sábado, 9 de junho de 2018

A PRATICA DO ESTUDO DA PALAVRA



Jo 14.23-26
Introdução: “... Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha; Caiu à chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha; Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia; Caiu à chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda...” * (Mt. 7:24-27 NVI).

I A PRÁTICA DA PALAVRA
1-Vida cotidiana
·        A verdadeira sabedoria não está em conhecer toda a Bíblia, mas em praticar aquilo que se sabe dela!
·        As Igrejas cristãs estão repletas de pessoas cheias de conhecimento da Bíblia Sagrada, entretanto, vazias de sua pratica.
·        Ao que tudo indica, acreditam que o fato de saberem das coisas de Deus é o suficiente para livra-las no dia mau.
·        Se isso fosse verdade, então o rei Salomão, que foi o homem que mais recebeu sabedoria de Deus na face da terra, não cairia na desgraça da idolatria, arrastando o próprio povo de Israel com ele!
·        A pratica da Palavra de Deus basicamente consiste em 03 atitudes: 1-Integridade e Retidão; 2 - Temor do Senhor; 3 Desvio do Mal.
·        Essas 03 qualidades retratam o caráter perfeito do discípulo de Cristo, conforme o próprio louvor de Deus a Jo, diante de satanás, quando ele disse: “... Disse então o Senhor a Satanás: “Reparou em meu servo Jó”? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal..." (Jo 1:8- NVI).
·        Deus honrou a Jó, não por aquilo que fazia na Terra, mais pelo que ele era; por seu caráter e sua conduta.
·         É muitíssimo importante examinarmos a nossa vida em relação a Deus, isto é, verificarmos se o que fazemos é mais importante do que o que somos para com Deus!

2-Conhecer e Praticar
·        Integridade e Retidão - A integridade e a retidão revelam uma conduta exemplar diante da sociedade em que vivemos. É um testemunho de vida que faz as demais pessoas glorificar a Deus. Veja o exemplo de Atos 2:47.
·        Temor do Senhor - Se a integridade e a retidão, como qualidade de caráter, dizem respeito ao relacionamento com outras pessoas, o temor do Senhor diz respeito exclusivamente a um relacionamento com Deus. Tudo o que a pessoa deve ser para agradar a Deus está no seu temor para com Ele.
·         Toda a qualidade de uma pessoa cristã está dentro (inclusiva) do temor ao Senhor. O temor não é o mesmo que medo!
·        Deus, certamente, não deseja que seus filhos tenham medo d'Ele, pois Ele não é alguém que possa causar terror ou pavor, muito pelo contrario, Deus é amor (1Jo. 4:18).
·        O temor do Senhor significa então, respeito profundo por tudo aquilo que se refere às coisas de Deus.
·         Quando isto acontece no coração, a pessoa vive em unção do seu relacionamento com Deus. Veja as seguintes passagens: Sl. 111:10; Jó 28:28; Pv. 14:27; Pv. 19:23 e Pv.22:4.
·        Desvio do Mal - Nós já vimos que a integridade e a retidão dizem respeito ao caráter da pessoa em relação aos seus semelhantes; que o temor do Senhor diz respeito ao caráter da pessoa em relação a Deus.
·         Finalmente, o desvio do mal é uma qualidade de caráter que diz respeito exclusivamente à própria pessoa.
·        Não basta que haja cuidado apenas em função dos demais e de Deus, é preciso que a pessoa fique cercada definitivamente por todos os lados, a fim de que não haja brecha para o diabo.
·        Somente quando o cristão possui estas 03 qualidades de caráter é que poderá construir definitivamente sua casa, onde construir? É com você.
·        Às vezes nos apegamos demasiadamente no fato das construções, mas nos esquecemos de que isto era apenas uma parábola, uma ilustração, que deveria buscar os elementos para que o homem se capacite na arte da construção, esta tarefa não é fácil, a capacitação está no tempo que você dedica a leitura, e estudo da Palavra, como disse em outros tempos, ninguém se transforma pelas musicas, ou orações, bênçãos etc... O que transforma o homem é o poder da Palavra, porque temos então tantos enfermos espirituais?
·        Para uns a Palavra de Deus é desagradável ao entendimento, é como Óleo de Rícino, mas que é benéfica a saúde espiritual.
·        Para outros a Palavra é como Cereal, parece seca ao paladar espiritual, mas, é um bom alimento para a alma.
·        Por fim para aqueles que se alimentam da Palavra de Deus a sua prática, é como Sobremesa, completa a boa degustação do alimento espiritual, traz prazer à vida e nos torna Robustos e Fortes para podermos enfrentar as nossas lutas diária.
·         Que dizem por nada, vou sair da Igreja aqui não fico mais? Por que ouve a Palavra de Deus e não pratica. Simples não? Ouvir e praticar esta são a mensagem para você hoje, está disposto?

3- Verdade que liberta
·        O conflito de Jesus com os fariseus, enquanto o Mestre ensinava no templo em Jerusalém, revela como a verdade humana é relativa, parcial e manipulável, segundo os interesses de quem a intenciona afirmar.
·        A verdade nos é apresentada como uma filosofia. Diversos pensadores falam da verdade como um conceito.
·        Mas a verdade não cabe em uma filosofia, nem muito menos em um conceito. Costuma se usar o termo "verdade", para pontuar as factualidades mais pensadas e resolvidas por nós.
·        Mesmo essas factualidades mais pensadas, analisadas, ouvidas, "provadas" e resolvidas são frutos do nosso olhar parcial e da nossa interpretação. Nenhuma filosofia é capaz de carregar em si mesmo, a multiplicidade dos significados da verdade!
·        A verdade é tão poderosa, envolve tantas variáveis, necessita de conhecimentos de intenção do coração, de conhecimento dos pensamentos humanos, que dificilmente um ser humano conseguirá afirmar tal verdade, pura, total, sem distorções!
·        Para cada percepção de verdade na existência humana, existe uma quantidade enorme de percepções não captadas, que acabam gerando "meias verdades", que geralmente levam ao preconceito.
·        Somente o Deus infinito, eterno e todo poderoso, que tudo sabe e tudo conhece, pode conter a verdade. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6.
·        Para uns a Palavra de Deus é desagradável ao entendimento, é como Óleo de Rícino, mas que é benéfica a saúde espiritual.
·        Para outros a Palavra é como Cereal, parece seca ao paladar espiritual, mas, é um bom alimento para a alma.
·        Por fim para aqueles que se alimentam da Palavra de Deus a sua pratica é como Sobremesa, completa a boa degustação do alimento espiritual, traz prazer à vida e nos torna Robustos e Fortes para podermos enfrentar as nossas lutas diária.


II DESAFIOS DA PRATICA
1-Mensagem de Deus
·        Ao lermos o evangelho de João logo no capítulo 1nos versículos 1-5, vemos que no principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus, ao lermos o versículo 14, vemos que:
·        Este Verbo, que estava desde o princípio, com Deus e sendo o próprio Deus, se fez carne, e porque Ele se fez carne?
·        Para dar o andamento em seu plano de salvação e redenção, Ele se fez carne para que se iniciasse o cumprimento da profecia de Genesis 3.15.
·         Ele se fez carne, para mais uma vez, ter um relacionamento com o ser humano, Ele se fez carne para ter um relacionamento comigo e com você.
·        E é sobre este relacionamento que quero falar hoje, para que possamos entender e viver um relacionamento com Deus, pois, desde o princípio Deus quer ter um relacionamento com a humanidade.
·        Ao lermos a Bíblia sagrada, vemos que após Deus criar o mundo, Ele cria o Homem e em seguida a mulher. E vemos que Deus inicia ali um relacionamento com o ser humano, pois no final do dia Deus passeava no jardim do Edem para conversar com o homem.
·         Até que o homem desobedeceu a Deus e “quebrou” o relacionamento honesto e amigável que tinha com Deus, ao ponto de Deus expulsar o homem do jardim do Edem.
·        Após a desobediência do homem, Deus poderia nunca mais querer se relacionar com o homem, pois Deus não dependia e não depende do homem, pois Deus é Auto existente, Ele é a própria vida.
·        Então quando estamos diante da Bíblia ou de um culto no templo precisamos estar consciente que Deus em Espírito ali está presente.
·        Ela fala pessoalmente conosco através da Bíblia, sua mensagem pregada nos púlpitos ou através dos louvores dirigidos a Ele.
·        Em alguns casos Deus não responde em algumas reuniões no templo porque faltou reverencia, temor e adoração.
·        Individualmente, Deus não responde as orações ou fala através da sua Palavra, porque faltou a contrição do coração, fé, temor, tremor ou faltou à devida reverência do servo diante de seu Senhor.

2-Ajuda do Espírito
·        O Espírito Santo é muito importante na vida do cristão, pois Ele é o único que pode nos ensinar como deve ser nosso proceder diante do Senhor.
·         Em Lc. 12:12 está escrito “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.”.
·        O Espírito Santo está disposto a nos ensinar, se estivermos dispostos a aprender! Para isso, precisamos estudar a Palavra de Deus, onde, a partir de então, o Espírito Santo trará as verdades de Deus às nossas mentes, ajudando-nos a apresentá-las aos outros de maneira eficaz.
·        O Espírito Santo é um grande ajudador na hora da evangelização, pois somente Ele pode convencer o pecador do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8).

3-Cooperação
·        Você sabia que o Espírito Santo nos ajuda a adorar o Pai de forma verdadeira?
·        Primeiro, Ele ora por nós, conforme está escrito em Rm. 8:26.
·        Como cristão você não depende de seus recursos para lidar com os problemas. Mesmo quando não souber as palavras certas, o Espírito Santo ora com e por você, e Deus responde.
·         Com o Espírito Santo o ajudando a orar, você não precisa ter receio de aproximar-se de Deus.
·        Peça ao Espírito Santo para interceder por você segundo a vontade de Deus. Confie nEle, pois Ele sempre faz o melhor! Segundo, Ele nos ensina as palavras de Cristo, conforme está escrito em Jo. 14:26.
·        Perguntas- Devemos nos questionar diante da Palavra de Deus se estamos realmente nos caminhos que Deus quer que devêssemos trilhar.
·        Obediência – Obedecer é melhor do que sacrificar muitas vezes em nossa caminhada nesta vida, somos mais tendenciosos a desobedecer do que obedecer ao que manda a Palavra de Deus, não podemos correr o mesmo risco que Saul, e outros personagens da Bíblia.
·        Confissão- Devemos diariamente confessar nossos pecados a Deus, pois não sabemos se ofendemos a Deus ou não, salvo pelo profundo conhecimento das Escrituras. Devemos fazer um balanço de nossa jornada ao fim de cada dia, na presença de Deus quando da nossa oração antes de dormir.
·        Motivação – E importante que sejamos motivados pelo Espírito Santo diariamente para andar com verdadeiros servos do Senhor por onde quer que andemos independente de ser servos, somos testemunhas de Cristo, pois através dos testemunhos do que Deus tem feito em nossa vida, podemos levar muitas pessoas aos pés de Jesus, como fez a mulher samaritana.


III PASSOS PARA A PRÁTICA
1-Foco Real (Fp. 3.14).
·        Paulo disse que seu objetivo era conhecer a Cristo ser semelhante a Ele e ser tudo aquilo que Cristo pretendia que ele fosse.
·        Esse objetivo consumia toda a sua energia, esse e um excelente exemplo para nós.
·        Não devemos deixar que coisas alguma desviem nossos olhos de nosso objetivo – Conhecer a Cristo.
·         Com a dedicação e a determinação de um atleta em treinamento, devemos deixar de lado o que for pernicioso e abandonar tudo aquilo que possa desviar nossa atenção a fim de sermos cristãos eficientes.

2- Escritura e experiência (Mt 22.29)
·        Os saduceus perguntaram a Jesus como seria o casamento no céu, O Senhor respondeu que era mais importante entender o poder de Deus do que saber detalhes relacionados ao céu.
·        Em todas as gerações e cultura, conceitos sobre a vida eterna são fundamentados em imagens e experiências da vida presente.
·        Jesus respondeu que essas elaborações tinham sua origem no desconhecimento da Palavra de Deus.
·        Não devemos criar doutrinas a respeito de Deus, do céu e da eternidade com base em cogitações humanas.
·        Devemos nos concentrar-nos mais em nosso relacionamento com Deus agora do que em expectativas relacionadas ao céu.

3-Vida Consagrada (Js. 1.8).
·        Quando consagramos alguma coisa, nós a separamos para o uso de Deus.
·         Portanto, quando consagramos nossas vidas, viramos nossas costas para os nossos desejos carnais, para os nossos valores mundanos, para o nosso pensamento carnal, para a nossa vida indisciplinada, para os nossos maus hábitos e para tudo o mais que não está de acordo com a Palavra de Deus.
·        Fechamos nossos ouvidos para o barulho do mundo e os abrimos para a voz de Deus.
·         Estabelecemos uma distância deliberadamente entre nós e as coisas que não procedem de Deus, de modo que estejamos preparados e disponíveis para que Deus nos use. A consagração não é fácil, mas vale a disciplina e o sacrifício que ela requer.
·        Ser forte e corajoso porque a tarefa seguinte não será fácil.
·        Obedecer à lei de Deus.
·        Ler e estudar a Palavra de Deus.
·        Para ser bem sucedido, siga as palavras de Deus a Josué (Js. 1.8). 

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário