sábado, 11 de março de 2017

O ARMAGEDOM


Ap. 16.12-16
Introdução: O ponto culminante da Grande Tribulação será a batalha do Armagedom. Apocalipse 16:14-16. Na verdade, talvez seja melhor falar da "campanha" do Armagedom, uma vez que não é uma batalha única, mas uma série de eventos em que todas as nações do mundo serão atraídas como participantes. A palavra "Armagedom" é formada a partir das palavras hebraicas "Har" ou montanha, e "Megido", uma cidade em uma colina - na parte norte da Terra Santa, interior de Monte Carmelo (perto do porto moderno de Haifa).

I O DIA DO SENHOR
1-Quando Acontecerá
·        O Armagedom acontecerá no 4º e último período, após a vinda de Jesus (Ap. 6.16,17), após as sete trombetas das pragas (Ap. 8), após o arrebatamento da Igreja (Ap. 14.15-16), e após o derramar das sete taças da ira de Deus (Ap. 15...).
·        Será a parte  final da Grande Tribulação, quando Cristo e seus anjos descerão do céu, para Batalhar, principalmente contra Satanás e seus anjos.
·        As nações da terra que lá estiverem, serão apenas coadjuvante.
·        Todos os seres humanos, grandes e pequenos, ficarão atemorizados perante a visão de Deus sentado em seu trono e invocarão as montanhas para caírem sobre eles a fim de não ter de enfrentar o julgamento do Cordeiro.
·        Esse quadro tão vívido não tinha a intenção de amedrontar os crentes, pois,  para eles o Cordeiro é um amável Senhor.
·        Mas para aqueles reis, governantes, generais e demais pessoas poderosas que haviam previamente mostrado não temer a Deus e, arrogantemente, ostentavam sua descrença, descobrirão que estavam errados e nesse dia enfrentarão a ira Divina.
·        Ninguém que tenha rejeitado a Deus poderá sobreviver ao dia da sua ira, mas aqueles que pertencem a Cristo receberão recompensas em lugar de castigo.

2- De Israel para todo o mundo (Is 34.1-8)
·        No terceiro período tribulacional, ou metade da última semana de Daniel (9.27), o Anticristo, romperá a aliança com Israel (Is. 28.18), e convocará todas as nações da terra para o cerco de Jerusalém, conforme disse o Senhor Jesus.
·        Lc 21.20-22- Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam, e os que nos campos não entrem nela. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.
·        Todas as nações devem ouvir e atentar pelo fato de estarem envolvidas,  Deus está aborrecido com eles.
·        A Sua indignação é sobre todas as nações.
·        Todos estão em confederação contra Deus e a religião, dentro dos interesses do diabo.
·        Com tem todo o beneficio de Sua paciência, todos, agora, devem esperar sentir Seus ressentimentos.
·        Sua ira está de maneira especial sobre todos os seus exércitos.

3 - Qual o significado
·        Como vimos, Deus é constante, não muda nunca. Sendo assim a ira de Deus sobre o pecado que cometemos permanece eternamente, desta forma sempre que pecamos nós irritamos a Deus.
·        Note que nós cristãos, assim como a religião judaica e islâmica, cremos que o pecado é um ato de afronta direta a Deus, ou seja, quando pecamos desagradamos primeiramente a Deus, antes mesmo de desagradarmos ao próximo e a nós mesmo.
·        ...nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Efésio 2: 2-3.
·        Como nós nunca deixamos de errar, Deus esta constantemente com sua ira sobre nós. Só existe uma solução para que a ira de Deus não se abata perpetuamente sobre o homem.
·        Aceitar a Cristo. “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.” João 3:36.
·        Isso mesmo, quando cremos em Jesus, passamos de filhos da ira, filhos da desobediência para Filhos de Deus, não é que Deus seja nepotico (priorize os filhos), mas é o caso de você como servo de Cristo, procure agradar a Deus, que é misericordioso.
·        E a Bíblia relata que a misericórdia triunfa no juízo. Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. Tiago 2:13.



II A BATALHA  DO  ARMAGEDOM
1-Local da Batalha
·        Megido (Israel) – É uma colina em Israel perto do moderno povoamento de Megido, conhecia por razões teológicas, históricas e geográficas.
·        Nos tempos antigos Megido era uma importante cidade-estado.
·        É também conhecida como Tell Megido (hebreu) e Tell AL- Mutesellin (arábico).
·        De acordo com algumas interpretações da Bíblia cristã este lugar será onde ocorrerá o Armagedom ou batalha final entre as forças da Luz liderada por Jesus Cristo e as forças das trevas lideradas por Satanás ou Anticristo depois do Fim dos dias.
·        Megido é uma tel (colina) feita de 26 camadas de ruínas de antigas cidades numa posição estratégica à cabeça da passagem através do Tergo de Carmel.
·        Juntamente com Hazor e Beer-Sheba foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005.
·        Jesus descreve quando será esta batalha: E logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potencias dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (em brilho e esplendor).

2- Natureza dessa guerra
·        Como em muitos eventos humanos, o Armagedom possui dois propósitos: o divi­no e o humano — o plano divino e a lógica humana. O propósito divino é que o juízo do Armagedom prepare o reino milenial de Cristo sobre a terra.
·        O propósito humano, inspirado por Satanás, é liquidar os judeus de uma vez por todas.
·        Nada acontece que Ele não tenha efetivamente planejado.
·         Ao longo de todo o tempo, normalmente sem que a humanidade tenha ciência, há uma bata­lha entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal.
·        A guerra do Armagedom é o clímax de toda uma série de eventos que culmi­nam neste ato final.
·        A Natureza da Batalha Final: “O Senhor abriu o Seu arsenal e tirou dele as armas da Sua indignação”. Jer. 50:25.
·        Pela Sua própria vontade Deus convoca as forças da Natureza para transtornar o poder de Seus inimigos: “fogo e saraiva neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a Sua palavra”. Sal. 148:8.
·        Quando os gentios amorreus se dispuseram a resistir aos Seus propósitos, Deus interveio, lançando “do céu grandes pedras” sobre os inimigos de Israel.
·        Estamos informados de uma maior batalha a ter lugar nas cenas finais da história da Terra, quando “o Senhor abriu o Seu tesouro, e tirou os instrumentos de Sua indignação”. Jer. 50:25. “Entraste tu”, pergunta Ele, “até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva que Eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja_ e da guerra?” Jó 38:22 e 23.
·        “O revelador descreve a destruição que terá lugar quando a grande voz do templo do Céu” anunciar: “Está feito”. Diz ele: “Sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento”. Apoc. 16:17 e 21.

3-Operação de Demônio
·        Quando consideramos o fato de que toda a Grande Tribulação será uma guerra entre Deus e seus oponentes — Satanás, os anjos caídos e a humanidade decaída — não nos surpreende que o período ve­nha incluir um grande número de batalhas.
·        As informações bíblicas nos levam a crer que a Tribulação será um tempo de grandes conflitos militares, a ponto de não ser errado afirmar que todo este período será uma guerra mundial.
               1.     A reunião dos aliados do Anticristo (J13. 9-11; SI 2.1-6; Ap 16.12-16).
               2.     A destruição da Babilônia (Is 13.14; Jr 50-51; Ap 17-18).
               3.     A queda de Jerusalém (Mq 4-11-5.1; Zc 12-14).
               4.     Os exércitos do Anticristo em Bozra.(Jr 49.13-14).

            5.     A regeneração de toda a nação de Israel (SI 79.1-13; 80.1-19; Is 64-1- 12; Os 6.1-13; J1  2.28-32;  Zc 12.10; 13.7-9; Rm 11.25-27).
           6.     A segunda vinda de Jesus Cristo (Is. (34.1-       7; 63.1-3; Hc 3.3; Mq 2.12-13).
           7.     A batalha desde Bozra até o Vale de Jeosafá (Jr 49.20-22; Zc 14.12-15; J1. (3.12-13).

4-Sinais Proféticos
·        Apocalipse 16:12 diz: “E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente.”.
·        Embora a Bíblia não forneça maiores detalhes de como isso ocorreria, desde o ano passado os cientistas alertam que, de fato, o Eufrates e o Tigre, principais fonte de água potável do Oriente Médio, estão secando.
·        Bom pelo que podemos analisar literalmente o Rio Eufrates e o Tigre estão sendo represados, e por isso configura-se o motivo dos rios estarem secando, e isso pode ser um grande sinal profético, e se for mesmo cumprimento profético, então estamos mesmo no sétimo selo, ou bem próximo dele.

III A VINDA DE JESUS EM GLÓRIA
1-Sinais
·     Mateus, no capítulo 24, versos 3 a 5E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.”
·        "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mt. 24.6-8
·        "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."
·        Em resumo: 1. Guerras e Revoluções; 2-Catástrofes Naturais; 3-Aumento do Pecado; 4- A multiplicação do Conhecimento; 5- A propaganda da Nova Era; 6-O Avivamento Pentecostal; 7- O renascimento de Israel; 8- A propagação do Evangelho; 9-A eminencia do governo Mundial.

­2-Referencia ao Armagedom
·        Armagedom – O objetivo da guerra em Armagedom é mostrar a ira de Deus contra Babilônia e causar a sua queda, ou seja, “me ausentei para julgar todos os gentios em redor” Jl 3.2, 11-16; Ap. 1612-17; 19-21; a oração de Israel: Sl 83.3-18; a profecia da matança pela ira de Deus: Is 63.1-6; Sf.3.8.
·        Essa ira será grande, a passagem em Apocalipse 17-19, detalha a fúria desse julgamento da sétima taça que culminará nessa guerra em Armagedom.
·        Gogue e Magogue – O objetivo das nações é dar expressão da irá de Satanás contra Deus e todos os que estão com Ele na terra (Ap.20.9).
·        Satanás logo para enganar os não salvos e destruir tudo que dará glória a Deus.

3- O Cristo vencedor
·        Incredulidade dos homens - O Homem pecador é preso pela sua natureza pecaminosa e não pode ser algo diferente do que um pecador que não entenda a Verdade espiritual (I Co 2.14; Jo 3.1-5). Se Deus não fizer uma mudança básica no coração do homem pecador, não pode crer, mesmo que o próprio Cristo estivesse presente, Mt 13.58.
·        Porém, a incredulidade do homem não triunfou sobre a obra de Cristo – Mt 4.4; Jo 17.4; 19.30.
·        Tentação de Satanás- Logo que Cristo foi batizado para começar o Seu ministério publico, Satanás O encontrou: Mt 4.1-11.
·        Todas as artimanhas que Satanás teve Ele empregou para derrubar Cristo.
·        As suas artimanhas eram: “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida”, I Jo 2.16.
·         Jesus Cristo cumpriu toda parte da lei, ficou sem pecado: Mt 5.17, “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”; Hb 4.15, “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”. Cristo é Vencedor da Lei.
·        Sendo homem e por tomar sobre Si o pecado Cristo submeteu-se à morte: Jo 19.30
·        Mas a morte não podia o conter. Ele ressurgiu da morte: I Co 15.55-57.

·         Agora Deus O estabeleceu para ser o Juiz de todos: At 17.31 · Cristo dá Vida Eterna a todos que confiam nEle: Jo 3.16, 36.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário