domingo, 21 de agosto de 2016

SOMOS MORDOMOS DE DEUS

Mt. 25.20,21,24,25
Introdução: Se tudo o que somos e temos pertence a Deus, então devemos viver como bons mordomos, administrando bem o que é do Senhor. O Dicionário Aurélio define “mordomo” como sendo “o serviçal encarregado da administração duma casa”. É alguém que cuida do que não é seu. Jesus usou o conceito de mordomia, aplicando-o a nós.


I MORDOMO FIEL
1-O Mordomo
·        Ao lermos a Parábola dos Talentos (Mt 25.14-30), encontramos este conceito de mordomia, que se aplica a todas as áreas das nossas vidas, inclusive a financeira.
·        Honrar ao Senhor com os nossos bens inclui a boa mordomia. Deus nos confia o que é d’Ele e ainda nos dá a liberdade de usufruirmos o que nos foi confiado.
·        No entanto, o fato de Ele nos deixar a escolha e a decisão do que faremos com o que Ele nos concede não significa que não haja uma forma correta de administrarmos o que é d’Ele.
·        O ensino de Jesus reflete princípios claros. Ele mostrou que Ele esperava a fidelidade da parte dos Seus mordomos.
·        “Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito.” (Lucas 16.10).
·        Observe que Jesus não Se refere apenas à honestidade, mas também à fidelidade. Isto significa que o bom mordomo não é só o que não rouba ou lesa o seu senhor, mas também o que se mantém no propósito que lhe foi confiado.
·         É mais do que lealdade e confiança! É dedicação ao que foi combinado! Deus espera mais de nós do que simplesmente boa vontade e sinceridade!
·        Ele espera que sigamos as instruções que Ele nos deu e o propósito revelado em Sua Palavra.

2-Antigo e Novo Testamento
·        Para tudo Deus tem um plano. Ele teve um plano para a criação, teve um plano para a construção da arca, teve um plano para o tabernáculo e, depois, para o templo, teve um plano; enfim, para tudo que realizou.
·        Deus tem também um plano financeiro para o sustento da sua obra. Este plano encontra-se claro em sua Palavra. Vamos, pois, examiná-lo cuidadosamente, a fim de nos orientarmos na parte que nos cabe nesse plano.
·        Deus Conferiu a Adão a responsabilidade pelo jardim, e ordenou que ele não comesse o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
·        Ao invés de impedi-lo fisicamente, Deus lhe concedeu a chance de escolher, e com a possibilidade de escolher errado.
·        Deus continua a nos dar chances, e nós ainda costumamos fazer a escolha errada.
·        Tais erros podem nos causar dor, mas ajudam-nos a aprender e a fazer escolhas melhores no futuro.
·        Vivermos com as consequências de nossas escolhas  que ensina-nos a pensar e escolher com mais cuidado.

3-Jesus modelo de mordomo
·        Jesus foi um líder completo, diferentemente de todos os outros líderes humanos.
·        O caráter singular da sua pessoa como Deus e homem proporcionou uma perfeição a suas ações, palavras e escolhas que nunca poderão ser plenamente imitadas por nenhum homem ou líder.
·        Ninguém pode perguntar aos demais como ele perguntou: “Quem dentre vós me convence de pecado?” (Jo 8.46).
·        Jesus revela a necessidade de estarmos preparados para o dia em que as nossas ações serão objetos de escrutínio.
·         Está reservado o dia que passaremos por um exame minucioso de nossas obras.
·        Seremos pesados e medidos. E esta parábola do mordomo infiel muito nos ensina acerca desse dia terrível do juízo.
·        Administrador- Somos administradores das coisas de Deus, isto, é aquilo que ele tem colocado em nossas mãos, seja bens materiais, financeiros, ou sociais (ajuda a pessoas necessitadas).
·        Servos- Somos também servos do Deus vivo isto, significa que não somos senhor de coisa alguma, mas, simplesmente servo, e o servo é para servir e não para ser servido.
·        Obreiros – Somos obreiros, porque estamos na obra de Deus para realiza-la, e tudo que nos veiar as mãos devemos fazer sem contenda, porfia ou vangloria.


II ADMINISTRADOR QUALIFICADO

1-Fidelidade
·        Administrar significa: Governar, dirigir, gerenciar, comandar… No latim administrar significa: Dar direção.
·         Se prestarmos atenção no texto acima, vamos ver que José, não só interpretou o sonho de Faraó, mais também lhe deu uma tremenda direção.
·         Ele mostrou para Faraó o que ele tinha que fazer.
·        Para Deus, um bom administrador é aquele aprende a superar os desafios, as dificuldades que se apresentam em nossa vida. José aprendeu a fazer isto, ele superou vários desafios.
·        "Os meus olhos procurarão os fiéis da Terra para que habitem comigo, o que anda em reto caminho, esse me servirá" Salmo 101:6.
·        O que é fidelidade - Fidelidade significa cumprir aquilo que se promete. Deus é fiel porque Ele cumpre integralmente tudo o que fala tudo o que promete.
·        Cumpra o que você diz. Seja fiel, assim como o Senhor é fiel. 
Somos escravos das palavras que dizemos, mas somos senhores sobre as palavras que ainda não falamos. Cuide para cumprir o que você promete. 
·        Certa vez, um rapaz de Deus, muito bonito por sinal, orava e buscava em Deus por sua esposa. Essa história se passou em uma igreja da Rússia. Deus disse a ele que em um determinado dia, ele chegasse cedo à igreja e que a moça que chegasse primeiro seria sua esposa. Assim ele obedeceu. Enquanto esperava ansioso por ver quem seria sua esposa, chegou um casal com a filha, uma bela jovem, que infelizmente era cega. Obedecendo ao que Deus falara, o jovem procurou os pais da moça e propôs o casamento. Mesmo diante da limitação da noiva, que não enxergava, eles noivaram. No dia do casamento, quando perguntaram a ela se aceitava o rapaz como esposo, ela respondeu: "Eu aceito e ele é muito lindo"! Nesse mesmo momento, milagrosamente, a moça foi curada e seus olhos se abriram. Ela começou a ver. Isso é a fidelidade de Deus!

2-Integridade
·        “INTEGRIDADE” vem de “integro”, que quer dizer “inteiro”.
·        “Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon)”, (Mateus 6:24).
·        Não podemos servir a dois senhores, nosso coração tem que ser integro inteiro do Senhor.
Davi, em certa fase de sua vida fez uma oração a Deus; “… julga-me, Senhor, segundo a minha retidão, e segundo a integridade que há em mim”, (Salmo 7:8).
·         Integridade não é o que você aparenta manter quando todos te observam. É quem você é, quando ninguém está olhando. É um nível de moralidade excelente, sem importar-se com o que está acontecendo ao seu redor.

3-Sabedoria
·        Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.” Pv 7:11, 12.
·        Eis aqui uma dádiva que muitas vezes achamos que administramos, mas na verdade não administramos bem.
·         Acontece na nossa vida diária, situação que temos que ter sabedoria, mas ao em vez disso fazemos, falamos e agimos de maneira que o problema começa a ficar cada vez maior.
·        Sabedoria, do grego “Sophia”, é o que detém o “sábio” (em grego “sophos”). A capacidade de discernir corretamente.

III DESPENSEIRO EFICIENTE

1-Seguir Orientações
·        Deus revelou seus mistérios à igreja. Para tanto, fomos escolhidos como despenseiros do seu ministério.
·        Mas, qual o significado do termo ”mistério” de Cristo? Qual a missão primordial de todos nós enquanto despenseiros de tal mistério? 
·        Há várias passagens que aludem aos mistérios de Deus revelados: o mistério do Reino de Deus (Mc 4.11); o mistério de Cristo (Ef. 6.19; Cl 4.3); o mistério do Evangelho (Ef 6.19); o mistério de Deus (1 Co. 2.1; 4.1; Ap 10.7); o mistério de Deus em Cristo (1 Co. 2.7); os mistérios da fé (1 Tm 3.9) e o mistério da piedade (1 Tm 3.16).
·        O termo despenseiro, usado por Paulo em 1 Co. 4.1, é “oikonomos”. O despenseiro, no tempo antigo, era o administrador dos afazeres do lar.
·        Paulo utiliza essa imagem a fim de ressaltar o papel que os obreiros – servos de Deus – têm no ministério eclesiástico.
·        Os despenseiros dos mistérios revelados em Cristo têm uma missão a cumprir, não podem esquecer que foram chamados para o serviço.
·        Pena que essa palavra esteja sendo usada de modo equivocada nos dias atuais. O termo “servo”, em grego é “doulos”, o mesmo usado pra “escravo”. Atualmente, alguns “bispos” e “apóstolos”  não aceitam o desafio da serventia cristã.

2-Fazer investimentos
·        Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente “(Jeremias 48:10).
·        Quando passei por este versículo na minha leitura diária, parei para refletir.
·        Pesquisei um pouco mais e vi que outras versões falam de fazer a obra com negligência ou de maneira fraudulenta.
·        O sentido é de não ser honesto e diligente no trabalho do Senhor. O Senhor condena o engano, a hipocrisia, a preguiça e a falta de zelo no serviço a Ele.
·        Precisamos investir na obra do Senhor, esse investimento podem ser: financeiro (dízimos e ofertas); material (compra de matérias para o serviço); físico (cooperar na limpeza do templo), espiritual (orando pelo trabalho).
 
3-Prestar Contas
·        De tudo que fizermos prestaremos contas a Deus: Ec 12.14 “Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.
·        O homem tem o livre arbítrio dado por Deu, por isto ele é um ser moral responsável por natureza, e, portanto prestará contas a Deus por todos os seus atos praticados.
·        Para Deus só tem valor o que o ser humano fizer espontaneamente por amor e devoção. O apóstolo João esclarece porque o homem é inescusável diante de Deus (Jo. 3.18-19).
·        Deve haver transparência na obra de Deus, aqueles que estão na frente dos trabalhos, devem prestar contas dos gastos, aplicações e outras despesas, para que os congregados saibam como está sendo aplicado os recursos adquiridos.
·        Os servos do Senhor devem evitar cair na síndrome de Ananias e Safira, ou de Judas Iscariotes.
·        O verdadeiro mordomo presta contas do que fez ao seu Senhor, isto inclui os bens materiais, pessoas (pessoas empregadas), bens financeiros e tudo que diz respeito à obra do Senhor.
·        É no corre-corre diário que temos de dar contas a alguém por nossas ações. Aqueles que estudam devem fazê-lo de modo que, quando são postos à prova nas escolas ou faculdades, obtenham boas notas a fim de passar de ano.
·         Aqueles que trabalham, do mesmo modo, devem executar suas tarefas a contento do seu chefe ou patrão. E assim por diante, prestar contas faz parte da nossa vida diária.


Pr Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário