quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO AVIVAMENTO - 1 parte

                                                                  Avivamento
Despertamento, renovação, vigor, ânimo são palavras que vêm à mente quando pensamos em avivamento. Mas porque Deus  precisa avivar-nos se já temos em nós o Espírito, que nos foi dado quando cremos e confessamos Jesus como nosso Salvador e Senhor? Pelo menos por três motivos.
1º Motivo – Porque todos nós precisamos crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo até alcançarmos  a estatura de varão perfeito.
2º- Motivo – Porque, no meio da caminhada  cristã, após lutas, problemas e adversidades, podemos ficar cansados e abatidos. Então, precisamos clamar a Deus como fez  profeta Habacuque: Aviva, ó Senhor a tua obra no meio dos anos(Hc 3.2), a fim de não começarmos a abrir mão de nossa fé em Cristo, não darmos lugar à nossa carne e aos padrões  mundanos, bem como  vencermos as astutas  ciladas do diabo.
3º- Motivo – Porque Jesus breve virá. A qualquer momento a trombeta soará, e a Igreja será  arrebatada para encontrar-se  com o Senhor. Precisamos buscar a renovação espiritual para subirmos com os salvos, como fizeram as virgens prudentes, na parábola contada por Jesus em Mateus 25.

    Renovação espiritual, necessidade  constante.

A renovação espiritual é uma necessidade urgente  de todo cristão que deseja manter-se em pé diante de Deus, aparar as arestas da vida, não esfriar na fé e vencer os  constantes desafios que surgem durante a nossa jornada nesta terra pelo poder do Senhor.
Desde o antigo Testamento, vemos Deus  agindo na vida de seu povo e trazendo  avivamento, para quebrar  cativeiros, trazer curas, restauração e comunhão  com Ele. É isso  que observamos  na história  de Israel em  momentos-chaves, como  quando Deus ungia líderes  para guiar e orientar seu povo, e chama-lo ao arrependimento(ver Nm 11.16,17,24.30; Dt 34.9; Jz 3.10; 6.34; 1 Sm 10.6,10-13; 1Rs18;Ed 1.5).
A diferença é que, na época  veterotestamentária, o Espírito Santo ungia pessoas ou grupos específicos(juízes, reis e profetas), e trazia o avivamento a seu povo por intermédio deles, mas a partir do Pentecostes que sucedeu  à morte, ressurreição e ascensão de Jesus, o Espírito Santo veio sobre  todos os cristãos reunidos no cenáculo, sobre  a multidão para a qual o apóstolo Pedro pregou(At 2.1-4; 4.31),e sobre todos  aqueles que creem em Cristo como um selo, uma garantia da salvação e um revestimento de poder(2 Co 1.22; Ef 1.14), em cumprimento à promessa de Deus em Ezequiel 11.19,20 e Joel 2.28-30.

O Maior Avivamento

Os capítulos  2 e 4 de Atos, está registrado o maior  avivamento de todos os tempos. O derramar  do Espírito Santo na Igreja Primitiva, que permitiu que ela evangelizasse todo o mundo antigo( At. 2.1-6, 14-19,21,33).
Qual foi o resultado desse avivamento? Comunhão, unidade e ousadia para anunciar o evangelho com graça, poder  e muitos sinais de que Deus estava no meio de seu povo salvando e operando milagres. É isso que está subentendido em At 2.42-44,46,47 e 4.31-33.
Avivamento é fundamental para cada cristão e para a igreja. Sem vida, comunhão, graça e poder não há como ser uma testemunha de Cristo e levar outros ao conhecimento da verdade! Busquemos, pois, o avivamento espiritual, para a glória de Deus!

Condições para um Avivamento Genuíno 

Mas quais são as condições  para que Deus avive um filho seu e a sua Igreja como um todo? São pelo menos 5(cinco) Ter o desejo  de ser avivado, Ser obediente ao Senhor, Permitir um Avivamento autentico, Buscar o Avivamento, estar aberto as mudanças prometidas por Deus.

1-TER O DESEJO DE SER AVIVADO.

O Avivamento não pode acontecer quando, no coração do povo de Deus, não existir o desejo, a vontade de participar  de um despertamento espiritual e voltar ao propósito inicial de Deus para sua igreja.
Pr.Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário