Mt.13.1-23
Introdução: Enquanto o Salvador estava na Galileia, uma grande multidão foi até Ele. O Salvador ensinou às pessoas usando parábolas, começando com a parábola do semeador.
I A OPOSIÇÃO E A FAMÍLIA DE JESUS
1-O Sábado (Mt.12.11)
1.
O estresse da
pergunta não reside em supor que um homem tenha apenas uma ovelha, mas em uma
que caia em uma cova.
2.
No entanto,
pelo valor comparativamente pequeno daquele, ele não tem escrúpulos em empreender
o trabalho de ajudá-lo no dia de sábado.
3.
Quanto
então um homem é melhor que uma ovelha?
4. Como se ele dissesse: Se
a consideração que você tem pela vida de seu gado o leva a fazer um trabalho
servil no sábado.
5.
Pela
preservação de uma única ovelha, a caridade deve induzi-lo a trabalhar pela
preservação de um companheiro.
6.
Criatura,
embora o bom ofício deva ser feito no dia de sábado.
7.
O seguinte
ditado judaico é mencionado por alguns escritores: “É ilegal fazer qualquer trabalho
servil no dia de sábado, a menos que seja de propósito salvar uma vida”;
que compreende também brutos.
8.
Pelo que é
dito aqui, e Lucas
13:15 ; Lucas 14: 5 parece que esse era um ditado comum.
2-Os fariseus pedem um sinal (Mt.12.38)
1.
Naquele tempo, alguns mestres da lei e fariseus disseram a
Jesus: Mestre queremos ver um sinal realizado por ti. “Jesus respondeu-lhes:
‘Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a
não ser o sinal do profeta Jonas”.
2.
Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites
no ventre de um grande peixe (talvez uma baleia), assim também o Filho do Homem
estará três dias e três noites no seio da terra.
3.
No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra
essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas.
4.
E aqui está quem é maior do que Jonas.
5.
No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa
geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria
de Salomão.
6.
E aqui está quem é maior do que Salomão.
3-A casa vazia e a família de Jesus(Mt.12.48).
1. Quem é minha mãe - Essas palavras pretendiam
inquestionavelmente reprovar a ânsia de Maria, e ela certamente agiu de maneira
inadequada ao tentar interromper o progresso de seu discurso.
2. Ao
mesmo tempo, depreciando o relacionamento de carne e sangue, nosso Senhor
ensina uma doutrina muito útil.
3. Pois ele
admite todos os seus discípulos e todos os crentes na mesma posição honrosa,
como se fossem seus parentes mais próximos.
4. Agora,
essa afirmação está intimamente ligada ao ofício de Cristo.
5. Pois ele
nos diz que foi dado, não a um pequeno número de indivíduos, mas a todos os
piedosos, que estão unidos em um corpo com ele pela fé.
6. Ele também
nos diz que não há vínculo de relacionamento mais sagrado que o relacionamento
espiritual.
7. Porque não
devemos pensar nele de acordo com a carne, mas de acordo com o poder de seu
Espírito que ele recebeu do Pai
8. Para
renovar os homens, de modo que aqueles que são por natureza a semente poluída e
amaldiçoada de Abraão começam a ser pela graça os filhos santos e celestiais de
Deus.
II A PARÁBOLA DO SEMEADOR
1-As Parábolas (Mt.13.3)
1.
A primeira e extensa série de parábolas foi apresentada em um
dos dias mais ocupados do
ministério de Jesus.
2.
O registro de Mateus apresenta uma lista de sete (7) parábolas, e
uma aplicação final.
3.
Marcos
registra quatro(4), inclusive uma
que não se encontra em Mateus.
4.
Lucas registra três (3), não juntas.
5.
Duas
das parábolas foram interpretadas por Jesus( O semeador e O Joio) e a
terceira parábola (A Rede), isto fornece um esquema para compreensão das
outras.
6.
Jesus inicia o capítulo ministrando uma de
suas parábolas mais conhecidas: a parábola do
semeador (Mateus 13.1–9).
7.
A
figura de um agricultor que semeia a mesma semente em solos diferentes obtendo
resultados diversos, é utilizada por Jesus Cristo para mostrar como as pessoas
recebem a Palavra de Deus.
8.
Os discípulos ficam intrigados com o fato de
o Mestre ensiná-los por meio de parábolas.
9.
Jesus
mostra que é para que seja revelado aqueles que amam a Deus sinceramente.
2-A Razão das Parábolas (Mt.13.10,11)
1.
E
desejavam aprender dele; veio a ele, a saber, quando a
assembleia terminou, e Cristo havia proferido muitas outras parábolas
mencionadas posteriormente; pois vieram quando ele estava sozinho. e
disseram: Por que lhes falas por parábolas?
2.
"É
por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e
ouvindo, eles não escutam, nem compreendem".
3. Jesus respondeu: 'Porque
a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é
dado.
4.
Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em
abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem.
5.
É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando,
eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
6.
Deste modo se cumpre
neles a profecia de Isaías: 'Havereis de ouvir, sem nada entender.
Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou
insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com
os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que
se convertam e eu os cure'. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos
ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o
que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram".
7.
Mateus 13: 10-12 . Os discípulos –, aqueles
que eram sobre ele, com os doze, ou seja, não apenas os apóstolos, mas
outras pessoas bem-dispostas, como geralmente participavam do ministério de
Cristo.
8.
E
desejavam aprender dele; veio a ele, a saber, quando a
assembleia terminou, e Cristo havia proferido muitas outras parábolas
mencionadas posteriormente; pois vieram quando ele estava sozinho. e
disseram: Por que lhes falas por parábolas?
3-A Parábola do Semeador (Mt.13.23)
1.
A interpretação que Jesus dá à parábola explica o destino da
Palavra nesta dispensação, humanamente falando, é devido à condição dos
corações humanos.
2.
O Semeador - Não
identificado, mas de conformidade com a parábola seguinte, está claro que é o
próprio Jesus Cristo, e aqueles que o representam.
3. A palavra do Reino ( Palavra de Deus), simbolizado pela semente,
é a mensagem que Jesus proclamou referente a Ele mesmo e ao seu reino.
4. Este é o que foi deixado a
beira do caminho.
5. Não é uma confusão de
figura, mas uma visão da semente no solo
que culmina na planta, e assim representa o caso individual.
6. O ouvinte ao pé do caminho é aquele que não reage de
maneira nenhuma, do qual Satanás ( o maligno) pessoalmente ou através de seus agentes do mal, logo remove todas
as impressões espirituais.
7. Semente sobre pedras (rochas), descreve o caso do ouvinte
superficial, emocional ( recebe com alegria), cujo entusiasmo inicial fica completamente murcho sob o sol revigorante e necessário da angustia ou a perseguição.
8. Semente que brota sob espinhos – Descreve o ouvinte preocupado cujo coração já cheio de
cuidados e de interesse mundanos.
III MAIS PARÁABOLAS DO REINO
1- Joio Mostarda e fermento (Mt.13.30)
1.
Mateus 13:30 . Reunir – o joio e
amarrá-los em feixes – A palavra joio não parece expressar o significado do
original.
2.
O joio, conosco,
não são ervas daninhas nocivas, mas um tipo útil de pulso, de grande utilidade
para o gado, e muito facilmente distinguida em seu crescimento do trigo.
3.
Considerando
que o original expressa algo (e o escopo da parábola o exige) que não tem
qualquer utilidade.
4.
Serve apenas
para ser queimado e que não pode ser facilmente distinguido do bom milho até
que ambos cresçam.
5.
Esses
detalhes responda o que é chamado de ouvido
surdo no trigo, que não pode ser discernido até a época da
colheita.
6.
É uma erva
daninha chamada joio, a infelix
lolium, que cresce com trigo e, a menos que seja colhida
antes de ser colhida, prejudica muito o milho.
7.
Johnson, de
fato, em seu Dicionário, diz que “o joio (de teeren, holandês,
para consumir ) é uma erva que cresce entre o milho”.
2 – O Tesouro escondido e a pérola (Mt.13.44)
1.
Mateus 13:44 . Novamente – As três parábolas a
seguir foram propostas, não para a multidão, mas peculiarmente para os
apóstolos.
2.
Os dois
primeiros se referem àqueles que recebem o evangelho.
3.
A terceira,
tanto para quem a recebe como para quem a prega.
4. O reino dos céus é semelhante ao tesouro escondido em um
campo – O reino de Deus,
estabelecido no coração dos homens, que é justiça, paz e alegria no
Espírito Santo.
5.
A salvação do
evangelho, é um um tesouro, de fato, mas um tesouro que, embora contido no
campo das Escrituras, é escondido da parte carnal da humanidade, mesmo dos mais
sábios e prudentes deles.
6.
Muitos que
frequentemente atravessam esse campo não sabem que ele contém esse tesouro.
7.
Mas quando um homem, em consequência de abrir
os olhos de seu entendimento, o descobre, ele o esconde em seu coração.
3- A
rede e as coisas novas e velhas
(Mt.13.47)
1.
Mateus 13: 47-50 . O reino dos céus é semelhante a uma rede, etc.
– O evangelho pregado ao mundo pode ser comparado a uma rede lançada ao
mar e à captura de peixes de todos os tipos.
2.
Pois, pela
pregação dela, congregações são reunidas e uma igreja visível é formada, e
homens bons e maus são trazidos para se professarem membros dela.
3.
E são
misturados de tal maneira que seria difícil, se não impossível.
4.
Para fazer
uma distinção apropriada entre eles: disciplina
cristã, no entanto, e forte e estreita exortação, em todas as igrejas.
5.
Bem
regulamentadas ou sociedades cristãs adequadamente constituídas, iniciam a
separação neste mundo que deve ser realizada pelos anjos de Deus em o mundo por
vir.
6.
“Essa
parábola parecerá particularmente apropriada, se considerarmos que foi falada
aos pescadores, que haviam sido chamados de seus empregos, com a promessa de
que deveriam capturar homens, Mateus 4:19 .
7.
Difere da
parábola do joio em sua extensão, representando a reunião de homens iníquos em geral na igreja visível.
8.
Junto com os
bons, por meio da pregação do evangelho, juntamente com o julgamento final e o
estado dos iníquos.
9. Considerando que a parábola do joio representa a introdução e a punição de hipócritas em particular.
Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)
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