Et.5.1-5 /6.12-14
Introdução: Em
Ester 5, o escritor revela o desfecho da grande trama que teve início em Ester 4.
Quando a rainha Ester se apresenta ao rei sem ser chamada, ele lhe estende o
cetro. E diz: “Que há,
rainha Ester? Qual é o seu pedido? “Mesmo que seja a metade do reino, lhe será
dado”.
Sua atitude significa
permissão, favor. A partir disso, ela pode permanecer diante do rei e
apresentar sua necessidade.
1-Ester
vai falar com o rei (Et.5.3)
1.
Metade do meu reino-Hipérbole (realce expressivo que resulta exagero de um significado
(ex. morrer de rir.
2.
Assuero – Oferece
a Ester praticamente tudo o que ela quisesse.
3.
Esse mesmo tipo
de oferta foi feita por Herodes Antipas a Salomé (Mc.6.23).
4.
Venha o rei e
Hamã, hoje ao banquete- O pedido
modesto de Ester mostra que ela pensou
cuidadosamente a respeito do melhor modo de conseguir seu propósito
final.
5.
No antigo Oriente
Próximo, não se fazia o principal pedido diretamente, mas se preparava o
caminho com pequenos pedidos.
6.
A
rainha não é precipitada no falar.
7.
No
tempo em que ela e os judeus passaram jejuando e orando, o Espírito Santo ministrou as palavras e a forma como ela devia conduzir
todo o processo.
8. Com isso, ela convida apenas o
rei e Hamã para um banquete.
9. Ela não fala sobre nada sobre o plano para
matar os judeus.
10. Para isso, Xerxes consentiu mais uma vez e
garantiu que ele e Hamã estariam presentes.
2-O Primeiro banquete (Et.5.5).
1. Fazei apressar Hamã, para que atendamos ao que Ester deseja- O convite da “rainha” levou Hamã a supor que lhe estava
sendo dada honras especial.
2. Mas ver Mordecai no portão azedou toda a
honra que ele estava recebendo e ainda receberia, conforme pensava.
3. Ele tinha que se livrar de
Mordecai, pois somente assim poderia
realmente apreciar a sua boa sorte.
4. O vinho fluía e todos se
sentiam felizes.
5. No meio da felicidade do rei,
Ester apresentaria o usado plano contra
Hamã;
6. Se bem parecer ao rei. Essa
expressão, que era uma fórmula de etiqueta, é encontrada muitas vezes ao longo
do livro.
7. Ester
fez seu primeiro pedido; convidou o rei e Hamã para irem a seu banquete naquele
mesmo dia.
3- A Petição de Ester (Et.5.8).
1. Ester
adiou tudo para o dia seguinte.
2. Gradualmente
Ester foi ganhando a boa vontade do rei ao mesmo tempo que obtinha
confiança quanto ao seu plano ousado.
3. Talvez
a sua intuição feminina lhe tenha dito que o momento certo ainda não havia chegado.
4. Nas
festas de vinho, apenas alguns poucos
convidados bebiam vinho na
presença do rei.
5. Entre
eles estava Hamã e Ester.
6. Mas ninguém bebia os mesmos vinho finos que eram ingerido pelo rei.
7. Parece
que o único homem especialmente convidado a beber vinho com o rei e a rainha
era Hamã.
II A VAIDADE DE HAMÃ
1- O
Humor de Hamã ( Et. 5.9)
1. Então saiu Hamã naquele dia alegre e de
bom ânimo – Hamã, cheio de alegria e orgulho, pensava estar prestes a
receber alguma honraria adicional da parte do rei, pois fora o único convidado
a beber vinho cm o rei e a rainha.
2. Mas
sua alegria foi abalada e sua ira
levou-o a requeimar de indignação quando ele viu, sentado na porta do rei Mordecai.
3. Que
que nem ao menos se levantou quando Hamã passava, e nem se prostrou diante
dele..
4. Em sua
ira, Hamã continuou traçando planos de matança em massa dos judeus.
5. Ele
poria fim a toda aquela insolência(Ester 3.2).
6. Porque
Mordecai recusou-se prostrar-se diante
de Hamã.
2- A ira de Hamã contra Mordecai (Et.5.9)
1.
Os
banquetes persas incluíam grande consumo de vinho (ver Et 1.8).
2.
Até a
origem da palavra traduzida como banquete deriva do verbo que significa beber.
3.
O autor observa com argúcia o estilo de vida
desregrado dos reis persas.
4.
Hamã, porém, se refreou,
e foi para sua casa; e enviou, e mandou vir os seus amigos, e Zeres, sua
mulher.
5.
E contou-lhes Hamã a
glória das suas riquezas, a multidão de seus filhos, e tudo em que o rei o
tinha engrandecido, e como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei.
6.
O
bom humor de Hamã ao voltar para casa após o banquete provinha do vinho que
bebera e da honra de ter sido convidado com o rei para estar à mesa de Ester.
7.
Porém,
seu humor mudou drasticamente quando encontrou o primo de Ester.
8.
Desta
vez, Mardoqueu nem sequer se levantou para saudá-lo, nem demonstrou medo diante
dele, apesar do edito de morte contra o povo judeu.
9. Ódio e
amargura são como longas raízes que crescem no coração e corrompem toda uma
vida.
10. Hamã
estava tão consumido pelo ódio por Mordecai que nem ao menos conseguiu
desfrutar da honra de ser convidado para a festa de Ester.
3- Hamã planeja vingança (Et.5.14)
1. A
vaidade de Hamã era igual à do rei a que servia.
2. Ele
se gabava à esposa e aos amigos das riquezas que possuía, dos filhos que tinha
e de seu status no reino.
3. Ter
filhos numerosos era considerado uma grande bênção entre os antigos povos
semitas.
4. Na
Pérsia, o homem que tivesse mais filhos recebia presentes do rei em pessoa.
5. Forca. Essa palavra é a designação vulgar
para madeira, material do qual eram feitas as forcas (Et 2.23).
6. Sua
altura, cinquenta côvados, equivalia a cerca de 23 metros.
7. Disse mais Hamã: Tampouco a rainha Ester a ninguém fez vir
com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim.
8. Também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o
rei.
Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto eu vir
o judeu Mardoqueu assentado à porta do rei.
1- Ajuda de Mordecai lembrada (Et.6.2)
1. Este
versículo é a hora da virada deste livro.
2. Dentro desse capítulo, observamos uma série de
eventos que indicam a mão soberana de Deus controlando todos os desdobramentos.
3. Só por
causa da noite de insônia é que o rei soube do ato de bravura que Mardoqueu
cometera em sua defesa.
4.
O
livro das memórias das crônicas.
5.
Seria
o registro oficial dos eventos do Império Persa.
6.
Faz-se
referência a ele em Ester 2.23 e novamente em Ester 10.2. Esdras 4.15 também é
mencionado um livro similar.
7.
Aparentemente,
se leram as crônicas diante do rei durante um bom tempo.
8.
Quando
se deu o feito de Mardoqueu, o rei talvez tivesse estado a par do mesmo de
alguma forma.
9.
Em Ester 2.23 o autor diz que as ocorrências
foram escritas perante o rei.
10.
Agora, o Senhor levava o rei a ouvir esse
mesmo texto.
11.
Era
costume entre os reis persas recompensar imediatamente aqueles que realizavam
algum feito notável.
12.
Existem
registros de que Dario e Assuero conferiam tais honras a pessoas que fizeram
jus a elas.
13.
Os
dois substantivos, honra e galardão, significam grande honra.
2-Mordecai honrado (Et.6.11)
1.
Novamente,
vemos a mão de Deus trabalhando sobranceiramente a favor do seu povo.
2.
Logo depois de a recompensa a Mardoqueu ter
sido debatida, Hamã pôs os pés no pátio real.
3.
Ironicamente,
Hamã, que nada sabia sobre a conversa precedente, chegava para recomendar a
execução de Mardoqueu.
4.
É
impossível não enxergar a ironia e a graça dessa virada na trama.
5.
De
tão arrogante, Hamã pensou que o rei estava querendo honrá-lo.
6.
Ele mesmo sugeriu honrarias que adoraria
receber - um desfile real pela praça da cidade, para que todos vissem e
ouvissem como o rei se agradava dele.
7.
O rei aceitou, mas planejava dar esse galardão
ao homem que Hamã julgava ser seu inimigo. O pior de tudo foi Hamã ter sido
encarregado de conduzir Mardoqueu pela praça e proclamar que o rei se agradava
dele.
3- Mulher de Hamã prevê
fracasso (Et.6.13).
1.
Mardoqueu
ser glorificado no lugar de Hamã, que tramara sua destruição, é uma das
diversas viradas dramáticas do livro de Ester.
2.
Como exemplo dessas viradas, podemos destacar
ainda dois fatos: Hamã é enforcado na forca que mandara erigir para Mardoqueu
(Et 7.10), e, no mesmo dia em que os inimigos dos judeus achavam que os
derrotariam, foram derrotados por eles (Et 9.1).
3.
A mão de Deus é capaz de proporcionar viradas
como essas para o Seu povo (comparar com Et 9.20-25.
4.
A
questão da persistente sobrevivência dos judeus é a razão de ser deste
versículo.
5.
A esposa e os amigos de Hamã disseram a ele
que ele não prevaleceria, devido à ascendência judia de Mardoqueu.
6.
A
escolha de palavras em hebraico é bastante forte; o sentido é de que Hamã cairá
com toda a certeza.
Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)
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