segunda-feira, 8 de maio de 2017

ANJOS CAÍDOS, AGENTES DO MAL


Lc 10.17-20
Introdução: Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, e, como o homem, dotados de livre arbítrio (escolha). Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu (Jo 8.44; 2Pe. 2.4;Jd 6).
O pecado, no qual eles e seu chefe caíram, foi o orgulho. Segundo as Escrituras, os anjos maus passam parte do tempo no inferno (2 Pe. 2.4) e parte no mundo, especialmente nos ares que nos rodeia(2 Co 4.4).

I NATUREZA DOS ANJOS CAÍDOS
1-Espíritos Rebeldes
·        Os anjos foram criados perfeitos. (Ezequiel 28.15).
·         Porém, numa época muito remota, um desses seres espirituais criados, um anjo chamado Lúcifer, da ordem dos querubins (Ezequiel 28.14) foi tomado pela soberba (Ezequiel 28.17) e intentou ser semelhante ao Altíssimo e desejou tomar para si o Reino do seu Criador (Isaías 14.13,14).
·        Com esse propósito convenceu um terço dos anjos (Apocalipse 12.4) a se unirem a ele como futuro soberano.
·        ‘‘Houve peleja no céu. Miguel e seus anjos de Deus pelejaram contra o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo, sim foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.’’ (Apocalipse 12.7-9). ‘‘Eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro…’’ (Apocalipse 12.11 a).
·        Assim, todos eles cometeram pecado contra Deus, o pecado da iniquidade e foi quebrada a aliança eterna com Deus.
·        Após a desobediência, eles ‘‘morreram’’ para Deus que os lançou no inferno (Lucas 10.18), reservando-os para o juízo (II Pedro 2.4).
·         Lúcifer havia sido criado e ungido para uma posição de grande autoridade, mas, tornou-se um grande dragão vermelho após a queda. Satanás e os anjos maus são os nossos principais adversários, porque se opõem aos planos de Deus, para impedir sua realização por nosso intermédio (Apocalipse 12.17).
·        Porém a Igreja está investida de autoridade sobre eles, que já estão condenados e julgados (João 16.11).

2-Espíritos maus
·        Observamos nos mundo pessoas que parecem dedicarem-se a fazer maldades. Alguns de forma aberta, provocando situações que agridem e ferem os outros de maneira pública.
·         Outros de maneira dissimulada, semeando seus venenos e trazendo dor aos que se aproximam.
·        Temos bandidos, marginais, e tantas denominações de malfeitores que parecem viver exclusivamente para maltratar a humanidade.
·        A palavra "principado" significa o território ou jurisdição de um príncipe ou o país que dá o título a um príncipe. Assim, vemos que esses espíritos reinantes estão designados para tomar conta de regiões como nações e cidades. Isto é esclarecido no livro de Daniel, capítulo 10. Daniel estava querendo ouvir a palavra de Deus através de oração e jejum.
·         Como cristãos sabemos que estamos em uma batalha. E que essa batalha não é contra a carne nem sangue, mas, contra os demônios.
·        Os demônios são inimigos espirituais, e a responsabilidade de todo cristão é enfrentá-los, diretamente, numa luta espiritual.
·        "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efésios 6:10-12.)
·        A Bíblia usa a analogia de luta ao referir-se ao nosso combate contra Satanás e suas tropas. "Luta" é a palavra certa, pois ela indica combate corpo-a-corpo com os poderes das trevas. A maioria de nós preferiria usar um canhão para atingi-los de longe, mas isso não é possível. A luta é bem pessoal e de perto.
·        O inimigo é espiritual, e as armas contra ele são espirituais.


3-Espíritos Limitados
·        O príncipe deste mundo é Satanás, um anjo  que se rebelou contra Deus.
·        Satanás é real, não um ser simbólico, e está constantemente batalhando contra Deus e contra aqueles que lhe obedecem.
·        Satanás tentou Eva no jardim do Éden e a persuadiu a pecar; tentou Jesus no deserto, mas não conseguiu persuadi-lo como fez com Eva (Mt.4.1-11).
·        O poder dos espíritos maus é limitado por Deus como aconteceu na vida de Jó, onde Deus permitiu ele tocou, onde Deus não o permitiu não tocou, os demônios (espíritos maus) obedecem a Deus.
·        A ressurreição de Jesus destituiu o poder de Satanás (Cl 1.13,14).
·        Mas, para vencermos o Diabo, precisamos ser fielmente submisso à Palavra de Deus, necessitamos de determinação para permanecer longe do pecado e ajudar outros crentes.
·        Cuidado igreja com as aparências, você pode descobrir que o bonito não é tão bonito assim, era disfarce do mal para te seduzir, não acredite em tudo que você ouve, ler ou vê, nem tudo  parece o que  é, há um projeto tenebroso de Satanás para enganar os eleitos, preste atenção, não caiam em redil do mal, não se deixe levar pelo seu coração, o coração engana, ore a Deus.
·        Ele jamais vai deixar que alguém que tenha comunhão com Ele fique enganado, não creias em todos os espíritos, não fique agraciado por sabedoria do homem, o inimigo pode se aproveitar disto, peça discernimento ao Espirito Santo.
·        Leia a bíblia, ela não falha, o que está escrito é, faça o teste para ver se as coisas sãos de Deus.
·        No entanto, não deixe o desejo do teu coração imperar, peça a Deus para amortecer sua cerviz, e tirar o que não for Dele, e fazer prevalece o que procede Dele em tua vida. “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1


II ORGANIZAÇÃO DOS ANJOS CAÍDOS
1-O Príncipe
·        “Pois estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus Nosso Senhor” (Romanos 8.38,39).
·        Neste contexto, principados e potestades são seres  invisíveis  do mal.
·        Satanás  e seus demônios(Ef. 6.12).
·        Em Cristo , tornamo-nos mais do que vencedores, seu amor  nos protege do poder das trevas.
·        Um príncipe tem a sua “potestade” isto, território ou jurisdição de sua atuação ou governo.
·        Devemos ter em mente que Satanás e seus demônios fazem oposição a Deus e ao homens (Zc 3.1; Mt 13.39).
·        Zc.3.1-5 - Vemos a oposição de Satanás em acusar  o sacerdote Josué, que aqui representa a nação Israel.
·        As acusações eram precisas – ele vestia roupas “sujas” (referindo-se ao pecado). Contudo, Deus revelou  sua misericórdia e declarou que resolveu salvar o seu povo  apesar das transgressões que praticaram.
·        Satanás sempre acusa as pessoas  diante de Deus baseado  nos pecados que cometemos ( Jó 1.6).
·        Então Satanás tem vários títulos: Tentador- pois tenta os homens que estão vulneráveis espiritualmente; Pai da Mentira- Ele é mentiroso, astuto e falso; Príncipe do Mundo- Porque ele governa o mundo das trevas sob a supervisão de Deus.

2- Níveis de liderança
·        O Principados - É o nível mais  alto na hierarquia maligna no comando das nações e países, eles exercem grande influência em líderes mundiais, induzindo-os a praticarem leis injustas, crimes, roubos, leis que provocam a irá de Deus, etc...
·        Potestades - São espíritos atuantes  nos níveis intermediários nos comandas das cidades e estados, de igual modo eles levam a violência, vícios, estrupo, prostituição, vandalismos, criminalidade em todas as suas manifestações.
·        Dominadores- Como o nome já diz, eles dominam pessoas, famílias nos seguimentos da maldade, contra terceiros. Podendo até acontecer possessão de pessoas e incorporação (fato notório em centros de umbanda e suas ramificações.)
·        Forças Espirituais –Elas agem de maneira que as pessoas ficam debaixo de suas vontades, as pessoas que estão sob o poder das trevas, não tem força para se libertar, somente sob o poder do Senhor. Uma pessoa possessa passa a ter uma força descomunal, porque a força não é sua e sim do espirito que está nela, não podemos combater essa força com simples vontade humana, é preciso um processo de santificação, que envolve jejum oração e obediência a Palavra de Deus.

3- As Atividades
·        Suas atividades são variadas, seguindo os seus propósitos.
·        Perturbar a obra de Deus (1 Ts 2:18).
·        Opor-se ao Evangelho (Mateus 13:19; 2 Co 4:4).Dominar, cegar, enganar e laçar na impiedade (Lc 22:3; 2 Co 4:4; Apocalipse 20:7,8; 1 Tm 3:7).
·        Afligir e tentar os santos de Deus (1 Ts 3:5).
·        Ele odeia até a natureza humana com a qual se revestiu o Filho de Deus. Intenta destruir a igreja porque ele sabe que uma vez perdendo o sal da terra o seu sabor, o homem torna-se vítima em suas mãos inescrupulosas.
·        Ao mesmo tempo que reconhecemos que Satanás é forte, devemos ter cuidado de não exagerar o seu poder.
·        Para aqueles que creem em Cristo, ele já é um inimigo derrotado (Jo 12:31), e é forte somente para aqueles que cedem à tentação.

III DERROTA DOS ANJOS CAÍDOS
1-No passado
·        Ele esteve no jardim do Éden, foi ordenado e ungido como um poderoso guardião angelical e tinha acesso ao santo monte de Deus, mas foi banido de lá.(Ez 28.17).
·        O texto de Isaías 14 é a outra passagem bíblica fundamental para nos esclarecer acerca da queda de Satanás. O profeta registra a famosa declaração de Satanás em sua rebelião contra Deus: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (vv. 13-14). 
·        Deus respondeu a tal declaração da seguinte forma: “Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (v. 15). 
·        Satanás se tornou o inimigo de Deus, um adversário que se levantou com o intuito de destronar Deus e impedir o plano divino para a história.

2-No Presente
·        Os verdadeiros crentes tem suas vitorias sobre a trevas pelo poder do Senhor Jesus, porém para essa luta é de necessário fazer a nossa parte que é viver em santidade e jejuar e meditar na Palavra de Deus.
·        Nenhum crente em sã consciência, deve pensar que por pertencer a uma denominação ou ser salvo, está livre das investidas do mal.
·        O que vence o mundo é a nossa fé no sacrifício de Jesus, pela remissão de nossos pecados.
·        Tem promessa de Deus para o crente fiel, que o inimigo não poderá prevalecer contra a sua igreja (nós somos a igreja). 
·        Precisamos vigiar mais, orar mais, e buscar andar segundo a vontade de Deus, fazendo o que a Bíblia recomenda.

3-No Futuro
·        A batalha celestial (12:7-11)Este parágrafo pinta a derrota de Satanás, quando Miguel e seus anjos arremessaram do céu o diabo e seus anjos.
·        Esta cena não é uma descrição de alguma queda do diabo no começo dos tempos, mas descreve a vitória decisiva contra o diabo através da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.
·         Esta vitória ocorreu no tempo quando a salvação e o reino de Cristo vieram (12:10).
·        Mas a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo derrotaram Satanás ( Mateus 12:28-29; João 12:31; 14:30; 16:11; Colossenses 2:15; 1 Pedro 3:22), porque sua morte expiou o pecado (João 1:29) e sua ressurreição deu-lhe as chaves da morte (2 Timóteo 1:10; Apocalipse 1:17-18).
·         Agora, acusação contra o povo de Deus é impossível; o diabo está vencido (Romanos 8:33; Hebreus 2:14-15; 1 João 3:8).
·         A vitória de Miguel simboliza os resultados do sacrifício de Cristo.
·        Não devemos  nos enganar com os métodos de Satanás e nem permitir que ele nos afaste da verdade e nos engane com sua  astúcia e mentira.
·        Precisamos nos sujeitar a Deus e nos revestir do Seu poder para vencer todo o poder das trevas.

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário