domingo, 11 de setembro de 2016

ADMINISTRANDO TEMPO E TALENTOS

Ec 3.1-6
Introdução: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

I TEMPO
1-Característica
·        Muitas vezes determinadas coisas não chegam para nós porque ainda não é hora, porque não daremos valor, iremos desperdiçar, pois ainda não temos maturidade, entendimento, sabedoria, porém sabemos que não é fácil e para determinadas pessoas podemos afirmar que é impossível, já que é nestes momentos que as pessoas desistem.
·        Acham que aquilo tudo que está acontecendo não tem mais solução, não mais jeito, se desesperam e largam tudo para lá, não conseguem vislumbrar nenhuma solução e aí tomam as decisões mais absurdas que um ser humano pode tomar e acabam cometendo os maiores desatinos com as suas vidas e interrompem processos que precisam acontecer e jogam por terra todas as suas bênçãos futuras.
·        Nós não temos a menor ideia dos planos de Deus para cada um de nós, entretanto sabemos que somente aqueles que não desistirem conseguirá ver e participar do melhor que Ele nos prepara. Pense nisso.

2-Dádiva Divina (2 Rs 20.5,6)
·        Um Período de mais de 100 anos da história de Judá (732-640 a.C), Ezequiel foi o único rei fiel a Deus.
·        Que diferença ele fez! Por causa de sua fé e oração, o Senhor o curou e salvou Jerusalém dos assírios.
·        Nós podemos também fazer a diferença, mesmo que a nossa confiança seja única entre os homens.
·        A fé e a oração, quando sincera e dirigida ao único e verdadeiro Deus, podem mudar qualquer situação.
·        Quando o final de sua vida estava se aproximando Paulo pôde confiadamente dizer que foi fiel ao seu chamado.
·        Desse modo, ele enfrentou a morte calmamente, sabendo que seria recompensado por Cristo.
·        Nosso modo de viver nos fornece a correta preparação para a morte?
·        A boa noticia é que a recompensa divina não é somente para os gigantes da fé, como Paulo, mas para todos os que estão esperando ansiosamente pela segunda vinda de Cristo.
·        Não importa quão difícil o combate possa parecer, possamos continuar lutando, e quando estivermos com Jesus, descobriremos que valeu a pena.

3-Expressão da Vida (Ec 3.2)-(Mt 6.25-30)
·        O tempo é importante (preciosos), todas as experiências listadas nesse versículo (v.2) são apropriadas em certas épocas.
·        O segredo para ter paz com Deus é descobrir e apreciar o tempo perfeito de Deus (Kairós).
·        O perigo está em duvidar ou ressentir-se em relação ao momento do Senhor.
·        Isso pode levar ao desespero, à rebelião ou seguir em frente sem o conselho dEle.
·        Por causa dos efeitos maléficos da preocupação.
·        Jesus recomendou que não fiquemos ansiosos por causa das necessidades que Deus prometeu prover
·        A preocupação pode prejudicar:
          1-Nossa saúde
          2-Reduzir nossa produtividade
          3-Afetar negativamente o modo como tratamos os outros
          4- Diminuir a nossa confiança em Deus
·        Quantos efeitos maléficos nós estamos experimentando em nossa vida diária.
·        Lembre-se: A preocupação nos Imobiliza, mas o interesse nos leva à ação.


II TALENTOS
1-Descobrir
·        O que é talento? É capacidade inata ou adquirida, aptidão invulgar, individuo engenhoso, habilidade ou capacidade incomum.
·        Habilidades, talentos e dons são presentes dados por Deus a fim de que possamos usá-los para a honra e glória dEle.   
·        Mas como vou descobrir quais habilidades, talentos e dons que Deus me deu?
·         Primeiramente, tenho que colocar no meu coração o desejo de usá-los, independente de vergonha, coragem (que por acaso possa existir) ou tempo.
·         Tenho que prometer ao Senhor que vou usá-los da melhor maneira possível.
·        Nestes momentos de medo, de falta de coragem, de incertezas, de pensar que não sei fazer bem determinadas coisas que Deus quer que eu faça, devo então "orar, orar e orar!”.
·        Somente o Senhor é que nos capacita e acalma o nosso coração se Ele vir que estamos, realmente, desejosas de louvá-Lo e glorificá-Lo.  
·        Devo fazer uma lista de todas as minhas habilidades:
Cozinho bem? Gosto de receber visitas? Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar?
·        Gosto de falar do meu Senhor e Salvador? Gosto de conversar com os idosos? Gosto de crianças?
·        Na verdade, posso usar qualquer uma dessas minhas habilidades para falar do plano de salvação às pessoas e dirigi-las na direção de Jesus Cristo.
·        Deus conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando o nosso dom ou os nossos dons única e exclusivamente para a honra e glória dEle.

2-Desenvolver
·        Cada um de nós já nasceu com alguma habilidade ou talento, que muitas vezes usamos sem nos dar conta que temos.
·        Precisamos saber qual é o nosso talento, e isso só descobrimos em certas oportunidades que a vida nos oferece.
·        Quem menos têm, passa por um processo de autocomiseração. Acham-se diminuídos e fragilizados ante a força do sistema, e por isso se julgam sem nenhum valor perante os mais graduados em dons e talentos.
·        Talentos e dons são para serem usados independentemente de quantidade, pelo contrário, ainda que pouco, temos que empregar maior qualidade possível em seu uso.
·        Temos a tendência de sempre subestimar nossos poucos e parcos recursos por entender que quem tem mais, possui obrigações maiores.
·        Mas o principio divino do serviço do Reino revela-nos que nossas obrigações são iguais, independente de quanto temos ou fazemos.

3-Consagrar
·        O que é consagrar? É tornar sagrado, dedicando à divindade, oferecer.
·        Oferecer a Deus, por meio de voto ou promessa, é aquele momento em que reconhecemos o Senhorio de Deus (Cristo) em nossa vida e a partir dessa consciência nos devotamos a ele com todo amor e gratidão, pelo que Ele fez.
·         Esta fazendo e irá fazê-lo.
·        Não inutilizemos o(s) nosso (os) talento (os), por menores que sejam, encontremos oportunidade e lugar para usá-los onde quer que seja.
·        Não enterremos nossos talentos, alegando a falta de oportunidade, pois em algum lugar no Reino haverá uma utilidade à altura do nosso talento, a nós compete achar esse lugar, ou então oremos ao Senhor para que Ele nos mostre ou nos dirija pelo Seu Espirito Santo. 


III PLANEJAMENTO
1-Organização
·        A divisão e a confusão que existem no mundo religioso em nossos dias são contrárias à oração de Jesus na noite anterior à sua morte (João 17:20- 21).
·        Há centenas de denominações ensinando e praticando coisas diferentes. Sabemos que Deus não criou essa confusão. O modelo que ele dá na Bíblia não é difícil de entender, nem impossível de praticar.
·        O problema é que séculos de "modificações", "tradições" e "melhoramentos" humanos anuviaram nossa visão da simplicidade do plano original revelado pelo Espírito Santo no Novo Testamento.
·        Em lugar nenhum isto é mais evidente do que na diversidade dos planos de organização de igrejas.
·        Precisamos deixar de lado tradições humanas e ideias pré-concebidas para ver claramente a simplicidade do padrão do Novo Testamento de organização de uma igreja.
·         Tão certamente quanto os primitivos cristãos foram capazes de organizarem-se em agrupamentos que funcionam conhecidos como igrejas locais, sinceros seguidores de Jesus podem fazer o mesmo hoje em dia.
·        Mas como? Como em todas as outras facetas da vida, precisamos pôr de lado nossas preferências, opiniões e políticas, para humildemente estudar e aplicar o ensinamento das Escrituras (Tiago1: 21-25).

­2-Agenda
·        Toda administração precisa de uma agenda de tarefas e compromissos, para que o serviço seja bem administrado, e atinja seus propósitos.
·        Na obra de Deus não é diferente, é preciso programar os cultos e liturgia com antecedência, para na hora dos cultos, não ficamos meio perdidos sem saber por onde começar e terminar. 
·        Se nas atividades secular existe uma agenda de programação, é evidente que na obra de Deus, esse processo deve ser mais eficiente.
·        A pior imagem que uma igreja pode dar aos seus visitantes, e a falta de organização, o que dá a ideia de falta de direção (comando humano).
·        Deus é organizado, e seus servos precisam ser também organizados, não para a gloria do homem, mas de Deus, que é o Senhor de tudo.

3-Pontualidade
·        A pontualidade é uma característica da organização, quando as coisas são organizadas, o tempo (horários), é preciso que cada membro saiba a hora em que deve estar presente aos cultos, fins evitarem o prolongamento do termino do mesmo.
·        Cada um que vai falar pregar ou cantar tenha consciência que ele não é o dono do culto, ele é um “instrumento” que pode ser usado ou não pelo Espirito Santo.
·        Um culto se torna “enfadonho” quando há situações que desmotiva os membros (congregados).
·        Vivemos uma cultura que pouco e ensinada sobre horário ou prazo.
·        No Brasil a maioria das pessoas costuma deixar as coisas pra acima da hora, ou chegar aos compromissos atrasados, pelas mais variadas circunstancias.
·        Na Igreja o cenário é o mesmo, pouco incentivo e motivação é feita por parte de lideranças locais, muitos chegam atrasados, e o culto começa também atrasado por falta de “quórum” e por esse motivo o culto termina atrasado, muitos reclamam pela demora, pois ainda querem chegar cedo as suas casas.
·        As nossas motivações para com Deus está muito aquém das instruções da Bíblia (Mt. 6.33).


Pr. Carlos Borges(CA BB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário