terça-feira, 6 de novembro de 2018

A ORIGEM DA HUMANIDADE



 Gên. 1.26-28
Introdução: Sabemos verdadeiramente que todos os seres vivos são criaturas de Deus E mesmo sabendo que todos foram criados, porem podemos afirmar que nem todos estão no mesmo nível, Deus criou o homem com inteligência, sabedoria e com livre arbítrio para tomar as suas próprias decisões.

I NO PRINCÍPIO
1-A Criação
·        O homem foi feito à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27)
·        A teoria da evolução não é verdadeira, e fornece a desculpa necessária para o homem agir fora dos princípios morais estabelecidos por Deus. Aceitar a teoria da evolução necessariamente envolve três consequências inevitáveis.
·        A teoria da evolução se torna uma distração espiritual, impedindo as pessoas de conhecer e honrar a Deus.
·         Será que é tão difícil ver que existe um Criador? Quem pesquisar a natureza de uma forma honesta terá de fechar os olhos para não ver que há um Criador Superior por trás de tudo o que foi criado.
·        Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente.
·         Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito.
·        De acordo com o jornal inglês The Observer, até mesmo entre cientistas adeptos da evolução há divisão sobre a questão.
·         De fato, não há um consenso acerca das suposições da evolução.

2-Obra-Prima de Deus
·        Deus criou o homem como um ser inteligente para ter comunhão com ele. DE TODAS AS CRIATURAS, O HOMEM É O ÚNICO FEITO À IMAGEM DE DEUS (Gênesis 1:27).
·        Desde a criação, Deus tem desejado que escolhêssemos imitá-lo e estar com ele. Para fazer isso, precisamos saber quem ele é, e o que ele deseja de nós. É por isso que Deus nos deu a Bíblia.
·         Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16-17). Ela começa com a história da criação, para nos mostrar o quanto Deus nos ama e o quanto ele quer que estejamos com ele.
·        Quando Deus disse: “FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM, CONFORME A NOSSA SEMELHANÇA” (Gênesis 1.26) Ele estava criando um homem em caráter e personalidade semelhante a Sua, um ser com Caráter Moral com o mais belo atributo do homem a consciência.

3-O fim pelo começo
·        Sem conhecermos o começo de todas as coisas, teremos grandes dificuldades de entender o fim das coisas.
·        Deus criou primeiro um paraíso para depois criar o homem, porém o pecado desvirtuou o paraíso, e deixou um mundo em decadência, o homem foi tirado do paraíso, para não ficar eternamente em pecado (poderia comer da árvore da vida, e viver eternamente em pecado).
·        Deus providenciou um meio de restaurar o homem de sua queda, e, essa promessa foi feita no julgamento da serpente.
·        No livro de Is. 46.9,10, Deus está prometendo que no final de todas coisas haverá a redenção do homem através de sua doce vontade.
·        Deus é soberano e sábio, ele ira tomar todas as providencias para manter a sua palavra aos seus servos, do antigo Testamento e do Novo Testamento.


II A GRANDE TRAGÉDIA
1-A queda
·        Apesar de Deus ter dado ao homem um paraíso, ele deveria acima de tudo passar por provas, pois o livre arbítrio e a maneira que Deus achou para poder avaliar a fidelidade do homem.
·        Homem criado segundo a imagem e semelhança de Deus. Não permaneceu no seu estado em que fora criado.
·        Ele desobedeceu à ordenança de Deus. Ele jogou fora tudo o que Deus lhe tinha concedido. Tudo por uma oportunidade de ser igual a Deus. Eles – o homem e a mulher – desprezaram as palavras de Deus.
·        Não deram ouvidos a sua proibição. Antes ouviram a serpente. Deram ouvido as artimanhas de Satanás.
·        O homem transgrediu o mandamento de Deus. Passaram por cima de sua palavra santa. Estragaram a criação do Soberano.
·        Arruinaram a obra de suas mãos. Arruinaram suas vidas e de seus descendentes, por uma oportunidade de serem deuses.
·        O casal violou os limites impostos pelo Senhor. Eles querem decidir o limite.
·        E quase uma questão seria o homem quando peca contra Deus ele procura se isolar, se afasta dos demais, pois teme ser rejeitado pelos demais irmãos.
·        Quando se vive uma vida isolada de Deus, as chances de afundamento no pecado é muito grande.
·        O ISOLAMENTO é uma das artimanhas que Satanás utiliza, para impedir que o homem pecador se volte para Deus e readquira sua admissão no rol dos salvos.
·        Um exemplo bíblico é a parábola do Filho Pródigo, ali vemos um jovem que resolveu sair da casa de seu pai, e ter suas próprias experiências, gastou tudo o que tinha e foi cuidar de porcos, o que era uma situação muito vexatória, e indigna.
·        Mas ele se arrependeu, criou animo e voltou à casa do pai, e foi recebido com festa, é por isso que a Palavra de Deus diz que há grande alegria no céu quando uma alma se converte.
·        PERMISSIVIDADE- Deus muitas vezes permite tal situação para servir de lição para seus servos (as), pois Deus está no controle de todas as coisas, visíveis e invisíveis.
·        No Antigo Testamento, temos vários exemplos de homens que por não obedecem a Deus, pagaram um alto preço, Sansão, Saul, Uzá, Acã.
·        ATRAÇÃO E COBIÇA- Também leva muita gente a pagar um alto preço, por ter atração pelo pecado e pela cobiça.
·        Judas Iscariotes vendeu seu mestre por amor ao dinheiro, a atração ao dinheiro, leva o homem à cobiça, e a cobiça leva o homem à cegueira espiritual, são algumas síndromes de nosso tempo.

2-Descendentes e destruição
·        Da descendência de Adão e Eva, apenas dois (Abel e Sete) são destacados como homens de bem.
·        Com a pratica do primeiro homicídio, a terra começou a sentir o peso do pecado com o derramamento do sangue de um inocente.
·        A descendência de Caim passou a povoar a terra de homens maus e homicidas, eram os representantes do mal.
·        O filho de Adão, Sete, representando a linhagem boa de homens, e que tinham temor de Deus.
·        Analisando meticulosamente o Antigo Testamento, vemos que o mal se enraizou na terra e se espalhou pela humanidade, nasceu em Caim e se espalhou por Lameque.

3-O Diluvio
·        Ao contemplar a terra corrompida e cheia de violência; ao ver o homem mergulhado no pecado, Deus Proclama o Juízo que viria através do dilúvio e assim exterminaria todo o ser vivo da terra.
·        Porém, a Palavra de Deus nos afirma que “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gn. 6.8) Que maravilha irmãos! A Palavra de Deus nos fala que Ele está procurando verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. (Jo. 4.23) – Deus encontrou em Noé um Verdadeiro Adorador.
·        Deus encontrou um homem que era justo, perfeito em suas gerações e que andava com Deus. (Gn. 6.9).
·        Noé vinha de uma geração de homens que criam no Senhor.
·        “seu pai Lameque provavelmente entesourava em seu coração a maravilhosa promessa de Gn. 3.15, pois deu o nome de Noé (descanso, consolo) a seu filho na esperança de que este viesse a ser um libertador (Gn. 5.29)...”¹.
·         Contudo, não imaginava como Deus viria cumprir o seu desejo expresso.
·        Vemos de forma maravilhosa pela Palavra de Deus o grandioso projeto do Senhor se cumprindo na vida de seu adorador Noé. 

III UMA NOVA HISTÓRIA
1-Aliança com Noé
·        Noé como homem achou graça e o favor de Deus. (Gn. 6.8) Ele era íntimo de Deus, ele desfrutava da comunhão com Deus.
·        Era um homem “justo” e “reto”. (Gn 6.9). Sua conduta era irrepreensível diante da sociedade; era homem de integridade moral e espiritual. Noé brilhava no meio de uma geração corrupta e perversa.
·        A geração onde Noé vivia era um povo arredio e praticavam coisas abomina a Deus, Noé, porém com sua família se mantinha fieis a Deus e a Sua Palavra.
·        O que pudemos aprender com a vida de Noé e o Dilúvio é que Vale a pena servir ao Senhor.
·         Vale a pena Confiar no Senhor, Vale a pena pagar o preço de se apresentar como um adorador genuíno diante do Senhor.
·        Quando estamos no centro da vontade do Senhor, Ele se agrada de nós e manifesta a Sua Glória em nossas vidas realizando grandiosos milagres através de nós, seus instrumentos
·        Através da vida de Noé Deus realizou uma grandiosa obra! Deus quer também realizar grandes obras em nossas vidas.
·        Basta crer! Basta nos apresentarmos diante dele como servos fiéis, com certeza milagres acontecerão, uma revolução de bênçãos será manifestada em nosso viver.

2-Povos Antigos
·        A Noé e seus descendentes couberam à tarefa de povoar a região. A fonte extra bíblica de Flávio Josefo detalha em pormenores a descendência de Noé, e quais povos cada um de seus filhos e netos teria dado origem. A vida de Noé após o dilúvio, porém, é curiosamente deturpada pelo alcoolismo.
·         Em certa altura, embebedara-se com o vinho produzido de sua própria videira de tal modo que se encontrou nu em sua tenda.
·        Seu filho Cam(cão) o viu e faz saber aos que estavam fora.
·         Seus irmãos sabendo entraram na tenda de costas para cobrirem Noé sem o ver nu. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou seu filho Cam(Cão) e seu neto Canaã, porém abençoando seus outros filhos, Sem e Jafé.
·        A história de Noé tem forte significado simbólico sobre boa parte da história de Israel, principalmente durante o período da conquista de Canaã narrada no livro de Josué.
·        A maldição de Noé certamente foi usada pelos povos semitas (ou seja, descendentes de Sem, de quem os hebreus fazem parte) como justificativa para a conquista da terra de Canaã (ocupada pelos cananeus, alegadamente descendentes de Canaã, neto amaldiçoado de Noé).
·        Os descendentes de Sem eram chamados semitas. Os descendentes de Cam estabeleceram-se em Canaã, no Egito e na África.
·         Os descendentes de Jafé estabeleceram-se, em sua maioria, na Europa e Ásia Menor.

3-Foco dos Semitas
·        Semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos.
·        A origem da palavra Semita está na Bíblia, mais precisamente no livro do Gênesis quando se trata da história de Noé.
·        Nas escrituras judaicas, um dos filhos de Noé era chamado Sem, o que é uma versão grega para o nome hebraico Shem.
·        A derivação do nome de tal filho de Noé, Semita, passou a identificar um conjunto de povos que possuem traços culturais comuns.
·        Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo. Esses antigos povos identificados pela fala semítica envolvem os arameus, assírios, babilônios, sírios, hebreus, fenícios e caldeus.
·        O passar do tempo apresentou diversos desafios aos povos semitas, que precisaram migrar em busca de melhores condições ou de sobrevivência.
·        A grande expansão semita no mundo se deu através dos povos árabes em consequência da criação do Islamismo, datando do século VII. O reverenciado profeta muçulmano Maomé conseguiu unir diversas linhagens dos povos árabes em forma pacífica sob os dogmas da religião Islâmica. 


              Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário