terça-feira, 9 de dezembro de 2014

REVERÊNCIA A DEUS - PARTE 4 FINAL

Se os crentes, ao entrarem na casa de oração, o fizessem com a devida reverência, lembrando-se de que se acham ali na presença do Senhor, seu silêncio redundaria num testemunho eloqüente. Os cochichos, risos e conversas, que se poderiam admitir em qualquer outro lugar, não devem existir na casa em que Deus é adorado.
Quando mostramos reverência, o inimigo é envergonhado (Tt 2.7,8). Quando não, envergonhamos a igreja (1 Co 11.22)

Reverência e obediência

Não há dúvida de que se amarmos a Deus, teremos reverência, e reverência significa mais do que dar louvores ou ajoelhar-nos quando oramos. Na verdade, não podemos reverenciar a Deus sem obedecer-Lhe. Muitos aceitam facilmente a Jesus como salvador, mas nem todos querem aceitá-Lo como o Senhor de suas vidas (Jo 14.21; Ec 12.13; 1 Jo 2.4).
Reverenciamos a Deus quando o honramos, obedecendo à Sua Palavra e não somente dando-lhe glórias com os lábios (Is 29.13; Sl 112.1; 119.63; Pv 16.6).

Reverência ao nome do Senhor

O nome de Deus é Santo e devemos ter cuidado em honrá-lo (Ex 20.7).
Quando invocamos (chamar, suplicar, conjurar, recorrer a, apelar para) o nome de DEUS, estamos nos referindo ao maior Ser de todo o Universo, Aquele que criou todas as coisas, que tem poder para mantê-las.
Entre os modernos judeus ortodoxos o nome do Senhor é considerado tão sagrado que se considera blasfêmia pronunciá-lo. Hoje eles costumam chamar o Senhor de Hashem, que em hebraico significa simplesmente “o Nome”.
Muitos não reverenciam o nome do Senhor, usando-o em juramentos e impropérios (Lv 19.12).
Alguns tomam o nome de Deus em vão na sua linguagem frívola e insincera dizendo: "se Deus quiser..." quando não manifestam nenhum respeito pelo que Deus quer (Tg 4.15,16; Mt 7.21).

Comportamento e aparência

Diante da santidade de Deus, devemos mostrar reverência em nossa aparência, não expondo o corpo em sensualidade e desrespeito. No AT, os sacerdotes não deviam expor o corpo na oferta a Deus (Ex 20.24-26; 28.42-43). Será que Deus mudou? Ou Sua santidade exige dos crentes que se mostrem reverentes em sua aparência diante Dele?
A nossa santidade começa no interior, mas transborda para o exterior (1 Pe 3.3-5; 1 Tm 2.9,10; Mt 23.26). Não devemos buscar somente a santidade aparente, mas também não podemos crer que uma vida santa tenha a aparência de uma depravada, em trajes sensuais, sem pudor ou respeito.

Orientações para os crentes

Não esperar o culto começar para depois entrar na igreja.
Não sentar na extremidade de um banco desocupado, de maneira a impedir a entrada de outros, nem ficar mudando de lugar.
Não entrar e nem se retirar durante uma oração ou leitura bíblica.
Se tiver de entrar depois do inicio do culto, não parar para cumprimentar, entrar discretamente e tomar ali mesmo a resolução de não se tornar um retardatário habitual.
Não ficar conversando na entrada ou nas dependências durante o culto.
Não sentar-se sem orar. Não interromper a oração para passar. Não ficar de olhos abertos observando. Não movimentar-se. A oração é atividade básica da igreja (Mt 21.13).
Os pais devem manter o controle de suas crianças, dando água e levando ao banheiro em casa.
Na hora da leitura da Bíblia, momento solene, de pé, sem movimentação e conversas.
Durante a pregação, mostrar concentração e atenção reverente.
Evitar movimentação durante o culto, mesmo para resolver assuntos da igreja.

O que é Temor


Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus (Lucas 12:5; Hebreus 10:31). Para o crente, temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência a Deus. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Essa reverência e santo temor explicam exatamente o que temer a Deus significa para os crentes. Esse é o fator que deve nos estimular a nos entregar totalmente ao Criador do Universo.

Provérbios 1:7 declara: "O temor do SENHOR é o princípio do saber...". Até compreendermos quem Deus é, e até desenvolvermos um temor reverencial a Ele, não podemos obter sabedoria verdadeira. Sabedoria verdadeira tem sua origem apenas na compreensão de quem Deus é – que Ele é Santo, justo e correto. Deuteronômio 10:12, 20-21 afirma: "Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e Andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma... Ao SENHOR, teu Deus, temerás; a ele servirás, a ele te chegarás e, pelo seu nome, jurarás. Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto." O temor de Deus é a base para andarmos em Seus caminhos, e para servirmos e amarmos a Ele.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário