quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

EMANUEL DEUS CONOSCO

 



Isaías 7.10-16/9.1-7

Introdução: Deus realmente pode libertar Israel da pompa e poder do mundo? Poderá Ele restaurá-lo como o capitulo promete? A resposta é um retumbante sim! Além do mais esses capítulos demonstram a loucura da confiança posta nas nações cuja ruína já está selada.

 I EMANUEL

1-A Virgem Conceberá (Is.7.14)

1.      Uma virgem conceberá, pode ter dois significados, a) virgem- alguém que não teve relações sexuais. b) Uma jovem antes do casamento.

2.      Geralmente ambas as implicações são aplicáveis.

3.      Este sinal tinha aplicações imediata e futuras.

4.      A aplicação imediata se referia a uma noiva jovem, que teria sido virgem até o momento do seu casamento.

5.      Antes que seu filho fosse crescido o bastante para saber discernir o certo do errado, os reis da Síria e de Israel seriam destruídos (v.16).

6.      O cumprimento final desta profecia veio através do nascimento virginal de Jesus Cristo (Mt.1.23)

7.      Maria era virgem e permaneceu virgem até que deu à Luz Jesus (Mt.1.18-25).

8.      Jesus foi concebido através de um milagre do Espírito Santo, em vez da união sexual de Maria com um homem (Mt.1.16-23).

9.      O filho da virgem se chama Emanuel, que significa “Deus conosco” (Mt.1.23)

10.   Esse nome assumiu um significado novo e mais profundo quando Jesus Cristo, o Filho Unigênito (significa primeiro) de Deus, entrou no mundo (Jo.3.16)    

  

2-Dará à Luz um Filho (Is.7.14b)

1.      Isaías promete a Acaz que Deus destruirá seus inimigos e lhe diz para pedir um sinal a Deus que a profecia é verdadeira.

2.      Um "sinal", nesse contexto, significa um evento especial que confirme as palavras do profeta. O sinal será o nascimento de um filho de uma almah (Virgem).

3.      O Senhor ordenou Isaías a dizer a Acaz que não ficasse atemorizado porque os assírios viriam do Norte e conquistariam tanto a Síria quanto Efraim.

4.      Isaías disse que o cumprimento dessa profecia seria um testemunho para Judá de que o Senhor continuaria a preservá-los como povo.

5.      Mateus, ao relatar a história de José, esposo de Maria, vê no nascimento de Jesus o cumprimento da profecia de Isaías: "Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco." (Mt 1,23).

 3-Emanuel (Is.14.c)

1.      Mateus, ao relatar a história de José, esposo de Maria, vê no nascimento de Jesus o cumprimento da profecia de Isaías: "Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus conosco." (Mt 1,23).

2.      Isaías prometeu que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”

3.      Isaías 7,14 previu que Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 9,1 previu que Ele seria da Galileia. 

4.      Isaías 9,6 (nosso versículo chave) predisse que o Messias nasceria como uma criança e que Ele não seria apenas rei, mas também “Deus Poderoso”.

5.      Emanuel: expressa a natureza, a personalidade do Filho de Maria.

6.      O nome está contido na profecia que Isaías proclama diante do desconfiado Acaz, cinco séculos antes da vinda do anunciado nela.

7.       Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará 'Deus Conosco' (Is 7,14). 'Emanuel': Deus conosco.

 II UM MENINO NOS NASCEU

1- Um Filho se nos deu (Is.9.6a)

1.      Este é um versículo, sobre uma profecia a respeito do nascimento do Messias (Ungido - o Salvador), Jesus Cristo.

2.      Seu nascimento aconteceria em momentos e lugar definido na história, de um modo único e maravilhoso.

3.      Isaías registra quatro nomes que caracterizariam o Messias: 1-Maravilhoso Conselheiro Messias seria um maravilhoso conselheiro sobrenatural. .2) Deus forte- Na pessoa de Jesus Cristo toda a plenitude de Deus -sua Natureza e o Seu caráter -existiriam em forma corpórea (Cl.2.9 e Jo.111.1-14.).

4.      Em outras palavras, Jesus Cristo seria totalmente Deus e totalmente homem, 3) -Pai da Eternidade- O Messias não só mostraria o caminho ao Pai Celestial, mas Ele mesmo seria um reflexo perfeito do Pai. -Amando, protegendo e suprindo as necessidades dos seus filhos, 4) -Principe da Paz- A sua vinda à terra traria as pessoas para um lugar de paz com Deus, libertando-as do pecado e da morte espiritual (Is.11.6-9- Rm.5.1-; Rm.8.2)  

 2-O Governo está sobre os seus ombros (Is.9.6b)

1.      Isaías 9, 6 foi uma mensagem de esperança. Nela, um rei vindouro foi prometido.

2.      Isaías 9,6-7 explica: “Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado, e o governo estará sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

3.      A profecia continua a ser cumprida à medida que o governo de Jesus Cristo continua a expandir-se eternamente, quando as pessoas.

4.       O aceitam como seu rei e tornam-se merecedoras das bênçãos da vida eterna. (Ver Isaías 9:7.)

5.       Foi a luz que ele viu surgindo na Galileia distante e escura.

6.      Ele viu a alegria do povo; a armadura da guerra deixada de lado; a imagem da paz tendo sucesso; a luz se expandindo e se tornando mais intensa à medida que as trevas se retiravam.

7.      Até que viu nesta região o Príncipe da Paz – o próprio Sol da Justiça.

8.       Os olhos do profeta olhavam atentamente para aquela cena, e estavam fixos naquela parte da gravura: ele vê o Messias em seu escritório e o descreve como já veio e nasceu para a nação.

 

3-O Seu Nome será (Is.9.6c)

1.      A mensagem principal do profeta Isaías é a necessidade de salvação e a promessa de redenção. 

2.      O livro de Isaías aborda temas como a santidade de Deus, o julgamento, o arrependimento e a esperança.

3.      Onde está aquele que pode cumprir e realizar estas grandes obras para a igreja?

4.      O profeta declara que serão feitas pelo Messias, Emanuel.

5.      Contemple-o em sua humilhação: o mesmo Deus poderoso é uma criança a nascer.

6.      Contemple-o em sua exaltação: esta criança, este filho de Deus, este filho do homem rebe a maior honra e o maior poder.

7.      Ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Principe da paz.      

 III O TRONCO, UM REBENTO, UM RENOVO

1-O Tronco de Jessé (Is.11.1-2)

1.      Isaías 11:1-2 fala sobre a descida do Espírito do Senhor sobre um rebento do tronco de Jessé. 

2.      O texto também descreve os espíritos que repousarão sobre esse rebento. Quando olhamos para o mundo de hoje e vemos as consequências da nossa natureza humana pecaminosa - guerra na Ucrânia, tiroteios em massa nas escolas, crianças em situação de pobreza e fome - pode ser demasiado fácil desesperar que nada irá mudar.

3.      Mas o profeta Isaías dá-nos esperança num outro tipo de mundo, um lugar onde o lobo se deitará com o cordeiro e nenhum mal acontecerá.

4.      O profeta descreve um tempo após o julgamento sobre Israel, quando Deus trará um Messias para restaurar a grande dinastia davídica, mas agora nada mais do que um cepo.

5.       Embora os olhos humanos possam ver um quadro sombrio, Deus prepara as raízes para irromper num novo rebento de esperança.

6.      Este novo messias davídico será fortalecido pelo Espírito do Senhor, e Isaías oferece três pares de descrições deste novo governante.

7.      Ele terá sabedoria e compreensão; por outras palavras, ele pode discernir a verdade de um assunto e oferecer julgamentos em conformidade.

8.      Terá também conselhos e poder; isto é, saberá o que fazer e terá o poder de levar a cabo esses planos.

9.      Finalmente, ele terá o espírito do conhecimento e o temor do Senhor.

10.   Este tipo de conhecimento vem de estar em relação de aliança com Yahweh; aquele que experimentou a bondade do Senhor naturalmente oferecerá admiração e reverência ao único Deus verdadeiro.

11.   Como resultado, este Messias será o governante ideal.

 2-Justiça e Equidade (Is. 11.3-5)

1.      Este novo governante terá também um reinado ideal.

2.      Deus sempre se preocupou com os pobres, os órfãos, as viúvas, e os estrangeiros, como qualquer pessoa que leia através do Antigo Testamento rapidamente descobrirá.

3.      No entanto, estes mais vulneráveis na sociedade são muitas vezes aqueles que outros ignoram ou dominam.

4.      Mas o messias de Deus corrigirá as coisas, julgando com equidade.

5.      Tal como Deus não julgou pela aparência exterior quando escolheu o mais novo dos filhos de Jessé para ser rei de Israel (1 Samuel 16,7), também o novo rei davídico não será enganado pela aparência exterior quando repreende o opressor e levanta os pobres.

6.      Vestindo a justiça e a fidelidade como marcadores de identidade do seu reinado, este Messias corrigirá todas as coisas.

7.      Os resultados deste reinado ideal pelo governante ideal afetam o mundo inteiro e criam um reino ideal.

8.      Isaías usa o contraste entre animais selvagens e domésticos - predador e presa - para mostrar que a paz irá transformar o mundo.

 3-Paz e conhecimento Pleno (Is.11.6-9)

1.      Este reino pacífico só é possível quando o conhecimento do Senhor enche a terra.

2.      Nesse dia, todas as nações se reunirão em torno da bandeira do Messias, a raiz de Jessé.

3.      Evidentemente, Jesus enfatiza este tema quando lê do pergaminho de Isaías na sinagoga de Nazaré no sábado, declarando que cumpriu a promessa do profeta (Lucas 4,16-21).

4.      O ministério de Jesus corrobora esta proclamação.

5.      Ele cura os doentes, expulsa os demónios, e perdoa o pecador.

6.      Jesus ignora as distinções sociais da sua época, proclamando as boas novas aos samaritanos (João 4:1-42).

7.      Curando os gentios (Marcos 7:24-30).

8.      Ensinando as mulheres (Lucas 10:38-42).

9.      E ministrando tanto aos ricos (Lucas 19:1-10).

10.   Como aos pobres (Lucas 8:43-48).

11.   Ele repreendeu os poderosos pela sua falta de justiça (Mateus 23:23) e a sua incapacidade de cuidar dos pobres (Lucas 16:19-31).

12.   A própria escolha de discípulos de Jesus demonstrou que o lobo e o cordeiro podiam viver juntos em paz.

13.   Não se podia ser politicamente mais incorreto do que pedir a um cobrador de impostos (Mateus) e a um zelote (Simão o Zelote, Lucas 6:15) que trabalhassem juntos.


Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

 

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