domingo, 22 de abril de 2018

CRESCIMENTO E SEGURANAÇA


2 Pe 3.15-18

Introdução: 2 Pe 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia Eterno”. A igreja de Jesus, por falta de Conhecimento Bíblico, tem servido ao Cristo da carne, que veio no cumprimento da lei com seus mandamentos, cerimônias, abluções, sacrifícios, deixando assim, de viver a Nova Aliança (ou novo Pacto) do Cristo ressuscitado com suas promessas e bênçãos eternas.

I CRESCIMENTO
1- A realidade
·        A palavra "crescer" é usada por diversas pessoas em vários contextos: crescer financeiramente, crescer no relacionamento, crescer na carreira, e assim por diante.
·         Este estudo bíblico trata sobre o crescimento que todo ser humano deve desejar o crescimento espiritual.
·         Você pode ter pensado mil coisas após ler essa frase, mas crescer espiritualmente é ser aperfeiçoado dia-a-dia a fim de alcançar o caráter perfeito de Jesus Cristo, de forma a viver em completa intimidade com Deus.
·        Ore agora e peça a Deus que lhe revele toda a verdade sobre crescimento espiritual durante a leitura, para que você não seja confundido por doutrinas humanas ou malignas.
·        Deus certamente abençoará a sua leitura a fim de que você seja transformado (a) para a glória Dele
·        Infelizmente, as igrejas (denominações) brasileiras estão cheias de cristãos que se converteram ao Evangelho há várias anos que ainda são meninos na fé.
·        É frustrante ver pessoas que nasceram de novo viverem como "bebês", inseguras e inconstantes, mesmo após um longo período de caminhada na fé em Cristo.
·         Este estudo bíblico aborda a vontade de Deus revelada na Bíblia sobre o crescimento ou amadurecimento espiritual.
·        A frutificação de todos os cristãos é para a gloria de Deus.
·        Pela célebre boas obras dos cristãos, muitos são levados a glorificar nosso Pai que está no céu.
·        Quanto mais frutos produzimos, mas podemos abundar naquilo que é bom, e mais Ele é glorificado.

2-Agradar a Deus
·        Um versículo que muito me chama atenção na Bíblia e que é muito útil para fortalecer a minha e a sua relação com Deus é João 8: 29 confiram: “E aquele que me enviou está comigo; o Pai não me tem deixado sozinho, porque eu faço sempre as coisas que lhe agradam.”.
·        O Senhor Jesus, quando em forma humana, viveu 100% para Deus.
·        Jesus vivia de forma a agradar a Deus todos os dias, pois o Mestre veio para nos dar o exemplo (João 13: 15; Mateus 20: 28).
·        “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” (Hebreus 11: 6 NVI).
·        Parece óbvio, mas é importante falar disso, pois se não fosse não teríamos o versículo acima citado na Bíblia Sagrada.
·        Ter fé em Deus o agradar, e acreditar que Ele é recompensador daqueles que o buscam, pois até mesmo muitos crentes ainda têm dificuldade nisso.
·        Se lermos todo o contexto de Hebreus 11 veremos situações de fiéis que conseguiram alcançar a promessa de Deus (como Moisés que não entrou na terra prometida) e de muitos outros que foram perseguidos e mortos por causa do evangelho, mas não negaram sua fé, não deixaram de acreditar na recompensa divina sobre seu esforço e trabalho.
·        Toda a vida cristã é baseada na fé. “Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7 NTLH).

3-Os sinais
·        Por acaso, alguma vez, um deus “intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão poderosa, e com braço estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o Senhor, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos [?]” (Dt 4.34).
·        “Aos nossos olhos fez o Senhor sinais e maravilhas, grandes e terríveis...” (Dt 6.22). “e o Senhor nos tirou do Egito com poderosa mão, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres” (Dt 26.8).
·        Os sinais bíblicos são sempre sobrenaturais e não podem ser duplicados através do esforço humano.
·        Quando os israelitas estavam conquistando Canaã, Deus fez o Sol parar no vale de Aijalom e lutou por eles (Js 10.12-14).
·        Certamente hoje muitas pessoas estão procurando sinais do retorno do Senhor.
·        Antes desse acontecimento, porém, Ele virá nos ares para arrebatar a Sua Igreja (1Ts 4.16-17).
·        Em Sua Segunda Vinda, contudo, Ele virá a Terra.
·        Seus pés pisarão o Monte das Oliveiras, que se fenderá em duas partes (Zc 14.4).
·        Quando Jesus morreu naquela cruz foi colocada uma placa na cruz com a seguinte frase: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.
·         Esta frase estava escrita em hebraico, latim e grego para que todos pudessem ler.
·        Por que Jesus foi morto?
·         Porque ele era o Rei dos Judeus.
·        Isto estava explícito para que todos pudessem ler.
·         Tanto romanos (latim), quanto judeus (hebraico), quanto estrangeiros (grego – principal língua da época).
·        Esta placa que parecia apenas uma forma de Pilatos zombar dos judeus parece ter sido a forma de Deus alcançar um dos ladrões da cruz.

II OS MEIOS DO CRESCIMENTO
1-Público e coletivo
·        Crescimento espiritual é algo indispensável no cristianismo.
·        O Senhor Jesus nunca abriu mão de que os seus discípulos dessem fruto com qualidade.
·         Não é sua intenção fundar um grupo de religiosos, mas sim agentes de mudança.
·         Para isso o crescimento espiritual é um estímulo natural do nosso Senhor.
·        Crescimento espiritual genuíno é fruto do discipulado.
·        No caso dos apóstolos, o próprio Jesus Cristo os chamou, dizendo: “Sigam-me!” E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. (Mateus 4:19, 20)
·        Seguir a Jesus é a única forma de ter um crescimento espiritual sadio.
·         É muito comum nos nossos dias, as pessoas pensarem que todos os caminhos levam a Deus, mas isso não é verdade.
·        O discipulado para crescimento espiritual é feito por meio do ensino da Bíblia Sagrada.
·        Filosofias. Conceitos. Normas, etc. Nada disso tem valor algum para o conhecimento de Deus.

2- Particular e pessoal
·        Ter um relacionamento pessoal com Jesus começa no momento que percebemos nossa necessidade dEle.
·        Quando admitimos que somos pecadores, quando nos arrependemos de nosso pecado e pedimos a Ele que entre em nossos corações para ser a autoridade em nossas vidas.
·        Deus, nosso Pai Celestial, sempre desejou estar perto de nós e ter um relacionamento conosco.
·         Antes de Adão ter pecado no Jardim do Éden (Gênesis capítulo 3), ele e Eva conheciam a Deus de uma forma íntima e pessoal.
·         Eles andavam com Deus no Jardim e falavam diretamente com Ele. O pecado do homem nos separou de Deus.
·         Deus é perfeito e não pode viver no meio de pecado.
·        Antes da morte de Jesus na cruz, as pessoas tinham que sacrificar animais quando pecavam, pois a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.

3-Vigilância e cuidado
·        Jesus estava vivendo os momentos finais que antecediam a crucificação.
·        Muitos discípulos o abandonaram, por causa das dificuldades que estavam enfrentando.
·        É nesse momento que Jesus nos ensina o que devemos fazer quando os momentos difíceis surgem.
·        Esta história nos explica. Um Atleta participou de uma competição correndo de Nova York à Califórnia a pé.
·         Perguntaram-lhe qual foi o momento mais difícil de todo o trajeto.
·        Resposta: Grão de areia no sapato.
São pequenos grãos de areia em nossos relacionamentos que arruínam vidas, lares, a comunhão com Deus.
·         Portanto, cuidado com os grãos de areia no sapato, cuidado com os pequenos pecados. Vigie…..
·        O salmista diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”.
·        Nestas horas difíceis o nosso socorro vem do céu.
·         Não vem de pessoas, do  dinheiro, da fama, mas sim do céu.
·        Vigiar para não pecar, se pecar é porque não vigiou.
III SEGURANÇA DA SALVAÇÃO
1-A firme Esperança
·        Onde quer que haja uma verdadeira fé, ela estará trabalhando e terá uma influência sobre nosso coração e vida, fazendo-nos trabalhar para Deus e para a nossa própria salvação.
·        Trabalho do Amor - O amor a Deus e ao próximo, assim como o amor se demonstra em trabalho, ele nos fará sofrer pela religião (fé).
·        Paciência da esperança – Onde quer que haja uma esperança bem embasada na vida eterna, esta aparecerá pelo exercício da paciência em uma paciência que suporta as “calamidades” dos tempos presentes é uma paciência que espera a glória a ser revelada.
·        Então não serão as perplexidades, as fraquezas, as tristezas, os sofrimentos e tudo o mais que os crentes possam sofrer em sua jornada terrena, que poderá lhes tirar esta salvação que foi prometida por juramento feito pelo próprio Deus.

2- Podemos ter certeza?
·        Heb 10.22 — Cheguemo-nos é a mesma palavra usada em Hebreus 4-16. Inteira certeza significa segurança (Hb 6.11).
·         Os corações purificados [...] o corpo lavado. Nossa consciência pode ser purificada pelo sangue de Cristo (Hb 9.14).
·        Assim como o sumo sacerdote se purificava antes de entrar no Santo dos Santos (Lv 16.3,4), também são os crentes purificados antes de chegar à presença de Deus. 
·        É inútil realizar reuniões de oração se não se quer a verdade.
·         "Cheguemos nos com verdadeiro coração, em inteireza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa. Heb 10.22. Nisso conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração."
·        Com essas palavras, o autor de Hebreus quer dizer o seguinte: se estamos totalmente na verdade, e praticamos o que dizemos crer, conseguimos aquietar nosso coração diante de Deus em oração.

3- Oposição à segurança.
·        Do mesmo modo que há uma perfeição a ser esperada no porvir que é total e absoluta, sem qualquer pecado, há também uma perfeição que é para ser buscada e atingida enquanto ainda estamos neste mundo.
·        O nosso amadurecimento espiritual pelo crescimento progressivo em santificação até atingir tal medida de perfeição que foi proposta por Deus aos cristãos, e conforme foi exigida ao próprio Abraão: “Anda na minha presença e sê perfeito.” (Gên. 17.1).
·        Parece que até antes da escrita desta epístola, os hebreus não haviam sido convencidos suficientemente que havia sido dado um fim absoluto a todas as instituições mosaicas, desde que a Nova Aliança entrou em vigor, apesar do fato de o templo ainda estar de pé e a quase totalidade dos judeus ter rejeitado a Cristo, permanecendo debaixo das tradições do judaísmo.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário