Is.33.13-24
Introdução: Isaías
33 relata as palavras de Isaías de que alguns temeriam a Segunda Vinda por
causa de sua iniquidade e porque não estariam preparados para estar com o
Senhor. Isaías também falou sobre aqueles que habitariam com o Senhor e
descreveu como seriam.
1-O Rei Justo e o
derramamento do Espírito (Is. 32.1-15)
1.
v.1-Embora Judá tivesse reis que
foram uma bênção para a terra, incluindo Ezequias, que reinou quando Deus
derrotou os assírios, o cumprimento definitivo dessa promessa é o Messias justiça...retidão.
2. v.2-
Os lideres do povo de Deus os protegem e socorrem, seguindo o exemplo do
próprio Deus.
3. v.3-O
ministério de Jesus abriu olhos, ouvidos e bocas (Mt.11.5).
4. Dos
que qualquer pessoa que crê na mensagem.
5. O
Reinado do Rei reverterá a cegueira e a surdez que acompanharam a pregação de
Jesus (Is.6.8-10).
6. V.4-Pessoas
que hesitam em afirmar suas convicções claramente, porque estão confusas ou
porque têm medo de mostrar o que pensam.
7. v.5-
Geralmente se refere àqueles que não temem, amam ou confiam no Senhor (Sl.14.1;
Sl.531).
8. v.6
-A maior loucura é ensinar sobre Deus de forma errada.
9. A
pessoa insensata não será honrada.
10. A
vinda de Cristo revelará os homens em sua verdadeira luz.
11. O
tolo e o patife serão expostos como tal (e punidos de acordo).
12. O
homem generoso também será manifestado e abençoado.
13. Os
versículos 6–8 descrevem a vida como Isaías a via em seus dias.
32:9–15, mas o reino ainda não chegou.
14. As
mulheres de Judá ainda vivem no luxo, conforto e complacência.
15. Em
breve o golpe do julgamento cairá – quebra de safra, despovoamento e desolação.
16. Os
problemas de Judá continuarão até que o Espírito seja derramado no Segundo
Advento de Cristo.
17. Então
o deserto se tornará um campo frutífero, e o que agora é considerado um campo
frutífero será tão luxuriante quanto uma floresta.
1. Porque
o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso Rei;
ele nos salvará. Isaías 33:22
2. Quando
pensamos sobre Deus sendo nosso juiz, normalmente pensamos em sermos julgados.
3. Isaías
nos lembra que o fato de Deus ser o nosso juiz significa que Ele nos julgará
baseado na vontade dele, no reinado dele e por Sua graça.
4. Ele
está do nosso lado e está procurando nos salvar, não condenar.
5. Usando
a linguagem do Novo Testamento, quando estamos diante do nosso Juiz, não vemos
o Juiz. Ao contrário, vemos o nosso Pai.
1. Isaías
33:2 é um versículo da Bíblia que pede misericórdia a Deus e que Ele seja
o protetor e salvador do povo.
2. O
versículo pode ser interpretado como um pedido de ajuda e esperança em Deus,
especialmente em momentos de dificuldade.
3. A
cada manhã Deus tem que ser o nosso auxílio,
4. Aquele
que nos sustenta, nosso braço, nossa destra, nossa esperança, nossa salvação, a
paz.
5. Que
exerce todo o entendimento, mesmo na angústia aquele que teme a Deus tem paz,
pois o momento não muda a sua relação com Deus, e sim aproxima ainda mais.
1- Lei de Deus é
Perfeita (Sl.19.7)
1. O
Salmo 19.7 da Bíblia fala sobre a perfeição da lei do Senhor e a sabedoria
que ela traz.
2. O
versículo também menciona que a lei do Senhor é revigorante e restaura a
alma.
3. O
Salmo 19 foi escrito pelo rei Davi, um poeta e músico israelita.
4. Em
seus estudos descobriu que a lei é perfeita não em contraste com o imperfeito,
mas em contraste com o incompleto.
5. Ou
seja, ela é perfeita porque é completa!
6. Nada
precisa ser acrescentado na lei.
7. Ela
por si só tem poder suficiente de alcançar a nossa alma e revigorar a nossa fé.
1. Oh,
como eu amo a tua lei! – Isso inicia uma nova divisão do
Salmo, indicada pela letra hebraica Mem (Them).
2. A
expressão aqui: “Como amo a tua lei”, implica amor intenso – como se um homem
estivesse surpreso com o fervor de sua própria emoção.
3. Seu
amor era tão ardente que era incrível e maravilhoso para si mesmo – talvez
maravilhoso que ele, um pecador, ame a lei de Deus.
4. Maravilhoso
que ele jamais tenha sido levado a amar uma lei que se condenou.
5. Quem
refletir sobre quais são seus sentimentos por natureza em relação à religião,
ficará maravilhado com o fato de que ele a ama.
6. Todos
os que são verdadeiramente religiosos devem estar tão cheios de amor a ela, que
será difícil para eles encontrar palavras para expressar a intensidade de sua
afeição.
7. Fizeste-me
mais sábio do que meus inimigos – tenho uma melhor compreensão de ti,
da tua lei, dos deveres desta vida e em relação à vida futura do que meus
inimigos – não porque sou naturalmente melhor, ou porquê.
8. Tenho
dotes mais elevados por natureza, mas porque você me fez mais sábio do que eles
são.
9. A
tradução desta primeira cláusula do versículo agora mais aprovada pelos
intérpretes é: “Teus mandamentos me tornam mais sábio do que meus
inimigos”,
1. Jeremias
31:33 é um versículo da Bíblia que fala sobre uma aliança entre Deus e o
povo de Israel.
2. O
versículo diz: "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel,
depois daqueles dias, diz o Senhor.
3. Porei a minha lei no íntimo deles e a
escreverei nos seus corações.
4. Serei
o Deus deles, e eles serão o meu povo.
5. Porque
esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o
Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas
inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo:
Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles,
diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me
lembrarei.
1-O Governo de Deus sobre
o seu Povo (Is.9.6)
1. Isaías
9:6 é um versículo da Bíblia que fala sobre o nascimento de Jesus Cristo,
o Príncipe da Paz.
2. Cada
linha de Isaías 9,6 contém profundidade de significado.
“Porque um menino nasceu para nós”, começa.
3. Discutimos
o que significa um filho nascer para nós, coletivamente, uma bênção para o
mundo.
4. Também
podemos notar como é único que Deus venha dessa maneira para salvar Seu povo.
5. Em
vez de andar em uma carruagem sobre as nuvens ou enviar raios, Deus veio como
uma criança para viver entre nós, para ser um de nós.
6. O
Senhor do Universo desceu para se familiarizar intimamente com nossa dor e
nossas lutas.
7. “Um
filho nos foi dado”, continua Isaías.
8. Essa
criança não seria qualquer um; Ele seria um filho.
9. Especificamente,
Ele é o Filho de Deus.
10. O
amor do Pai por nós era tão grande que Ele se dispôs a enviar Seu único Filho
como servo sofredor (Isaías 53) para nos salvar (João 3,16).
1. Isaías
33:22 é um versículo da Bíblia que resume a tríplice função divina de Deus como
juiz, legislador e rei.
2. Essa
referência bíblica é uma das mais conhecidas e citadas pelos cristãos em todo o
mundo, mas poucos conhecem a história por trás dela.
3. A
tríplice função divina de Deus aparece em diversos livros da Bíblia, mas é em
Isaías que ela é mais enfatizada.
4. Isaías
foi um profeta do Antigo Testamento que viveu no século VIII a.C.
5. Ele
pregava a palavra de Deus ao povo de Judá, alertando-os sobre a necessidade de
se arrependerem e voltarem para os caminhos do Senhor.
6. Em
Isaías 33:22, o profeta enfatiza que Deus é o juiz, o legislador e o rei de
Israel.
7. Esse
tríplice função divina é uma forma de mostrar que Deus é o único que pode
julgar e governar o seu povo com justiça e sabedoria.
8. O
juiz é aquele que julga as ações dos homens, o legislador é aquele que
estabelece as leis e o rei é aquele que governa o povo.
1. A
história por trás de Isaías 33:22 começa com a criação do mundo.
2. Deus
criou todas as coisas e estabeleceu as leis que governam o universo.
3. Ele
também criou o homem e lhe deu livre-arbítrio para escolher entre o bem e o
mal.
4. Mas
o homem escolheu o mal e se afastou de Deus, trazendo o pecado e a morte para o
mundo.
5. Deus,
então, escolheu um povo para si, Israel, e estabeleceu uma aliança com eles.
6. Ele
lhes deu leis e mandamentos para que pudessem viver em paz e harmonia.
7. Mas
o povo de Israel se afastou de Deus e se corrompeu, levando-o a enviar profetas
como Isaías para alertá-los do seu erro e chamá-los ao arrependimento.
8. Isaías
enfatiza que Deus é o juiz, o legislador e o rei de Israel para mostrar que
somente ele pode julgar e governar o seu povo com justiça e sabedoria.
9. Ele
também mostra que Deus é o único que pode salvá-los do pecado e da morte, por
meio da sua graça e misericórdia.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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