Rm 10.14-17
Introdução: O termo Homilética
é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do
povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do
verbo "OMILEU" conversar.
I
O QUE É HOMILÉTICA
1-Conceituação
§
O termo Grego
"HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e
agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar".
§
A arte de falar em
público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte
como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.
§ Discurso - Conjunto de frases ordenadas faladas
em público.
§ Homilética
- É a ciência ou a arte de
elaborar e expor o sermão.
§ Oratória
- Arte de falar ao público.
§ Pregação
- Ato de pregar, sermão, ato
de anunciar uma notícia.
§ Retórica
- Conjunto de regras
relativas à eloquência; arte de falar bem.
§
Sermão - Discurso cristão falado no púlpito.
2-A Pregação
§
A maior evidência de uma igreja prospera e
abençoada é a sua visão evangelística. Uma igreja que prima pela Palavra de
Deus, que tem compromisso com pregação do Evangelho, está cumprindo a missão
peculiar deixada pelo seu fundador, Jesus Cristo.
§
Sabemos que as características de evangelizar,
ensinar e adorar forma a tríplice missão da igreja (Mt 28.19,20; Mc 16.15; Jo
4.23, 24).
§
Como Igreja do Senhor, fomos chamados e
capacitados pelo Espírito Santo para arrebatarmos das mãos do opressor, as
almas que estão perecendo sem conhecer Àquele que pode tirar o homem do seu
estado miserável (Rm 3.23) e reconduzi-lo a presença de Deus (Jo 14.6; I Tm
2.3-6).
§
É
preciso estar baseada em texto e citações bíblicas em todo o seu
desenvolvimento, de sorte que apresente com clareza o plano de Salvação feito
por Deus para livrar o homem do pecado (II Tm 3.16,17).
§
Todo o desenvolvimento da mensagem deve
constituir-se em esforços que estejam convergindo para um só ponto: “Comunicar”
ao pecador a respeito dos fatos do Evangelho (Ef 3.8; 6.19).
II A IMPORTANCIA DA HOMILÉTICA
1-Exemplo e Palavra (Rm 10.17)
§
O proposito da pregação cristã é o de despertar a fé nos homens,
dirigindo-lhes a alma para o seu destino apropriado.
§
Os pregadores do evangelho não deveriam preocupar-se em entreter suas
respectivas congregações, impressionando os crentes com seus conhecimentos
pessoais (teológicos ou seculares) ou proferindo declarações espirituais (era
assim que faziam os antigos sofistas na Grécia).
§
O pregador que se transforma em um mero político, e prega
doutrinas políticas, erra crassamente, pois se ocupa com essas questões, ao
invés de anunciar o Senhor Jesus Cristo.
§
Aquilo que se ouve é aquela mensagem concernente a Cristo, e o
Espírito Santo pode usar a mesma a fim de convencer os homens sobre a grande
necessidade que eles têm de um Salvador.
§
O pensamento humano se comunica pela linguagem. É
preciso, no entanto, que o pregador transmita a mensagem bíblica usando uma
linguagem clara e compreensiva (I Cor 14.9).
2-O
poder da Palavra (Rm 1.14-17)
§
O dilema do homem é inegável: o pecado levantou uma barreira
intransponível impedindo o acesso até Deus (Romanos 3:23; 6:23). Entretanto
Deus está querendo ajudar, oferecendo resposta para os apelos desesperados dos
homens (Romanos 7:24; Atos 17:27).
§
O livro de Romanos claramente nos mostra a necessidade de aceitar
e obedecer ao evangelho para se livrar do pecado e restaurar a comunhão com
Deus. O evangelho é realmente o poder de Deus para nossa salvação (Romanos
1:16).
§
A revelação do plano eterno de Deus para a salvação do homem
atingiu seu ponto culminante no sacrifício de Jesus Cristo, e seu benefício na
revelação do evangelho. Simplesmente não existe possibilidade de salvação sem
Cristo (Atos 4:10-12).
§
A morte de Cristo é
essencial para a nossa salvação (Mateus 26:28). O evangelho é importante porque
mostra como podemos ser salvos pela morte de Jesus. Nós podemos compartilhar da
promessa em Cristo somente através do evangelho (Efésios 3:6).
§
Não existe nenhum relato bíblico de nenhuma pessoa sendo salva
através de outro meio. Nós somos salvos quando ouvimos, cremos e obedecemos ao
evangelho (Romanos 10:8-17). Deus nos oferece uma saída para o dilema do pecado
através do evangelho, o qual "se
manifestou agora. para obediência da fé" (Romanos 16:25-26). Se rejeitarmos
esta saída, não existirá outro caminho para a salvação.
3-E a
sua vez de falar
§
Cumpre o
ministério (4:1-8). Nestas cartas para
Timóteo, Paulo tem enfatizado a importância da pregação da sã doutrina (veja 1
Timóteo 1:3-7, 18-20; 4:1-3; 6:3-5; 2 Timóteo 1:13; 3:1-9). Este serviço é para
Deus e não para homens, pois Deus é quem julgará a todos (4:1).
§ "Prega a palavra" (4:2): deve-se pregar a palavra de Deus, e
não as idéias dos homens. Somente a palavra de Deus é suficiente para corrigir,
repreender, e exortar pessoas para salvação (veja 2 Timóteo 3:16-17).
§ "Quer seja oportuno, quer não" (4:2): por causa da certeza do julgamento
de Deus, ser pregador do evangelho da salvação é um trabalho de urgência (veja
Atos 17:30-31). Portanto, o evangelista deve pregar a palavra em todo lugar e
sob todas as condições.
§ "Pois... não suportarão a sã
doutrina" (4:3-5): é necessário sempre pregar a
verdade do evangelho justamente porque muitos não a pregam. Alguns procuram
atualizar o evangelho para que este seja mais agradável aos ouvintes. A Bíblia,
porém, ensina que a palavra de Cristo julgará a todos no último dia (veja João
12:48), e que qualquer mudança trará somente a condenação (2 João 8-11).
§
A vida de Paulo é um exemplo notável deste trabalho. Encarando a
certeza de sua morte (4:6), ele reflete com confiança sobre seu serviço ao
Senhor. Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, exatamente
como ensinou Timóteo a fazer (4:7; veja 1 Timóteo 1:18; 2 Timóteo 2:3-7;
1:13-14). Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estarão se preparando e
preparando outros, com a pregação do evangelho puro, para que possam receber o
galardão de Deus (4:8).
III HOMILÉTICA PARA TODOS
1-Exemplos
atuais
§
Hoje, a missão dos servos de Deus não é aniquilar
os rebeldes: “Se possível,
quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós
mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A mim me pertence à
vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:18-19).
§
Deus tem dado aos servos dele, nos dias de hoje, uma missão de
misericórdia e amor. Nós devemos anunciar as boas novas que oferecem a salvação
aos homens perdidos, para que possam evitar a condenação eterna e participar do
privilégio da comunhão eterna com Deus.
§
Se Deus condenou os servos negligentes na missão de vingança,
quanto mais ele vai cobrar a falta de zelo na missão de misericórdia! Os
obreiros hoje devem ser diligentes no trabalho do Senhor.
§
É interessante e triste observar como as descrições mais simples e
humildes podem ser distorcidas pelos homens para criar cargas de importância
nas igrejas. Algumas palavras são tão simples que seria difícil compreendê-las
de forma errada, mas muitos religiosos conseguem!
§
Considere alguns exemplos do Novo Testamento, em contraste com os
abusos dos dias atuais. A palavra ministro significa servo, e ministério
significa serviço. Mas muitas igrejas usam tais palavras como títulos para
engrandecer pessoas (colocando servos acima dos irmãos que devem ser servidos)
e trabalhos (a palavra ministério assumiu, no entendimento de muitos, a idéia
de alguma obra ou até organização de destaque).
§
Precisamos aprender que ministrar quer dizer servir. Ao invés de
pensar em subir para uma carga de liderança e domínio sobre outros, deve
lembrar-se do exemplo de Jesus quando ele pegou uma toalha e uma bacia de água
e lavou os pés dos apóstolos.
§
Do mesmo modo, as palavras
traduzidas obreiro no Novo Testamento significam trabalhador, às vezes
destacando a idéia do trabalho árduo e cansativo. Evangelistas são obreiros (2
Timóteo 2:15), não no sentido de serem líderes ou dominadores de igrejas, mas
no sentido de trabalharem para pregar o evangelho de Jesus.
2-Exemplos
Bíblicos
§
Neemias era um profissional competente e
honesto em um emprego que lhe conferia responsabilidades e privilégios. Tinha a
visão do reino de Deus e estava firmado na ética desse reino; por isso se
mostrou disposto a arriscar seu status e seus privilégios. O interesse maior
dele era o avanço do reino de Deus e a manutenção de seus padrões éticos; sua
lealdade última era a Deus e ao povo de Deus, e transcendia sua lealdade a seu
empregador.
§ MOISÉS-Ele tomou a iniciativa assim que viu
a necessidade. Chamou Josué para defender o povo e foi para o monte interceder.
Ele viu que era preciso de gente para lutar e
para orar.
§ Este ministério é tão importante que quando
Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava
perdia (Ex 17.11).
§ JOSUÉ - um jovem de aproximadamente 40 anos.
Ele não questionou Moisés, Arão e Hur ficarem só orando, mas obedeceu e partiu
para a luta com a confiança de que alguém estava orando por ele.
3-Jesus, o exemplo
§ Billy Graham é
chamado, com justiça, de "o maior evangelista do século XX". Outros, como D.L. Moody e C.H. Spurgeon — o príncipe dos pregadores — foram
considerados, em seu tempo, grandes propagadores do evangelho de Cristo. E no
presente século? Quem tem sido o grande evangelista de nosso tempo? Aquele que
sopra sobre as pessoas ou as golpeia com seu paletó "mágico", a fim
de derrubá-las? Não, não.
§ Quem, então, pode
ser chamado hoje de "o maior evangelista deste século"? Aqueles
famosos tele
bispo e tele missionários brasileiros, que viajam o mundo todo,
promovendo campanhas que reúnem milhares de pessoas? Não, não. Eles não
pregam o evangelho de Cristo. O negócio deles é confissão positiva e teologia
da prosperidade, pois isso lhes traz um bom retorno financeiro...
§ O Senhor Jesus, de
fato, foi o mais importante pregador que já existiu, o principal expoente que
já andou na terra, o maior evangelista de todos os tempos.
§ Jesus é o maior exemplo para todos nós;
e os principais obreiros do Novo Testamento reconheceram isso. João Batista não
se achou digno de desatar as correias de suas sandálias (Mt 3.11; Jo
3.30). Paulo reconheceu que imitava o Senhor e incentiva-nos a termos
o mesmo sentimento que houve nEle (1 Co 11.1; Fp 2.5-11). Pedro o
chamou de Sumo Pastor e afirmou que todos devem seguir às suas pisadas
(1 Pe 5.4; 2 Pe 2.20,21). E o que dizer do evangelista João? Ele
afirmou que todos devemos andar como o Mestre andou (1 Jo 2.6).
Pr. Carlos Borges(CABB).
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