segunda-feira, 29 de agosto de 2022

ADORAÇÃO AO BEZERRO DE OURO

 


Êx. 32.1-20

Introdução: A história da adoração dos israelitas ao bezerro de ouro revela a falta de fé do povo e a infinita misericórdia de Deus. Mesmo que os hebreus tivessem quebrado em tão pouco tempo a promessa de obedecer-lhe, o Senhor perdoaria seus pecados.

 

I O BEZERRO DE OURO

1-Por que um bezerro de ouro? (Êx. 32.4)

1.      Dois deuses familiares dos egípcios, Ápis e Hátor, eram representados respectivamente por um touro e uma novilha.

2.      Os cananeus adoravam a Baal, também representado por um touro, o qual era o símbolo sagrado de poder  e fertilidade, estritamente relacionado a práticas sexuais imorais.

3.      Os israelitas, recém – saídos  do Egito, acharam  natural produzir um bezerro de ouro para representar Deus que acabara de libertá-los  de seus opressores.

4.      Estavam cansados de um Deus sem rosto, e violaram o mandamento que tinham acabado de receber.

5.      Não farás para ti imagem de escultura (Êx.20.4).

6.      Talvez até pensassem estar adorando Deus, mas sua aparente sinceridade não poderia substituir a obediência, ou  ser uma desculpa para a desobediência

7.      Podemos não fazer ídolos, mas somos frequentemente culpados de tentar ajustar Deus às nossas expectativas, circunstâncias e aos nossos desejos.

8.      É dessa maneira que acabamos adorando a nós mesmos, ao invés de adorar ao Deus que nos criou.

9.      A autolatria (culto prestado a si mesmo; amor próprio excessivo), são pessoas dando atributos  superiores a si mesmo, pessoas que veneram a sua própria imagem, isso aconteceu com o Rei Nabucodonosor, e lhe custou caro, ele sofreu de uma doença chamada de LICANTROPIA( do Grego Lukos-lobo e Anthropos -homem  ou seja um homem lobo.

10.    A autolatria, tanto hoje como nos tempos dos israelitas, conduz a todo tipo de imoralidade, talvez isso explique a gravidade do momento do povo de Deus diante da imagem do Bezerro de ouro, bebidas, orgias e atos imorais que provocaram a irá de Deus.

 2- Decadência espiritual (Êx. 32.7)

1.      E o Senhor disse a Moisés: Vai, desce .

2.      Foi uma tentação violenta de abalar a fé de Moisés.

3.       Ele achava que a felicidade dele e do povo era absolutamente completa, quando a aliança de Deus estava gravada nas mesas para garantir sua perpetuidade; enquanto agora ele ouve que esse pacto foi violado.

4.      E quase aniquilado pela perfídia e rebelião do povo, enquanto sua abolição envolvia a perda da salvação e todas as outras bênçãos.

5.       Além disso, para que Deus pudesse ferir mais gravemente a mente do homem santo, Ele se dirige a ele exatamente como se parte da ignomínia caísse sobre si.

6.      Pois há uma censura indireta implícita nas palavras: “teu povo, que trouxeste da terra do Egito”.

7.      No entanto, Moisés apenas assumira essa acusação contra ele por ordem de Deus e, de fato, sem querer; como, então, essa libertação é lançada em seus dentes, em que ele somente havia obedecido a Deus?

8.      E por que sua devoção é mencionada em zombaria, como se ele tivesse concedido seu trabalho errado, quando nenhuma parte da culpa é atribuída a ele?

9.      Eu já disse que, às vezes, Deus, assim, penetra rapidamente os corações dos piedosos, a fim de provar sua paciência, como se seu zelo bem dirigido tivesse sido a causa dos males que ocorrem. 

 3-Desvio Precipitado (Êx.32.8)

1.      E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.

2.      A ideia de fazer um bezerro pode ter surgido de suas lembranças de deuses egípcios como a vaca de Hátor e o touro de Ápis.

3.      Ironicamente, depois de fazer o ‘bezerro de fundição’ (Êxodo 32:3–4).

4.      Aarão tentou preservar a ideia de que aquela seria uma ‘festa ao Senhor’ (Êxodo 32:5) e que a celebrariam fazendo ofertas, comendo, bebendo e folgando’ diante do bezerro. (…)

5.      Eles se corromperam (em hebreu, literalmente, ‘aviltaram-se’) na adoração de ídolos, enquanto a adoração do verdadeiro Deus os enobreceria.

6.      Certos atos mundanos têm o mesmo efeito até hoje e contrastam com os efeitos das verdadeiras ordenanças celestiais.

7.      Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem ‘inclinados ao mal’ (ver Êxodo 32:22).

8.      Pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam ‘todas as palavras, que o Senhor tem falado’ (Êxodo 2024:3–4)”.

 II  CONSEQUÊCIA DA IDOLATRIA

1-Povo de dura cerviz (Êx.32.9)

1.      Povo obstinado- Ele expressa Sua insatisfação contra Israel por esse pecado.

2.      Ele apresenta ao povo seu verdadeiro caráter: Obstinação.

3.      Ele declara  o que seria uma justa recompensa para eles - que Seu furor se acendesse  contra eles.

4.      O pecado  ns expõe ao furor de Deus.

5.      Ele induz Moisés a não interceder por eles.

6.      A mesma coisa é registrada aqui em Moisés, diante de quem Deus coloca uma espécie de contradição em Sua Palavra, quando declara que tem a intenção de destruir aquele povo, ao qual Ele havia prometido a terra de Canaã.

7.      Não obstante, vemos com que êxito ele se esforçou, pois, confiando na aliança eterna e inviolável de Deus.

8.      Ele não deixou de acalentar uma boa esperança.

9.      Se alguém ainda perguntaria se era certo desprezar ou contar em vão o que lhe foi dito em segundo lugar quanto à completa destruição do povo, respondo que a vitória de sua fé não consistia em sutis descrições.

10.    Mas que, tendo abraçado a aliança de Deus com os dois braços, como eles dizem, ele ficou tão fortalecido por sua confiança que não teve espaço para objeções.

 2 - A disciplina de Deus (Êx. 32.10).

1.      Agora, portanto, deixe-me em paz – Alguém poderia concluir pela maneira de falar aqui, que o Todo-Poderoso quis dizer isso como uma prova da benevolência e piedade de Moisés.

2.      Propondo-lhe a destruição total dessa geração perversa e transferindo para sua família solteira todas as bênçãos do pacto abraâmico.

3.      A fim de provar se ele intercederia humanamente e piedosamente pelo povo ou aceitaria uma proposta tão lisonjeira para si mesmo; e não se pode negar que o caráter de Moisés parece, nessa visão, mais amável e desinteressado.

4.      Agora, pois, deixa-me em paz, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e farei de ti uma grande nação.

5.      O que Moisés, ou o que ele poderia fazer, para impedir Deus de consumi-los?

6.       Quando Deus decide abandonar um povo, e o decreto é divulgado, nenhuma intercessão pode impedi-lo.

7.      Mas Deus assim expressaria a grandeza de seu descontentamento, à maneira dos homens, que não teriam quem interceptar por aqueles com quem decidem ser severos.

8.      Assim, ele também honraria a oração, sugerindo que nada além da intercessão de Moisés poderia salvá-los da ruína, para que ele fosse um tipo de Cristo, cuja mediação somente Deus reconciliaria o mundo consigo mesmo.

9.      As palavras de Deus neste momento se tornaram aterradoras.

10.    Ele ameaçou destruir toda a nação e começar de uma nova maneira com Moisés (Nm l4-11, 12).

11.    A declaração fez com que o profeta intercedesse a favor do povo pela misericórdia divina (v. 11-13).

 3-A Falha de Arão (Êx. 32.21)

1.      Moisés se dirigiu a Arão querendo saber como a situação chegara ao ponto em que estava.

2.      A medíocre resposta do sacerdote nos faz lembrar a sofrível justificativa de Adão a Deus em Génesis 3.12.

3.      Arão lançou a culpa sobre o povo, em vez de admitir sua própria cumplicidade nesse terrível pecado.

4.      Apesar do retorno de Moisés, algumas pessoas permaneceram despidas para a vergonha, talvez se deixando levar pelo cego comportamento de adoração a Baal (Nm 25).

5.      Quem é do Senhor. Os primeiros a responderem ao chamado de Moisés foram os homens da tribo de Levi, um ato que os aproximou ainda mais do culto ao Senhor.

6.      Moisés mandou os levitas matarem todos aqueles que estavam comprometidos com o mal (provavelmente com a degeneração sexual, conforme Nm 25).

7.      Era bastante doloroso para um levita matar seu irmão, seu amigo, seu próximo.

8.      Mas os perversos, mesmo sendo pessoas próximas ou parentes dos sacerdotes, tinham de ser executados, a fim de que todo o arraial não sofresse com o julgamento divino.

 III RENOVANDO A ALIANÇA  E AS TÁBUAS DA LEI

1-Arrependimento divino (Êx.32.14)

1.      Então, o Senhor arrependeu-se. Neste versículo está um maravilhoso exemplo da interação entre uma intercessão com fé e o propósito do Senhor.

2.      Deus tinha a intenção de poupar Israel.

3.      Contudo, Ele incluiu Moisés no processo ao fazer com que ele orasse pela consequência justa e correta.

4.      O Senhor usa nossas orações combinadas com Suas próprias determinações para fazer com que Sua vontade seja feita.

5.      Em sua grande ira, Moisés jogou as tábuas no chão.

6.       Este gesto, altamente simbólico, indicava que a Lei tinha sido quebrada pelas ações do povo.

7.      Depois, o profeta destruiu o bezerro, até virar pó, e, por fim, fez os filhos de Israel beberem seus resíduos misturados à água.

 2-A intercessão de Moisés (Êx.32.32)

1.      Riscarei eu do meu livro. Este é o momento mais tocante na liderança de Moisés sobre os israelitas.

2.      Como Paulo, muitos séculos depois, ele pediu para ser amaldiçoado, pois assim talvez pudesse levar a salvação a seu povo (Rm.9.3).

3.      A oferta de Moisés não pôde ser aceita.

4.      Mas, seu gesto abnegado também nos remete ao sacrifício de Jesus, pois Deus o aprovou como a expiação de todos os pecados de cada geração da humanidade (Mc 10.45).

5.      Nesta passagem, meu livro é o Livro da Vida (Sl 87.6; Ap 3.5).

 3-Novas Tábuas da Lei (Êx.34.10ª)

1.      O Senhor disse: "Vou fazer uma aliança contigo.

2.      Diante de todo o teu povo farei prodígios como nunca se viu em nenhum outro país, em nenhuma outra nação, a fim de que todo o povo que te cerca veja quão terríveis são as obras do Senhor, que faço por meio de ti. Êxodo 34:10.

3.      E ele disse: Eis que faço um pacto: diante de todo o teu povo farei maravilhas, como nunca foram feitas em toda a terra, nem em nenhuma nação.

4.      E todo o povo entre os quais tu vais ver a obra do SENHOR, porque é uma coisa terrível que farei contigo.

5.      Eis que eu faço uma aliança – Quando a aliança foi quebrada, foi Israel quem a quebrou; agora vem a ser renovado, é Deus quem o faz.

6.      Se houver brigas, devemos assumir toda a culpa; se houver paz, Deus deve ter toda a glória.


Pr. Capl.Carlos Borges CABB)

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