terça-feira, 21 de março de 2017

O JUÍZO FINAL


Ap. 20.11-15
Introdução: Haverá de fato um julgamento? Qual será o propósito do julgamento? Qual será o caráter do julgamento? Será um julgamento justo? Será um julgamento final ou haverá uma outra oportunidade? Qual será à base do julgamento? Quem será o juiz?
I A JUSTIÇA DIVINA
1-Deus é o único juiz
·        A Visão de João do julgamento e estrondosa e de bastante temor.
O grande Trono Branco já está posto.
O Juiz já se assentou.
O céu inteiro se reúne.
Milhões de criaturas, admiradas, assistem à cena.
Aguardam temerosas, o desfecho do julgamento final.
Agora nada mais adianta, nada mais importa,.
Chegou o dia do Juízo de Deus, o Todo Poderosos .
·        Faz-se um silêncio sepulcral. Surgem os mortos; pecadores grandes e pequenos, provenientes de todos os continentes.
·        São assassinos, feiticeiros, mentirosos, ladrões, idólatras, adúlteros, debochadores, chantagistas, blasfemadores, enfim, todos os que rejeitaram a salvação, todos os que não aceitaram as correções de Deus escrita na sua Palavra.
·        Não há que duvidar da certeza do juízo final, pois a Bíblia fala dele, em várias passagens.
·        Portanto o julgamento é certo. A única maneira de escapar e constar do Livro da Vida é aceitar as condições determinadas por Jesus, seu único salvador pessoal, único e suficiente.
·        Nesta passagem do Livro de ato, Deus pede através de seu apostolo que todos os seres humanos em todos os lugares se arrependam (At. 17.30).
·        Is. 46.13 – A maior parte do livro de Isaías  fala sobre a libertação futura, quando  todos estaremos vivendo com Deus em perfeita  paz.
·        Deus oferece não apenas uma esperança futura, mas também a ajuda para as nossas necessidades.
·        Sua justiça está perto de nós. Por isto poderemos ter a certeza da salvação.

2-Justiça e Santidade
·        Justiça, que significa agir corretamente em todas as circunstancias, é uma expressão da santidade de Deus.
·        Ele mostra a sua justiça como legislador e juiz e, também como cumpridor de promessas e perdoador de pecados.
·        Sua lei moral, que exige do homem comportamento semelhante ao seu, é “santa, justa e boa” (Rm 7.12).
·         Sua ira, sua hostilidade judicial ativa contra o pecado é totalmente justa em suas manifestações, e seus julgamentos particulares são gloriosos e louváveis (Ap 16.5,7; 19.1-14).
·        Quando as Escrituras dizem que Deus, ou uma das Pessoas da Divindade, é “Santo”, essa palavra significa tudo a respeito de Deus, e o torna objeto de admiração, de adoração e de temor para nós.
·        Essa palavra, “santo” cobre todos os aspectos de grandeza transcendente e da perfeição moral de Deus e é característica de todos os seus atributos, apontando para a Divindade de Deus em todos os aspectos.
·        A essência dessa verdade, contudo, é a pureza de Deus, que não pode tolerar qualquer forma de pecado (Hc 1.13), e chama os pecadores a humilhar-se constantemente em sua presença (Is 6.5).

3-Juizo Final
·        Deus fez o homem dotado de livre-arbítrio, ou seja, o homem foi feito com poder de escolha, com liberdade para fazer o bem ou o mal.
·        Entretanto, a liberdade tem outro lado: a responsabilidade.
·        Desta forma, todas as escolhas feitas pelo homem trazem consequências, que devem ser suportadas pelo próprio homem. O homem queira ou não, é responsável pelos seus atos e deverá prestar contas ao seu Criador.
·        A responsabilidade é, portanto, um traço da humanidade, uma característica ínsita à natureza humana e, por isso, todos os homens, salvos ou pecadores, têm de ser julgados diante d’Aquele que é o Senhor de todas as coisas, do nosso Deus.
·         O último destes julgamentos é o chamado “julgamento final”, ou “juízo final” ou, ainda, “juízo do trono branco”, que é, propriamente, o tema de nossa lição.
·        O homem é livre e, portanto, responsável pelas suas escolhas. Isto é consequência da sua natureza humana. Deus o fez assim e, portanto, cada ser humano, independentemente de obedecer a Deus ou não, tem de responder pelos seus atos. 

II ACERTO FINAL
1-Quem será julgado
·        O Juízo final, segundo a palavra de Deus é o dia de prestação de contas, onde os ímpios estarão perante Deus e terão de responder por seus atos. O julgamento se dará diante do “trono branco” de Deus – Ap 20.11.
·        Deus ama a humanidade e deseja que todos sejam salvos, porem, aqueles que não aceitam o amor Dele, incrédulos, estes tem uma sentença que já foi declarada por seu Filho – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus...” – Jo 3.18.
·        Diante de Jesus todo joelho se dobrará! Queiram ou não, se prostrarão diante dEle os ditadores, governantes, juízes, juristas, políticos, cientistas, militares de todas as patentes, milionários, em sua soberba, arrogância e prepotência, e também os pobres, analfabetos e miseráveis, se não tiverem aceitado a Cristo como Salvador.
·        Primeiro serão julgados todos os que, desde Caim, amam e praticam a iniquidade. Estes, se não se arrependerem de seus pecados, vão enfrentar o Juízo Divino.
·        Todos os salvos que morreram durante o milênio – Dn 12.2 – Se morreram é porque desobedeceram.
·        Os anjos caídos, que se rebelaram contra Deus, também terão de comparecer ao julgamento para receber o seu castigo – Jd 6.
·        Todos falsos profetas, falsos obreiros e pseudos pastores que afastaram as pessoas e as impediram de conhecer o Filho de Deus. Todos os governantes, magistrados, juízes e políticos que aprovaram leis contra os princípios divinos, leis que perverteram o direito dos pobres, dos órfãos e das viúvas.
·        Vivos ou mortos, estes não escaparão do tribunal divino – ímpios e ateus.


2-A segunda Morte
·        A primeira morte. A escritura fala da eternidade, e ela fala da primeira e segunda morte. Com a primeira morte, significa a morte física, a passagem desse mundo visível, para o mundo invisível para os nossos olhos e sensações naturais.
·         Morrer é como o apagar de um abajur de cabeceira, ao amanhecer! Com o amanhecer do dia, entramos em uma dimensão muito maior do que a luz limitada de um abajur de cabeceira. 
·        A secunda morte não tem qualquer coisa a ver com um salvo em Cristo, mesmo porque da cena do Grande Trono Branco ninguém sai salvo.
·        Ao contrário do que muitos pensam que esse julgamento fará a separação de salvos e perdidos, o Grande Trono Branco não é mais o momento de julgar as pessoas no sentido de ver quem será salvo ou não.
·        O Grande Trono Branco é um tribunal de condenação. Tudo o que se ouvirá ali será a sentença dos perdidos, os quais até então estavam mortos e ressuscitarão apenas para ouvirem a sentença e serem lançados no lago de fogo com um corpo ressuscitado.

3-Lago de fogo
·        Essas palavras, que o Senhor Jesus disse, e através das quais mostrou aos seus ouvintes o perigo da maldição eterna no inferno, pertencem às mais solenes, sérias e comoventes palavras.
·        Por terem sido ditas pelos lábios do Salvador, que é um Redentor dos homens, cheio de amor e misericórdia, elas atingem nossos ouvidos com clareza ainda maior.
·        Mas se observarmos as outras revelações na Escritura, que falam sobre onde ficam os perdidos e malditos, e se lemos o que a Bíblia tem a dizer sobre o inferno, então o coração estremece de medo e espanto.
·        Com que grande seriedade a Palavra de Deus fala do lugar que chama “inferno”. A esse lugar de terror, a Escritura também dá o nome de “lago do fogo”, o “lugar de destruição” para os perdidos ou “a negridão das trevas”.
·        Eu desejaria que nunca fosse preciso pregar sobre esse tema. Quanto mais eu preferiria falar somente do amor de Deus! Como eu ficaria feliz se nunca fosse preciso falar da ira de Deus, que repousa sobre o pecador.

III ASPECTOS DO JUÍZO FINAL
1-O Trono do Juízo
·        O Juízo final, o fim da história da humanidade é o instante em que o homem, constituído para ser o mordomo sobre a criação na Terra, terá de prestar contas para o seu Criador.
·         Deus fez o homem dotado de livre-arbítrio, ou seja, o homem foi feito com poder de escolha, com liberdade para fazer o bem ou o mal.
·        Entretanto, a liberdade tem um outro lado: a responsabilidade. Desta forma, todas as escolhas feitas pelo homem trazem consequências.
·        A responsabilidade é, portanto, um traço da humanidade, uma característica ínsita à natureza humana e, por isso, todos os homens, salvos ou pecadores, têm de ser julgados diante d’Aquele que é o Senhor de todas as coisas, do nosso Deus.
·        O último destes julgamentos é o chamado “julgamento final”, ou “juízo final” ou, ainda, “juízo do trono branco”, que é, propriamente, o tema de nossa lição.
·        No juízo final, os livros serão abertos. Eles representam o julgamento de Deus e neles foram registrados os atos bons e maus praticados por todas as pessoas.
·        Não somos salvos pelas nossas obras, mas estas serão consideradas como evidências do verdadeiro relacionamento de uma pessoa com Deus.
·        O Livro da vida contém os nomes daqueles que colocaram sua fé em Cristo para a salvação.

2- Juízes do Trono Branco
·        Qualquer que seja a visão que tivermos do julgamento do “Grande Trono Branco” é importante que não se perca de vista três fatos muito importantes em relação à vinda do julgamento ou julgamentos.
·         1- Que Jesus cristo será o juiz.
·        2- Que todos os incrédulos serão julgados por Cristo, e que eles serão punidos de acordo com as obras que praticaram. A Bíblia é muito clara ao dizer que o incrédulo está armazenando “ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus” (Romanos 2:5), e que Deus “recompensará cada um segundo as suas obras” (Romanos 2:6).
·        3- Que os crentes também serão julgados por Cristo, mas uma vez que a justiça de Cristo a eles foi imputada e seus nomes estão escritos no “livro da vida”, eles serão galardoados de acordo com as obras que fizeram. Romanos 14:10-12 é muito claro ao dizer que “todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” e que cada um de nós “dará conta de si mesmo a Deus”.


3-Livro e o Livro da vida
·        Nesta hora é aberto também outro livro, que é o “livro da vida” (Apocalipse 20:12).
·        Este é o livro que determina se uma pessoa herdará vida eterna com Deus ou receberá punição eterna no lago do fogo.
·        Mesmo sendo os crentes responsáveis por seus atos, eles são perdoados em Cristo e seus nomes são escritos no “livro da vida desde a fundação do mundo” (Apocalipse 17:8).
·        Das Escrituras também aprendemos que é neste julgamento que Jesus assim julgará: “E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12) e que o nome de qualquer um que não for achado no livro da vida, este será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:15).
·        Sem dúvidas a Bíblia é bastante clara ao dizer que todos, crentes e não crentes, de igual modo irão, um dia, comparecer perante Cristo para serem julgados.
·        Mas a boa notícia para o crente é que nosso julgamento não será para determinar se seremos lançados no lago de fogo, porque isto já terá sido estabelecido uma vez que cremos no evangelho e nos tornamos “filhos de Deus”.
·        Aqueles que verdadeiramente são salvos receberam o beneficio da grande troca na qual nossos pecados são creditados a Cristo e Sua justiça é a nós imputada.
·        Portanto, enquanto nossa salvação está assegurada em Cristo ainda assim daremos conta de nós mesmos a Deus (Romanos 14:12) e devemos ao máximo nos esforçar para fazermos tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).
Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário