segunda-feira, 15 de maio de 2017

HOMEM, A GLÓRIA DA CRIAÇÃO

Gn.1.26-28
Introdução: De onde viemos, para onde vamos? Porque fomos criados? Desde o tempo antigo, o homem olha para o céu, para os astros e estrelas, buscando respostas a essas perguntas fundamentais e ao mesmo tempo tão intrigantes.
Diversos filósofos, astrônomo, físicos e outros pensadores têm se dedicado a tentar explicar qual a origem do Universo e, de forma especialmente particular, da criação do ser humano.

I ORIGEM DO HOMEM
1-Criação divina
·        Adão(do hebraico “vermelho”, adom, termo similar ao usado para designar “terra”(hb. Adama), foi assim chamado por Deus, Ele formou Adão do barro, da terra.  
·        “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente Gn.2.7.
·        O verbo “yatsar” (formou) sugere o trabalho de um artesão moldando a obra em barro.
·        Deus se envolveu pessoalmente  na criação do homem, enquanto modelava o corpo humano do barro, e após, soprou em suas narinas o fôlego de vida.
·        O sopro divino descrevia a forma como o Senhor infundiu o Espírito no ser humano, o que deu ao homem a capacidade intelectual, moral, relacional e espiritual.
·        Diferente de todo o resto da criação, onde Deus simplesmente utilizava o termo “haja”, com  o  homem o Senhor demostrou profunda consideração e planejamento.
·        O Elohim emprega a frase façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
·        Deus estabelece um padrão moral altíssimo para ao ser humano, padrão referenciado e assemelhado ao próprio Deus.
·        Agora  havia chegado o momento ápice de toda obra criadora, tudo que foi criado anteriormente era destinado a comportar, sustentar e manter a vida da joia prima da natureza.

2-Imagem de Deus
·        “E disse Deus; Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn.1.26).
·        Adão era o único ser em que Deus utilizou a sua própria imagem, uma criatura feita para refletir a sua glória.
·        A visão tradicional da criação está associada com a imagem de Deus no homem, representando a sua moral e ética, bem como a habilidade intelectual que recebeu do criador.
·        Personalidade – Somos seres pessoais dotados de capacidade de mantermos comunhão com Deus e com o nosso semelhante, o homem não nasceu para ser uma ilha, ela precisa ter comunhão com seu a semelhado, isto, está claro quando Deus em sua sabedoria concedeu ao homem uma companheira, não foi um companheiro.
·        O relacionamento interpessoal, entre pessoas é parte do plano de Deus para a humanidade, onde devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos.
·        Semelhança Moral- Quem não tem uma semelhança moral, que possa distinguir o certo do errado, assim como ter liberdade de agir de maneira responsável, perante a sociedade, não tem a semelhança divina, caminha mais para o irracional.
·        Natureza racional- Isto fala de cognitivo (aprendizado, conhecimento etc...), o homem é um ser racional que tem a capacidade de pensar, é um ser intelectual, e por ter essa capacidade, eles pode perfeitamente ter conhecimento de Deus.
·        Capacidade de governar- Essa é outra característica do homem formado por Deus, ele é um ser pode governar outros e dominar com sua inteligência, fazendo as coisas certas, ele pode dominar as coisas em seu redor, como animais e construir bens para seu uso. E esta ordem se aplica a nós mesmos também. Vemos cada vez mais o domínio da humanidade se estendendo através do conhecimento cientifico. A cada dia cresce a conquista dos mares, da terra, do ar e do espaço.
·        Autoconsciência- É a capacidade do homem de ter consciência de si mesmo, seus limites e capacidade, ele é um ser diferente dos demais seres, e por isso não pode se depreciar, se achando inútil, pois Deus o já capacitou com uma inteligência que outros não têm.
·        O Homem tem uma natureza social- Esta natureza o capacita a viver em sociedade, em comunhão com seres da mesma espécie. Eu não aceito a ideia de que o homem pertence a raça animal, como apregoam os estudiosos, se assim fosse obviamente Deus seriam um animal, pelo fato de termos características de semelhança a Deus.



3- Ser Especial
·        A Bíblia é clara e enfática ao afirmar que o homem foi criado no sexto dia da criação.
·        O homem não veio de nenhum material biológico pré- existente ou da evolução da família de primatas antigos.
·        O homem foi criado pessoalmente por Deus, que utilizou materiais inertes, sem vida, pois o Senhor Majestoso foi quem criou a vida, Ele é o dom da vida.
·        Deus deu vida ao homem e imediatamente o deu uma casa, um lar que o Senhor pessoalmente plantou,  o  jardim ( do hebraico “gan”, área cercada) Éden( cujo significado é deleite, prazer, alegria, e localizava-se entre rios, originando o termo “Mesopotâmia”.
·        O homem tem varias capacidades: Capacidade de falar, pensar, apreciar a beleza da natureza, há no homem uma grande necessidade de adorar a Deus, quando o homem não adora o Deus verdadeiro, ele busca algo para preencher esse vazio, isto talvez explique a busca do homem de algo para ser seu alvo de adoração.
·        Cada ser humano tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus, como não há nada maior do que Deus, somente Deus poderá preencher completamente esse vazio.   


II NATUREZA DO HOMEM
1-Aspecto físico
·        Homem exterior-Quando a Bíblia se refere ao homem exterior (corpo) ela está se referindo em boa parcela ao  seu corpo(2 Co.4.16; 1 Pe.3.3; Rm.  2.28.)
·        Geralmente a Bíblia faz uso do termo homem interior/homem exterior em contraste de um com o outro ( Mt. 23.26; Rm 2.29).
·        A Bíblia nos diz de forma clara que o nosso corpo é apenas a nossa casa terrestre (espiritual), isto é onde esta alojada a alma e espírito.
·        Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, portanto dever ser um lugar que Ele possa se agradar em ficar permanentemente nele.
·        Talvez seja essa a dificuldade do ser humano entender isso, tem gente que “picha” o templo do Espírito com tatuagem, outros usam drogas, outros bebidas, e outros utilizam esse corpo para a prostituição.
·        No seguimento evangélico, muitos usam o corpo para outras manifestações que não seja a do mover do espírito.
·        Sem o corpo físico não poderíamos ter contato com as coisas materiais.


2- Aspectos Imateriais
·        Podemos listar alguns elementos importantes que compreendem a parte imaterial do homem, e procurar entender o que cada um é de fato.
·        Dentre esses, é possível listar: Alma, Espirito, temos também;  pensamento, emoções; dor, amor, ódio etc...
·        Alma- O termo “alma” em português reporta-se basicamente a “nephesh” em hebraico e a “psiche” no grego.
·        No Velho Testamento podemos encontrar os seguintes usos para o termo hebraico: “Alma”, “ser vivente”, “vida”, “eu”, “pessoa”, “desejo”, “apetite”, “emoção” e “paixão”.  Mas basicamente significa “vida”.
·        O termo hebraico pode tanto significar uma pessoa por inteiro, tanto viva quanto morta. Pode referir-se ao aspecto imaterial do homem como um todo em relação à emoções, e tem  um importante enfoque na redenção.
·        Espírito - A palavra “espírito” é equivalente a “ruah” hebraico e “pneuma” grego. Pode, como já bem demonstrado, ser utilizado intercambiavelmente com a palavra “Alma”, referindo-se ao Aspecto Imaterial do homem como um todo.
·         Mas é válido demonstrar que o homem nunca é apresentado como um espírito, embora possua um.
·         O que se demonstra com a atribuição de Espírito e Alma ao Aspecto Imaterial do homem, não é que Alma e Espírito sejam o mesmo elemento, mas que não são os únicos elementos do aspecto imaterial.


3-Aspectos Morais
·        O homem é uma criatura moral. Com isto queremos dizer que ele é responsável pelas suas ações. Isto é um dos sinais por que o homem se distingue da besta.
·        O homem se constitui criatura moral por aquelas faculdades que o fazem responsável pelas suas ações. Essas faculdades são três: Intelecto, consciência e vontade.
·        Intelecto- É a faculdade da percepção ou pensamento. É o poder de o homem saber ou receber conhecimento. Sem isto o homem não seria uma criatura moral. Isto está ensinado por Jesus em João 9:41.
·        Consciência - De um ponto de vista estritamente psicológico a consciência não é considerada como uma faculdade separada.
·        Deste ponto de vista as três faculdades são intelecto, sensibilidade e vontade; sendo a consciência considerada como a ação combinada dessas três faculdades dando ao homem um senso íntimo de sua responsabilidade moral e julgando entre o bem e o mal.
·        Vontade -A vontade do homem está definida por A. H. Strong como “o poder da alma de escolher entre motivos e dirigir sua atividade subsequente de acordo com o motivo assim escolhido, em outras palavras, o poder da alma de escolher tanto o fim como os meios de atingir o escolhido”.
·         Diz o mesmo autor: “A escolha de um fim último chamamos preferência imanente; a escolha dos meios chamamos volição (manifestação da vontade) executiva”.


III IMORTALIDADE DO HOMEM
1-Morte física
·        Nascemos, vivemos e morremos. E depois? Esta pergunta tem desafiado a humanidade através da História do Mundo.
·        Nosso entendimento do que acontece após a morte influenciará muito a maneira pela qual vivemos. Para aqueles que procuram agradar a Deus, é importante saber o que ele revelou sobre este assunto.
·         Só por um estudo da Bíblia podemos evitar os perigosos erros da sabedoria humana.
·        A morte é uma separação. Podemos entender este fato claramente, considerando como a Bíblia descreve a morte espiritual.
·         Comecemos no livro de Gênesis, onde encontramos pela primeira vez o conceito de morte.
·        Quando Deus disse a Adão que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele revelou que a consequência da desobediência seria a morte no mesmo dia do pecado (Gênesis 2:17).
·        Com certeza, Deus cumpriu sua promessa sobre a consequência do pecado, porque ele sempre fala a verdade e nunca quebra uma promessa.

2-Razão da Morte
·        O entendimento correto do ensinamento Bíblico sobre a morte tem aplicação prática em nossas vidas. Eis duas sugestões específicas sobre as aplicações que devemos fazer:
Devemos resistir às doutrinas e práticas que não são baseadas na Bíblia, incluindo:
– A ideia de que a existência termina com a morte
– As tentativas de comunicar com os mortos
– A doutrina do purgatório
– A doutrina da reencarnação
- Devemos  viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, de modo que estejamos prontos, quando encontrarmos Jesus (Mateus 24:42-44; 2 Pedro 3:10-13).

3-Imortalidade
·        1 Coríntios 15.53-54 – Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de  imortalidade.
·        Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de  imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: A morte foi destruída pela vitória! (NVI).

·        Paulo ressalta o que vai acontecer não com todos os homens, mas especificamente com os cristãos que estiverem vivos bem como os cristãos que já haviam morrido por ocasião da segunda vinda de Cristo (vs.52), que é um evento designado para o futuro.
Pr. Carlos Borges (CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário