sábado, 18 de maio de 2019

O PAÕ DA VIDA,ÁGUA DA VIDA E LUZ DO MUNDO


Jo.6.30-35
Introdução: Jesus disse que ele é o pão da vida para explicar que ele é essencial para nossas vidas. Jesus nos dá vida e sustento. Somente ele pode saciar nossa fome espiritual e nos dar a vida eterna. Jesus explicou que existe um tipo de pão mais importante. O pão normal alimenta o corpo por pouco tempo, mas o pão vivo, que vem de Deus, alimenta para sempre. Esse pão é o próprio Jesus.

I O PÃO DA VIDA
1-Comida e verdade ( Jo.6.27)
·        Jesus declarou que ele é o pão da vida e que aquele que crê nele nunca mais terá fome nem sede (João 6.35).
·        O alimento que Jesus nos oferece é completo.
·         Ele nos alimenta espiritualmente, saciando nossa necessidade de Deus.
·        Quando cremos em Jesus, ele passa a viver dentro de nós.
·        Assim como o pão entra em nós e nos sustenta, Jesus entra em nossas vidas e nos dá uma vida nova.
·        E o sustento que Jesus nos dá nunca acaba.
·        Jesus também comparou seu corpo com pão.
·        Na cruz, ele deu seu corpo para nos salvar.
·        Por causa desse sacrifício, podemos ter a vida eterna (João 6.50-51).
·         O pão normal nos dá vida por pouco tempo, mas o sacrifício de Jesus nos dá vida para sempre.
·        Todos que recebem Jesus dentro de suas vidas recebem a vida eterna.
·         Um dia Jesus nos ressuscitará e viveremos para sempre com ele! Jesus é o pão da vida porque somente ele nos pode sustentar por toda a eternidade.
2- Discursos do Pão (Jo. 6.32)
·        João narra no seu Evangelho que Jesus, depois de ter multiplicado os pães, diz, entre outras coisas, no grande discurso feito em Cafarnaum: “Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará” (Jo 6,27).
·        Para seus ouvintes, é evidente a referência ao maná, como também à expectativa do “segundo” maná que descerá do céu no tempo messiânico.
·        Pouco depois, no mesmo discurso, diante da multidão que ainda não tinha chegado a entender, o próprio Jesus se apresenta como o verdadeiro pão descido dos céus, que deve ser aceito por meio da fé: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.
·        Jesus já se vê como pão. Portanto, é este o motivo final de sua vida aqui na terra.
·         Ser pão para ser ingerido.
·        Até esse ponto é claro o significado espiritual dessa palavra, com suas referências ao Antigo Testamento.
·        Mas o discurso se torna misterioso e duro quando, mais adiante, Jesus diz, a respeito de si mesmo: “O pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo” (Jo 6,51b) e “se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6,53).


3- Reações ao discurso de Jesus (Jo. 6.41)
·        Os líderes religiosos murmuraram porque não podiam aceitar a afirmação da divindade de Jesus.
·        Eles o viam somente como um carpinteiro de Nazaré.
·        Recusaram-se a crer que Jesus fosse o divino Filho de Deus e não podiam suportar a sua mensagem.
·        Muitas pessoas rejeitaram a Cristo ao dizer que não podiam crer que Ele é o Filho de Deus.
·        Na verdade, o que estas pessoas não podem aceitar são as exigências de lealdade e obediência de Cristo.
·        Assim, para protegerem-se da mensagem, rejeitam o mensageiro.
·        O convite para vir e comer do Pão da vida se estende a todos através da pregação do Evangelho ao mundo.
·        Mas são somente aqueles enviados pelo Pai ao Filho que verdadeiramente se alimentam do Pão da vida.
·        Os demais permanecem em sua impenitente rebelião contra Deus.
·         Eles escutam o chamado, mas se recusam a vir e comer do Pão da vida que desceu do céu.  

II A ÁGUA DA VIDA
1- Antes da festa( dos Tabernáculos)Jo.7.10
·        Você se lembra de que nosso Salvador tinha falado com a mulher samaritana sobre a água viva.
·        Ele se esforçou para chamar sua atenção, usando uma metáfora (figura de linguagem) relativa ao trabalho que ela estava realizando de tirar água do poço.
·        A água era o principal em seus pensamentos e Jesus santificou o elemento a seu próprio fim gracioso.
·        Sentado na boca do poço, podemos imaginar em ver o seu rosto sincero observando os olhos maravilhados da mulher enquanto falava com ela como ela nunca havia ouvido antes se falar sobre um tipo de água que faria com que uma pessoa nunca tivesse sede novamente.
·        No início, a mulher argumentou. “Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo”, e assim por diante.
·        Mas ela logo passou do período de questionamentos e clamou: “Senhor, dá-me dessa água”.
·        Ela ainda estava confusa e nem sequer compreendeu a sua própria petição.
·        Isso fica claro a partir das palavras que seguem o texto: “para que eu não tenha mais sede, nem venha aqui tirá-la”.

2- Durante a Festa (dos Tabernáculos) 7.14.
·        Jesus havia subido secretamente (Jo.7.10).
·        O ensino de Jesus provocou resistência, indignação e mesmo hostilidade em seus ouvintes judeus.
·         Os leitores de hoje,  reagiram de forma receptiva.
·        Os judeus não admitiam que alguém sem formação rabínica ensinasse a lei de Deus.
·         Quem é esse marceneiro iletrado de Nazaré para instruir no templo?
·        Para os participantes do grupo, de uma maneira geral não houve dúvida: Jesus falou como Filho de Deus.
·         Deus guiava diretamente seus pensamentos.
·        Jesus começa afirmando que o seu ensino, na verdade não e dele Todo o conteúdo da doutrina que ele apresenta provem de fora de si.
·        Deus é o seu autor. Como enviado de Deus, cumpre-lhe apenas transmitir a mensagem recebida.

3-O Último dia da Festa (dos tabernáculos) Jo. 7.37.
·        No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirá rios de água viva". (João 7.37,38).
·        Durante a Festa dos Tabernáculos os sacerdotes realizavam várias cerimônias cheias de símbolos e significados.
·        Saduceus e fariseus nem sempre estavam de acordo e discutiam a respeito da cerimônia das águas que era realizada durante a Festa profetizando ou orando por chuvas.
·        Os Fariseus acreditavam que depois de fazer suas ofertas, Deus enviaria as chuvas trazendo paz e prosperidade em todos os sentidos, mas os Saduceus se opunham a esta cerimônia.
·        Durante os sete dias da Festa eles ofertavam 70 bois, 98 cordeiros, 14 carneiros e 7 bodes no altar do templo.
·         No último dia eles davam sete voltas ao redor das ofertas e depois derramavam água sobre o altar, lavando o sangue das dos animais e profetizavam as chuvas.
·        Elias também fez um Ato Profético que lembra esta cerimônia, pois ele colocou um novilho no altar e derramou água ao redor e Deus enviou as chuvas (1 Rs 18).
·        Pois todos foram batizados por um só Espírito, a fim de sermos um só corpo, quer judeu, quer grego, quer escravos, quer livre; e a todos nós foi dado beber de um único Espírito. (1 Co.12.13).

III A LUZ DO MUNDO
1- A luz é uma pessoa (Jo.8.12)
·        Luz e trevas são elementos opostos que estão bem presentes em nossas vidas.
·        Eles podem ser usados como ilustração da situação espiritual em que as pessoas se encontram.
·        É sobre isso que vamos estudar na lição de hoje, mostrando que Jesus é a luz do mundo e que, sendo assim, pode transformar a realidade de trevas.
·        Ao olharmos para o mundo em que vivemos, não é difícil concluirmos que ele está em trevas.
·        Basta sair às ruas. Basta consultar a mídia. Basta conversar com as pessoas. A Bíblia diz, em 1 Jo 5.19, que “o mundo todo está sob o poder do Maligno”.
·        Toda a criação está sob a influência do mal, isto é, mantida em submissão pelo diabo, o qual, segundo Jesus, é o príncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16.11).
·        A desobediência afastou o ser humano de seu criador (morte espiritual) e mergulhou todo o mundo em maldição (Gn 3).
·        A criação passou a ser corrupta e escravizada ao pecado. Em Gn 6.12, está escrito: “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra”.

2- A luz é uma promessa (Jo.8.12)
·        Apalavra luz aparece 23 vezes no Evangelho segundo João.
·        Dessas, 21 se referem a Jesus.
·        Em João, luz é uma metáfora(figura de linguagem) acerca de Jesus.
·        Quando ele disse ser a luz do mundo, quis dizer que é a solução para as trevas em que o mundo está.
·         O mundo jaz em trevas, o diabo é o príncipe das trevas e viver no pecado é andar na escuridão.
·        O diabo cegou o entendimento das pessoas, por isso, aqueles que são prisioneiros do pecado vivem em densas trevas.
·        Em Jesus está a vida, a qual como uma luz, pode tirar os homens das trevas em que vivem.
·         Isso é algo muito poderoso, pois não há como as trevas resistirem à luz.
·        Quando a luz chega, as trevas são necessariamente dissipadas.

3- Importância de Jesus ( Jo.8.21)
·        Jesus veio ao mundo para desfazer as obras do diabo, libertar os cativos e dar vista aos cegos.
·        Jesus é a luz do mundo e a luz prevalece nas trevas.
·        Onde o evangelho é proclamado, a escuridão é vencida.
·        Onde a verdade de Deus prevalece, a alma humana é iluminada.
·         Onde Jesus é anunciado como Salvador, àqueles que vivem presos pela impiedade e desconhecimento de Deus são libertos.
·        Jesus é a luz que veio ao mundo para iluminar todos os homens. Aqueles que nele creem não andam em trevas. Aqueles que nele confiam sabem para onde vão. Ele disse que é a luz do mundo, não uma luz no mundo. Só em Jesus há salvação. Só em seu nome há perdão.
Pr. Carlos Borges (CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário