sábado, 18 de março de 2017

O ARREBATAMENTO DA IGREJA


1 Ts 4.14-18
Introdução: O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. Esse evento descrito aqui se refere à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange somente os salvos em Cristo.

I FUNDAMENTO BÍBLICO
1- Dois Eventos distintos
·        Primeiro Ele vira para buscar a sua noiva (a igreja), esse evento se dará a ressurreição dos mortos (os salvos em Jesus) e os que estiverem vivos (os salvos em Jesus).
·        Na segunda etapa, Ele virá com a sua igreja, e virá como Juiz e Rei.
·        A Bíblia registra que o Senhor Jesus descerá dos céus. Não descerá até a terra, mas das nuvens chamará os seus remidos, e eles subirão como atraídos por um poderoso imã. Somente os destinados à salvação irão subir.
·        A ordem para subir com Jesus é a seguinte: primeiro ressuscitarão e subirão com Jesus aqueles que morreram em Cristo e depois aqueles que são de Cristo que estão vivos, serão transformados, receberão de Jesus um corpo incorruptível e também com os salvos da ressurreição subirão juntos a encontrar com o Senhor nos ares. E assim estaremos para sempre com o Senhor.
·        Muitos são os sinais que estão acontecendo diante dos nossos olhos que testificam que Jesus está próximo às portas.
·        Relacionamos alguns deles, sendo que o sinal principal é o renascimento do Estado de Israel em 14 de maio de 1948 Jesus falou que não passará esta geração sem que tudo aconteça.

2-Figuras, tipos, Símbolos.
·        A Palavra de Deus nos mostra figuras do arrebatamento em muitos trechos das Escrituras. São símbolos para cada vez mais ratificar esse momento glorioso para sua igreja.
·        Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira (Gn 7.1-5; 13./ 2Pe 2.5) Nos evangelhos Jesus mostra Noé como exemplo (símbolo) para a sua vinda gloriosa (Mt. 24.36-39).
·        Deus poupou Ló- (Gn 19.14-17/2 Pe 2.7-9) Em 2 Pedro 2.6-9, Ló é chamado homem justo. Esse comentário divino lança luz sobre Gên. 19.22, quando o anjo buscou apressar a partida de Ló com as palavras “Apressa-te, refugia-te nela; pois nada posso fazer, enquanto não tiveres chegado lá”.
·        Se a presença de um homem justo impedia o derramamento do juízo merecido de Sodoma, quanto mais a presença da igreja na terra impedirá o derramamento da ira divina até a sua retirada.
·        Elias e Enoque foram tomados por Deus por serem fiéis- (2 Rs. 2.11-14/Gên. 5.24), assim como Deus tomou Elias e Enoque, assim também Deus tomará a sua igreja desta terra no arrebatamento.

3-Num Abri e Fechar de Olhos
·        Os cristãos que estiverem vivos naquele dia não terão de morrer, mas serão imediatamente transformados.
·        Um som de trombeta introduzirá o novo céu e a nova terra, os justos entenderiam a importância desse sinal, porque as trombetas sempre foram tocadas para avisar sobre o começo de grandes festas e outros eventos extraordinários (Nm 10.10).
·        Nossas pálpebras piscam mais rápido que a nossa própria imaginação: “O fim do mundo”. Nossos olhos são impressionantes!
·        São a Luz de nosso corpo! O Farol de nossa alma.
·         Os olhos precisam ser sempre saudáveis. Eles nos dão cores, vida e luz no dia e noite. Por isso piscamos. Fechamos e abrimos os olhos para lubrificá-los, limpá-los.
·        É um momento muito rápido, abrir e fechar de olhos.
·        A vinda de Jesus significa a consumação do desejo de todos aqueles que vivem esta vida na esperança da eternidade.
·        O Apóstolo Paulo, o arrebatamento ocorrerá num momento, em um abrir e fechar de olhos (I Co. 15:52).
·        No Original, vem descrito a palavra como “piscar” de olhos aos quais muitos estudiosos aduzem que seria cerca de 750 milissegundos (1/3 a ¾ de 1 minuto).
·        Igualmente, no original vem à palavra em átomo que significa um momento indivisível de tão rápido o processo entre o soar da última trombeta e a transformações do corpo corruptível para o incorruptível. 

II MINISTÉRIO DO ARREBATAMENTO
1-Útima trombeta
·        A última trombeta é assim chamada por que: a) marcará o fim do ministério terreno da Igreja; b) e introduzirá o mundo no âmbito do completo domínio de Cristo sobre todas as coisas.
·        De igual modo, estará a última trombeta assinalando não somente a chegada do Dia de Cristo como também o Dia do Senhor. O primeiro diz respeito ao arrebatamento da Igreja; o segundo concerne à Grande Tribulação.
·        Por conseguinte, a última trombeta é assim alcunhada por assinalar o término não somente da atuação da Igreja de Cristo no mundo, como também o início do fim do atual sistema do Maligno, que será totalmente destruído durante a Grande Tribulação, para que o Reino de Deus seja completamente estabelecido neste mundo.
·        Apesar de não sabermos a data do sonido da última trombeta, as profecias e os sinais estão a alertar-nos: muito em breve estará o arcanjo estrugindo-a, assinalando o glorioso rapto da noiva de Cristo. Aleluia!
·         Afinal, onde a Bíblia se cala não precisamos ter voz (Dt 29.29). De uma coisa, porém, tenho certeza: a trombeta soará, e eu irei ao encontro do meu Senhor. Maranata! Sim, você e eu estaremos lá.

2-Invisível
·        Vigia porque não sabeis o dia e nem a hora (Mt. 25.13)”.
·        Inesperado - O arrebatamento será surpreendente, porque “a respeito daquele dia e” hora ninguém sabe nem os anjos do céu, nem o Filho, senão o Pai (Mt. 24.36) e não devemos procurar descobrir inutilmente porque “não vos compete conhecer tempos e épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade (At. 1.70)”.
·        Jesus deixou bem claro que surgiriam falsos profetas marcando a sua volta e não deveríamos acreditar (Mt. 24.23,24).
·        Então nosso dever é estar preparado para esse momento.
·        Rápido – O arrebatamento será repentino, nada se compara à rapidez desse acontecimento, mesmo as câmaras e toda a tecnologia não serão capazes de registrar com exatidão estes fatos, principalmente porque ninguém estará livre de ser alvo de tudo para se tornar apenas espectador.

3- Ressurreição
·        Consequências da ressurreição de Cristo (15:12-28). Cristo ou foi ressuscitado ou não. Se não foi, então a pregação apostólica foi em vão, porque acusavam Deus de algo que ele não tinha feito, e a fé é vã porque se apoia na ressurreição de Cristo.
·        Se Cristo foi ressuscitado então todos os crentes serão ressuscitados com ele. Cristo foi o primeiro fruto, um sinal e uma garantia de farta colheita.
·        Observe o raciocínio de Paulo: a meta máxima de Deus para o universo é que Cristo retorne o governo a Deus depois de derrotar todos os inimigos.
·        O último inimigo a ser derrotado é a morte, a qual Cristo venceria pela ressurreição. Sem esta, Cristo não venceria o último inimigo.
·        Ele não retornaria o reino a Deus, que não seria o supremo rei. A negação da ressurreição frustra todo o plano de Deus para o universo. 

4-Transformação
·        A Bíblia revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária. (a) O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo.
·        Ao soar da última trombeta, num abrir e fechar de olhos, os cristãos mortos ressuscitarão, recebendo automaticamente corpos glorificados e os que estiverem vivos serão transformados, recebendo também um corpo glorificado.
·        Como é descrita no capítulo em questão, a glorificação consiste na distribuição por parte do Eterno de um corpo glorificado para cada um de seus servos, membros de seu corpo. Será a troca da corruptibilidade de nosso atual corpo por um corpo incorruptível, semelhante ao que Jesus possui desde a ressurreição.
·        Um corpo celeste, perfeito e incorruptível, mas ao mesmo tempo literal palpável e apto para interagir tanto com nosso universo físico como com o mundo espiritual (I Coríntios 15:39-40).

III FATOS DO ARREBATAMENTO
1- Linhas de Interpretação
·        Pré- Tribulacionistas -Os pré-Tribulacionistas alegam que em 1 Tessalonicenses 4:15, Paulo usou a palavra parousia-vinda para descrever o arrebatamento secreto.
·        Mas em 1 Tessalonicenses 3:13, ele usou a mesma palavra para descrever “a vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos” (NVI) – uma descrição, de acordo com os pré-Tribulacionistas, da segunda fase da volta de Cristo.
·        De acordo com essa interpretação, a Igreja será arrebatada ao final da primeira metade (três anos e meio) da septuagésima semana de Daniel.
·        A igreja suportará os acontecimentos da primeira metade da Tribulação, que segundo os mesotribulacionistas, não são manifestações da ira de Deus. Ela será arrebatada antes que comece a segunda metade da semana, que segundo essa teoria, contém todo derramamento da ira de Deus. Afirma-se que o arrebatamento ocorrerá junto com o soar da ultima trombeta e a ascensão das duas testemunhas de Apocalipse 11.
·        Os que defendem o arrebatamento pré-Tribulacionistas acreditam na interpretação dispensacionalista da Palavra de Deus. A igreja e Israel são dois grupos distintos para os quais Deus tem um plano divino.


2-Objetivos do Arrebatamento
·        O arrebatamento compreende a retirada dos crentes, enquanto no segundo advento requer o aparecimento e a manifestação do Filho do Homem.
·        No arrebatamento os santos são levados nos ares, enquanto na segunda vinda Cristo voltará a terra.
·        No arrebatamento Cristo vem buscar a sua noiva, enquanto na segunda vinda Ele retorna com a noiva.
·        O arrebatamento resulta na retirada da igreja  na instauração da grande tribulação, enquanto que na segunda vinda resulta do estabelecimento do reino milenar.
·        O arrebatamento é apenas para os crentes fiéis, enquanto a segunda vinda tem efeito sobre todos os homens.

3- Quem será arrebatado
·        Os que serão arrebatados por ocasião da Segunda Vinda de Cristo a este mundo são apenas os que estão vivendo em comunhão com Deus – os selados por Deus! Aqueles que morreram em Cristo serão ressuscitados e subirão, juntamente com os vivos justos, nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares.
·        “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada à trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16, 17).

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário