sábado, 10 de março de 2018

A SALVAÇÃO É PARA TODOS



Rm 10.9-13
Introdução: Quem nunca ouviu as expressões “Tempo da lei" e "Tempo da graça”? Ou então a afirmação: “Lei é o Velho Testamento e Graça é o Novo Testamento da bíblia”? Ou ainda: “Lei é o que vem de Moisés e Graça é o que vem a partir de Jesus, 2000 anos atrás”? Ou quem sabe: “Evangelho é tudo o que se parece com Jesus e Lei é tudo o que se parece com Moisés”? Mas particularmente discordo desse ponto, por não ver coerência nessa dicotomia, afinal, sem a Graça não há revelação da Lei e sem a Lei, não há necessidade de Graça para salvação.


I A FONTE DA JUSTIÇA
1- Justiça Promovida pela Lei
·        Temos inúmeras passagens no Velho Testamento, nas quais se faz referência à justiça da Lei, e não à justiça da fé, mediante nosso Senhor Jesus Cristo.
·         Nova Aliança, apesar de serem também profetizadas em muitas passagens, citações relativas a esta Justiça da Nova Aliança que é segundo a fé, e não segundo as obras da Lei.
·        Ainda que não se exclua no Novo Testamento, a exigência de um procedimento justo por parte do crente, não é, no entanto, tal como no Velho Testamento, por tal meio, que o mesmo será considerado justo por Deus, mas por causa da sua fé em Cristo.
·        Deus prometeu pelos profetas que Jesus seria a justiça do crente.
·        É pela fé, na comunhão com Cristo que o crente é justificado.
·        O coração do crente foi mudado de coração de pedra para coração de carne, e assim, está habilitado pelo poder do Espírito Santo que o regenerou, renovou e santificou, a cumprir os mandamentos de Deus, andando na vereda da justiça.
·        Muitas das pessoas do Antigo  Pacto, não eram pessoas de fé, e resistiam ao Espírito Santo, de modo que mesmo quando declaravam que seriam obedientes aos mandamentos, Deus sabia muito bem qual era a condição carnal de seus corações, e isto lhes incapacitaria a guardarem devidamente os mandamentos que lhes haviam sido dados no Monte Sinai.

2-A justiça que é pela fé
·        Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Rm 10:3.
·        Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Rm 10:4.
·        Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. Rm 10:5
·        Por isso, temos inúmeras passagens no Velho Testamento, nas quais se faz referência à justiça da Lei, e não à justiça da fé, mediante nosso Senhor Jesus Cristo na Nova Aliança, apesar de serem também profetizadas em muitas passagens, citações relativas a esta Justiça da Nova Aliança que é segundo a fé, e não segundo as obras da Lei.
·        Ainda que não se exclua no Novo Testamento, a exigência de um procedimento justo por parte do crente, não é, no entanto, tal como no Velho Testamento, por tal meio, que o mesmo será considerado justo por Deus, mas por causa da sua fé em Cristo.
·        A primeira vez que vemos essa afirmação: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ” é em Habacuque 2:4. O contexto era de opressão e medo, ilegalidade e imoralidade.
·        Os últimos quatro reis de Israel haviam sido homens ímpios que rejeitaram a Deus e oprimiram seu próprio povo.
·         A Babilônia tornava-se a maior potência mundial e Judá logo sentiria sua força destrutiva.
·        “Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” Romanos 1:16, 17.

3-Mensagem acessível
·        Deus está sempre acessível! Nenhum tempo ou lugar nos separa da possibilidade de falar com o Senhor.
·         Para encontrá-lo não há sala de espera em que tenhamos que passar horas angustiosas de incerteza.
·        Uma visita ao médico muitas vezes exige paciência.
·         Então surge logo a pergunta: durante quanto tempo terei que esperar?
·         Quando chegará a minha vez? É desse modo que ficamos sentados nas salas de espera.
·        Não é assim com Deus.
·        Com Ele, é bem simples – como está escrito em Hebreus 10.22: "aproximemo-nos..." Devemos exclusivamente ao nosso Senhor Jesus Cristo os termos esse acesso livre.
·        A chave para ele é a fé: "aproximemo-nos..., em plena certeza de fé".
·        Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
·         Sem fé, obstruímos o caminho até Ele.
·        Sem fé, não percebemos o acesso livre.
·        Somente a visão de fé nos conduz com segurança até Ele.
·        O aproximar-se dEle é ao mesmo tempo um passo de fé.
·        Hebreus 4.16 nos exortam bem concretamente: "Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”.
·        Um grande problema entre nós cristãos é a passividade e a indiferença.
·         Se não dermos passos bem concretos de fé em direção a Ele, Deus não agirá.
·        Sem buscarmos conscientemente Sua presença, não receberemos ajuda.


II O RECEBIMENTO DA JUSTIÇA
1-Dada através de Cristo
·       O Apóstolo Paulo não se envergonhava do evangelho de Cristo.
·        Ele testificava do evangelho.
·       Contudo, uma das razões pelas quais muitas pessoas sofrem, apesar de crerem em Jesus, é por causa dos seus pecados.
·       É também em razão da sua ignorância no reconhecimento da justiça de Deus.
·       Nós podemos ser salvos pela crença na justiça de Deus e abrindo mão de nossa própria justiça.
·        Por que Paulo não se envergonhava do evangelho? Primeiro de tudo, porque a justiça de Deus se revela no Evangelho.
·       O evangelho, ‘euaggelion’ em grego, significa ‘boas novas’.
·       Quando Jesus Cristo nasceu em Belém, um anjo de Deus apareceu e disse aos pastores que estavam tomando conta de seu rebanho de noite, “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas 2:14).
·       Foi uma boa notícia - ‘paz na terra entre os homens’. O evangelho do Senhor nos salvou de todos os pecados e lavou os pecados do mundo.
·       Jesus lavou todos os nossos pecados. Ele próprio lavou todos os pecados daqueles que se humilhavam como larvas na sujeira.

2-Concebida no Coração
·       A base para o capítulo 10 de Romanos já foi mencionada, no mesmo livro, em 9.30-33.
·        A ênfase dada aqui está no tema da justiça e na razão pela qual Israel não conseguiu obtê-la.
·       Paulo põe a responsabilidade da falta de retidão nos ombros de cada indivíduo. Ele sabe que quando os pecadores são trazidos à presença da soberania divina, a sua reação mais frequente é tentar se justificar, colocando a responsabilidade pelo seu pecado em Deus.
·       De modo algum Paulo se desculpa pelo que disse sobre a soberania de Deus no capítulo 9.
·       Ele não se aparta em momento algum da sua forte convicção de que Deus sempre agiu a partir do princípio da eleição.
·       Porém, ele demonstra que Deus não é responsável pela condição decaída do incrédulo.
·        O ser humano é o único responsável pelo seu estado.
·       Qualquer tentativa de se ocultar atrás da soberania divina e da doutrina de eleição é inútil, pois não há como se desculpar pelo pecado pessoal ou se olvidar(esquecer-se) dele.
·        A frase para a salvação, mencionada aqui é a explicação do versículo 9. A condição para justiça, para que alguém seja justificado, é a fé interior.
·        A condição para a salvação, que significa a libertação da ira de Deus e do poder de pecado, é a confissão externa (v. 1; 5.9,10), é o clamor pelo auxílio do Senhor (v. 12,13).

3 - Disponível a todos
·        Paulo enfatiza a oferta universal de salvação. Aquele termo usado nos versículos 11 e 13 significam todos. O versículo 12 explica que esse termo inclui o judeu e o grego (os pagãos).
·        Se a salvação passou a estar disponível para todo o mundo, Deus deve enviar os pregadores para que as pessoas possam ouvir o evangelho e crer nele, atendendo à sua mensagem.
·        Todos. Refere-se a Israel. Nem todos os judeus atenderão ao chamado e crerão em Cristo.
·        E preciso ouvir a palavra de Deus e crer nela.
·        Os israelitas ouviram o evangelho, mas se mostraram um povo rebelde; apenas um remanescente creu nele e acolheu sua mensagem.
·        Israel tinha zelo de Deus; exteriormente, os israelitas eram muito religiosos.
·         Mas o seu esforço não era acompanhado de entendimento.
·         Faltava a eles uma compreensão correta do tipo de culto que Deus queria deles.
·         Paulo explica a ignorância de Israel nos versículos Rm 10. 3- 13.


III DEUS DESEJA SALVAR A TODOS
1-Necessidade da pregação
·        Deve-se pregar a palavra de Deus, e não as ideias dos homens. Somente a palavra de Deus é suficiente para corrigir, repreender, e exortar pessoas para salvação (veja 2 Timóteo 3:16-17).
·        Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? “Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10:14-15.
·        A fé vem em ouvir e por ouvir a palavra de Deus.
·        É por ouvir a palavra de Deus, o Evangelho de Cristo que os homens são salvos dos seus pecados, tal como Paulo declarou no princípio da sua Epistola aos Romanos: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;“.
·        Certamente que o Evangelho de Cristo contém o poder de Deus para a salvação.
·         Porque salva, trás o conhecimento do Salvador para os ouvidos de pecadores, que quando despertados pelo Espírito Santo da morte e dos seus estados depravados são lhes dados olhos para ver e ouvidos para ouvir.
·        Tendo recebido por Deus o dom da fé, eles são então liberados a acreditar naquela palavra para salvação.
·        Certamente vemos que as escrituras ensinam que todos os crentes são ministros.
·        Todos Cristãos são chamados a dar testemunho do trabalho de Deus e de se edificarem uns aos outros no corpo de Cristo.

3-Israel Indesculpável
·        Os gentios atingiram a justiça; os judeus não (9:30-33).
·        É irônico, porque os gentios não buscavam a justiça, mas os judeus sim.
·        Por que a maioria dos judeus não atingiu a justiça?
·        Eles buscavam-na por obras e não pela fé.
            Eles tentaram obter a justiça por seu próprio empreendimento, sem confiar em Deus.
            Eles viam a lei como um meio de ganhar a salvação (veja Filipenses 3:9)
·        Eles tropeçaram em Cristo.
·        Devemos orar por aqueles que desejamos que sejam salvos

Pr.Carlos Borges (CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário