Isaías
7.10-16/9.1-7
Introdução: Deus realmente
pode libertar Israel da pompa e poder do mundo? Poderá Ele restaurá-lo como o
capitulo promete? A resposta é um retumbante sim! Além do mais esses capítulos demonstram
a loucura da confiança posta nas nações cuja ruína já está selada.
1-A Virgem Conceberá
(Is.7.14)
1. Uma
virgem conceberá, pode ter dois significados, a) virgem- alguém que não
teve relações sexuais. b) Uma jovem antes do casamento.
2. Geralmente
ambas as implicações são aplicáveis.
3. Este
sinal tinha aplicações imediata e futuras.
4. A
aplicação imediata se referia a uma noiva jovem, que teria sido virgem até o
momento do seu casamento.
5. Antes
que seu filho fosse crescido o bastante para saber discernir o certo do errado,
os reis da Síria e de Israel seriam destruídos (v.16).
6. O
cumprimento final desta profecia veio através do nascimento virginal de Jesus
Cristo (Mt.1.23)
7. Maria
era virgem e permaneceu virgem até que deu à Luz Jesus (Mt.1.18-25).
8. Jesus
foi concebido através de um milagre do Espírito Santo, em vez da união sexual
de Maria com um homem (Mt.1.16-23).
9. O
filho da virgem se chama Emanuel, que significa “Deus conosco” (Mt.1.23)
10. Esse
nome assumiu um significado novo e mais profundo quando Jesus Cristo, o Filho
Unigênito (significa primeiro) de Deus, entrou no mundo (Jo.3.16)
2-Dará à Luz um Filho
(Is.7.14b)
1.
Isaías promete a Acaz que Deus destruirá
seus inimigos e lhe diz para pedir um sinal a Deus que a profecia é verdadeira.
2.
Um "sinal", nesse contexto,
significa um evento especial que confirme as palavras do profeta. O sinal será
o nascimento de um filho de uma almah (Virgem).
3. O
Senhor ordenou Isaías a dizer a Acaz que não ficasse atemorizado porque os
assírios viriam do Norte e conquistariam tanto a Síria quanto Efraim.
4. Isaías
disse que o cumprimento dessa profecia seria um testemunho para Judá de
que o Senhor continuaria a preservá-los como povo.
5. Mateus,
ao relatar a história de José, esposo de Maria, vê no nascimento de Jesus o
cumprimento da profecia de Isaías: "Eis que uma Virgem conceberá e dará à
luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus
conosco." (Mt 1,23).
1. Mateus,
ao relatar a história de José, esposo de Maria, vê no nascimento de Jesus o
cumprimento da profecia de Isaías: "Eis que uma Virgem conceberá e dará à
luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7,14), que significa: Deus
conosco." (Mt 1,23).
2. Isaías prometeu
que Deus enviaria luz e alegria por meio do nascimento de uma criança que
quebraria o “jugo da sua carga” (Isaías 9:4) e seria chamada “Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”
3. Isaías
7,14 previu que Jesus nasceria de uma virgem. Isaías 9,1 previu que Ele seria
da Galileia.
4. Isaías
9,6 (nosso versículo chave) predisse que o Messias nasceria como uma
criança e que Ele não seria apenas rei, mas também “Deus Poderoso”.
5. Emanuel:
expressa a natureza, a personalidade do Filho de Maria.
6. O
nome está contido na profecia que Isaías proclama diante do desconfiado Acaz,
cinco séculos antes da vinda do anunciado nela.
7. Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e
o chamará 'Deus Conosco' (Is 7,14). 'Emanuel': Deus conosco.
1- Um Filho
se nos deu (Is.9.6a)
1. Este
é um versículo, sobre uma profecia a respeito do nascimento do Messias (Ungido
- o Salvador), Jesus Cristo.
2. Seu
nascimento aconteceria em momentos e lugar definido na história, de um modo único
e maravilhoso.
3. Isaías
registra quatro nomes que caracterizariam o Messias: 1-Maravilhoso
Conselheiro Messias seria um maravilhoso conselheiro sobrenatural. .2) Deus
forte- Na pessoa de Jesus Cristo toda a plenitude de Deus -sua Natureza e o
Seu caráter -existiriam em forma corpórea (Cl.2.9 e Jo.111.1-14.).
4. Em
outras palavras, Jesus Cristo seria totalmente Deus e totalmente homem, 3) -Pai
da Eternidade- O Messias não só mostraria o caminho ao Pai Celestial, mas
Ele mesmo seria um reflexo perfeito do Pai. -Amando, protegendo e suprindo as
necessidades dos seus filhos, 4) -Principe da Paz- A sua vinda à terra
traria as pessoas para um lugar de paz com Deus, libertando-as do pecado e da
morte espiritual (Is.11.6-9- Rm.5.1-; Rm.8.2)
1. Isaías
9, 6 foi uma mensagem de esperança. Nela, um rei vindouro foi prometido.
2. Isaías
9,6-7 explica: “Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado,
e o governo estará sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
3. A
profecia continua a ser cumprida à medida que o governo de Jesus Cristo
continua a expandir-se eternamente, quando as pessoas.
4. O aceitam como seu rei e tornam-se merecedoras
das bênçãos da vida eterna. (Ver Isaías 9:7.)
5. Foi
a luz que ele viu surgindo na Galileia distante e escura.
6. Ele
viu a alegria do povo; a armadura da guerra deixada de lado; a imagem da paz
tendo sucesso; a luz se expandindo e se tornando mais intensa à medida que as
trevas se retiravam.
7. Até
que viu nesta região o Príncipe da Paz – o próprio Sol da Justiça.
8. Os olhos do profeta olhavam atentamente para
aquela cena, e estavam fixos naquela parte da gravura: ele vê o Messias em seu
escritório e o descreve como já veio e nasceu para a nação.
3-O Seu Nome será
(Is.9.6c)
1. A
mensagem principal do profeta Isaías é a necessidade de salvação e a
promessa de redenção.
2. O
livro de Isaías aborda temas como a santidade de Deus, o julgamento, o
arrependimento e a esperança.
3. Onde
está aquele que pode cumprir e realizar estas grandes obras para a igreja?
4. O
profeta declara que serão feitas pelo Messias, Emanuel.
5. Contemple-o
em sua humilhação: o mesmo Deus poderoso é uma criança a nascer.
6. Contemple-o
em sua exaltação: esta criança, este filho de Deus, este filho do homem rebe a
maior honra e o maior poder.
7. Ele
será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Principe
da paz.
1-O Tronco de Jessé
(Is.11.1-2)
1. Isaías
11:1-2 fala sobre a descida do Espírito do Senhor sobre um rebento do tronco de
Jessé.
2. O
texto também descreve os espíritos que repousarão sobre esse rebento. Quando
olhamos para o mundo de hoje e vemos as consequências da nossa natureza humana
pecaminosa - guerra na Ucrânia, tiroteios em massa nas escolas, crianças em
situação de pobreza e fome - pode ser demasiado fácil desesperar que nada irá
mudar.
3. Mas
o profeta Isaías dá-nos esperança num outro tipo de mundo, um lugar onde o lobo
se deitará com o cordeiro e nenhum mal acontecerá.
4. O
profeta descreve um tempo após o julgamento sobre Israel, quando Deus trará um
Messias para restaurar a grande dinastia davídica, mas agora nada mais do que
um cepo.
5.
Embora os
olhos humanos possam ver um quadro sombrio, Deus prepara as raízes para
irromper num novo rebento de esperança.
6.
Este novo messias davídico será fortalecido pelo
Espírito do Senhor, e Isaías oferece três pares de descrições deste novo
governante.
7. Ele
terá sabedoria e compreensão; por outras palavras, ele pode discernir a verdade
de um assunto e oferecer julgamentos em conformidade.
8. Terá
também conselhos e poder; isto é, saberá o que fazer e terá o poder de levar a
cabo esses planos.
9. Finalmente,
ele terá o espírito do conhecimento e o temor do Senhor.
10. Este
tipo de conhecimento vem de estar em relação de aliança com Yahweh; aquele que
experimentou a bondade do Senhor naturalmente oferecerá admiração e reverência
ao único Deus verdadeiro.
11. Como
resultado, este Messias será o governante ideal.
1. Este
novo governante terá também um reinado ideal.
2. Deus
sempre se preocupou com os pobres, os órfãos, as viúvas, e os estrangeiros,
como qualquer pessoa que leia através do Antigo Testamento rapidamente
descobrirá.
3. No
entanto, estes mais vulneráveis na sociedade são muitas vezes aqueles que
outros ignoram ou dominam.
4. Mas
o messias de Deus corrigirá as coisas, julgando com equidade.
5. Tal
como Deus não julgou pela aparência exterior quando escolheu o mais novo dos
filhos de Jessé para ser rei de Israel (1 Samuel 16,7), também o novo rei
davídico não será enganado pela aparência exterior quando repreende o opressor
e levanta os pobres.
6. Vestindo
a justiça e a fidelidade como marcadores de identidade do seu reinado, este
Messias corrigirá todas as coisas.
7. Os
resultados deste reinado ideal pelo governante ideal afetam o mundo inteiro e
criam um reino ideal.
8. Isaías
usa o contraste entre animais selvagens e domésticos - predador e presa - para
mostrar que a paz irá transformar o mundo.
1. Este
reino pacífico só é possível quando o conhecimento do Senhor enche a terra.
2. Nesse
dia, todas as nações se reunirão em torno da bandeira do Messias, a raiz de
Jessé.
3. Evidentemente,
Jesus enfatiza este tema quando lê do pergaminho de Isaías na sinagoga de
Nazaré no sábado, declarando que cumpriu a promessa do profeta (Lucas 4,16-21).
4. O
ministério de Jesus corrobora esta proclamação.
5. Ele
cura os doentes, expulsa os demónios, e perdoa o pecador.
6. Jesus
ignora as distinções sociais da sua época, proclamando as boas novas aos
samaritanos (João 4:1-42).
7. Curando
os gentios (Marcos 7:24-30).
8. Ensinando
as mulheres (Lucas 10:38-42).
9. E
ministrando tanto aos ricos (Lucas 19:1-10).
10. Como
aos pobres (Lucas 8:43-48).
11. Ele
repreendeu os poderosos pela sua falta de justiça (Mateus 23:23) e a sua
incapacidade de cuidar dos pobres (Lucas 16:19-31).
12. A
própria escolha de discípulos de Jesus demonstrou que o lobo e o cordeiro
podiam viver juntos em paz.
13. Não
se podia ser politicamente mais incorreto do que pedir a um cobrador de
impostos (Mateus) e a um zelote (Simão o Zelote, Lucas 6:15) que trabalhassem
juntos.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário