Tt.1.1-5
Introdução: O intento da Epístola. Qual era o principal propósito da
Epístola de Tito? O objetivo de Paulo era dar conselhos ao jovem pastor Tito a
respeito da responsabilidade que ele havia recebido. Tito recebeu a incumbência
de supervisionar e organizar as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado
a ilha com Tito e o deixou ali com esta importante incumbência (v.5).
I A ESPERANÇA GLORIOSA
1-Serviço e Apóstolo (Tt. 1.1)
·
Duas
passagens indicam claramente as qualificações que um homem tem que possuir para
servir como bispo (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9).
·
Nenhum
homem que não possua todas estas qualificações deverá ser selecionado
para servir como presbítero/pastor/bispo.
·
Antes
de selecionar seus pastores, os membros da igreja local deverão estudar
cuidadosamente estas listas para estarem certos de que tenham dois ou mais
homens verdadeiramente qualificados.
·
Paulo falou de qualificações familiares: esposo
de uma só mulher governa bem a própria casa, tem filhos crentes que não são
acusados de dissolução, nem são insubordinados.
·
Ele deu
uma extensa lista de exigências espirituais e morais: irrepreensível,
temperante, domínio de si, sóbrio, modesto, hospitaleiro, tem bom testemunho
dos de fora, não dado ao vinho, não violento, cordato, inimigo de contendas,
não avarento, não arrogante, não irascível, amigo do bem, justo, piedoso.
·
Um
bispo precisa também ter experiência e capacidade para ensinar: apto para
ensinar, não neófito, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo
que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que
o contradizem.
2- A grande Esperança ( Tt.1.2,3)
·
O desafio de Tito era
lidar com mestres insubordinados e a perversão das pessoas da época.
·
A vocação para o
ministério deve ser confirmada pelo bom testemunho.
·
Paulo indica a Tito quais as características
que ele deve observar, antes de nomear os dirigentes da Igreja.
·
Pessoas desajustadas,
caloteiras, gananciosas, beberrões, antipático e antissocial não podem de
maneira nenhuma dirigir a Igreja de Deus.
·
Paulo encerra Tito 1,
dizendo a Tito que puros e impuros têm pontos de vista bem diferentes. Isto por
causa, da mente de cada um.
·
A expressão não pode mentir traduz uma única
palavra grega que significa verdadeiro ou livre de todo engano.
·
A
salvação que o Altíssimo prometeu a todos nós que conhecemos Seu Filho será
concretizada.
·
Ele é
fiel às Suas promessas. A primeira ação disciplinar de Deus registrada contra a
igreja foi por motivo de mentira (At 5.3).
·
Um dos
indícios dos últimos tempos é a hipocrisia de homens que falam mentiras (1 Tm
4.2).
·
Não
costumamos levar a mentira tão a sério quanto os pecados sexuais, mas o Senhor
sabe que, se a palavra do homem não é digna de confiança, então nada mais
importa.
3- Paternidade Espiritual (Tt.1.4)
·
Verdadeiro filho. Nascido legitimamente,
Tito era mais uma pessoa que Paulo havia convertido — uma ocorrência
maravilhosa.
·
A fé comum. A fé tida em comunhão. Graça,
misericórdia e paz- Essa era a saudação costumeira de Paulo nas epístolas
pastorais.
·
Paulo orienta Tito a indicar líderes para as
igrejas de Creta, os quais deviam ter sua vida familiar em ordem (v.6), evitar
os vícios apresentados no v. 7 e cultivar as virtudes mencionadas no v.8. Seu
ministério devia ensinar fielmente a verdade do evangelho (v.9).
·
Restam indica que a organização das igrejas de
Creta estava incompleta devido à pequena duração da visita de Paulo.
·
Paulo identifica deficiências em três áreas
específicas: (1) falta de organização nas
igrejas (v.5-9); (2) falsos mestres sem ninguém para enfrentá-los (v. 10,11;
3.10,11); (3) necessidade de ensino da doutrina e de habilidades para a vida
prática (2.1-10; 3.1,2).
·
Tito foi deixado ali para pôr em boa ordem tais
deficiências. O primeiro passo dele para concluir essas tarefas foi estabelecer
presbíteros em cada cidade (At 14-23).
II UMA MISSÃO DIFÍCIL
1-O Propósito do envio (Tt.1.5).
·
Ao que
parece, naquela época, havia diversos líderes para cada igreja, em vez de um
principal.
·
As palavras
presbítero e bispo (literalmente, supervisor) em grego parecem ter sido usadas
alternadamente por Paulo (v.7).
·
Presbítero
talvez se refira mais ao cargo e à sua autoridade, enquanto bispo trate mais da
função da pessoa e do ministério da supervisão (At 20.17).
·
Irrepreensível significa não ter nada que possa
servir de base para acusar a conduta de
alguém (1 Tm 3.2).
·
Esta deve
ser a principal característica do presbítero.
·
No
entanto, Paulo define melhor esta irrepreensibilidade com outras 16 qualidades,
as quais fazem parte de três áreas: vida
familiar (v.6), vida pessoal (v.7,8) e crenças doutrinárias (v.9).
·
O contraste entre o comportamento irrepreensível
dos presbíteros da igreja e o comportamento vil dos falsos mestres deveria
ficar claro para todos (v.10-16).
2-Contruir bons líderes (Tt.1.6-9)
·
O presbítero não devia ser soberbo, e, sim,
temperante.
·
Se só pensasse no seu lado, como os falsos
mestres de Creta (v.10-16), não teria o caráter necessário à promoção das boas
obras e da sã doutrina entre os cristãos.
·
Convencer significa censurar de forma tal a
produzir arrependimento e confissão do pecado (Jo 16.8).
·
Censurar pode ter resultados positivos e mudar a
vida do homem.
·
Os líderes devem ser nomeados (v.5'9), para que
impeçam os falsos mestres de disseminarem uma doutrina imoral.
·
Muitos
desordenados. Nestes versículos,
Paulo trata das características dos falsos mestres, cujos ensinamentos iam de
encontro à verdade e estavam minando a autoridade dos líderes da igreja.
3- Silenciar os hereges (Tt.1.10,11)
·
Os da circuncisão. Ao que parece, havia
judeus cristãos nas igrejas de Creta que estavam limitando a liberdade dos
cristãos gentios, exigindo que obedecessem às leis judaicas (Gl. 3).
·
É claro
que Deus quer homens espiritualmente maduros que se dedicarão aos seus irmãos
para servir como presbíteros.
·
Este
não é o trabalho dos jovens, dos novos convertidos, ou homens que ainda não
aprenderam a guiar suas próprias famílias, nem é papel atribuído a mulheres.
·
Estas
qualificações não se adquirem recebendo diplomas de cursos de seminários, mas
dedicando-se ao serviço do Senhor.
III RIGOR E DISCIPLINA
1-Pessimo testemunho (Tt.1.12)
·
Os cretenses são sempre mentirosos, bestas
ruins, ventres preguiçosos.
·
Aqui,
Paulo cita o poeta cretense Epimênides, que escreveu tais palavras por volta de
600 a.C.
·
O povo de
Creta tinha tanta fama de mentiroso no mundo mediterrâneo que a expressão
cretanizar significava mentir.
·
Paulo
estava comparando a reputação daqueles habitantes com a de Deus.
·
O Senhor
é incapaz de mentir (v.2).
·
O que é ser cristão?
·
A palavra,
cristão quer dizer pequeno cristo, ou
seja, cópia/discípulo do Verdadeiro.
·
A designação não está relacionada à
religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa
de Jesus Cristo.
·
O que vemos nos dias atuais é, dizer que é
cristão virou um tipo de "status", há alguns anos atrás ser cristão
era sinônimo de honestidade.
·
Hoje já não é mais, e não é porque aqueles que
não são cristãos acusam os que são de ladrões ou coisas piores, infelizmente
vemos pessoas públicas, dentro da igreja, da política, do meio artístico,
futebolístico.
·
Que se proclamam cristãos, mas, na verdade é um
péssimo exemplo para a sociedade.
·
Uma pergunta, se a nossa igreja fossem fechadas,
hoje, as pessoas que moram perto dela sentiriam falta?
·
Se você fosse arrebatado por Jesus Cristo,
hoje, as pessoas que te conhecem sentiriam a sua falta?
·
Ou seja, que testemunho tem dado aos que nos
cercam?
2- Repreensão Severa (Tt.1.133,14)
·
Este testemunho é verdadeiro. Paulo os
confirma como fatos e diz: repreende-os severamente.
·
Não era ocasião para timidez. Agir severamente
(gr. apotomôs) quer dizer interromper abruptamente.
·
Para que significava que o objetivo da
reprimenda era fazer com que o cristão fosse são ou saudável na fé.
·
Repreende-os tem sentido não vingativo, mas
curativo, como sempre deve ser.
·
A palavra fábulas sempre é usada em contraste à
doutrina cristã (1 Tm 4-6,7).
·
Essas fábulas judaicas deviam ser lendas sobre
figuras do Antigo Testamento, como algumas que sobrevivem até hoje em escritos
não bíblicos.
·
Tal especulação não só contrariava a verdade,
como também minava a fé (v.13).
·
Mandamentos de homens.
·
As normas que provêm da falsa doutrina são
contrapostas às boas obras (v.16) que devem proceder da doutrina sã (veja
exemplos de fábulas e mandamentos do homem em Marcos 7.1-16).
3- Impureza interior e higiene (Tt.1.15,16)
·
Neste versículo, Paulo destaca o equivocado
ascetismo dos falsos mestres cretenses, que haviam apontado certas práticas e
alimentos como impuros quando, na verdade, seus espíritos que eram contaminados
e infiéis.
·
Por outro lado, todas as coisas são puras para
os puros.
·
Como os cristãos de Creta haviam depositado sua
confiança em Cristo e se voltado para Ele, teriam o poder do Espírito de Deus
para viver de forma pura.
·
Jesus
ensinou o mesmo princípio em Mateus 15.11.
·
Nem objetos físicos, nem práticas externas
aviltam a pessoa; o que a corrompe completamente é uma mente voltada para o
mal.
·
Embora geralmente os cristãos de hoje não se
preocupem em cumprir ritos judaicos, o princípio ainda se aplica.
·
Temos de preocupar-nos mais em renovar nossa
mente e concentrá-la em Jesus do que em observar uma lista de regras sem
fundamento bíblico.
Pr. Carlos Borges (CABB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário