sábado, 24 de março de 2018

A LUTA PELA ÉTICA CRISTÃ


Rm 12.1-3
Introdução: “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo” (Fp 1.9-10).
Provérbios 26.18-20: “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz por brincadeira. Sem lenha, o fogo se apaga; e, não ha­vendo maldizente, cessa a contenda”.
Ética pode ser definida como o ESTUDO CRÍTICO DA MORALIDADE.

I PRIVILÉGIOS E DEVERES
1-O sacrifício vivo
·        Paulo começa a seção ética de sua carta aos Ro­manos com a excelência do “culto racional” e da diversidade dos dons espirituais que devem estar a serviço da igreja.
·        Entre os dons espirituais e os degraus do comportamento cristão, exatamente no começo de Romanos 12.9, ele coloca a pedra angular da ética cristã: “o amor seja sem hipocrisia”.
·        O amor, que é realmente o princípio governante da vida cristã, é mais do que uma emoção, e é de natu­reza mais firme do que mero sentimentalismo ou pura filantropia.
·        Salomão poetiza esse amor sem hipocrisia, dizendo: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas”.
·         O comportamento ético do cristão é uma busca constante e intensa do que é bom.
·         As palavras usadas por Paulo são firmes: “detestai” e “apegai”.
·        Elas podem ser ilustradas com dois versos de Colossenses, como veremos a seguir.
·        “Agora, porém, despojai-vos, igual­mente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos des­pistes do velho homem” (Cl 3.8 e 9).
·        “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longani­midade” (Cl 3.12).
·        O descuido da vida cristã acarreta sérios problemas.
·        O cristão não pode tomar as coisas de qualquer maneira.
·        O nosso cotidiano é sempre uma alternativa entre a vida e a morte.
·        O tempo é curto e a vida terrena é uma preparação para a eternidade.
·        O profeta Jeremias exorta-nos: “Mal­dito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!” (Jr 48.10).
·         Costuma-se dizer que o cristão pode abrasar-se, porém nunca oxidar-se. Jesus, em carta à igreja de Laodicéia, exorta: “Eu repre­endo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3.19).

2-Inconformados com o mundo
·        E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2).
·        A palavra de Deus ensina que o mundo inteiro jaz no maligno (1 João 5.19), ou seja, está no maligno.
·         E o sentido de inconformado não é simplesmente dizer que você está indignado, que não concorda, mas sim que você não toma a forma do mundo.
·        Vamos falar uma verdade, o evangelho que tem sido pregado em muitas igrejas por aí é o famoso evangelho "Tabajara", você vem pra Jesus e os seus problemas acabaram.
·        Coitado desse povo quando ganharem uma Bíblia que tenha João 16.33.
·        Mas Deus nos dá o caminho para uma vida abundante, eu não disse uma conta bancária abundante, mas sim, uma VIDA abundante.
·        Se você alcançar a conta bancária abundante, amém, glória a Deus por isso, é fruto do seu trabalho.
·        Mas, o caminho para aqueles que querem experimentar a BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL vontade de Deus, é seguir  os bons exemplos, fazer a coisa certa, dar bons exemplos, obedecer as normas, e seguir os passos de Jesus.
·        Uma das cosias que aprendemos na vida é: O sal só salgar quando sai do saleiro, nós só podemos transformar vidas se sairmos dando bons exemplos, e sermos corretos nas coisas que fazemos, e devemos fazê-las para a glorificação de Deus, e honrar os sacrifícios feitos por Jesus.

3- Fé sob medida
·        Hb 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”
·        Quando entregamos nossa vida ao Senhor começamos a vivenciar estas coisas.
·         Cremos que Jesus morreu pelos nossos pecados, aprendemos que o propósito de Deus é que sejamos parte de uma família de filhos que Deus fará serem semelhantes a Jesus.
·        Somos chamados de crentes porque cremos em Jesus!
·        Nos tratamos como irmãos porque somos filhos do mesmo Pai que é Deus!
·        Somos chamados de evangélicos porque cremos no evangelho que é Cristo, a vida de Deus para todo o que crê!
·        Porém, a diferença de um nome está naquilo que este nome significa!
·        Creio em Jesus? Vou procurar conhecê-lo!
·        Sou filho de Deus? Vou procurar o meu Pai!
·        Se eu não fizer isso, serei religioso, sem vida com Deus, sem experiência de fé!
·        Obediência em tudo o que ele nos ensina em sua palavra!

II ÉTICA PESSOAL
1-Um só corpo em Cristo
·        O estudo critico da moralidade, consiste na análise da natureza  da vida humana, incluindo os padrões do “certo”  e do “errado”, pelos quais a conduta da pessoa possa ser  guiada e dirigida.
·        O estudo da ética  repousa  sobre a crença de que o homem é um ser livre e responsável; um ser livre  para tomar decisão que bem desejar.
·        Se fosse possível declarar em uma só sentença a totalidade do dever social e moral do ser humano, poderíamos fazê-lo com as palavras de Jesus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mt 22, 37 e 39).
·        A ética é importante para a vida diária do cristão.
·        A cada momento precisamos tomar decisões que afetam a outros e a nós mesmos.
·        A ética cristã ajuda as pessoas a encarar seus valores e deveres de uma perspectiva correta, a perspectiva de Deus.
·         Ela mostra ao ser humano o quanto está distante dos alvos de Deus para a sua vida, mas o ajuda a progredir em direção esse ideal.
·        A religião dos judeus tem sido descrita como “monoteísmo ético”.
·        O Velho Testamento fala da existência de um único DEUS, o criador e Senhor de todas as coisas.
·        Esse Deus é pessoal e tem um caráter positivo, não negativo ou neutro.
·         Esse caráter se revela em seus atributos morais.
·         Deus é Santo (Lv 11, 45; Sl 99, 9), justo (Sl 11, 7; 145, 17), verdadeiro (Sl 119, 160; Is 45, 19), misericordioso (Sl 103, 8; Is 55, 7), fiel (Dt 7, 9; Sl 33, 4).
·        Se nós em Cristo somos um só corpo, também devemos expressar a mesma ética de Cristo em nós.

2-A lei do amor expressa
·        Se Ele é o nosso Mestre isso ficará simples ao nosso entendimento, pois é fácil identificar o amor, o que não é tão fácil, é amar.
·        E o mandamento de Deus é esse: Amar!
·        Não se trata de um amor, um sentimento igual ao de um apaixonado pela namorada, mas, de um comportamento e atitude para com aquele que está próximo.
·        Jesus nos afirma que se amarmos uns aos outros saberão que somos seus discípulos.
·        E isso não é fácil: amar ao próximo.
·         Melhor dizendo, essa é a porta estreita proposta por Jesus, pois mesmo que as circunstâncias digam o contrário, devemos amar.
·         O que significa dizer que devo abrir mão do meu orgulho, pois, mesmo que em algumas situações eu esteja certo e alguém tiver uma briga contra mim, Jesus me manda perdoá-lo.

3-Outras máximas da ética
·        Todos nós tomamos diariamente dezenas de decisões.
·         Fazemos escolhas, optamos, resolvemos e determinamos aquilo que tem a ver com nossa vida individual, a vida da empresa e de nossos semelhantes.
·        Ninguém faz isso no vácuo.
·        Antigamente pensava-se que era possível pronunciar-se sobre um determinado assunto de forma inteiramente objetiva, isto é, isenta de quaisquer preconcepções ou pré-convicções.
·        Hoje, sabe-se que nem mesmo na área das chamadas ciências exatas, é possível fazer pesquisa sem sermos influenciados pelo que somos, cremos, desejamos, objetivamos e vivemos.

III SUBMISSÃO AUTORIDADES
1-Obedecer às autoridades
·        "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmo condenação." (Rm 13. 1, 2)
·        A civilização humana é regida por princípios que a tornam viável. Um deles é o que diz respeito à autoridade.
·        Cada pessoa tem seu próprio raciocínio, sua própria vontade. Cada um de nós tem sua própria visão da vida e das circunstâncias e vai, assim, tomando suas próprias decisões (Jz.21.25).
·        Entretanto, quando vivemos em grupo, torna-se necessária uma direção comum. Se cada integrante agir de modo independente, o grupo deixará de existir.
·        Considerando que os agrupamentos humanos existem para que objetivos comuns sejam alcançados, então, em princípio, não convém dispersá-los.
·         Portanto, para que os grupos existam e sejam eficientes, torna-se necessária a figura do líder, ou líderes, com hierarquia definida
·        . O corpo precisa da cabeça para ter direção. Um animal com mais de uma cabeça seria um monstro, como a besta do Apocalipse (13.1). Então, é necessário que haja uma liderança claramente identificada.

2-Resistir às autoridades
·        Quando pensamos no contexto eclesiástico da questão, devemos nos lembrar de que, além das capacidades naturais, Deus nos dá capacidades espirituais, dons e ministérios que vão muito além do que poderíamos fazer por nós mesmos (II Cor.3.5).
·        O líder espiritual deve ter o conhecimento e os dons necessários para o exercício do seu ministério. Como alguém pode ser um pastor sem conhecer as Sagradas Escrituras?
·        A origem da autoridade legítima está em Deus (Rm.13.1). Tal afirmação tem fundamento bíblico, mas seu entendimento na prática nem sempre é fácil.
·        Quando vemos um líder bom, logo reconhecemos que sua autoridade vem de Deus. Quando vemos um líder mau, temos a tendência de questionar sua autenticidade.
·        Resistir às autoridades é desobedecer a Deus, em Rm 13.1 diz: “Toda alma seja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”

3-Executores da lei
·        As leis são executadas por magistrados que são os executores da lei, um certo ditado popular diz: “ para uns a lei, para outros o rigor da lei”.
·        Lei são normas que visa  reger uma sociedade, quando não há lei, impera a desordem, isto, é, a falta de ordem.
·        O reino de Deus também tem ordem, e desobedecê-la e provocar a ira de Deus, e estar sujeito a sua consequência.
·        Todos nós estamos sujeitos a autoridades, temos a autoridade humanas, e a autoridade divina que está acima da humana, quando as leis humanas falham, as de Deus é infalível.
·        Muitas vezes as leis humanas estão atreladas as “decisões humanas” e “conveniências humanas”, nesse caso as leis são falhas, e dão origem as “injustiças”, mas a lei divina, é verdadeira e justa.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário