domingo, 8 de setembro de 2019

TODA ESCRITURA É INSPIRADA


2 Tm. 3.1-5
Introdução: O uso teológico da palavra inspiração tem a finalidade de designar a influência controladora que DEUS exerceu sobre os escritores da Bíblia. Tem a ver com a habilidade comunicada pelo ESPÍRITO SANTO, de receber a mensagem divina e de registrá-la com absoluta exatidão. O que diferencia a Bíblia de todos os demais livros do mundo é a sua inspiração divina. É devido à sua inspiração que a Bíblia é chamada A Palavra de DEUS.


I MALDADE DOS HOMENS
1-Tempos difíceis (2 Tm. 3.1).
·        A referencia de Paulo aos últimos dias revela seu senso de urgência.
·        Os últimos dias começaram após a ressurreição de Jesus, quando o Espírito Santo veio sobre os crentes no Pentecostes.
·        Os últimos dias continuarão até a segunda vinda de Jesus.
·        Isto significa que nós estaremos vivendo nos últimos dias.
·        Então devemos tirar o maior proveito do tempo que Deus nos dá (Ef. 5.16; Cl. 4.5).
·        Em muitas partes do mundo atual não é muito difícil ser cristão.
·        Os cristãos estão vivendo tempos difíceis.
·         Descontentamento, decepção, desconforto, desencorajamento, desespero, depressão, divórcio, discórdia, desdém, desgosto, dissensão e desobediência.
·        São bastante comuns entre os que foram chamados para dar testemunho da glória de Deus.
·        Muitos cristãos têm buscado conselheiros profissionais e psicólogos para ajudá-los a resolver os problemas da vida, mas esses problemas parecem estar aumentando.


2- Característica do Mal (2 Tm. 3.2-7).
·        O ato ou aparência de ser religioso inclui ir à igreja.
·        Conhecer a Doutrina cristã.
·        Usar Clichês cristãos e seguir as tradições de uma comunidade cristã.
·        Tais praticas pode fazer uma pessoa parecer boa, mas se as atitudes interiores de convicção, amor e adoração estiverem em falta, à aparência exterior não terá sentido.
·        Paulo nos adverte a não sermos enganados por pessoas que somente aparecem ser cristã.
·        Pode ser difícil distingui-las dos verdadeiros cristãos.
·        Ser luz para o mundo e sal para ele é a nossa missão.
·        Mas hoje cada vez mais muitos crentes têm buscado a amizade do mundo.
·        Uma aproximação perigosa e destruidora com suas práticas infrutíferas, com suas culturas erradas, com elementos que ferem a palavra de Deus.
·        Essa aproximação tem representado a destruição de muitos, pois a amizade com o mundo representa a rejeição para com Deus: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).


3- Manifestação da maldade (2 Tm 3.8-10)
·        O diagnóstico que Paulo dá da sociedade é sombrio (2Tm 3.2-4).
·        Esse tempo é marcado por um repúdio geral à lei, à decência e à afeição natural, com uma espiritualidade divorciada da vida (2Tm 3.5-7).
·        Do versículo 2 ao 4, Paulo mencionou diversos tipos de pecados em várias áreas.
·        Quanto à relação dos seres humanos consigo mesmos: (1) egoístas; (2) jactanciosos, se apresentando melhores do que na verdade são; (3) arrogantes, com mania de grandeza e vendo a si mesmos como superiores aos demais; e (4) não terão domínio de si, pois serão dominados por suas paixões, desejos e vícios.
·        Quanto à conduta moral em relação ao próximo: (1) implacáveis, com ódio ardendo como fogo; (2) caluniadores, espalhando contendas; (3) cruéis, sem nenhuma sensibilidade nem simpatia; (4) traidores; (5) atrevidos, levados pela paixão; e (6) inimigos do bem.
·        Em relação a Deus: (1) blasfemadores, zombando de Deus e escarnecendo do próximo; (2) ingratos; (3) irreverentes, vivendo abertamente no pecado; e (4) mais amigos dos prazeres que de Deus.
·        Em relação à família: (1) desobedientes aos pais; e (2) desafeiçoados, sem amor familiar.
Em relação ao dinheiro, serão avarentos.

II FIDELIDADE DE PAULO
1-As perseguições ao Apostolo (2 Tm. 3.11).
·        Em Listra, cidade natural de Timóteo, Paulo foi apedrejado e considerado morto (At. 14.19).
·        Em 2 Co. 11.23-33), Paulo resumiu sua vida de sofrimento por causa da pregação das boas Novas.
·        O Apóstolo mencionou seu sofrimento aqui para contrastar sua experiência com a dos falsos mestres. Que buscavam o próprio prazer.
·        Paulo teve de sofrer a humilhação de ser içado por uma janela de uma muralha como se fosse um criminoso fugitivo, a fim de escapar do apetite voraz de governantes injustos que queriam a sua cabeça. Em 2 Coríntios 11:32-33.
·        Em Atos 13:50-51 vemos uma conspiração entre os judeus, mulheres e homens de alta posição da cidade para expulsar Paulo da cidade pelo simples fato dele estar expondo o evangelho naquele lugar e estar havendo conversões.
·        Em Atos 16:23-24 vemos que Paulo foi preso porque expulsou um demônio de uma jovem adivinhadora que dava muito lucro aos que a exploravam. Por isso, foi açoitado, lançado na cadeia e teve seus pés amarrados em um tronco.


2- Perseguições são inevitáveis (2 Tm 3.12)
·        Paulo diz a Timóteo que os que obedecem a Deus e vivem para Cristo serão perseguidos.
·        Não fique surpreso quando as pessoas lhe entenderem mal.
·        Cristãos que não sofrem perseguição física e violenta frequentemente se esquecem de seus irmãos que estão sofrendo por causa de sua fé em Cristo.
·        Há um movimento de intensa perseguição os cristãos em vários países do mundo.
·         Na lista dos dez países em que mais há perseguição aos cristãos, seis são muçulmanos, três são comunistas e um é budista (Fonte: Missão Portas Abertas).
·        Os países comunistas são a Coréia do Norte, o Vietnã e Laos.
·        Nestes a força do comunismo ateu vê o Cristianismo como uma ameaça ao sistema. Outros países que perseguem os cristãos são muçulmanos, quase todos localizados dentro de uma faixa de países do norte da África ao sul da Ásia.


3- firmes na Palavra (2 Tm 3.13)
·        Paulo denunciou a instabilidade dos impostores (2Tm 3.13).
·        As pessoas que abandonam a Palavra para buscar as novidades do mercado da fé seguem enganando e sendo enganadas. Todo dia há coisa nova e nada é permanente.
·        A cada dia é preciso inventar uma novidade: uma nova doutrina, uma nova prática, uma nova experiência.
·        A cada geração, precisamos estar atentos aos perigos das inovações.
·        Apesar das centenas de livros evangélicos e das dezenas de Bíblias de estudo lançados todo ano, estamos vendo uma geração analfabeta de Bíblia.
·        Os crentes não têm firmeza. Eles correm atrás das últimas novidades do mercado da fé. Não examinam mais a Palavra de Deus.
·        Não têm raízes. Querem as dádivas, mas não o compromisso.


III TODA ESCRITURA É INSPIRADA
1- Permanece no que aprendeste (2 Tm. 3.14).
·        Cercado pelos falsos mestres e pelas inevitáveis perseguições de um ministério crescente, Timóteo poderia facilmente ter abandonado a sua fé ou modificado a sua doutrina.
·        Paulo aconselhou uma vez mais ao seu discípulo Timóteo a olhar para seu passado e a permanecer nos ensinos básicos a respeito de Jesus.
·        Como Timóteo está cercado de falsos ensinos.
·        Mas não devemos permitir que a nossa sociedade (sem Deus), distorça ou coloque empecilhos à eterna verdade de Deus.
·        Aqui, Paulo expõe a Timóteo a importância de permanecer da sã doutrina, "naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido".
·         É de vital importância sabermos que tanto a sã doutrina como a perseverança na mesma está unida e são de extrema valia para a vida do cristão.
·        Não se pode advogar a sabedoria da sã doutrina se não se vive aquilo que se professa.


2- Desde a Infância (2 Tm. 3.15).
·        Timóteo foi um dos primeiros cristãos da segunda geração, ele se tornou cristão, não em virtude de um evangelista ter pregado um sermão poderoso.
·        Timóteo foi evangelizado por sua genitora (Eunice) e sua avó (Lóide).
·        O trabalho dos pais e de vital importância na educação dos filhos, inclusive a cristã, incutindo neles os valores morais e espirituais.
·        A igreja é composta por membros de uma família, se a família não é bem estruturada, moralmente e espiritualmente, isso  se refletira na igreja.
·        Aprendi que os costumes de casa vão além da nossa porta e janela, vai a onde nós formos.
·        Pelo comportamento dos filhos, sabemos quem são seus pais, e pelo comportamento dos pais, sabemos quem são seus filhos.


3- Útil para educar (2. Tm. 3.16,17).
·        Quando Paulo escreveu dizendo que tal ensinamento aprendido por Timóteo "podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" ele objetivava a salutar importância para a vida de Timóteo em meio aos crentes e aos ímpios.
·        Aqui, Paulo expõe a Timóteo a importância de permanecer da sã doutrina, "naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido".
·         É de vital importância sabermos que tanto a sã doutrina como a perseverança na mesma está unida e são de extrema valia para a vida do cristão.
·        Não se pode advogar a sabedoria da sã doutrina se não se vive aquilo que se professa.
·        Paulo já havia escrito a Timóteo alertando-o do perigo de que "nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos" (v.1).
·        Sabemos que já vivemos nos últimos dias - pois estes começaram no tempo dos apóstolos e terminarão com a segunda vida de Cristo.
·       É por isso nos é imprescindível conhecermos "todo o conselho de Deus" (At 20.27), conforme Paulo já havia dito aos anciãos em Éfeso.
·       Quando Paulo escreveu a Timóteo dizendo para permanecer- "naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado".
·       Paulo não estava dando alternativas para como Timóteo deveria proceder diante da igreja, tampouco se oferecia liberdade de culto e de vida para os que estivessem sob sua autoridade.
·       Paulo era desejoso de incutir-lhe que não havia nada de novo que este mundo pudesse ensinar.
·       Ao contrário de muitos, Paulo sabia que os ensinamentos do Antigo Testamento jamais caducariam ou seriam ultrapassados para este mundo - em tempo oportuno, vale salientar a importância de diferenciarmos quanto à lei civil, cerimonial e moral.
       
       Pr. Carlos Borges (CABB)




Nenhum comentário:

Postar um comentário