quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ISAÍAS

 

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ISAÍAS

Is.1.1-20

Introdução: Isaías, filho de Amós, seu nome, cujo significado é “a salvação do Senhor” ou “o Senhor salva”, é apropriado para um profeta por intermédio de quem Deus deu a sabedoria da salvação a Seu povo – especialmente a este profeta, que tanto profetizou de Jesus, o Salvador, e da grande salvação por Ele.

 I OS PROFETAS NO ANTIGO TESTAMENTO

1-Profetas literários e não literários (Gn.20.7)

1.      “Restitui a mulher ao seu marido” -Este episódio aconteceu quando o rei Abimeleque, iria tomar Sara por sus esposa, este rei teve um sonho, e Deus o advertiu, que Sara era esposa de Abrão.

2.      Ele o encarregou de fazer uma restituição.

3.      Agora que você está mais bem informado, restitua a mulher ao seu marido.

4.      A falta de conhecimento só serve de desculpa enquanto ela existe.

5.      Se nós seguirmos um caminho errado por causa da falta de conhecimento, não teremos desculpas para persistir nele conscientemente (Lv.5.3-5).

 2-Mulheres de Deus e profetizas (Jz.4.4)

1.      Débora- É dito que ela era esposa de Lapidote.

2.      Seu nome significa “abelha”; ela era doce com os amigos e afiada com os inimigos.

3.      Débora fazia pavios para os candelabros do tabernáculo.

4.      Ela era uma mulher de esclarecimento, ou esplendores, extraordinariamente instruída e sábia e, portanto, veio a ser muito eminente e ilustre.

5.      Ela possuía um relacionamento íntimo com Deus.

6.      Era profetiza, instruída no conhecimento divino pela inspiração imediata do Espírito de Deus (Espírito Santo), tinha dons de sabedoria, os quais obteve não de qualquer jeito, ouvia as palavras de Deus.        

 3-Falsos Profetas (Jr.28.15)

1.      Explicação de Jeremias 28:15

1.      A Advertência de Jeremias a Hananias: Quando a Mentira é Mais Atraente que a Verdade

2.      Jeremias era um profeta fiel a Deus, que havia sido chamado para alertar o povo de Judá sobre as consequências de sua infidelidade e idolatria.

3.      Ele pregava a verdade, mesmo que isso significasse ir contra a opinião popular.

4.      Em contrapartida, Hananias era um falso profeta, que se aproveitava da ingenuidade do povo para persuadi-los com mentiras.

5.      Certo dia, Hananias fez uma profecia que contradizia a mensagem de Jeremias.

6.      Ele disse que, em dois anos, Deus restauraria o templo e todos os utensílios sagrados que haviam sido levados para a Babilônia.

7.      Além disso, ele prometeu que o rei Jeconias e todos os exilados voltariam para Jerusalém.

8.      Essa profecia agradou ao povo, que ansiava por um retorno à normalidade.

9.      Jeremias, no entanto, sabia que essa profecia era falsa.

10.   Ele confrontou Hananias em público, dizendo que Deus não havia enviado essa mensagem e que Hananias estava enganando o povo. Jeremias sabia que a verdade nem sempre é agradável, mas ele preferia ser fiel a Deus do que agradar aos homens.

11.   Hananias, por sua vez, não gostou de ser desmascarado.

12.   Ele pegou o jugo que Jeremias usava como símbolo de submissão a Deus e quebrou-o, dizendo que Deus quebraria o jugo do rei da Babilônia.

13.   Ele também ameaçou Jeremias, dizendo que Deus o mataria antes do fim do ano.

14.   No entanto, Jeremias não se intimidou.

15.   Ele sabia que a verdade era mais importante do que a popularidade ou a segurança pessoal.

16.   Ele disse a Hananias que, se Deus realmente o matasse, isso seria uma prova de que Hananias era um falso profeta.

17.   Ele também reiterou que a mensagem de Hananias era falsa e que o povo deveria se arrepender de seus pecados e se submeter a Deus.

18.   No final, a profecia de Hananias não se cumpriu.

19.    Dois meses depois, ele morreu, provando que Jeremias era o verdadeiro profeta.

20.   A história de Jeremias e Hananias é um lembrete de que a verdade nem sempre é atraente ou fácil de aceitar.

 II O PROFETA ISAÍAS E SEU LIVRO

1-Profeta Isaías (Is.1.1)

1.      Os profetas eram chamados de videntes, então suas profecias eram adequadamente chamadas de visões.

2.      Era quem enxergava com os olhos da mente e previa claramente por meio da revelação divina, como se estivesse visto com os olhos carnais. 

3.      O Senhor mostrou a Isaías, em uma visão, a apostasia de Israel e ordenou que o povo se arrependesse e se purificasse.

4.      Isaías profetizou que a casa do Senhor seria estabelecida nos últimos dias e que os orgulhosos seriam humilhados na Segunda Vinda do Salvador.

5.      Em Isaías 1, Deus é mostrado ao profeta falando com Seu povo que havia quebrado a promessa da aliança feita com Ele.

6.      É como uma cena de tribunal: Deus é o juiz e o céu e a terra são as testemunhas (v. 2).

7.      As maldades das pessoas são a razão dos julgamentos horríveis.

8.      “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra” (Isaías 1:2) é um exemplo de paralelismo.

9.      Com essas palavras Isaías convidou as pessoas de todos os lugares a ouvirem as palavras que o Senhor tinha dado a ele.

10.   Isaías também usou imagens para ilustrar e ajudar as pessoas a visualizarem ideias espirituais.

 2-A família de Isaías (Is.7.3; 8.3)

1.      Então o SENHOR disse a Isaías: Agora tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao final do aqueduto do tanque superior, na estrada do campo do lavandeiro.

2.      Saí ao encontro de Acaz- Deus ordenou a Isaías que levasse seu pequeno filho (Sear-Jasube), pois ele carregava consigo um sermão em Seu nome.

3.      Ele o orientou onde encontraria Acaz – ao fim do canal do viveiro superior.

4.      Ele colocou palavras em sua boca, caso contrário, o profeta não saberia como levar uma mensagem boa para um homem tão mau.

5.      No entanto o Senhor queria enviá-la para apoiar os israelitas que ainda tinham fé.

6.      O profeta deve reprender os seus medos

7.      Is.8.3- Aqui, vemos colocarem o título deste livro como nome da criança.

8.      Toda vez que esta for chamada por seu nome, ou qualquer parte dela, servirá como memorando dos julgamentos que virão.    

 3-O Livro de Isaías e seu propósito (Is.1.18)

1.      “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve”.

2.      Através do arrependimento uma submissão ao “tratamento” que Cristo nos oferece para nos lavar de nossos pecados, somente a Graça de Deus poderia nos reconciliar e nos salvar de nossos pecados.

3.      O tom no início do livro de Isaías pode parecer desagradável, devido a série de julgamentos da parte de Deus.

4.      Mas esse trecho nos traz a esperança de que a Graça de Deus é reconciliadora, ‘arrazoemos’, ou seja, Isaías está convidando seus conterrâneos a arrependerem-se.

5.      Comparando nossos pecados a escarlata e o carmesim corantes profundos onde o tecido é mergulhado diversas vezes para ganhar sua cor avermelhada.

6.      Assim como muitas vezes repetimos o mesmo erro, mas a promessa de Deus é que eles se tornariam brancos como a neve e a lã.

7.      É algo impensável para aquela época, já para nossa época é um processo difícil, tirar uma coloração forte de um tecido, só um processo tão drástico como o sacrifício de Cristo, um processo provavelmente utilizando o hissopo como citado em Salmos 51:7.

 III REPREENSÃO E PROMESSA

1-Juízo e arrependimento (Is.1.19-20)

1.      Esta promessa que está registrada em Isaías 1:19 está relacionada a uma escolha, seguido de uma decisão.

2.       Precisamos ter em mente que a decisão sempre é o resultado final de uma escolha.

3.      E Toda escolha exige uma renúncia, mas infelizmente queremos as coisas certas, mas queremos outras coisas também. 

4.      Mas não convém que isto seja assim, por que sendo assim nunca iremos desfrutar do melhor de Deus para nossas vidas. 

5.      Na terça feira aprendemos que ouvir requer: Paciência, disposição, atenção, interesse etc...

6.      E que precisamos desenvolver a habilidade de ouvir, pois aqueles que desprezam estes quesitos estão fadados ao insucesso ou a grandes perdas. (a decisão passa por alguns processos, consciência, pensamento e avaliação) Josué 24:15 a17

7.      Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais.

8.      Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses; porque o SENHOR é o nosso Deus.

9.      Ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.

 2-Julgamento de Judá e Jerusalém (Is.3.1-3)

1.      Isaías 3 Estudo: “O Bordão Será Tirado”

2.      Em Isaías 3 a confiança de Judá e Jerusalém nos artifícios humanos estão prestes a ser destruídos pelo Senhor Deus.

3.      Utilizando a figura de um "bordão", o Soberano avisa ao seu povo que tudo aquilo em que eles se apoiam está prestes a ruir.

4.      Julgamento de Judá e de Jerusalém pelo seu pecado-v.1-4.

5.      Is.3.1-4 -“Porque eis que o Senhor, o Senhor dos Exércitos, tira de Jerusalém e de Judá o sustento de pão e todo sustento de água; o valente, o guerreiro e o juiz; o profeta, o adivinho e o ancião, a autoridade, o capitão de cinquenta, o respeitável, o conselheiro, o hábil entre os artífices, o conhecedor de magia, e o encantador perito, o perito em maldição.

6.      Dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles.

7.      Porei jovens no governo, irresponsáveis dominarão.

8.      Porque eles confiaram em sua abundância e prosperidade, Deus traria seca, fome, ou seja, falta de chuva e esterilidade no campo.

9.   Seu poder sobre a natureza, também para privá-los de todos os apoios de sua vida e de seu governo.

 3-A parábola da vinha e os ais (Is.5.5-8)

1.      Israel é a vinha de Deus que foi lavrada e semeada por Ele com muito cuidado.

2.      Ele esperava colher uvas boas, mas a vinha produziu uvas bravas [NVI: ‘uvas azedas’].

3.      Em outras palavras: Deus deu tudo ao Seu povo, mas eles não lhe retribuíram.

4.      Pelo contrário, destruíram o que receberam: a herança da terra, a herança da Palavra e as leis que os conduziriam por um caminho de vida. Retribuíram a Sua misericórdia e Sua fidelidade com más ações e infidelidade (v. 1-4), por isso o Senhor traria destruição (v. 5-7).

5.      As cidades seriam assoladas e ficariam sem muros, seriam queimadas, e seus campos não dariam frutos [cf. Mt 21: 33-46, com ênfase nos vs. 42-43:

6.      “Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, esse veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?

7.      Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”].

8.      Aqui no livro de Isaías, Deus daria Israel aos assírios e babilônios para ser destruída por tê-lo rejeitado.

9.      No NT Deus daria o reino de Deus aos gentios, pois Israel O rejeitou através de Seu Filho Jesus.

Pr. Capl. Carlos  Borges (CABB)

 

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