segunda-feira, 16 de setembro de 2019

COMBATI O BOM COMBATE


2 Tm. 4.1-5
Introdução: Qualidade de quem é fiel; lealdade. Semelhança entre o original e a cópia. Afeição constante. Probidade.  Exatidão, pontualidade. Encontramos na Palavra de Deus muitos textos que falam de fidelidade, ou que falam a respeito daquele que é fiel… Dizer que é fiel quando tudo vai bem é fácil.  Somos desafiados a vivermos uma vida de fidelidade seja em qual for à situação, não importando com o tamanho do problema ou do desafio que temos pela frente, e nem mesmo com o tempo que isso possa durar.

I O DEVER SOLENE
1- Fidelidade na pregação (2 Tm. 4.1-2).
·        Para Timóteo era importante pregar as Boas Novas deforma que a fé cristã pudesse se espalhar por todo o mundo.
·        Cremos em Cristo hoje porque como Timóteo foi fiel à sua missão.
·        Ainda hoje, divulgar as Boas Novas é de vital importância para os crentes.
·        Jesus virá em breve, e deseja encontrar os crentes fiéis prontos para a sua vinda.
·        Em certas ocasiões pode parecer inconveniente defender a Cristo ou falar seu amor às pessoas, mas pregar a Palavra de Deus é a responsabilidade mais importante da Igreja e de seus membros.
·        Esteja preparado para aproveitar as oportunidades que Deus lhe concede de pregar as Boas Novas corajosamente.

2- Predição da apostasia (2 Tm. 4.3,4) fd.
·        “Apostasia (em grego antigo  [apóstasis], “estar longe de”) tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação”.
·        Geralmente o que deixa arrepiados os defensores da ideia de que “um crente nunca se desvia” é a questão da apostasia.
·         Como ter um apóstata sem ter um perdido da verdadeira fé e da real conversão?
·         E o termo “Apostasia” parece mesmo indicar um real cataclismo na vida de um salvo.
·         Para alguém apostatar era preciso ser membro de um partido da sociedade helênica.
·        Quando a pessoa, de livre vontade e escolha, decidia sair do seguimento partidário que frequentava e procurava outro partido de cosmovisão antagônica, este indivíduo cometia a apostasia e se tornava um apóstata renegado.
·        O contexto cultural e etimológico da palavra mostra que era impossível alguém apostatar sem ter sido membro de um partido.
·        Assim, como veremos nos comentários abaixo, tudo indica que a palavra “apostasia” dentro da ótica teológica adverte para a possibilidade da queda soteriológica(doutrina da salvação) do crente. 

3- Fidelidade suprema a Deus (2 Tm. 4.5).
·        Para manter-nos calmo quando nós formos atingido ou sacudido por pessoas ou circunstâncias, não devemos reagir precipitadamente.
·        Em qualquer trabalho ministerial a que nós venhamos empreender, manter o equilíbrio pessoal ajuda estar moralmente alerta à tentação, resistência à pressão e vigilante quando estiver desempenhando uma grande responsabilidade.
·        Quando o final de sua vida estava se aproximando, Paulo pode confiadamente dizer que foi fiel ao seu chamado.
·        Desse modo, ele enfrentou a morte calmamente, sabendo que seria recompensado por Cristo.
·        Seu modo de viver lhe fornece a correta preparação para a morte?
·        A boa noticia é que a recompensa divina não é somente para os gigantes da fé, como Paulo, mas para todos os que estão esperando ansiosamente pela segunda vinda de Cristo.
·        Paulo disse essas palavras para encorajar Timóteo e a nós, de forma que, não importa quão difícil o combate possa parecer, possamos continuar lutando.
·        Um dia quando estivermos com Jesus, descobriremos que valeu a pena.

II COMBATI O BOM COMBATE
1-Combati o bom Combate (2 Tm. 4.6).
·        Esta frase está dentro de um contexto onde o apóstolo simplesmente exorta Timóteo.
·        Ele era filho na fé e companheiro de ministério, a permanecer firme, sempre com fidelidade e zelo na pregação do Evangelho (2 Timóteo 4:1-5).
·        O apóstolo também diz que ele próprio já estava de partida desde mundo (2 Timóteo 4:6-8).
·        Quando estudamos os três versículos que compõe todo esse pensamento do apóstolo Paulo, percebemos algo interessante neles. É possível perceber que o apóstolo analisa sua fé em três perspectivas diferentes: passado, presente e futuro.
·        No Presente - No versículo 6 ele utiliza uma metáfora baseada na linguagem sacrifical do Antigo Testamento.
·        Ele faz referência à ocasião onde o vinho era derramado junto ao altar como uma oferta de gratidão a Deus, isto é, a libação (cf. Números 15:5-10).     
·        No passado - Após fazer a analise da sua situação no presente, o apóstolo agora olha para o passado. É aí então que ele declara: “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”.
·        No Futuro - Após ter olhado para o presente e para o passado, o apóstolo foca o futuro e faz outra importante declaração.
·        Ele diz: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não apenas a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Timóteo 4:8).

2- Completei a carreira (2 Tm 4.7)
·        O apóstolo agora utiliza o simbolismo de uma corrida de obstáculos.
·        Ele aponta para o fato de que pela graça de Deus ele conseguiu completar o ministério para o qual foi chamado.
·         Em nenhum momento de sua carreira ele desviou-se de seu serviço no Reino de Deus.
·         Antes, ele não mediu esforços para que Deus fosse glorificado como Senhor do universo.
·        O grande objetivo da carreira de Paulo obviamente era a salvação de pecadores através do Evangelho de Cristo (1 Coríntios 9:22-24; 10:31-33).
·         Ele mesmo nos ensina sobre a principal motivação da evangelização, que consiste em Deus ser glorificado entre os homens (Romanos 1:16-3:20).


3 – Guardei a Fé (2 Tm. 4.8).
·        Esta expressão conclui a declaração de Paulo ao analisar seu ministério que estava chegando ao fim.
·        Ao dizer “guardei a fé”, o apóstolo estava afirmando sua confissão de fé. Ele estava dizendo que sua confiança no Deus que o escolheu, permaneceu inabalável.
·        Perceba que essa é uma conclusão muito apropriada para quem disse “combati o bom combate, acabei a carreira”.
·         Essa conclusão explica o porquê desse resultado final, a saber, a fé que o manteve firme até o fim.
·        Ele só combateu o bom combate e completou a carreira porque a fé genuína o sustentou.
·        Diante dessa declaração, nunca devemos pensar que ele estava reivindicando para si qualquer mérito próprio, como se ele mesmo, por seus próprios esforços, tivesse guardado a fé sem negá-la em nenhum momento.
·        Ao contrário disto, o próprio apóstolo já havia ensinado anteriormente que Deus é quem mantém seu povo firme até o fim (1 Coríntios 1:8, 9).


III SAUDADE E DESPEDIDA
1- Visita de Timóteo (2 Tm. 4.9-13).
·        À luz de sua morte iminente, Paulo pediu que Timóteo fosse visitá-lo.
·         Paulo concluiu a epístola com as saudações costumeiras.
·         Paulo escreveu ainda outra seção de reflexões que foram seguidas por exortações a Timóteo.
·         Esse material é dividido em: o anúncio da morte iminente de Paulo (vs. 6-8) e diversas exortações (vs. 9-18).
·        Paulo entendia a sua morte iminente como uma oferta a Cristo – vs. 6. Cristo havia feito tanto que Paulo daria a sua própria vida a ele em gratidão.
·        Quando ele reafirma que o seu tempo estava próximo, ele usa outra metáfora para a morte (Fp 1.23) que, para Paulo, carregava a esperança e a certeza de um destino além do túmulo (vs.18).


2- Solidão (2 Tm. 4. 14.16)
·        Quem nunca passou por momentos de solidão?
·        Chega um determinado momento na vida da gente em que nos encontramos vazios e sozinhos.
·         Experimentamos a multidão e ainda assim a sensação de estar só é cada vez mais forte.
·        Esse é um momento de avaliar, consertar, ver os prós e os contras, momento de ver onde temos errado os comportamentos que necessitam serem modificadas, as atitudes e decisões que precisam ser tomadas.
·        Avaliar quem são os verdadeiros amigos, as pessoas que realmente nos amam, avaliar quem nós amamos e qual o real valor que temos dado a essas pessoas.
·        Embora Paulo fosse abandonado de todo o Senhor o tinha assistido e o revestido de forças.
·        Há muito tempo Paulo havia aprendido que ele poderia sempre depender do poder daquele que o havia chamado (2Co 12.9-10; Fp 4.11-13).
·        Às vezes encontramos pessoas super espirituais que fingem nunca sentir solidão e nem ter necessidades de amigos, pois a companhia de Cristo lhes satisfaz em todas as necessidades.
·        Pura ilusão - A amizade humana é uma provisão amorosa de Deus.


3- Confiança no Senhor (2 Tm. 4.17-22).
·        Paulo estava afirmando sua convicção na vida eterna após a morte.
·        Paulo sabia que o seu fim nesta terra se aproximava, e estava pronto para partir.
·        Ele permaneceu confiante no poder de Deus, mesmo ao enfrentar a morte.
·        Qualquer pessoa que estiver enfrentando uma luta de vida ou morte pode ser confortada ao saber que Deus levará cada crente a salvo e em segurança, através da morte, para o seu Reino Celestial.
·        Primeiro, Ele se Fortalecia no Senhor!
·        Paulo sustenta sua vida em Deus. “O Senhor me assistiu e me revestiu de forças” (2 Tm 4.17).
·         Estava preso, sendo acusado, sentindo-se abandonado, faltando amigos, o frio chegando, mas ele sabe onde buscar forças e assim é tratado pelo próprio Deus.
·         Muitas vezes os desafios são enormes, a vida se torna complexa e pesada.
·        Onde encontrar forças?
·        Como não sucumbir às provocações e perdas? Encontra sua força no próprio Deus.
       
       Pr. Carlos Borges (CABB)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário