sábado, 6 de agosto de 2016

EVIDÊNCIAS DA MATURIDADE CRISTÃ

Jo 14.12-15
Introdução: A maior evidencia da maturidade espiritual em uma pessoa é o caráter de Cristo em sua vida.
Foram na cidade de Antioquia que os crentes foram chamados de cristãos pela primeira vez (At 11.26), anteriormente esses nossos irmãos eram conhecidos como “o povo do caminho”, a exemplo da época de Lutero, que os crentes eram chamados de “protestantes”. Hoje evidentemente podemos ser considerados de “servos do Senhor”.

I O CARÁTER DE JESUS
1-Identificando o Modelo
·        Viver como Jesus viveu, não significa escolher 12 discípulos, realizar grandes milagres e ser crucificado.
·        Não podemos apenas copiar a vida de Cristo, muito do que Jesus fez estava relacionado à sua identidade como de Filho de Deus, ao cumprimento de seu papel especial ao morrer pelo pecado, e ao contexto cultural do primeiro século do mundo romano.
·        Para andarmos como Cristo, hoje, devemos obedecer aos seus ensinamentos, seguir seu exemplo de total obediência a Deus e servir as pessoas com Amor.
·        Como são típicas na história dos homens, algumas mudanças entraram gradativamente e desviaram os Cristãos deste modelo original.
·         Pouco a pouco, o desenvolvimento de uma organização foi se estendendo acima das igrejas.
·         Grupos de homens e igrejas(denominações) mais importantes começaram a controlar as outras igrejas(denominações).
·        As igrejas(denominações) começaram a se tornar parte de uma hierarquia. A lealdade a Cristo foi substituída pela lealdade à "igreja"(denominação).
·        Uma extrema reação contra este erro levou a um outro abuso do plano de Deus. Alguns decidiram que não era necessário fazer parte de qualquer congregação e tentaram servir a Deus sozinho, sem adoração ou trabalho com outros cristãos.
·        Como podemos servir a Deus em um mundo cheio de tais desvios de sua vontade?

2-Revendo o Alvo
·        O objetivo final de Deus é tornar-nos semelhante a Cristo (1 Jo 3.2).
·        À medida que nos tornamos mais parecido com Cristo, descobrimos nosso “eu” verdadeiro e o tipo de pessoa que Deus quer que sejamos.
·        Como podemos tornar-nos semelhante a Cristo? Lendo e meditando na Palavra de Deus, estudando a vida terrena de Jesus relatada nos Evangelhos, dedicando tempo à oração, enchendo-nos do Espírito Santo e fazendo a obra de Deus neste mundo.
·        Alguns acreditam que Deus escolheu certas pessoas antes do inicio do mundo, para que recebessem sua dádiva da salvação.
·        Para sustentar essa ideia, indicam textos, como o de Efésios 1.11, em que Paulo afirma que somos “Predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”.
·        Outros alegam que Deus sabia quem lhe responderia positivamente, e sobre estes colocou sua marca.
·        A única coisa evidente nestes textos é o propósito de Deus para com as pessoas, que não foi uma decisão tardia, mas um plano estabelecido antes da fundação do mundo.
·        As pessoas tem a obrigação de servirem a Deus.
·        Se crermos em Cristo, podemos regozijar-nos pelo fato de que Deus sempre nos conheceu.
·        O amor de Deus é eterno, sua sabedoria e seu poder são supremos, ele nos guiará e protegerá até o dia quando nós estivermos diante de sua face.


3-Olhando para Jesus
·        Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Hb 12.2 ARA.
·        O escritor de Hebreus pede agora aos seus leitores que voltem o olhar para Jesus, exaltado acima de todos e assentado à destra do trono de Deus.
·        O verbo olhar – em olhando firmemente – é aphorontes (Αφορωντες), que significa tirar a vista das coisas que estão pertos e desviam a nossa atenção e, conscientemente, fixar os olhos em Jesus como o nosso grande alvo. Significa ainda interesse que absorve por completo, perfeitamente expresso pelas palavras com olhos só para Jesus.
·        A expressão autor e consumador da nossa fé têm sido interpretados de várias maneiras. A palavra traduzida como autor é archegon (Αρχηγος), líderpioneiro, sendo o mesmo vocábulo traduzido como capitão (da nossa salvação) em Hebreus 2.10 (KJ). A palavra consumador é teleioten (τελειωτής), aperfeiçoadorque completa (cp. Hb 10.14).
·        Em olhando firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa , o possessivo nossa [que aparece nas versões KJ e na NVI, mas não na ARA e na ARC], antes de , está em itálico ou entre parêntesis, pois no grego temos apenas a . No entanto, não significa a  no sentido objetivo, como o fundamento cristão, mas subjetivo, como o princípio que rege o coração e a vida do ser humano.
·        Abnegação- Significa renúncia, sacrifício desinteressado, Jesus viveu abnegado neste mundo, para nos dar o seu exemplo.
·        Humildade-Pessoas simples, modestas, singela, respeitoso, submisso, foi nestes parâmetros que Jesus se apresentou entre nós, para também nos dar o seu exemplo.
·        Fruto do Espírito – Como saber que uma pessoa é cheia do Espírito Santo? Temos o falar em línguas, profetizar? Não, estas são algumas evidências, mas não as únicas, e podem ser forjadas.
·        Mas há outros indicativos mais seguros, como a manifestação do fruto do espírito – AMOR, A ALEGRIA, A PAZ, A PACIÊNCIA, A DELICADEZA, A BONDADE, A FIDELIDADE, A HUMILDADE, e o DOMÍNIO PRÓPRIO (Gl. 5.22,23).
·        Deve haver na vida da pessoa cristã as características semelhantes com as de Cristo quando viveu entre nós.


II TESTEMUNHO DE VIDA
1-Exige uma decisão.
·        Paulo descreve as duas forças antagônicas que estão lutando dentro de nós – o Espírito Santo e a nossa natureza pecaminosa (os iníquos desejos ou inclinações gerados pelo nosso corpo).
·        Paulo não está dizendo que essas forças são iguais, pois o Espírito Santo é infinitamente mais poderoso.
·        Porém, contando com a nossa própria sabedoria, faremos escolhas erradas.
·        Se tentarmos seguir o Espírito apenas com nossos esforços humanos, fracassaremos.
·        O único caminho para nos libertamos de nossos desejos pecaminosos é por intermédio do poder recebido do Espírito Santo.

2-submissão ao Espírito
·        Deus está interessado em cada área de nossa vida não apenas em nosso lado espiritual.
·        Como vivemos pelo poder do Espírito, devemos submeter cada aspecto de nossa vida a Deus: emocional, físico, social, intelectual e vocacional.
·        Paulo diz que, porque fomos salvos, devemos viver de acordo com essa salvação.
·        O Espírito santo é a fonte de nossa vida, portanto, submetamo-nos à sua liderança.
·        Não demos deixar que nada ou alguém determine os padrões e valores de qualquer área de nossa vida.

3- Estilos de vida
·        O nosso estilo de vida deve ser disciplinado. A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:24-25 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio”?
·        Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. " 
O nosso estilo de vida deve ser consistente com a Palavra de Deus.
·        A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:15 "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”.
·        As mudanças que Deus opera em nós são completas. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:17 "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”. 
·        As mudanças que se operam no interior do ser humano deveriam ser evidentes no exterior. A Bíblia diz em Mateus 3:8 "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.”.


III MINISTÉRIO FRUTÍFERO
1-De Cristo
·        Temos aprendido na Palavra de Deus, que o propósito Dele é nos transformar em líderes curados e maduros firmados em total dependência Dele.
·        A rota de Deus é fazer de cada um de nós pessoas e líderes frutíferos, conquistadores, prósperos firmados na herança do céu, vivendo a qualidade da vida eterna já aqui nesta terra.
·        O plano de Deus em Cristo vai além de nos livrar do inferno e das garras do maligno (Satanás), vai além de nos levar para o céu, vai além de reinarmos com Cristo.
·        A salvação alcança todos os níveis e área da nossa vida.
·        Estamos salvos, gloria a Deus, vamos para o céu, mas qual é o nosso nível espiritual, como está minha comunhão com a Palavra e com o Espírito Santo de Deus?
·        É um momento de verdadeiro exame interior, de examinar a nós mesmos, nos arrependendo dos erros e ajustar o foco naquilo que aprendemos de bom com Deus que usou o nosso líder maior para nos ensinar, JESUS CRISTO.

2-Do Cristão
·        O quê é dar frutos? Uns dizem que é ganhar almas, pois a arvore dá seu fruto determinado, outros dizem que é o fluir das qualidades interiores, como o fruto do Espírito.
·        Qual destes 2? Na verdade são os 2, pois frutos significam = resultados benéficos que glorificam a Deus e isto inclui então ganhar almas, ajudar a cuidar de pessoas, ter o fruto do Espírito, ajudar a sociedade com benefícios práticos (como ajudar os pobres).
·        O segredo da frutificação Jo 15:7-10 De forma poderosa e pratica Jesus fala. Eu em vocês e vocês em mim. É um relacionamento com Jesus de todo coração, e não pegando informações para servir de autoajuda, tem que ser de todo coração.
·        Quanto mais valorizar a palavra mais frutífero será. Temos que ler a Bíblia, temos que querer ouvir a palavra, decidir a estar mais na frente dela. (nas células, nos cultos, sozinho em casa).
·        Todos os problemas que vem a partir de agora, não fique carregando mais, lance para Deus, entregue para Ele na hora que vierem. Não se preocupe, ore e seja grato, creia que o Senhor está cuidando de tudo.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário