre nós obedecendo com submissão.
·        Obediência e submissão andam juntas. Ser submisso é ter um espírito humilde que acata de bom grado a ordem.
·        Daniel foi para a cova dos leões para obedecer a Deus. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - jovens hebreus desobedecem ao rei, mas não a Deus e foram salvos na fornalha. As parteiras desobedeceram ao rei e foram até abençoadas, porque souberam honrar e responder a ele. Êxodo 1:17, 20,21 “- A FÓRMULA DA BÊNÇÃO É OBEDECER COM SUBMISSÃO”.

 Pr. Carlos Borges (CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário