segunda-feira, 1 de maio de 2017

ANJOS, OS MENSAGEIROS DE DEUS


Sl 148.1-5
Introdução: A pesar de algumas noções sobre anjos que vêm das imaginações criativas humanas, a Bíblia fala muitas vezes sobre essas criaturas celestiais e seu trabalho como mensageiros. Em diversas ocasiões, anto no Antigo como no Novo Testamento, anjos aparecem aos homens para lhes revelar mensagens divinas.

I NATUREZA DOS ANJOS
1-Espíritos
·        Os anjos não existem desde a eternidade, eles foram criados por Deus no momento de sua criação(Ne 9.6;Sl 148.2;Cl 1.16.
·        A Bíblia não indica com precisão em que parte foram criados, mas podemos entender que isso deve ter acontecido imediatamente após ter criado os céus e antes de ter criado a terra, segundo podemos ver em Jó 38.4-7; Gn 1.11; Gn 2.1.
·        Não podemos também definir números , mas sabemos que um exército compreende grande quantidade, uma legião compreende um número grandioso(Dn 7.10; Mt. 26.53; Hb. 12.22).
·        Deus certamente criou todos de uma só vez, pois os anjos não tem capacidade de propagar-se como o homem (Mt. 22.30).
·        Somos informados de que eles são seres espirituais criados( Hb. 1.14).
·        Orígenes supunha  que não há diferença entre o espírito humano e os anjos, excetuando no grau de queda.

2-Imortais
·        Os anjos não estão sujeito à dissolução; Nunca morrem, a imortalidade dos anjos foi estabelecida por Deus e depende de sua vontade.
·        Os anjos são isentos da morte porque Deus assim o fez.
·        Anjos são seres criados por Deus, subordinados somente a Ele(Cl 1.16).
·        Sendo seres totalmente espirituais, e diferentes do homem não sofrem alguma das limitações que nos seres humanos possuímos.
·        São seres organizados e são divididos em classe(Is.6.1-3; Dn 10.13; Ef. 3.10; Jd 9).
Anjos ministram a Cristo várias vezes durante Seu primeiro advento e virão com ele em Seu retorno(Mt.2.13;Mt.4.11;Mt 4.26.53;Mt.28.2,5; Lc 22.43;2 Ts 1.7,8).

3-São numerosos
·        Depois da rebelião do inimigo e o surgimento do conflito entre o bem e o mal, os anjos foram comissionados por Deus para serem espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação.
·        Eles trabalham incansavelmente para nos proteger e influenciar-nos para o bem.
·        Quando Jesus voltar, os anjos irão acompanha-lo e agirão de outra forma: reunindo aqueles que serão salvos e os que merecem o castigo(Mt.24.31).
·        Segundo a Bíblia, o número de anjos é imenso, incalculável.
·        O livro do Profeta Daniel fala de “milhares de milhares”, “e milhões de milhões(Dn.7.10).
·        Igualmente, encontramos outros textos bíblicos que abordam o tema, como o livro de Jó 38.7, no qual os anjos são comparados  com o número das estrelas do céu.
·        Já o profeta Isaías fala do exército celestial (Is 40.26)

II CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS
1-Anjos do Senhor
·        Segundo alguns teólogos, o anjo do Senhor era uma manifestação do Senhor Jesus, para fortalecer este ponto de vista, alegam que, diferentemente de todos os outros seres angelicais, o anjo do Senhor aceitava adoração e falava em nome do mesmo Deus.
·        Em virtude destes fatos, alinham os seguintes  argumentos:

           1) - Somente um membro da trindade poderia aceitar a adoração.
           2)-  Apenas o Filho, ou o Espírito Santo, poderia falar em nome do Pai com tanta   autoridade  e com tamanha identificação.
·        Ainda mais explicitamente o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó(Êx.3.6).
·        Em algumas ocasiões o aparecimento de um anjo, era uma teofania de Deus para melhor se comunicar com seu povo ou deixar uma mensagem explicita.
·        Quando o governo romano intensificou a perseguição aos cristãos, João deve ter imaginado se a igreja  teria condições de sobreviver  e enfrentar a oposição. Mas Jesus apareceu(talvez em uma teofania) em toda a sua Gloria  e esplender , garantindo  a João que ele  e os crentes  fiéis  teriam acesso a força de Deus para enfrentar essas provocações.

2-Arcanjos
·        A arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de Anjo –chefe.
·        A palavra arcanjo tem esse significado.
·        Veja um verós bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo inflamatório contra ele; pelo contrario, disse: O senhor te repreenda (Jd 1.9).
·        O fato desse anjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição  de destaque na esfera espiritual.
·         Querubins-Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma(semelhante) a humana(Êx 25.20).
·        Em algumas passagens vemos querubins com a forma de animais(Ez. 41.18,19).
·        Em outra, temos querubins descritos em forma estranha, mesclados com característica de pessoas e animais.
·         Por exemplo: Em Ezequiel 1.5-8, esses serem tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc.
·        Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus(Ap. 4.6-8).
·        Serafins-Só existe dois versículos na Bíblia mencionando os serafins: Is. 6.2,6), nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “Cada um tinha seis asas; com duas  cobria o rosto, com duas cobria seus pés e com duas voava”

3- Outras categorias de anjos
·        Eleitos- Temos os anjos eleitos, são aqueles que permaneceram fiéis ao Senhor quando da rebelião no céu, os que não foram fiéis, foram expulso do céu.
·        Das nações- São anjos que tem a missão de guardar as nações e seus negócios, por exemplo Israel tem seu anjo que guarda o povo de Israel(Arcanjo Miguel).
·        Quando esses anjos guardam a nação, eles sofrem oposição dos anjos malignos, e por isso que cada nação deveria clamar a Deus por proteção, quando isso não acontece, o caos e situações negativas recaem sobre essa nação.
·        Por isso que existe grandes batalhas espirituais nas potestades espirituais, que nós não podemos avaliar, mas, constantemente essa batalha existe, os que são servos do Senhor tem anjos em nossa favor, os que não são servos do senhor correm sérios riscos espirituais.
·        Os vigilantes- Como o nome já diz eles estão constantemente em vigia, em favor dos salvos
·        Seres vivente- Estes anjos estão constantemente em atividades em torno do trono do Senhor e ministrando junto a ele, sendo a adoração a atividade mais constante.

III A OBRA DOS ANJOS
1-Adoradores
·        A função desses anjos e adorar o Senhor continuamente, e estão sempre na presença de Deus, ocupando atividades a fins.
·        Os anjos estão ativos na adoração celeste servindo tanto agora quanto no estado eterno(Ap.19.1-3).
·        “Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo; Gloria a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens de boa vontade(Lc.2.13ss). 

2-Mensageiros
·        A palavra grega traduzida anjo aparece mais de 170 vezes no Novo Testamento. Ela significa mensageiro e é usada tanto para identificar mensageiros humanos como para falar de seres celestiais encarregados com a transmissão de uma mensagem do Senhor.
·        Quando examinamos cada ocorrência desta palavra, percebemos, pelo menos, três possibilidades do sentido da palavra.
·        É importante considerar o contexto de cada trecho antes de chegar a uma conclusão sobre seu significado.
·        Em alguns textos, a palavra (grego: aggelos) claramente se refere a mensageiros humanos. Nestes casos, os tradutores da Bíblia geralmente preferem a tradução mensageiro, que não deixa confusão sobre o sentido.
·         Assim, João Batista foi o mensageiro que preparou o caminho de Jesus (Mateus 11:10), e ele mesmo enviou mensageiros para fazer algumas perguntas para Jesus (Lucas 7:24).

3- Agentes do juízo divino
·        Os anjos também são agentes do juízo divino, eles foram ate Sodoma e Gomorra para cumprirem a sua missão, retirar Ló e sua família de lá e executarem a vontade de Deus.
·        No futuro eles estão ativos para fazer acontecer o juízo divino sobra as nações rebeldes e separar o povo de Deus para a grande colheita.


 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário