quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HOMILÉTICA, O QUE É ISSO?

Rm 10.14-17
Introdução: O termo Homilética é derivado do Grego "HOMILOS" o que significa multidão assembléia do povo, derivando assim outro termo, "HOMILIA" ou pequeno discurso do verbo "OMILEU" conversar.
 I O QUE É HOMILÉTICA
1-Conceituação
§  O termo Grego "HOMILIA" significa um discurso com a finalidade de Convencer e agradar. Portanto, Homilética significa "A arte de pregar".
§  A arte de falar em público nasceu na Grécia antiga com o nome de Retórica. O cristianismo passou a usar esta arte como meio da pregação, que no século 17 passou a ser chamada de Homilética.
§  Discurso - Conjunto de frases ordenadas faladas em público.
§  Homilética - É a ciência ou a arte de elaborar e expor o sermão.
§  Oratória - Arte de falar ao público.
§  Pregação - Ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma notícia.
§  Retórica - Conjunto de regras relativas à eloquência; arte de falar bem.
§  Sermão - Discurso cristão falado no púlpito.

2-A Pregação
§  A maior evidência de uma igreja prospera e abençoada é a sua visão evangelística. Uma igreja que prima pela Palavra de Deus, que tem compromisso com pregação do Evangelho, está cumprindo a missão peculiar deixada pelo seu fundador, Jesus Cristo.
§  Sabemos que as características de evangelizar, ensinar e adorar forma a tríplice missão da igreja (Mt 28.19,20; Mc 16.15; Jo 4.23, 24).
§  Como Igreja do Senhor, fomos chamados e capacitados pelo Espírito Santo para arrebatarmos das mãos do opressor, as almas que estão perecendo sem conhecer Àquele que pode tirar o homem do seu estado miserável (Rm 3.23) e reconduzi-lo a presença de Deus (Jo 14.6; I Tm 2.3-6).
§   É preciso estar baseada em texto e citações bíblicas em todo o seu desenvolvimento, de sorte que apresente com clareza o plano de Salvação feito por Deus para livrar o homem do pecado (II Tm 3.16,17).
§  Todo o desenvolvimento da mensagem deve constituir-se em esforços que estejam convergindo para um só ponto: “Comunicar” ao pecador a respeito dos fatos do Evangelho (Ef 3.8; 6.19).

II A IMPORTANCIA DA HOMILÉTICA
1-Exemplo e Palavra (Rm 10.17)
§  O proposito da pregação cristã é o de despertar a fé nos homens, dirigindo-lhes a alma para o seu destino apropriado.
§  Os pregadores do evangelho não deveriam preocupar-se em entreter suas respectivas congregações, impressionando os crentes com seus conhecimentos pessoais (teológicos ou seculares) ou proferindo declarações espirituais (era assim que faziam os antigos sofistas na Grécia).
§  O pregador que se transforma em um mero político, e prega doutrinas políticas, erra crassamente, pois se ocupa com essas questões, ao invés de anunciar o Senhor Jesus Cristo.
§  Aquilo que se ouve é aquela mensagem concernente a Cristo, e o Espírito Santo pode usar a mesma a fim de convencer os homens sobre a grande necessidade que eles têm de um Salvador.
§   O pensamento humano se comunica pela linguagem. É preciso, no entanto, que o pregador transmita a mensagem bíblica usando uma linguagem clara e compreensiva (I Cor 14.9).  



2-O poder da Palavra (Rm 1.14-17)
§  O dilema do homem é inegável: o pecado levantou uma barreira intransponível impedindo o acesso até Deus (Romanos 3:23; 6:23). Entretanto Deus está querendo ajudar, oferecendo resposta para os apelos desesperados dos homens (Romanos 7:24; Atos 17:27).
§  O livro de Romanos claramente nos mostra a necessidade de aceitar e obedecer ao evangelho para se livrar do pecado e restaurar a comunhão com Deus. O evangelho é realmente o poder de Deus para nossa salvação (Romanos 1:16).
§  A revelação do plano eterno de Deus para a salvação do homem atingiu seu ponto culminante no sacrifício de Jesus Cristo, e seu benefício na revelação do evangelho. Simplesmente não existe possibilidade de salvação sem Cristo (Atos 4:10-12).
§   A morte de Cristo é essencial para a nossa salvação (Mateus 26:28). O evangelho é importante porque mostra como podemos ser salvos pela morte de Jesus. Nós podemos compartilhar da promessa em Cristo somente através do evangelho (Efésios 3:6).
§  Não existe nenhum relato bíblico de nenhuma pessoa sendo salva através de outro meio. Nós somos salvos quando ouvimos, cremos e obedecemos ao evangelho (Romanos 10:8-17). Deus nos oferece uma saída para o dilema do pecado através do evangelho, o qual "se manifestou agora. para obediência da fé" (Romanos 16:25-26). Se rejeitarmos esta saída, não existirá outro caminho para a salvação.

3-E a sua vez de falar
§  Cumpre o ministério (4:1-8). Nestas cartas para Timóteo, Paulo tem enfatizado a importância da pregação da sã doutrina (veja 1 Timóteo 1:3-7, 18-20; 4:1-3; 6:3-5; 2 Timóteo 1:13; 3:1-9). Este serviço é para Deus e não para homens, pois Deus é quem julgará a todos (4:1).
§  "Prega a palavra" (4:2): deve-se pregar a palavra de Deus, e não as idéias dos homens. Somente a palavra de Deus é suficiente para corrigir, repreender, e exortar pessoas para salvação (veja 2 Timóteo 3:16-17).
§  "Quer seja oportuno, quer não" (4:2): por causa da certeza do julgamento de Deus, ser pregador do evangelho da salvação é um trabalho de urgência (veja Atos 17:30-31). Portanto, o evangelista deve pregar a palavra em todo lugar e sob todas as condições.
§  "Pois... não suportarão a sã doutrina" (4:3-5): é necessário sempre pregar a verdade do evangelho justamente porque muitos não a pregam. Alguns procuram atualizar o evangelho para que este seja mais agradável aos ouvintes. A Bíblia, porém, ensina que a palavra de Cristo julgará a todos no último dia (veja João 12:48), e que qualquer mudança trará somente a condenação (2 João 8-11).
§  A vida de Paulo é um exemplo notável deste trabalho. Encarando a certeza de sua morte (4:6), ele reflete com confiança sobre seu serviço ao Senhor. Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé, exatamente como ensinou Timóteo a fazer (4:7; veja 1 Timóteo 1:18; 2 Timóteo 2:3-7; 1:13-14). Todos aqueles que amam a vinda de Cristo estarão se preparando e preparando outros, com a pregação do evangelho puro, para que possam receber o galardão de Deus (4:8).

III HOMILÉTICA PARA TODOS
1-Exemplos atuais
§  Hoje, a missão dos servos de Deus não é aniquilar os rebeldes: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: A mim me pertence à vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:18-19).
§  Deus tem dado aos servos dele, nos dias de hoje, uma missão de misericórdia e amor. Nós devemos anunciar as boas novas que oferecem a salvação aos homens perdidos, para que possam evitar a condenação eterna e participar do privilégio da comunhão eterna com Deus.
§  Se Deus condenou os servos negligentes na missão de vingança, quanto mais ele vai cobrar a falta de zelo na missão de misericórdia! Os obreiros hoje devem ser diligentes no trabalho do Senhor.
§  É interessante e triste observar como as descrições mais simples e humildes podem ser distorcidas pelos homens para criar cargas de importância nas igrejas. Algumas palavras são tão simples que seria difícil compreendê-las de forma errada, mas muitos religiosos conseguem!
§  Considere alguns exemplos do Novo Testamento, em contraste com os abusos dos dias atuais. A palavra ministro significa servo, e ministério significa serviço. Mas muitas igrejas usam tais palavras como títulos para engrandecer pessoas (colocando servos acima dos irmãos que devem ser servidos) e trabalhos (a palavra ministério assumiu, no entendimento de muitos, a idéia de alguma obra ou até organização de destaque).
§  Precisamos aprender que ministrar quer dizer servir. Ao invés de pensar em subir para uma carga de liderança e domínio sobre outros, deve lembrar-se do exemplo de Jesus quando ele pegou uma toalha e uma bacia de água e lavou os pés dos apóstolos.
§   Do mesmo modo, as palavras traduzidas obreiro no Novo Testamento significam trabalhador, às vezes destacando a idéia do trabalho árduo e cansativo. Evangelistas são obreiros (2 Timóteo 2:15), não no sentido de serem líderes ou dominadores de igrejas, mas no sentido de trabalharem para pregar o evangelho de Jesus.


2-Exemplos Bíblicos
§  Neemias era um profissional competente e honesto em um emprego que lhe conferia responsabilidades e privilégios. Tinha a visão do reino de Deus e estava firmado na ética desse reino; por isso se mostrou disposto a arriscar seu status e seus privilégios. O interesse maior dele era o avanço do reino de Deus e a manutenção de seus padrões éticos; sua lealdade última era a Deus e ao povo de Deus, e transcendia sua lealdade a seu empregador.
§  MOISÉS-Ele tomou a iniciativa assim que viu a necessidade. Chamou Josué para defender o povo e foi para o monte interceder. Ele viu que era preciso de gente para lutar e para orar.
§  Este ministério é tão importante que quando Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava perdia (Ex 17.11).
§  JOSUÉ - um jovem de aproximadamente 40 anos. Ele não questionou Moisés, Arão e Hur ficarem só orando, mas obedeceu e partiu para a luta com a confiança de que alguém estava orando por ele.
3-Jesus, o exemplo
§  Billy Graham é chamado, com justiça, de "o maior evangelista do século XX". Outros, como D.L. Moody e C.H. Spurgeon — o príncipe dos pregadores — foram considerados, em seu tempo, grandes propagadores do evangelho de Cristo. E no presente século? Quem tem sido o grande evangelista de nosso tempo? Aquele que sopra sobre as pessoas ou as golpeia com seu paletó "mágico", a fim de derrubá-las? Não, não.
§  Quem, então, pode ser chamado hoje de "o maior evangelista deste século"? Aqueles famosos tele bispo e tele missionários brasileiros, que viajam o mundo todo, promovendo campanhas que reúnem milhares de pessoas? Não, não. Eles não pregam o evangelho de Cristo. O negócio deles é confissão positiva e teologia da prosperidade, pois isso lhes traz um bom retorno financeiro...
§  O Senhor Jesus, de fato, foi o mais importante pregador que já existiu, o principal expoente que já andou na terra, o maior evangelista de todos os tempos.

§  Jesus é o maior exemplo para todos nós; e os principais obreiros do Novo Testamento reconheceram isso. João Batista não se achou digno de desatar as correias de suas sandálias (Mt 3.11; Jo 3.30). Paulo reconheceu que imitava o Senhor e incentiva-nos a termos o mesmo sentimento que houve nEle (1 Co 11.1; Fp 2.5-11). Pedro o chamou de Sumo Pastor e afirmou que todos devem seguir às suas pisadas (1 Pe 5.4; 2 Pe 2.20,21). E o que dizer do evangelista João? Ele afirmou que todos devemos andar como o Mestre andou (1 Jo 2.6). 
Pr. Carlos Borges(CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário