Êx. 32.1-20
Introdução: A história da adoração dos israelitas ao bezerro de ouro
revela a falta de fé do povo e a infinita misericórdia de Deus. Mesmo que os
hebreus tivessem quebrado em tão pouco tempo a promessa de obedecer-lhe, o
Senhor perdoaria seus pecados.
I O BEZERRO DE OURO
1-Por que um bezerro de ouro? (Êx. 32.4)
1. Dois deuses familiares
dos egípcios, Ápis e Hátor, eram representados respectivamente por um touro e
uma novilha.
2. Os cananeus adoravam a
Baal, também representado por um touro, o qual era o símbolo sagrado de
poder e fertilidade, estritamente
relacionado a práticas sexuais imorais.
3. Os israelitas, recém –
saídos do Egito, acharam natural produzir um bezerro de ouro para
representar Deus que acabara de libertá-los
de seus opressores.
4. Estavam cansados de um
Deus sem rosto, e violaram o mandamento que tinham acabado de receber.
5.
“Não farás para ti imagem de escultura (Êx.20.4).
6. Talvez até pensassem
estar adorando Deus, mas sua aparente sinceridade não poderia substituir a
obediência, ou ser uma desculpa para a
desobediência
7. Podemos não fazer ídolos,
mas somos frequentemente culpados de tentar ajustar Deus às nossas
expectativas, circunstâncias e aos nossos desejos.
8. É dessa maneira que
acabamos adorando a nós mesmos, ao invés de adorar ao Deus que nos criou.
9. A autolatria (culto
prestado a si mesmo; amor próprio excessivo), são pessoas dando atributos superiores a si mesmo, pessoas que veneram a
sua própria imagem, isso aconteceu com o Rei Nabucodonosor, e lhe custou caro,
ele sofreu de uma doença chamada de LICANTROPIA( do Grego Lukos-lobo e
Anthropos -homem ou seja um homem lobo.
10. A autolatria, tanto hoje
como nos tempos dos israelitas, conduz a todo tipo de imoralidade, talvez isso
explique a gravidade do momento do povo de Deus diante da imagem do Bezerro de
ouro, bebidas, orgias e atos imorais que provocaram a irá de Deus.
1. E o Senhor disse a Moisés: Vai, desce .
2. Foi uma tentação violenta
de abalar a fé de Moisés.
3. Ele achava que a felicidade dele e do povo era
absolutamente completa, quando a aliança de Deus estava gravada nas mesas para
garantir sua perpetuidade; enquanto agora ele ouve que esse pacto foi violado.
4. E quase aniquilado pela
perfídia e rebelião do povo, enquanto sua abolição envolvia a perda da salvação
e todas as outras bênçãos.
5. Além disso, para que Deus pudesse ferir mais
gravemente a mente do homem santo, Ele se dirige a ele exatamente como se parte
da ignomínia caísse sobre si.
6. Pois há uma censura
indireta implícita nas palavras: “teu povo, que trouxeste da terra do Egito”.
7. No entanto, Moisés
apenas assumira essa acusação contra ele por ordem de Deus e, de fato, sem
querer; como, então, essa libertação é lançada em seus dentes, em que ele
somente havia obedecido a Deus?
8. E por que sua devoção é
mencionada em zombaria, como se ele tivesse concedido seu trabalho errado,
quando nenhuma parte da culpa é atribuída a ele?
9. Eu já disse que, às
vezes, Deus, assim, penetra rapidamente os corações dos piedosos, a fim de
provar sua paciência, como se seu zelo bem dirigido tivesse sido a causa dos
males que ocorrem.
1. E
depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para
si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe
sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da
terra do Egito.
2. A ideia de fazer um bezerro pode ter surgido de suas lembranças de
deuses egípcios como a vaca de Hátor e o touro de Ápis.
3.
Ironicamente, depois de fazer o ‘bezerro
de fundição’ (Êxodo 32:3–4).
4. Aarão tentou preservar a ideia de que aquela seria uma ‘festa
ao Senhor’ (Êxodo 32:5) e que a celebrariam fazendo ofertas, comendo,
bebendo e ‘folgando’ diante do bezerro. (…)
5. Eles
se corromperam (em hebreu, literalmente, ‘aviltaram-se’) na adoração de ídolos,
enquanto a adoração do verdadeiro Deus os enobreceria.
6. Certos
atos mundanos têm o mesmo efeito até hoje e contrastam com os efeitos das
verdadeiras ordenanças celestiais.
7. Os israelitas não fizeram o
bezerro de ouro por ignorância, mas por serem ‘inclinados ao mal’ (ver Êxodo 32:22).
8. Pois sabiam os Dez
Mandamentos e haviam prometido que fariam ‘todas as palavras, que o Senhor tem
falado’ (Êxodo 20; 24:3–4)”.
1-Povo de dura cerviz (Êx.32.9)
1. Povo obstinado-
Ele expressa Sua insatisfação contra Israel por esse pecado.
2. Ele apresenta
ao povo seu verdadeiro caráter: Obstinação.
3. Ele
declara o que seria uma justa recompensa
para eles - que Seu furor se acendesse contra eles.
4. O pecado ns expõe ao furor de Deus.
5. Ele induz
Moisés a não interceder por eles.
6. A mesma coisa é
registrada aqui em Moisés, diante de quem Deus coloca uma espécie de
contradição em Sua Palavra, quando declara que tem a intenção de destruir
aquele povo, ao qual Ele havia prometido a terra de Canaã.
7. Não obstante, vemos com
que êxito ele se esforçou, pois, confiando na aliança eterna e inviolável de
Deus.
8. Ele não deixou de
acalentar uma boa esperança.
9. Se alguém ainda
perguntaria se era certo desprezar ou contar em vão o que lhe foi dito em
segundo lugar quanto à completa destruição do povo, respondo que a vitória de
sua fé não consistia em sutis descrições.
10. Mas que, tendo abraçado
a aliança de Deus com os dois braços, como eles dizem, ele ficou tão
fortalecido por sua confiança que não teve espaço para objeções.
1. Agora,
portanto, deixe-me em paz – Alguém poderia concluir pela maneira de
falar aqui, que o Todo-Poderoso quis dizer isso como uma prova da benevolência
e piedade de Moisés.
2. Propondo-lhe
a destruição total dessa geração perversa e transferindo para sua família
solteira todas as bênçãos do pacto abraâmico.
3. A
fim de provar se ele intercederia humanamente e piedosamente pelo povo ou
aceitaria uma proposta tão lisonjeira para si mesmo; e não se pode negar que o
caráter de Moisés parece, nessa visão, mais amável e desinteressado.
4. Agora,
pois, deixa-me em paz, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os
consuma; e farei de ti uma grande nação.
5. O
que Moisés, ou o que ele poderia fazer, para impedir Deus de consumi-los?
6. Quando Deus decide abandonar um povo, e o
decreto é divulgado, nenhuma intercessão pode impedi-lo.
7. Mas
Deus assim expressaria a grandeza de seu descontentamento, à maneira dos
homens, que não teriam quem interceptar por aqueles com quem decidem ser
severos.
8. Assim,
ele também honraria a oração, sugerindo que nada além da intercessão de Moisés
poderia salvá-los da ruína, para que ele fosse um tipo de Cristo, cuja mediação
somente Deus reconciliaria o mundo consigo mesmo.
9. As palavras de Deus neste
momento se tornaram aterradoras.
10. Ele ameaçou destruir toda
a nação e começar de uma nova maneira com Moisés (Nm l4-11, 12).
11. A declaração fez com que
o profeta intercedesse a favor do povo pela misericórdia divina (v. 11-13).
1. Moisés
se dirigiu a Arão querendo saber como a situação chegara ao ponto em que
estava.
2. A
medíocre resposta do sacerdote nos faz lembrar a sofrível justificativa de Adão
a Deus em Génesis 3.12.
3. Arão
lançou a culpa sobre o povo, em vez de admitir sua própria cumplicidade nesse
terrível pecado.
4. Apesar do retorno de
Moisés, algumas pessoas permaneceram despidas para a vergonha, talvez se
deixando levar pelo cego comportamento de adoração a Baal (Nm 25).
5. Quem é do Senhor. Os primeiros a
responderem ao chamado de Moisés foram os homens da tribo de Levi, um ato que
os aproximou ainda mais do culto ao Senhor.
6. Moisés mandou os levitas
matarem todos aqueles que estavam comprometidos com o mal (provavelmente com a
degeneração sexual, conforme Nm 25).
7. Era bastante doloroso
para um levita matar seu irmão, seu amigo, seu próximo.
8. Mas os perversos, mesmo
sendo pessoas próximas ou parentes dos sacerdotes, tinham de ser executados, a
fim de que todo o arraial não sofresse com o julgamento divino.
1-Arrependimento divino (Êx.32.14)
1. Então, o Senhor
arrependeu-se. Neste versículo está um maravilhoso exemplo da interação entre
uma intercessão com fé e o propósito do Senhor.
2. Deus tinha a intenção de
poupar Israel.
3. Contudo, Ele incluiu
Moisés no processo ao fazer com que ele orasse pela consequência justa e
correta.
4. O Senhor usa nossas
orações combinadas com Suas próprias determinações para fazer com que Sua
vontade seja feita.
5. Em sua grande ira, Moisés
jogou as tábuas no chão.
6. Este gesto, altamente simbólico, indicava que
a Lei tinha sido quebrada pelas ações do povo.
7. Depois, o profeta
destruiu o bezerro, até virar pó, e, por fim, fez os filhos de Israel beberem
seus resíduos misturados à água.
1. Riscarei eu do meu livro. Este é o momento
mais tocante na liderança de Moisés sobre os israelitas.
2. Como Paulo, muitos
séculos depois, ele pediu para ser amaldiçoado, pois assim talvez pudesse levar
a salvação a seu povo (Rm.9.3).
3. A oferta de Moisés não
pôde ser aceita.
4. Mas, seu gesto abnegado
também nos remete ao sacrifício de Jesus, pois Deus o aprovou como a expiação
de todos os pecados de cada geração da humanidade (Mc 10.45).
5. Nesta passagem, meu livro
é o Livro da Vida (Sl 87.6; Ap 3.5).
1. O Senhor disse: "Vou
fazer uma aliança contigo.
2.
Diante de todo o teu
povo farei prodígios como nunca se viu em nenhum outro país, em nenhuma outra
nação, a fim de que todo o povo que te cerca veja quão terríveis são as obras
do Senhor, que faço por meio de ti. Êxodo 34:10.
3.
E ele
disse: Eis que faço um pacto: diante
de todo o teu povo farei maravilhas, como nunca foram feitas em toda a terra,
nem em nenhuma nação.
4.
E todo
o povo entre os quais tu vais ver a obra do SENHOR, porque é uma coisa terrível
que farei contigo.
5.
Eis que eu faço uma aliança – Quando a aliança foi quebrada, foi
Israel quem a quebrou; agora vem a ser renovado, é Deus quem o faz.
6.
Se
houver brigas, devemos assumir toda a culpa; se houver paz, Deus deve ter toda
a glória.
Pr. Capl.Carlos Borges CABB)
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