sexta-feira, 31 de março de 2017

DEUS ÚNICO E VERDADEIRO


SL. 93.1- 4
Introdução: Se o mundo conhecesse o Verdadeiro e Único Senhor, imediatamente, nos próximos segundos, a Terra seria cheia da paz de Deus.
É importante conhecermos quem é o verdadeiro Deus, porque há consequências quanto ao “deus” que se segue. Se tu segues o Verdadeiro Deus, as portas dos céus se abrem para ti. Se tu segues um deus falso, as portas do inferno se abrem para ti. Então, precisamos conhecer isso com profundidade. Por isso Jesus disse: João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”.

I NATUREZA DE DEUS
1-Deus é Espirito
·        A melhor maneira de obter o verdadeiro entendimento de como é Deus é Examinar as escrituras, pois nelas Deus se revela para nós.
·        Deus é Espírito, por isso não podemos compara-lo com imagens feitas por homens. Deus não tem corpo físico.
·        Deus é espírito com personalidade. Ele não está sujeito às limitações às quais estão sujeitos os seres humanos dotados de corpo físico.
·        Ele não possui partes corporais nem está sujeito às paixões; sua pessoa não se compõe de nenhum elemento material, e não está sujeito às condições de existência natural.
·        Portanto, não pode ser visto com olhos naturais nem apreendido pelos sentidos naturais.
·        “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Jo 4.24.

2-Deus é Eterno
·        DEUS É ETERNO. Se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior.
·         É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade. 
·        É IMUTÁVEL. Se Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade. 
·        É IMATERIAL. Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria. 
·        É ÚNICO. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo. 
·        É TODO-PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seria obra de outro Deus. 
·        É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça nem da sua bondade.

3-Deus é Trino e Único
·        Quem é Deus? Essa é uma pergunta que muitos fazem! Criança ou adulto, crente ou descrente, Deus é a realidade mais sublime que existe em todo o universo!
·        A melhor definição de quem é Deus, e a que se encontra no Catecismo de Westminster “Deus é Espirito, Infinito, Eterno e Imutável em Seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade”.
·        A Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras nos ajudam a compreender, conhecer e saber quem é o Deus a quem servimos.
·         É Ele quem se deixa revelar, ser conhecido ao longo da história da salvação e da humanidade.
·        Os primeiros pais que tivemos conheceram Deus como o Pai de todas as coisas percebeu que Ele havia criado tudo.
·         Eles perceberam, na perfeição das coisas criadas, na existência humana, que um Pai havia feito todas as coisas.
·         E esse Pai fez questão de se manifestar e dizer: “Eu sou o princípio e o fim!”. Esse Pai foi se mostrando e conduzindo Seus filhos pela mão.
·        Esse Pai viu Seus filhos caírem, machucarem-se, perderem-se na realidade mais negativa da vida humana, que é o pecado.
·        Deus, na Sua própria natureza, não estava sozinho. Quando Ele chegou à plenitude dos tempos, enviou-nos Seu Filho, que é igual a Ele, distinto quanto pessoa, porém, igual quanto natureza.
·        Que nome podemos dar a isso? Alguns chamam de Santíssima Trindade. Um Deus que é único e trino, contudo, a melhor definição de Deus é Amor!
·        As pessoas da Santíssima Trindade viveram a perfeição do amor, uma comunhão única, eterna, que não se rompe, e cada vez mais sólida se manifesta para a nossa realidade humana.

II ATRIBUTOS NATURAIS
1-Onipotência
·        Onipotente significa alguém que é capaz de fazer tudo, não tem nenhum tipo de dificuldade e que é Todo-poderoso.
·         Um ser onipotente é aquele que não precisa de ninguém, que ele é poderoso em todos os sentidos.
·        Esta palavra é muito utilizada para qualificar Deus em várias religiões, como o Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, etc.
·        As pessoas dessas religiões acreditam que seu Deus é Onipotente, que ele é um Ser superior, supremo, com poderes maiores que qualquer ser humano.
·        O termo onipotente surgiu na Grécia Antiga, com a mitologia, onde características como ser onipotente, onisciente e onipresente eram muitos presentes.
·        Onipotente é aquele ser que tem poder ilimitados, onisciente é alguém que possui todo conhecimento do mundo, em todas as áreas, e onipresente é o ser que está presente em toda parte, em todos os lugares. Características como essas só poderiam pertencer a um Deus.

2-Onipresença (Sl. 139.7-10)
·        Onipresente é um adjetivo masculino e feminino que significa ubíquo (onipresente) e caracteriza algo ou alguém que está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
·        Relativamente à etimologia, a palavra onipresente é formada omni (que significa tudo ou todo) e praesentia (significa presença).
·         Algumas pessoas têm dúvidas em relação à grafia desta palavra, mais concretamente entre onipresente e unipresente.
·        A forma correta de escrever esta palavra é onipresente.
·        Onipresente (omnipresent em inglês) é um dos adjetivos usados para descrever Deus, juntamente com onisciente (conhece todas as coisas) e onipotente (tem todo o poder).

3- Onisciência (Sl 139.4; Jo 21.17).
·        Deus é onisciente, Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo, por esta razão, nós nunca podemos escapar do seu Espírito.
·        Esta é uma boa notícia para aqueles que conhecem e amam a Deus, porque não importa o que venham a fazer ou aonde possam ir nunca se afastarão da confortante presença de Deus.
·        Nada pode ser escondido de Deus, Ele sabe tudo sobre todos, em todos os lugares, e todas as coisas a nosso respeito estão patentes aos seus olhos, que a tudo veem, Deus vê tudo o que fazemos e sabe tudo o que pensamos.
·        Ele está conosco mesmo quando estamos desapercebido (ou pespercebido) de sua presença.
·        Ele nos vê mesmo quando tentamos nos esconder Dele.
·        Não podemos ter segredos em relação a Deus.
·        É confortante percebermos que, embora nos conheça intimamente, Deus ainda nos ama.


III ATRIBUTOS MORAIS
1- Santidade (Lv 20.26; 1Pe 1.15,16)
·        A Santidade de Deus significa a sua absoluta pureza moral, ele não pode pecar nem tolerar o pecado.
·        O sentido original da palavra “Santo” é separado, em que sentido está Deus separado?
·        1-Ele esta separado do homem no espaço – Ele está no céu e o homem na terra; 2-Ele está separado do homem quanto à natureza – Ele é perfeito, o homem é imperfeito; ele é divino, o homem é humano; ele é moralmente perfeito, o homem é pecaminoso.
·        A santidade é o tributo que mantém a distinção entre Deus e a criatura.
·        Diz-se que os homens Santificam a Deus quando o Honram e o reverenciam como divino (Nm 20.12; Lv 10.3; Is 8.13).
·        Quando o desonram, pela violação de seus, mandamentos, se diz que “profanamos” seu nome – que é o contrário de santificar seu nome (Mt 6.9).

2- Amor (1 Jo 4.8-16)
·        João diz, “Deus é amor” e não o amor é Deus.
·        Nosso mundo, com sua visão superficial do amor, distorceu estas palavras e contaminou a nossa compreensão em ralação ao amor.
·        O mundo pensa que o amor é o que faz uma pessoa se sentir bem e que não há problema em sacrificar os princípios morais e os direitos dos outros a fim de obter tal “amor”.
·        O verdadeiro amor é como Deus, que é santo, Justo, e Perfeito.
·        A igreja (denominação) que não tem amor está muito enferma, e precisa de tratamento – dizemos que a igreja (denominação) é o corpo misto de Cristo, como é um corpo espiritualmente falando, o sangue que corre nesse corpo é o amor, a igreja que não tem amor, está anêmica e anemia pode matar se não for curada, poderá ter uma leucemia espiritual que poderá levar a morrer mais depressa. 
·        Se verdadeiramente conhecemos a Deus, amaremos como Ele ama.

3-Sabedoria (Sl 104.24-30; Jr 10,12; Mc 7.37)].
·        A sabedoria de Deus reúne a sua onisciência e sua onipotência.
·        Ele tem poder para levar a efeito seu conhecimento de tal maneira que se realizem os melhores propósitos possíveis pelos melhores meios possíveis.
·        Deus sempre faz o bem de maneira certa e no tempo certo, “Ele faz tudo bem”.
·        Esta ação da parte de Deus, de organizar todas as coisas e executar a sua vontade no decurso dos eventos com a finalidade de realizar o seu bom propósito, chama-se “Providencia”.
·        A divina providência geral relaciona-se com o universo como um todo; sua providência particular relaciona-se com os detalhes da vida do homem.
·        Observe as pessoas, vendo cada uma delas com uma criação única de Deus, com seus talentos, suas habilidades e seus dons especiais.
·        Quando compreendemos o poder de Deus, percebemos que Ele é suficiente para governar a nossa vida.
Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário