segunda-feira, 26 de setembro de 2016

APOSTASIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS


1 Tm 4.1-16  - 1 Tm 6.3-11

Consciência cauterizada (4.2)
·        V.2 - A consciência é o sentimento moral do ser humano. Ela nos condena quando optamos em fazer o que sabemos ser errado.
·        Sobre isso, Paulo sugere que o tecido de uma cicatriz se formará sobre a consciência quando esta for violada de maneira persistente.
·        Nesse caso, a pessoa pode não mais se sentir culpada, mas, sem dúvida, o será.
Proibido o casamento
·        V. 4 – O acético, que proíbe o casamento e sua livre expressão sexual, desvirtua o dom de Deus como faz o indivíduo promíscuo que busca o sexo fora dos laços matrimoniais.

Tudo é bom (4.4-5)
·        V.4,5- Ação de graça e consagração pela Escritura e oração nos trazem à memoria o fato de o uso que fazemos de tudo, também é bom, na medida em que usufruímos as providencias de Deus no contexto por ele mesmo preparado.

Palavra de Fé (4.6)
·        Timóteo foi educado na palavra da fé.
·        O aconselhamento claro do apóstolo deixa evidente que a verdade não é simplesmente algo para se crer, mas para ser vivido.
·        Assim, Paulo enfatiza a importância, em qualquer ministério, de não somente se estar à frente e ensinar as verdades, mas também de estabelecer um exemplo a ser seguido.
·        Não conseguiremos nos apropriar de fato das Palavras da Escritura até que elas encontram expressão em nosso modo de vida.

Sua Mocidade (4.12)
·        Se nos concentrarmos em ser um exemplo no discurso, na vida, no amor, na fé e na pureza, os outros nos respeitarão e ficarão impressionados conosco a despeito de nossas deficiências.

O dom (4.14)
·        O Novo Testamento menciona com frequência a pratica de imposição das mãos combinada com a escolha de uma pessoa para desempenhar um cargo ou tarefas especiais (At. 6.6; 13.3; 1 Tm 4.14; 2; Tm 1.6).

Se diligente (4.15-16)
·        Nada é mais importante do que uma tarefa que nos é dada por Deus.
·        Para sermos bem sucedidos precisamos nos decidir inteiramente à obra de Deus sem negligenciar nossa vida espiritual.


EXORTAÇÕES E CONSELHOS

Sobre Falsos Mestres (6.3-5)
·        Paulo aconselha Timóteo a ficar longe daqueles que querem apenas ganhar dinheiro com a pregação e daqueles que transformavam o ensino do evangelho em disputa que causavam contendas e dissenções na igreja.
·        A boa compreensão dos pontos teológicos mais difíceis não deve servir de base para que alguém queira dominar outras passagens ou ganhar dinheiro.
·        Devemos nos afastar das pessoas que só querem discutir.


Piedade (6.6)
·        Sugere uma fé reverente que se expressa no temor de Deus e na alegre obediência a Ele.
·        Esta declaração é a chave para o crescimento espiritual e a realização pessoal.
·        Devemos honrar a Deus, e ele deve ser o centro de nossos desejos (“a verdadeira religião” – Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33)).
Nada trouxemos (6.7)
·        Conquanto deixemos para trás todos os bens materiais, levamos conosco um tesouro ainda mais valioso.
·        Assumimos a personalidade que começou a experimentara obra transformadora de Deus a mente, em sintonia fina com os céus, um coração que bate mais perto do próprio Deus, uma vontade que faz sua opção preferencial por glorificar a Deus.

Cilada da Tentação (6.9)  
·        Sempre que desejamos algo mais do que a vontade de Deus, essa nossa intenção abre espaço para um conflito terrível.
·        Somente se abandonarmos o desejo de ficarmos rico é que estaremos livres do perigo de optarmos pelo que é errado ou pecaminoso na esperança de alcançar a riqueza.
·        Isso não significa que as pessoas têm de abandonar as riquezas, e que Deus deveria transferi-las para nós.
·        Os bens materiais podem ser usados para o bem, como quaisquer outros recursos (vv. 17.19).
·        O que temos de abandonar é o desejo de sermos rico.
·        Em assim fazendo, vamos constatar que a riqueza não tem expressão alguma capaz de nos afastar do compromisso que temos para com a vontade de Deus.

Foge dessas coisas (6.11)
·        “Fugir” no sentido figurativo significa evitar ou abster-se.
·        Voltemos às costas para o desejo de tudo o que este mundo tem a oferecer e optemos pela justiça, piedade, fé amor, tolerância e gentileza.
·        Se estas qualidades são verdadeiras em nós, também o é o nosso tesouro.
·        Assim estaremos salvo das tentações que arrastam e lançam muitos à ruina.
·        Paulo usa verbos ativos e fortes para descrever a vida cristã: foge, segue, milita, toma posse.
·        Alguns pensam que o cristianismo é uma religião passiva que defende um comportamento de apenas esperar pelas ações de Deus.
·        Mas ao contrario deste comportamento devemos ter uma FÉ ativa, obedecendo a Deus com coragem e fazendo o que sabemos ser correto.

v  ... ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS, NEM O PODER  DE DEUS(Mt. 22.29B)

v  E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ (Jo). 8.32.


v  SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE, SEREIS LIVRES (Jo. 8.36).

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário