sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Boaz case-se com Rute e gera filhos

 

Rt.4.1-22

Introdução: Em Rute 4 vemos que Boaz vai até os ancião de Israel para exercer o seu direito de resgate sobre as terras de Elimeleque e tomar Rute como sua esposa.

Esta lei está descrita em Deuteronômio 22:5-10, e para exercer seu direito, Boaz deveria pagar a hipoteca referente as terras de Elimelque, algo que não era barato, mas como Deus lhe deu condições, ele o fez.

Do casamento de Boaz e Rute, nasceu Obede, que é o pai de Jessé, que é o pai de Davi.

Isto significa que uma história que tinha tudo para terminar em tragédia, foi mudada pela intervenção do Senhor e se tornou eterna. Pois da linhagem de Obede, veio o Senhor Jesus Cristo, que é o resgatador de toda a humanidade.

 

 I - O DIREITO TRANSFERIDO A BOAZ

1-O Processo Legal (Rt.4.1)

1.      Boaz tomou dez homens – Esses dez homens foram escolhidos  dentre os anciãos  que tinham  autoridades em Belém.

2.      Assim sendo, ele conseguiu  a corte  necessária  para julgar o caso.

3.      Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se, exatamente quando o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali.

4.       Boaz o chamou e disse: “Meu amigo, venha cá e sente-se”.

5.      Ele foi e sentou-se.

6.      Boaz reuniu dez líderes da cidade e disse: “Sentem-se aqui”. E eles se sentaram.

7.      De­pois disse ao resgatador: Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque.

8.      A Porta da cidade funcionava como se fosse um tribunal.

9.      Aquele lugar também era um lugar negociações, além de ser o ponto pelo qual os habitantes de uma cidade  entravam e saiam da cidade.

 

2- Outro resgatador (Rt.4.4)

1.      Pensei que devia apresentar-lhe o assunto, na presença dos líderes do povo, e sugerir-lhe que adquira o terreno.

2.      Se quiser resgatar esta propriedade, resgate-a.

3.      Se não, diga-me, para que eu o saiba.

4.      O parente mais próximo de inicio aceitou em comprar as terras (resgatar), pois considerava um ótimo investimento (negocio).

5.      Porém Boaz deu, a saber, ao resgatador que havia uma mulher envolvida, ou seja, quem resgatasse as terras também deveria resgatar a Rute.

6.      A situação era a seguinte: Quem resgatasse as terras (compra-las) também deveria casar-se com a Rute

7.       “Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu”. “Eu a resgatarei”, respondeu ele.

8.      Diante desse problema, o resgatador informou a Boaz, que nesse caso não poderia resgatar as terras por caso da implicação de ter que se casar com Rute.

9.      Então a missão ficou para Boaz, assumir essa missão tão nobre e necessária.

  

3-Uma condições Inesperada (Rt. 4.5)

1.      A frase para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade deixa claro que o parente mais próximo precisava, além de resgatar a terra, assumir Rute.

2.      Em obediência à lei do levirato, para prover um herdeiro ao parente falecido.

3.       Aqui, o parente falecido era Malom, marido de Rute (Rt 4.10).

4.       Gerar um filho de Malom asseguraria a linhagem deste e de Elimeleque, o patriarca da família.

5.      Quando o remidor descobriu que teria de casar com Rute, recusou o seu direito de remissão, porque sua própria herdade poderia ser arruinada.

6.      Aparentemente, ele não queria a dupla responsabilidade de comprar a terra e sustentar Rute e Noemi.

7.      Inclusive, não queria que as suas terras fossem herdadas pelo filho de Rute e não pelos membros da sua própria família.

  

II - CASAMENTO DE RUTE

1-Transferencia de Direito (Rt.4.8)

1.      O ato de descalçar o sapato e dá-lo ao seu próximo selava uma transação comercial no antigo Israel (Dt 25.8-10).

2.       Atualmente, isso corresponderia à assinatura de um contrato.

3.       Ao descalçar e entregar seu sapato a outrem, o remidor estava, simbolicamente, abdicando de seu direito sobre a terra e de seu dever de suscitar um herdeiro para o falecido.

4.      Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom da mão de Noemi. 

5.      As testemunhas que estavam às portas da cidade tiveram uma participação significativa na validação da transação.

6.      Quiliom e Malom, os filhos de Elimeleque, teriam sido os herdeiros das terras do seu pai, se não tivessem morrido.

7.      No entanto, como isto ocorreu, a terra foi comprada da mão de Noemi, a viúva de Elimeleque.

  

2-Boaz casa-se com Rute (Rt.4.10)

1.      Além de resgatar as terras, Boaz resgatou Rute, ao tomá-la como sua esposa.

2.       Ao contrário do que aconteceu com as terras, Rute não foi comprada por dinheiro.

3.      Boaz, voluntariamente, escolheu ser o seu redentor.

4.       Ele era um parente de Elimeleque e tinha condições financeiras para assumir as responsabilidades de um resgate.

5.      Neste versículo, um detalhe que fora omitido no capítulo 1 é acrescido: o fato de Rute ter sido esposa de Malom.

6.      Nesse caso excepcional, vemos um bonito exemplo do espírito da Lei sendo mantido.

7.      Tanto o amor leal de Rute como o de Deus é demonstrado nessa história.

8.      Rute, lealmente, amou Noemi, deixando sua terra natal e servindo à sua sogra mesmo na pior das circunstâncias.

9.       Em retribuição, Deus recompensou Rute estendendo o Seu amor leal a ela também.

10.    Ele deu a essa estrangeira um homem fiel e digno como marido, aceitou-a como uma de Suas filhas e deu a ela um filho que seria um ancestral do rei Davi e, por conseguinte, de Jesus (Rt 4.13,22).

 

3-Somos Testemunhas (Rt.4.11)

1.      O povo que estava à porta e os anciãos confirmaram o procedimento legal de negociação com a seguinte resposta: somos testemunhas.

2.       Então a multidão deu a Rute uma notável bênção, pedindo ao Senhor que fizesse dela o mesmo que fez a Raquel e a Léia (tornou-as férteis e mulheres sábias), que edificaram a casa de Israel (Gn 35.23-26).

3.      Embora Rute fosse uma moabita, foi total e calorosamente aceita pelos filhos de Israel.

4.       A Lei de Moisés exigia a exclusão dos moabitas da congregação de Israel por dez gerações (Dt 1.4).

5.      O livro de Rute está repleto de alusões ao Pentateuco.

6.      Aqui, o nome de Tamar se refere à outra história em que o espírito da Lei é aludido (Gn 38).

7.      Certamente, o comportamento de Tamar normalmente não seria aprovado.

8.      Ela estava desesperada porque os irmãos do seu marido não queriam assumir a responsabilidade para com ela, mas, no final, Judá a considerou mais reta do que ele mesmo (Gn 38.26).

  

III- FELICIDADE DE NOEMI

1-A Concepção de Rute Rt.4.13)

1.      O Senhor concedeu a Rute o dom da maternidade.

2.      Filhos são herança do  Senhor.

3.      Ele os conhece quando ainda são substancia informe no útero da mãe (Sl.139.13).

4.      Aqui o remidor, cujo nome seria afamado em Israel, não é Boaz, mas o descendente de Rute [uma possível alusão ao Messias].

5.      As mulheres louvaram o Senhor por Sua provisão a Noemi.

6.      Elas abençoaram o menino, pedindo a Deus que sua fama se espalhasse por todo o Israel e que ele confortasse Noemi e provesse sustento a ela em sua velhice.

7.       Com o nascimento dessa criança, a escassez de Noemi foi substituída por abundância.

8.      Filhos são considerados uma grande recompensa, então, o fato de as mulheres declararem que Rute era melhor para Noemi do que sete filhos foi um grande elogio a Rute.

9.      Como Rute: Raabe era uma mulher gentia.

10.    Ainda assim, Deus estendeu Seu amor leal a ela, devido à sua fé nele, e o nome dela consta na linhagem messiânica.

 2-A Alegria de Noemi (Rt.4.17)

1.      O tema da abundância continua predominando, pois as vizinhas declararam que uma criança havia nascido para provisão e alegria de Noemi.

2.      O nome da criança era Obede, que significa aquele que serve.

3.       O autor desse livro finalmente revela como Rute se tornou parte da linhagem real de Davi.

4.      Portanto, da linhagem messiânica (Mt 1.5).

5.      Sua inclusão nessa genealogia representa outra bela ilustração do amor fiel (hb. hesed) de Yahweh e Seu comprometimento em incluir os gentios na Sua aliança.

6.      A história é concluída com a alusão à genealogia de Davi, começando por Perez, o filho de Judá e Tamar.

7.      Essa genealogia pode ter sido adicionada ao livro muito depois de o registro original ter sido concluído; porém, provavelmente, o livro, como um todo, foi composto em uma data posterior aos eventos descritos.

 

 

3-A Genealogia de Davi (Rt.4.22)

1.      A genealogia de Davi não é apenas um apêndice; é um elemento essencial que demonstra o propósito do autor e o propósito do Senhor na linhagem do rei Davi e do Messias.

2.      A história do resgate de uma mulher estrangeira aponta para a grande redenção que seria feita por Jesus de todos que nele creem.

3.      Há na Bíblia  quatro genealogias em que são mencionados os nomes de Obede(e de Davi); aquela do texto presente; aquela de I Cr.2.4-13) (quase idêntica); a de Mateus e seu  contexto; e a de Lucas 3.32 e seu contexto.

4.      Prezes gerou a Esrom, e Esrom gerou a Arão, e Arão gerou a Aminadabe, e Aminadabe gerou a Naasom, e Naasom gerou a Salmom, e Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.


 Pr. Capl. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário