At.20.25-32
Introdução: Neste estudo estaremos
abordando sobre a identidade da Igreja de Cristo, que ao longo da história vem
sofrendo deturpação e corrupções de seu
conceito original criado por Deus. Veremos o significado da palavra Igreja, o
que não é igreja, o que é igreja, qual a identidade doutrinária, histórica e
teológica de nossa Igreja, bem como refletiremos sobre a preservação da identidade, um desafio
para os dias modernos(atualidade).
É
um organismo místico composto por todos os que aceitam o sacrifício vicário de
Cristo, e têm a Palavra de Deus como a sua única regra de fé e conduta (Ef. 5.30-33).
E isso implica em identidade.
·
No Novo
Testamento, o mesmo
termo aplica-se também ao ajuntamento dos fiéis, num determinado lugar, para
adorar a Deus, fortalecer a comunhão fraternal e desenvolver o serviço cristão.
O QUE É IDENTIDADE?
·
“O dicionário
Aurélio define Identidade como “Qualidade de idêntico”, conjunto de caracteres
próprio e exclusivos de uma pessoa”, Aspecto coletivo de um conjunto
características pelas quais algo é
definitivamente reconhecível ou conhecido” (Aurélio, 2004, pág.1067)
·
Segundo Ana M.
Bahia Bock, Dra. em psicologia Social
pela PUC-SP, em seu livro Psicologias, “o termo identidade aplica-se à delimitação que permite a
distinção de uma unidade e a relação com os outros, propiciando o
reconhecimento de si.
·
Aplicado à Igreja
queremos dizer que o termo se refere as características próprias da Igreja de Cristo que sob o projeto
de Deus foi idealizada, projetada e
criada com a finalidade exclusiva de ser seu agente neste mundo, promovendo a divulgação,
testemunho, serviço e glorificação do nome do Senhor, mostrando ao mundo o Reino de Deus.
·
Segundo o
dicionário Teológico de Claudionor Correia de Andrade, a palavra Igreja vem do
hebraico (Hb). Qahal, assembleia do povo de Deus ; do grego(gr.) Ekklesia(cujo
significado é chamados para fora) isto, é, para fora do pecado, é uma assembleia pública. “No novo testamento, o
mesmo termo aplica-se também ao ajuntamento dos fiéis, num determinado lugar,
para adorar a Deus, fortalecer a comunhão fraternal e desenvolver o serviço
cristão”.
Alguns conceitos sobre o que é Igreja se levantaram na
história contrariando o principio original tencionado por Deus ao criar o Seu
corpo místico. Dentre tantos podemos elencar:
·
A Igreja não é o
Judaísmo melhorado e continuado. Embora exista um elo entre os crentes de todas
as épocas (Jo.10.16 ; Rm.16.24). A Igreja é vinho novo em odres novos (Mt.9.17
; Mt.16.18 ; Ef.3.5,6 e 10).
·
A Igreja não é
o “Reino”. A palavra Reino
nas estudada nas Escrituras Sagrada, possui diversos significados, indicando
que o Reino de Deus se faz conhecidos
através da Igreja, mas está além dela (Dt.1818,19 ;Sl. 45.4; Sl.72.4 ; Is.9.6;
Is. 11.4 ; Is.32.21,22 ; At.3.22 ; Ap.19.11-16).
·
A Igreja não é clube
e nem agência de entretenimento. Alguns seguimentos ditos “cristãos” tem
reinterpretado o papel da Igreja, alocando a esta a condição de “clube sociais”, onde pode ser
encontradas “reuniões para danças”, “campeonatos de futebol”, “vôlei” etc... Entre
as igrejas e até “obreiros”, não mais existindo a palavras da Cruz, sendo esta
substituída por “teologia da
prosperidade” e “confissão positiva”. Porém Paulo deixa claro que tais mensagens
devem ser anátema (Gl.1.8,9). Em oposição aos conceitos errados sobre a
Igreja, a Bíblia nos mostra a definição de Deus para o seu corpo, a saber: A Igreja de Cristo no seu sentido mais amplo
é o conjunto de pessoas regeneradas em
todos tempos e épocas, no céu e na terra (Mt.16.18; Ef.1.22,23 ; Ef.3.10 ;
Ef.5.24,25 ; Col.1.18 ; Hb.12.23).
·
A Igreja é o
corpo de Cristo – Organismo no qual ele
dá vida espiritual e través do qual Ele
manifesta a plenitude do Seu Poder e
Graça. A Igreja não é um mero agregar de
indivíduos, mas um conjunto de pessoas que Cristo salvou, nas quais Ele habita,
e através delas Ele revela Deus
(Ef.1.22,23).
·
A Igreja é
considerada em dois sentidos - Igreja
Universal, consiste de todos aqueles que, nesta dispensação, nasceram do Espírito de Deus, e
forma, por esse mesmo Espírito, um só corpo( 1Pe.1.3,22,25 ; 1 Co.12.13 ; Gl.1.13
; Col.1.18). Igreja Local – Consiste
de todos aqueles que professam ser crentes (evangélicos) em qualquer lugar: Igreja
de Jerusalém (At.8.1;At.11.22).Igreja de Antioquia (At.13.1), Igreja de
Corinto (1 Cor.1.2 ; 2Cor.1.10) etc....
PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DA IGREJA ( qual a identidade bíblica, histórica e teológica de nossa igreja).
·
Identidade Doutrinária- A identidade doutrinária de nossa Igreja
encontra-se amparada nos princípios
bíblicos estabelecidos nas Escrituras,
considerando todo a Bíblia como Única regra de fé e prática, capaz de ensinar,
redarguir, corrigir, para instruir em justiça(2 Tm.3.16).
·
Identidade Histórica – A obra das Assembleias de Deus no Estado do Pará
começou com a chegada dos missionários Daniel
Berg e Gunnar Vingren em meados de 1910,
a bordo do navio Clement,
desembarcando no dia 19 de Novembro de
1910 (Dia da bandeira), obviamente, trazendo a bandeira do evangelho, para
a nação brasileira. A data oficial de fundação da Assembleia de Deus é 18 de Junho de 1911, e começou na Rua Siqueira Mendes, 67 na casa do
irmão Henrique Albuquerque. Durante
sete anos chamou-se Missão da Fé
Apostólica.
·
Em 14 de março de 1918, foi oficialmente
registrado como Assembleia de Deus.
A partir de então a Assembleia de Deus criou uma identidade que a diferenciou
das demais denominações no Estado do Pará. Vidas foram arrebatadas do pecado e
transformadas em novas criaturas, sob a égide do Espírito Santo, a partir de
então, a Assembleia de Deus se expandiu em todo o território nacional, saindo
do Norte até Sul. Hoje estamos com algumas
dificuldades em localizar resquício da Assembleia de Deus, fundada pelos nossos
missionários no ano de 1911.
·
Talvez o
modernismo, a porfia com outras denominações, a busca do crescimento rápido para competir, e outros fatores,
materiais e espirituais estão embasando alguma visão da igreja moderna.
·
Identidade Teológica – O movimento Pentecostal, do
qual resultou na criação e fundação das Assembleias de Deus em Pernambuco e no
Brasil, sempre enfatizou o ensino do “evangelho
pleno” ou “evangelho quadrangular”.
O termo “quadrangular” refere-se às quatro crenças fundamentais do pentecostalismo: Jesus salva, conforme
Jo.3.16 ; Batiza com Espírito Santo, conforme Atos 2.4 : Cura
o Corpo, conforme Tg.5.15. Jesus está voltando novamente para aqueles
que foram salvos, conforme 1
Ts.4.16,17. Há também no Movimento a busca por uma vida de santidade e
experiência com Deus. Há no site da CGADB um credo que se faz entendido em 14
pontos principais, que expressam a identidade Teológica ( antes da criação da
CADB), esse credo foi abordagem do Esboço da lição 09- A Pureza do Movimento
Pentecostal do 2º trimestre de 2011, da Revista de Jovens e Adultos editado
pela CPAD (Casa Publicadora da Assembleias de Deus.
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Mantendo a Palavra de Deus em Primazia- “E perseveravam na doutrina dos apóstolos
(At.2.42). A Palavra é o referencial para a manutenção da identidade da Igreja
(At.5.32,42 :At.6.2-11; 8.14 ; At.12.24 ; At.13.5; At.12.5-7).
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Promovendo uma vida de comunhão na comunhão- Vivendo uma vida de Santidade e santidade sempre foi
o projeto de Deus para um povo que se
chama pelo Seu nome( Rm.6.19-22 ; Rm.12.1 ; 1 Co.1.30 ; ! Co.6.11 ; 1 Ts.4.3-7;
2 Ts. 2.13 ; 1 Tm2.15 2 tm.2.21).Cumprindo o seu papel na Evangelização e Missões (At.2.14 ; At.3.12 ; At. 8.4-26
;At.10.17-35). Uma Igreja que deixa de
evangelizar, já deixou de ser evangélica. Buscar pela renovação e batismo com o
Espírito Santo (At.2.1-4 ; 1 Co.14.1; Cl.3.16 – A ênfase Paulina aos crentes
em Tessalônica foi a de não
apagar o Espírito Santo (1 Ts.5.19,20).Orando e jejuando (Mt.9.37-38 ;
At.1.14,24 ; At.2.42,46 ; At.3.1 ; At.4.24-31 ; At.6.4-6 ; At. 9.11 ;
At.10.30,31 ; At.11.5). Uma Igreja que não
ora e jejua está morta.
·
Buscar as Manifestações dos dons espirituais(1
Co.14.1-8, 28-37,39) Esta foi uma característica da Igreja Primitiva, e deve ser a
pratica da Igreja em todos os tempos.
Evidenciando o fruto do Espírito (1 Co.13 ; Gl.5.22 ; Ef.2.10).Promovendo o
serviço cristão (Jo.13.12-17 ; At.2.42-47 ; 1 Pe.4.10,11). Louvando e Adorando
ao Senhor (At.2.47 ; At.3.8,9 ; 1 Cor.14.26 ; Cl.13.16).
(textos
baseado na EBD web, Escola Dominical-
Luciano de Paula Loureiro-2011).
Pr. Capl. Carlos Borges (01/09/2022). Reeditando-Esboço
da Lição 09 do 3º trimestre de 2011-Preservando a Identidade da Igreja
–At.20.25-32.
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