quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MORDOMIA DAS FINANÇAS

Mt. 6.20-24
Introdução: mordomo ou administrador de uma casa era geralmente um escravo capaz e de confiança. Neste caso, o mordomo ou "gerente de negócios" é um homem livre. Ele tinha responsabilidades excepcional­mente grandes, que se estendiam à ge­rência dos negócios do seu patrão. Por­que ele estava encarregado de proprie­dade que não lhe pertencia, a situação do mordomo era paralela a de qualquer pessoa que tenha possessões materiais. Seja o que for que possuamos isso nos foi confiado por Deus, que criou essas coisas, e a quem precisamos dar contas pelo seu uso.

I RECURSOS FINANCEIROS
1-Direitos de Deus
·        Na perspectiva da missão integral da igreja, o mordomo só tem uma missão: servir. 
·        Esta missão envolve ao mesmo tempo às áreas espiritual e social do homem.
·         E não deve haver priorização de uma em detrimento da outra.
·         O mordomo do Senhor não tem uma missão espiritual e outra social.
·        Ele tem uma missão em benefício do homem completo, em todo tem­po e lugar.
·        A primeira qualidade do mordomo. Antes de querer executar um serviço é preciso que o mordomo esteja disposto a servir em todo o tipo de serviço, todo o tempo, a todos os povos, em todo o mundo.
·         O “vinde” de Mateus 4.19 precede o “ide” de Mateus 28.19. É preciso aprender com Jesus sobre o que fazer e como fazer, antes de ir fazer.

2-Ensinamentos de Jesus (Mt. 6.19-21).
·        Uma preocupação contra transformar as coisas visíveis e temporais em nossas melhores coisas e colocar nossa felicidade nelas.
·        Não devemos confiar nelas como nossa segurança e reserva para o futuro, onde, pois a taça e a ferrugem podem corroer o metal e as vestes.
·        As riquezas terrenas carregam em si mesmo um principio de corrupção e deterioração.
·        Elas se desgastam. É uma tolice fazer disso nosso tesouro, pois pode ser facilmente roubado.
·        O modelo de Jesus é oposto ao deste mundo. Segundo Pedro o pastoreio do rebanho de Deus não pode ser feito conforme os parâmetros deste mundo (l Pe 5.1-5).
·         Porque neste mundo, tem maior valor o homem que explora o seu semelhante, que faz uso da arrogância, da usura da avareza, da ameaça.
·        O modelo de Cristo não é o secularizado, que valoriza o domínio do homem pelo homem, quando busca destaque pessoal.
·        Para nos ensinar esta lição, Jesus mesmo nos deu o exemplo: “pois ele, subsistin­do em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se seme­lhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humi­lhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2.6-8).

3-Deus Primeiro
·        Deus deu ao homem uma posição elevadíssima, mas o homem deveria saber que havia um Deus e Deus mostrou isso ao homem, ao criar a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e separá-la para Si, proibindo Adão de comer dela.
·        Certa vez um irmão disse que deveríamos orar antes de fazer a lista de compras do supermercado.
·        Ele está correto, ou colocamos verdadeiramente todas as coisas diante de Deus e Deus à frente de todas as coisas, ou estaremos nos enganando a nós mesmos achando que podemos “negociar” com Deus.
·        Quem busca a salvação busca a Jesus em primeiro lugar.
·        Quem busca a salvação tem verdadeira sede de Jesus Cristo assim como precisa do ar para respirar.
·        Vivemos num mundo de extremas facilidades e de um evangelho morno, aguado, insipido, sendo pregado para pessoas que querem os próprios deleites mais do que buscar a Deus.
·        A Palavra de Deus nos advertiu sobre tempos que estamos vivendo, quando diz.... Homens amantes de si mesmos, caluniadores, cruéis, presunçosos, blasfemos...

II ATITUDES A EVITAR
1-Ganância
O que é ganância? É o desejo ou ambição de ganho, lucro, ganho ilícito (usura).
·        Salmo 73:12 São assim os ímpios; sempre em segurança, e aumentando as suas riquezas. Provérbios 28:22 Aquele que tem olhos invejosos correm atrás das riquezas, mas não sabe que a pobreza o aguarda.
·        Jeremias 5:27, 28 Como uma gaiola cheia de pássaros, é as suas casas cheias de engano; engrandeceram-se e enriqueceram 28 tornaram-se gordos e nédios.
·        Os seus feitos malignos não tem limites; não julgam a causa dos órfãos, para que prosperem, nem defendem o direito dos necessitados.
·        Oséias 12:7 [Um quadro do materialista ganancioso:] O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão.
·        Tm 6.7-12 7 Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
2-Avareza
O que é Avareza? É juntar dinheiro avaro (sovina)
·        pedido que certo homem fez a Jesus para que este o ajudasse num litígio sobre uma herança gerou uma demorada discussão sobre o relacionamento do homem com as riquezas (Lucas 12:13-34).
·        Jesus respondeu com uma pergunta, uma afirmação, uma parábola e um sermão. Jesus perguntou: ”Quem me constituiu juiz ou partidor entre vós?”.
·        Depois advertiu contra a ganância.
·        Depois ainda contou a parábola do homem que só se preocupava em armazenar todas as suas mercadorias e não era rico em relação a Deus.
·        Depois pregou a respeito da preocupação excessiva pelos bens materiais. 

3-Preocupação
·        O que é preocupação? Espírito absorvido por uma ideia fixa, agonia, inquietação resultante de uma ideia ou pensamento, apreensão de coisas futura, opinião antecipada, pressentimento inquietante.
·        E creio que no mundo espiritual é algo parecido com isso mesmo que acontece.
·        Quando nos preocupamos com algo o nosso adversário (diabo) mata a nossa alegria, rouba o nosso tempo, e destrói qualquer esperança.
·         Faz com que em nossa mente vaguei pensamentos tensos, muitas vezes horrendos e vai consolidando até deixarmos escapar pela boca (Mt 12:34), por que ele sabe  o poder das nossas palavras (Proverbio 18:21 ).
·        Assim vivemos a consequência por coisas dita por nós mesmo. 
·        Fp. 4.6 Não estejais inquieto por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecida  diante de Deus, pela oração e suplica, com ações de graça

III AS TITUDE A CULTIVAR
1-Contentamento
·        A Bíblia nos ordena que estejamos contentes com o que temos (Hebreus 13:5; Filipenses 4:11-12; Lucas 3:14).
·        Uma falha em estar contentes leva a múltiplos problemas: queixa, aflição, inveja, ingratidão, cobiça, etc.
·        Aqueles que não estão contentes compram coisas que não podem pagar e depois tentam conseguir uma maneira de pagar mais tarde (veja Provérbios 22:7).
·        Os descontentes acham difícil o sacrifício pela causa de Cristo porque eles se veem "injustamente" privados. 
·        Há boas razões para estarmos contentes com nossa prosperidade material. 1. É um modo de vida superior: "Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento" (Eclesiastes 4:6).
·        Aqueles que estão sempre querendo mais se tornam infelizes e, mesmo assim, raramente ganham o que estão buscando. 
·        Quando Deus está conosco, nada mais é importante (Hebreus 13:5-6).
2- Liberdade
·       A palavra de Deus é como uma espada que corta profundamente (Hebreus 4.12) e desfaz todas as amarras do mau, também é como um martelo que esmiúça a penha (Jeremias 23.29) e como uma chave que abre as portas para a libertação (Apocalipse 3.8).
·       Deixe o Senhor cortar os embaraços, quebrar as muralhas e abrir portas para libertar sua vida.
·       Deus quer nos ver totalmente livres:- no corpo, de coisas que podem se tornar vícios; - na alma de qualquer coisa dentro de si mesmo que amedronta; - no espírito de qualquer influência de pessoas que possa se tornar uma idolatria.
·       Agora que você foi liberto, não deixe que nada te prenda novamente, pois "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão" (Gálatas 5.1).

3-Sabedoria
·       “Todos neste mundo devem ser sábios”. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança.
·       A sabedoria é melhor do que o dinheiro. “A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.” Pv 7:11, 12.
·       Eis aqui uma dádiva que muitas vezes achamos que administramos, mas na verdade não administramos bem.
·       Acontece na nossa vida diária, situação que temos que ter sabedoria, mas ao em vez disso fazemos, falamos e agimos de maneira que o problema começa a ficar cada vez maior.
·        Diante do texto citado, temos um assunto a ser tratado, assunto esse que não podemos deixar de lado em nossa vida como cristão, nossa vida de servos do Deus Altíssimo.
·        Você já parou para pensar hoje quantas coisas foram ditas com sabedoria, e quantas foram ditas sem sabedoria?
·         É, vamos ter que nos aprofundar mais, e descobrir quais as que foram ditas que valeram a pena falar, muitas vezes para o nosso cônjuge, filhos, irmãos, pastor e outros.

·       Que é sabedoria? A capacidade de discernir corretamente.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário