INTRODUÇÃO AO
LIVRO DE ISAÍAS
Is.1.1-20
Introdução: Isaías, filho
de Amós, seu nome, cujo significado é “a salvação do Senhor” ou “o Senhor
salva”, é apropriado para um profeta por intermédio de quem Deus deu a
sabedoria da salvação a Seu povo – especialmente a este profeta, que tanto
profetizou de Jesus, o Salvador, e da grande salvação por Ele.
1-Profetas literários e não literários (Gn.20.7)
1. “Restitui
a mulher ao seu marido” -Este episódio aconteceu quando o rei Abimeleque, iria
tomar Sara por sus esposa, este rei teve um sonho, e Deus o advertiu, que Sara
era esposa de Abrão.
2. Ele
o encarregou de fazer uma restituição.
3. Agora
que você está mais bem informado, restitua a mulher ao seu marido.
4. A
falta de conhecimento só serve de desculpa enquanto ela existe.
5.
Se nós seguirmos um caminho errado por
causa da falta de conhecimento, não teremos desculpas para persistir nele
conscientemente (Lv.5.3-5).
1. Débora- É
dito que ela era esposa de Lapidote.
2. Seu
nome significa “abelha”; ela era doce com os amigos e afiada com os inimigos.
3. Débora
fazia pavios para os candelabros do tabernáculo.
4. Ela
era uma mulher de esclarecimento, ou esplendores, extraordinariamente instruída
e sábia e, portanto, veio a ser muito eminente e ilustre.
5. Ela
possuía um relacionamento íntimo com Deus.
6. Era
profetiza, instruída no conhecimento divino pela inspiração imediata do
Espírito de Deus (Espírito Santo), tinha dons de sabedoria, os quais obteve não
de qualquer jeito, ouvia as palavras de Deus.
1.
Explicação de Jeremias 28:15
1. A
Advertência de Jeremias a Hananias: Quando a Mentira é Mais Atraente que a
Verdade
2. Jeremias
era um profeta fiel a Deus, que havia sido chamado para alertar o povo de Judá
sobre as consequências de sua infidelidade e idolatria.
3. Ele
pregava a verdade, mesmo que isso significasse ir contra a opinião popular.
4. Em
contrapartida, Hananias era um falso profeta, que se aproveitava da ingenuidade
do povo para persuadi-los com mentiras.
5. Certo
dia, Hananias fez uma profecia que contradizia a mensagem de Jeremias.
6. Ele
disse que, em dois anos, Deus restauraria o templo e todos os utensílios
sagrados que haviam sido levados para a Babilônia.
7. Além
disso, ele prometeu que o rei Jeconias e todos os exilados voltariam para
Jerusalém.
8. Essa
profecia agradou ao povo, que ansiava por um retorno à normalidade.
9. Jeremias,
no entanto, sabia que essa profecia era falsa.
10. Ele
confrontou Hananias em público, dizendo que Deus não havia enviado essa
mensagem e que Hananias estava enganando o povo. Jeremias sabia que a verdade
nem sempre é agradável, mas ele preferia ser fiel a Deus do que agradar aos
homens.
11. Hananias,
por sua vez, não gostou de ser desmascarado.
12. Ele
pegou o jugo que Jeremias usava como símbolo de submissão a Deus e quebrou-o,
dizendo que Deus quebraria o jugo do rei da Babilônia.
13. Ele
também ameaçou Jeremias, dizendo que Deus o mataria antes do fim do ano.
14. No
entanto, Jeremias não se intimidou.
15. Ele
sabia que a verdade era mais importante do que a popularidade ou a segurança
pessoal.
16. Ele
disse a Hananias que, se Deus realmente o matasse, isso seria uma prova de que
Hananias era um falso profeta.
17. Ele
também reiterou que a mensagem de Hananias era falsa e que o povo deveria se
arrepender de seus pecados e se submeter a Deus.
18. No
final, a profecia de Hananias não se cumpriu.
19. Dois meses depois, ele morreu, provando que
Jeremias era o verdadeiro profeta.
20. A
história de Jeremias e Hananias é um lembrete de que a verdade nem sempre é
atraente ou fácil de aceitar.
1-Profeta Isaías
(Is.1.1)
1. Os
profetas eram chamados de videntes, então suas profecias eram adequadamente
chamadas de visões.
2. Era
quem enxergava com os olhos da mente e previa claramente por meio da revelação
divina, como se estivesse visto com os olhos carnais.
3. O
Senhor mostrou a Isaías, em uma visão, a apostasia de Israel e ordenou que o
povo se arrependesse e se purificasse.
4. Isaías
profetizou que a casa do Senhor seria estabelecida nos últimos dias e que os
orgulhosos seriam humilhados na Segunda Vinda do Salvador.
5. Em Isaías 1, Deus é mostrado ao
profeta falando com Seu povo que havia quebrado a promessa da aliança feita com
Ele.
6. É como uma cena de tribunal: Deus é o juiz
e o céu e a terra são as testemunhas (v. 2).
7. As maldades das pessoas são a razão dos
julgamentos horríveis.
8. “Ouvi,
ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra” (Isaías 1:2) é um exemplo de paralelismo.
9. Com
essas palavras Isaías convidou as pessoas de todos os lugares a ouvirem as
palavras que o Senhor tinha dado a ele.
10. Isaías
também usou imagens para ilustrar e ajudar as pessoas a visualizarem ideias
espirituais.
1. Então
o SENHOR disse a Isaías: Agora tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de
Acaz, ao final do aqueduto do tanque superior, na estrada do campo do
lavandeiro.
2. Saí
ao encontro de Acaz- Deus ordenou a Isaías que levasse seu pequeno filho (Sear-Jasube),
pois ele carregava consigo um sermão em Seu nome.
3. Ele
o orientou onde encontraria Acaz – ao fim do canal do viveiro superior.
4. Ele
colocou palavras em sua boca, caso contrário, o profeta não saberia como levar
uma mensagem boa para um homem tão mau.
5. No
entanto o Senhor queria enviá-la para apoiar os israelitas que ainda tinham fé.
6. O
profeta deve reprender os seus medos
7. Is.8.3-
Aqui, vemos colocarem o título deste livro como nome da criança.
8. Toda
vez que esta for chamada por seu nome, ou qualquer parte dela, servirá como
memorando dos julgamentos que virão.
1. “Purifica-me
com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve”.
2. Através
do arrependimento uma submissão ao “tratamento” que Cristo nos oferece para nos
lavar de nossos pecados, somente a Graça de Deus poderia nos reconciliar e nos
salvar de nossos pecados.
3. O
tom no início do livro de Isaías pode parecer desagradável, devido a série de
julgamentos da parte de Deus.
4. Mas
esse trecho nos traz a esperança de que a Graça de Deus é reconciliadora, ‘arrazoemos’,
ou seja, Isaías está convidando seus conterrâneos a arrependerem-se.
5. Comparando
nossos pecados a escarlata e o carmesim corantes profundos onde o tecido é
mergulhado diversas vezes para ganhar sua cor avermelhada.
6. Assim
como muitas vezes repetimos o mesmo erro, mas a promessa de Deus é que eles se
tornariam brancos como a neve e a lã.
7. É
algo impensável para aquela época, já para nossa época é um processo difícil,
tirar uma coloração forte de um tecido, só um processo tão drástico como o
sacrifício de Cristo, um processo provavelmente utilizando o hissopo como
citado em Salmos 51:7.
1-Juízo e arrependimento
(Is.1.19-20)
1. Esta
promessa que está registrada em Isaías 1:19 está relacionada a uma escolha,
seguido de uma decisão.
2. Precisamos ter em mente que a decisão sempre é
o resultado final de uma escolha.
3. E
Toda escolha exige uma renúncia, mas infelizmente queremos as coisas certas,
mas queremos outras coisas também.
4. Mas
não convém que isto seja assim, por que sendo assim nunca iremos desfrutar do
melhor de Deus para nossas vidas.
5. Na
terça feira aprendemos que ouvir requer: Paciência, disposição, atenção,
interesse etc...
6. E
que precisamos desenvolver a habilidade de ouvir, pois aqueles que desprezam
estes quesitos estão fadados ao insucesso ou a grandes perdas. (a decisão passa
por alguns processos, consciência, pensamento e avaliação) Josué 24:15 a17
7. Porém,
se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos
deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses
dos amorreus em cuja terra habitais.
8. Eu
e a minha casa serviremos ao SENHOR. Então, respondeu o povo e disse: Longe de
nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses; porque o SENHOR é o
nosso Deus.
9. Ele
é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da
servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo
o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
1. Isaías
3 Estudo: “O Bordão Será Tirado”
2. Em
Isaías 3 a confiança de Judá e Jerusalém nos artifícios humanos estão
prestes a ser destruídos pelo Senhor Deus.
3. Utilizando
a figura de um "bordão", o Soberano avisa ao seu povo que tudo aquilo
em que eles se apoiam está prestes a ruir.
4. Julgamento
de Judá e de Jerusalém pelo seu pecado-v.1-4.
5. Is.3.1-4
-“Porque eis que o Senhor, o Senhor dos Exércitos, tira de Jerusalém e de Judá
o sustento de pão e todo sustento de água; o valente, o guerreiro e o juiz; o profeta,
o adivinho e o ancião, a autoridade, o capitão de cinquenta, o respeitável, o
conselheiro, o hábil entre os artífices, o conhecedor de magia, e o encantador
perito, o perito em maldição.
6. Dar-lhes-ei
meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles.
7. Porei
jovens no governo, irresponsáveis dominarão.
8. Porque
eles confiaram em sua abundância e prosperidade, Deus traria seca, fome, ou
seja, falta de chuva e esterilidade no campo.
9.
Seu
poder sobre a natureza, também para privá-los de todos os apoios de sua vida e
de seu governo.
1. Israel
é a vinha de Deus que foi lavrada e semeada por Ele com muito cuidado.
2. Ele
esperava colher uvas boas, mas a vinha produziu uvas bravas [NVI: ‘uvas
azedas’].
3. Em
outras palavras: Deus deu tudo ao Seu povo, mas eles não lhe retribuíram.
4. Pelo
contrário, destruíram o que receberam: a herança da terra, a herança da Palavra
e as leis que os conduziriam por um caminho de vida. Retribuíram a Sua
misericórdia e Sua fidelidade com más ações e infidelidade (v. 1-4), por isso o
Senhor traria destruição (v. 5-7).
5. As
cidades seriam assoladas e ficariam sem muros, seriam queimadas, e seus campos
não dariam frutos [cf. Mt 21: 33-46, com ênfase nos vs. 42-43:
6. “Perguntou-lhes
Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram,
esse veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é
maravilhoso aos nossos olhos?
7. Portanto,
vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe
produza os respectivos frutos”].
8. Aqui
no livro de Isaías, Deus daria Israel aos assírios e babilônios para ser
destruída por tê-lo rejeitado.
9. No
NT Deus daria o reino de Deus aos gentios, pois Israel O rejeitou através de
Seu Filho Jesus.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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