sexta-feira, 30 de março de 2018

AS SETE PALAVRAS DA CRUZ - Postagem Completa

Introdução: Através dos séculos  ou milênios, o homem construiu muitos altares e neles sacrificou para obter perdão ou absorver-se  de seus pecados e de outros.Todavia, um altar foi escolhido no lugar chamado GÓLGOTA ( lugar duma caveira), por causa da conformação geográfica(Mt.27.33), onde o Cordeiro de Deus, "entregou-se a si mesmo a Deus pelos nossos pecados, com como um sacrifício único de uma vez para sempre (Hb 10.12). Jesus ficou por um longo período pregado sobre uma cruz e durante esse tempo Ele disse SETE frases(palavras) que tem significado muito profundo para nós.
Quando passamos por momentos  difíceis, ou enfrentamos  ou carregamos a nossa cruz, muitas vezes  falamos palavras duras e tristes, sem pensa,r  e depois lamentamos o que dissemos, em um um momento de dor e raiva. Jesus, mesmo se fazendo humano, não fez o que fazemos na mesma situação. Foi no momento mais difícil que disse essas PALAVRAS MARAVILHOSA.

                                                                O QUE JESUS DISSE NA CRUZ
Vamos refletir sobre as Sete Palavras  ditas por Jesus na cruz.

                                                                      ************

1ª Palavra- PERDÃO: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" Luc 23.34
Jesus pediu ao Pai que perdoasse as pessoas  que participaram de seu martírio: líderes judeus, os políticos  e os soldados romanos, os espectadores; e Deus respondeu aquela oração abrindo o caminho da Salvação até para os algozes de Jesus.
O oficial  que, com os soldados romanos, testemunhou  a crucificação, disse "Verdadeiramente, este era o Filho de Deus" (Mt. 27.54). Logo, muitos sacerdotes se converteram  a fé cristã(At 6.7). Por sermos  pecadores, todos nós tivemos, de algum modo, uma participação na morte de Jesus. A Boa Nova é que Deus é misericordioso e concede a sua graça a todos. Ele quer nos perdoar e nos dar uma nova vida por intermédio de seu Filho.
Os soldados romanos  costumavam repartir entre si as roupas dos criminosos(condenados) executados. Ao lançarem sorte sobre as roupas de Jesus, cumpriram a profecia em Salmos 22.18.

Reflexão: Quem você precisa perdoar agora?
Declare o perdão para quem te ofendeu.!
         
                                                             *************

2ª Palavra - ESPERANÇA: " Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso "Lc 23.43
Em meio a tanto sofrimento Jesus não perdeu o foco principal da sua missão de salvar e garantir a felicidade eterna aos que são salvos.
Aquele ladrão estava prestes a morrer, mas voltou-se a Jesus em busca de perdão, e Ele o aceitou. Isto demonstra que as nossas obras não nos salvam; e sim a nossa fé(confiança) em Cristo.
Nunca e tarde demais para nos voltarmos  a Deus. Mesmo em meio a aflição, Jesus teve misericórdia daquele criminoso(ladrão) que decidiu crer Nele. Nossa  vida será  muito mais útil e feliz se nos voltarmos rapidamente a Deus. Mesmo aquele que se arrepende no último momento de sua vida estará como Senhor  no Paraíso.
O criminoso que estava prestar a morrer teve mais fé do que os demais seguidores de Jesus. Embora continuassem a amar o Mestre, a esperança deles em relação ao Reino estava abalada. A maioria se escondeu. Como um dos seguidores de Jesus disse com tristeza dois dias depois da morte do Mestre. " Nos esperávamos que fosse  ele o que redimisse  Israel" Mt. 24.21.
Em contraste, o criminosos olhou para o Homem que morria ao seu lado e pediu "Senhor, lembra-te de mim quando entrarem em teu Reino".A julgar pelas aparências, o Reino estava acabado. Como é inspiradora a fé daquele ladrão que sozinho foi capaz de enxergar, além da vergonha da Cruz a Gloria vindoura.

Reflexão: Precisa de uma palavra de esperança?
Jesus é seu amigo  e te fortalece!
                                
                                                                         *****************

3ª Palavra-  RESPONSABILIDADE: " Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem Ele amava estava presente, disse á sua mãe: "Mulher, eis ai o teu filho.Depois, disse  ao discípulo: "Eis ai tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa" Jo19.26,27.

Imagine o olhar de Maria para Jesus ali na cruz, quando Jesus demonstra por  ela uma preocupação familiar.Dá a entender que José já era falecido e João tornou-se a pessoa mais próxima capaz de ajudar na sua vida espiritual.Jesus sabia que não poderia continuar a cuidar de sua mãe, pois a partir dali iria iria ser assunto aos céus, então outorgou ao seu discípulo amado a dar continuidade aos cuidados de sua mãe. 

Mesmo enquanto morria na cruz, Jesus se mostrou  preocupado com sua família. Ele instruiu a João  a cuidar de Maria (sua mãe). Nossa família é um presente preciosos de Deus; devemos valorizá-la  e cuidar  dela sob todas as circunstâncias. Nem a obra cristã nem as responsabilidades relacionadas a qualquer atividade  profissional ou posição isentam-nos de cuidar de nossa família.
Uma pergunta intrigante, porque Jesus não confiou essa tarefa de cuidar de sua mãe aos seus irmãos, já que ele era o filho mais velho? Como o filho mais velho, Jesus confiou sua mãe a alguém que estava com Ele durante a crucificação - João.Quantos aos irmãos de Jesus filhos de Maria ´e José, nesse momento da crucificação, a Bíblia não faz menção.


                                                                                 ***************                      

4ª Palavra -  HUMANIDADE " Tenho sede" Jo 19.28.

Eis aqui um grande paradoxo: Jesus é a fonte da água da vida e tem sede, sua sede era humana, porém também poderia ser divina, porque não, diante dele havia uma multidão de pessoas que não tinham um salvador, e, a sede de Jesus era de "buscar e salvar o perdido", Ele foi um pouco dessedentado, sem beber água física, ele bebeu da água que lhe dessedenta, uma alma foi salva, o ladrão que lhe pediu para se lembrar dele quando entrasse no seu Reino.

Alguns estudiosos acreditam que a Escritura que estava se cumprindo era o Sl 69.21I " Na minha sede me deram a beber vinagre". Assim Jesus disse: Tenho sede. Isso enfatiza a humilhação de Jesus.
Este vinagre não era a mesma coisa que o vinho oferecido com mirra oferecido anteriormente a Jesus(Mc 15.23). Jesus não tomou vinho antes para poder estar bem consciente, durante o processo de sua crucificação. Jesus tomou o vinagre e então  disse : "Está  consumado". DE acordo com o texto grego, uma única palavra tetelestai, significa  "está terminado, está cumprido"  ou até mesmo " está completamente pago". A morte de jesus trouxe a redenção a todos os que creem nele e em seu sacrifício vicário.
                                                       
                                                                                 ***************

5ª Palavra - SACRIFÍCIO - " E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: " Eli, Eli,, lemá  sabactâni, isto,é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste" Mt. 27.46


Alguém disse que esse clamor  tem duplo significado. Primeiro foi o grito de dor  como ser humano no momento em que, o caldeirão  da ira de Deus, que deveria ser derramado sobre nós, caiu sobre Ele. Segundo, foi o brado  de vitória pelo fato de estar cumprindo o projeto de Deus para salvar o mundo, citando Sl 22.1

Jesus fez essa pergunta em uma atitude de surpresa ou desespero.Ele estava citando a primeira linha do Salmo 22, uma profecia que expressa a profunda agonia da morte do Messias pelos pecados do mundo. Jesus sabia que ficaria  temporariamente  separado de Deus no momento em que tomou sobre si os pecados do mundo, porque Deus  não podia olhar para o pecado (Hb 1.13). Esta separação era o "cálice que tinha afligido Jesus quando orou  no Getsêmani(26.39). a agonia física era horrível, mas a alienação espiritual de Deus era a tortura definitiva. Jesus sofreu esta morte  dupla para que nós nunca tivéssemos que experimentar a separação de Deus.Alguns que ali se encontravam interpretaram essas palavras de Jesus  como se Ele estivesse chamando por Elias, um profeta do Antigo Testamento que já havia morrido(2 Rs. 2.11).

No momento de dor a quem você tem clamado?
Clame ao Senhor Jesus e ele te responderá
                                     
                                                                             *************

6ª Palavra- REDENÇÃO: " Está consumado" Jo 19.30

Jesus cumpriu  com perfeição o plano de salvação projetado por Deus, do Éden até o dia de sua ascensão ao céu. Jesus selou com seu sangue  o pacto da Nova Aliança.Esta palavra "está consumado"(tetelestai) significa que sua obra está completa, como um carimbo, cuja tinta é o sangue de Cristo, para a remissão de pecados.Aquele que crê aceita  que o sangue de Jesus Cristo foi derramado para remissão de seus pecados, " está livre da lei do pecado e da morte(Rm 8.1,2 ).

Até este ponto, o pecado só podia ser expiado por meio de um complicado  sistema de sacrifícios. O pecado  separa a pessoa de Deus, e somente por meio do sacrifício de um animal, um substituto, e da fé na promessa de Deus, é que as pessoas poderiam ser  perdoadas e se tornar puras diante de Deus. Mas as pessoas pecarem constantemente , assim  eram necessários sacrifícios frequentes. Jesus entretanto foi o sacrifício  final e definitivo pelo pecado. com a sua morte, foi extinto o complexo  sistema de sacrifício, porque Jesus tomou todos os pecados sobre si. Agora podemos nos aproximar  livremente de Deus graças ao que Jesus fez por nós.Aqueles que creem na morte  sacrificial de Jesus e na sua ressurreição  podem viver eternamente com Deus e escapar do castigo que vem do pecado.

O que Deus começou em sua vida, e preciso completar?

Deus cumprirá suas  promessas em sua vida!
                             
                                                                                 ***********

7ª Palavra - ENTREGA:  " Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23.46) 

Ele deu um brado em alta voz citando o Sl 31.5 e constatou-se a sua morte  física. A salvação  é de graça, mas  custou alto preço, o Cordeiro imaculado(sem mácula) foi sacrificado por nós na cruz. Jesus  não foi assassinado, Ele morreu voluntariamente e o que o matou  não foram os cravos e espinhos e sim os  pecados da humanidade que pesaram sobre Ele.

Entregando o seu espírito ao Pai, Jesus morreu, cumprindo as  palavras do Sl 31.5. Jesus não desmaiou; Ele não ficou inconsciente para reviver mais tarde - Ele expirou. Jesus morreu como um ser humano - voluntariamente, sacrificialmente, no lugar dos pecadores.Jesus não morre de exaustão, mas mantêm-se no controle até o fim. "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! Jesus, ao completar sua missão, confia a si mesmo ao seu Pai,  citando o Sl 31.5. ele tomou essas palavras do seu Pai Davi (Sl 31.5). Não porque ele precisasse que palavras fossem colocadas  em sua boca, mas Ele escolheu  usar as palavras  de Davi para mostrar que foi o Espírito de Cristo quem testificou  nos profetas do Antigo Testamento, e que Ele veio para cumprir a Escritura.

O que você gostaria de entregar a Deus hoje?

Entregue- se ao  Senhor Jesus completamente Agora!

                                                                             ****************

CONCLUSÃO:  A cruz  é o Evangelho que o crente  deve viver. Cada situação dolorosa  pode ser uma ferramenta  para crucificar o homem carnal e ressuscitar o ser espiritual. Se você  está sendo crucificado por algo que te faz sofrer, tome a sua cruz sabendo que após a crucificação vem a ressurreição.Quantas vezes temos uma sexta- feira de dor, mas depois vem logo um domingo quando revivemos para Deus.
 
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário