domingo, 21 de maio de 2017

BÍBLIA, A REVELAÇÃO ESCRITA DE DEUS

2 Tm. 3.13-17
Introdução: A Bíblia é a Palavra de Deus e contem toda a revelação necessária ao conhecimento de Deus. Por isso, com toda diligência, leia a Bíblia e medite nela para ser sábio, creia nela para desenvolver sua salvação, ame-a para manter viva a esperança, pratique-a para ser santo e agradar a Deus.


I NECESSIDADE DA REVELAÇÃO
1-Conhecer a Deus
·        Saber coisas de Deus, estudar teologia, ler alguns capítulos de livros e falar sobre Deus é muito diferente de caminhar com Deus, passar tempo em oração contemplativa, conhecer Deus e estar sensível e obediente à Sua voz.
·        Conhecer sobre Deus nos leva a uma vida de questionamentos, de nos colocar no centro como se tivéssemos que ter todas as respostas. Jó estava nesta situação.
·        Questionava Deus do por que tudo aquilo estava acontecendo com ele.
·        Quando se fala de crer em Deus, ás vezes em muitos de nós surge um problema: do ponto de vista humano, nós teríamos de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele.
·        Mas no caso, do crente é diferente, ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus.
·        Os seus conhecimentos deverão ser submissos à fé. Nunca ao contrário.
·        Conhecer a Deus, não significa provar a sua existência, através de provas formais.
·        E muitos hoje dizem em seus corações que não há Deus, esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto é, esses que agem e falam como se não existisse Deus.
·        A Bíblia em parte alguma faz referência, que nós tenhamos que saber as provas da existência de Deus.
·        Ela afirma que ele existia antes do mundo, e existe até hoje.

2-Revelação escrita
·        A Bíblia é dividida em duas partes maiores, conhecidas como o Velho Testamento e o Novo Testamento.
·        O Velho Testamento fala sobre a criação do homem e de suas lutas sem sucesso contra o pecado. Ele nos ajuda a ver o que é o pecado e a entender suas consequências, mas não revela completamente a solução (Romanos 3:19-23).
·        O Novo Testamento dá a resposta ao problema do homem na pessoa de Jesus Cristo (Romanos 1:16-17).
·         Apesar de que algumas pessoas ainda o rejeitem, ele é o único meio de salvação (Atos 4:11-12).
·        Referimos-nos a essas partes da Bíblia como testamentos ou alianças, porque elas mostram como Deus revelou sua vontade a diversas pessoas em diferentes épocas.
·        O Velho Testamento é principalmente sobre o povo de Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó.
·        Deus os escolheu como nação especial e fez um pacto com eles.
·         Ele comunicou-lhes a lei no Monte Sinai e a entregou por intermédio de Moisés, seu servo fiel.
·        Essa aliança foi dada para proteger o povo do mal enquanto ilustrava, muito claramente, a consequência mortal do pecado.
·        Sem a informação que nos é dada no Velho Testamento, seria difícil entender as palavras de Paulo: "... porque o salário do pecado é a morte..." (Romanos 6:23).
·         Hoje, entendemos muitas coisas importantes no Velho Testamento. Aprendemos sobre a natureza do Deus verdadeiro que governa o futuro e nunca quebra suas promessas (Romanos 15:1-4).
·        Observamos os perigos da desobediência (1 Coríntios 10:1-13). Encontramos alguns detalhes do plano perfeito de Deus quando ele prepara o envio de seu Filho para nos salvar (João 5:39).
·        Quem não conhece a Palavra de Deus, não conhece o Deus da Palavra (CABB).
·        Quem despreza a Bíblia, está desprezando a verdade, e como ser Salvo. (CABB)


3-O Nome Bíblia
·        A Bíblia (do grego, plural de, transl). bíblion, "rolo" ou "livro", diminutivo de "byblos", “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, [] em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra.
·        É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.
·        Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1 500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos.
·         A maioria dos historiadores considera que a data dos primeiros escritos acreditados como sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo(X) e o quarto( IV) século antes de Cristo.
·         Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.


II A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS
1-Inspiração Divina
·        A revelação de Deus se fez em muitas vezes e de muitas maneiras como se afirma em Hb 1.1,2. Revelação é a ação de Deus pela qual Ele deu a conhecer ao escritor coisas desconhecidas.
·        Era de se esperar a revelação porque a entrada do pecado no mundo sujeitou a criação à vaidade, tornando necessária a intervenção do Criador para redimi-la do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Rom 8.20,21).
·        A revelação é necessária porque a razão humana é incapaz, por si mesma, de provar e saber qual é o significado da chamada (vocação) de Deus para o homem, aí incluíndo tudo o que se espera dele quanto à transformação de sua natureza pelo novo nascimento, à necessidade da expiação do pecado; vida de santidade para o serviço, culto, oração e adoração ao Senhor, neste mundo, bem como é pela revelação que se desvenda que a vida de Deus no crente vence a morte eterna, e o coloca na vida eterna.
·        Muitos se colocam contra a afirmação de serem as Escrituras (tanto do Antigo quanto do Novo Testamento) a verdade, argumentando, puerilmente, que elas são o produto da imaginação do homem, e mais ainda, que não pode ser infalíveis, posto terem sido imperfeitos os homens que as produziram, como todos os demais homens.
·        Ora, a isto respondemos que para revelar a verdade e para preservá-la através das sucessivas gerações da humanidade, Deus já havia planejado inspirar profetas, apóstolos e outros para serem ministros da Palavra, antes mesmo que estes tivessem chegado à existência (Jer 1.5; Gl 1.15,16).

2-Evidencias
·        A Bíblia é um livro cheio de instruções para uma vida bem sucedida, mas há muitos livros que oferecem conselho semelhante. O que torna a Bíblia diferente ou distinta, entre tais livros? A Bíblia proclama ser a Palavra de Deus, uma revelação divina!
·        A Bíblia tem tido uma enorme influência na História do homem. Ela continua sendo o livro mais frequentemente traduzido. É inquestionável que a Bíblia seja amplamente acreditada como sendo a Palavra de Deus, um livro divinamente inspirado.
·        Mas qual evidência existe para apoiar esta crença? Seria sem fundamento esta fé? O que podemos oferecer à pessoa que tem dúvidas sobre a inspiração da Bíblia?
·        A inspiração é a influência do Espírito Santo sobre os escritores da Bíblia, para que as coisas que eles escreveram sejam exatamente o que Deus desejou revelar ao homem.
·        A Bíblia declara ser o produto da inspiração. Paulo escreveu, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).
·         Aos Coríntios, ele escreveu que o Espírito Santo revelou as verdadeiras palavras que ele e outros usaram para ensinar a Palavra de Deus (1 Coríntios 2:10-13).
·         Pedro afirmou que os profetas do Velho Testamento também falaram como foram levados pelo Espírito Santo (1 Pedro 1:11-12; 2 Pedro 1:20-21).
·         Os próprios profetas declararam que estavam falando as palavras de Deus (por exemplo, Jeremias 1:2, 4, 9).

3- Revelação completa
·        Em Gal. 1-6 – Algumas pessoas estavam pregando “outro Evangelho”, estavam ensinando que, para serem salvos, os gentios crentes precisavam obedecer às leis e os costumes judaicos, especialmente ao rito da circuncisão.
·        A fé em Cristo não era suficiente.
·        Essa mensagem enfraquecia a verdade de que a salvação é uma dádiva, e não uma recompensa por certos atos.
·        Jesus Cristo tornou essa dádiva disponível a todas as pessoas, e não somente aos judeus.
·        Precisamos ter cuidados com as pessoas que nos cercam nos trazendo uma nova mensagem que nos induz a ir além da fé em Cristo Jesus para sermos salvos.
·        Qualquer ensino a que venha colocar “aditivos” para obtermos a salvação, além da fé no Sacrifício vicário de Jesus, deve ser descartado, desconsidere os deturpadores da Palavra de Deus, e siga para o alvo que é Cristo Jesus.

III CÂNON DAS ESCRITURAS
1-Conceito
·        No grego, a palavra "cânon" significa uma vara ou régua, portanto um padrão ou regra. Os cristãos passaram a usar essa palavra em referência a uma lista de livros inspirados por Deus que eles reconhecem como Escrituras com autoridade divina. As escrituras judaicas.
·        Após dezenove séculos, o Cânon das Escrituras ainda continua a ser questão de debate.
·        Protestantes, católicos e ortodoxos, têm uma coleção de livros um tanto distinto um dos outros.
·        Até o próprio reformador Martinho Lutero questionou a inclusão do Livro de Tiago nas Escrituras, bem como, muitos cristãos hoje em dia, mesmo afirmando que a autoridade dos Livros da Bíblia tende a confiar em apenas alguns livros, tem seus livros favoritos e ignoram os demais.
·        Os documentos que entraram no cânone da Bíblia Hebraica foram colecionados, originalmente, num "livro" em formato de um rolo.
·        No início, os rolos eram feitos de folhas de papiro.
·        Cada folha tinha cerca de 30 cm de altura e 20 cm de largura. As folhas eram coladas umas nas outras, formando rolos de comprimento variado, embora fosse pouco comum um rolo com mais de 20 folhas.

2-Antigo Testamento
·        O Antigo Testamento, também chamado de Velho Testamento, ou mais corretamente Escrituras Hebraicas, é composto de 39 livros divinamente inspirados, de Gênesis a Malaquias, segundo o atual arranjo costumeiro, constituem a maior parte da Bíblia.
·        Os livros do Antigo Testamento, conforme aparecem na maioria das versões da Bíblia, podem ser divididos em três seções: (1) Históricos, Gênesis a Ester, 17 livros; (2) Poéticos, Jó a O Cântico de Salomão, 5 livros; (3) Proféticos, Isaías a Malaquias, 17 livros. Essas divisões são um tanto gerais, visto que a seção histórica contém partes poéticas (Gên 2:23; 4:23, 24; 9:25-27; Êx 15:1-19, 21; Jz 5), bem como proféticas (Gên 3:15; 22:15-18; 2Sa 7:11-16); a seção poética contém matéria histórica (Jó 1:1-2:13; 42:7-17), bem como profética (Sal 2:1-9; 110:1-7); e na seção profética encontram-se informações históricas e matéria poética (Is 7:1, 2; Je 37:11-39:14; 40:7-43:7; La 1:1-5:22).

2- Novo Testamento
·        O Cristianismo, nas suas etapas iniciais, considerou o Antigo Testamento como a sua única Bíblia. Jesus, como os seus discípulos e apóstolos e o resto do povo judeu, citou-o como “as Escrituras”, “a Lei” ou “a Lei e os Profetas” (cf. Mc 12.24 Mt 12.5 Lc 16.16).
·        Com o passar do tempo, a Igreja, tendo entendido que em Cristo “as coisas antigas já passaram eis que se fizeram novas” (2Co 5.17), produziu muitos escritos acerca da vida e da obra do Senhor, estabeleceu e transmitiu a sua doutrina e estendeu a mensagem evangélica a regiões cada vez mais distantes da Palestina.
·         Dentre esses escritos foi-se destacando aos poucos um grupo de vinte e sete, que pelos fins do séc. II começou a ser conhecido como Novo Testamento.
·        Eram textos redigidos na língua grega, desiguais tanto em extensão como em natureza e gênero literário.

·        Todos, porém, foram considerados com especial reverência como procedentes dos apóstolos de Jesus ou de pessoas muito próximas a eles.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário