quarta-feira, 22 de abril de 2015

ESPÍRITO SANTO, UMA PESSOA COMPLETA


Jo 16.7-12
Introdução: O que é uma pessoa?Uma pessoa é um ser humano que tem a capacidade de pensar, conhecer, sentir e decidir. Isto faz parte da racionalidade(característica humana), os animais não pensam,pois não tem racionalidade,por isso eles são considerados irracionais, em vez da racionalidade eles tem instinto.

I QUALIDADES PESSOAS
1-Conhecer
·       (a) Ele examina os corações dos homens (Rm 8.27).
·       Como cristãos, nós não dependemos de nossos próprios recursos, para lidar com os problemas.
·       Mesmo quando não soubermos as palavras certas para orar, o Espírito Santo ora com e por nós, e Deus responde.
·       Com o Espírito Santo nos ajudando a orar, nós não precisamos ter receio de nos aproximar de Deus.
·       Peçamos ao Espírito Santo para interceder por nós segundo a vontade de Deus.
·       Quando levarmos os nossos pedidos a Deus (Pai), confiemos que Ele sempre faz o melhor.
·       (b) Ele conhece as profundezas de Deus (I Co. 2.10-11)
·       “As profundezas de Deus” – Se refere à natureza incomensurável de Deus e ao seu plano maravilhoso – a morte e a ressurreição de Jesus, a promessa da salvação revelada somente para aqueles que crêem que a Palavra Divina é verdadeira.
·       Aqueles que crêem na morte e ressurreição de Cristo, e depositam Nele sua fé, saberão tudo o que precisam para ser salvo.
·       Esse conhecimento, porém, não pode ser alcançado mesmo pelas pessoas mais sabias, a menos que elas aceitem a mensagem de Deus (Cristo).
·       Todos os que a rejeitam são tolos, não importa o quão sabias o mundo os considere.
2-Sentir   
·       (a) Capacidade de Amar (Rm 5.5)– Tanto o amor como o conhecimento é expresso numa base interpessoal (entre duas pessoas).
·       Somente as pessoas são facultadas o dom de amar (ter amor)
·       O amor é um intercambio, nós amamos e somos amados, e um investimento sentimental, quando mais se investe mais se lucra (isto, é, mais recebe).
·       O Espírito Santo é o promotor desse amor, e derrama essa essência em nossos corações, quando isso acontece, temos o cheiro de Cristo. (Rm 5.5).
·       O Pai nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer por nós, e preencher a lacuna que havia entre nós e Deus.
·       Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo para encher nossa vida de amor e capacitar-nos para viver pelo seu poder (At 1.8).
·       O amor, também deve engajar os cristãos a orar uns pelos outros, em intercessão continua contra as ciladas de Satanás, isto também é uma demonstração de amor (amamos ao Pai e aos nossos irmãos).
·       (b) Capacidade de Sentir Tristeza (Gn 6.3)– O Espírito Santo sendo uma pessoa completa sente também tristeza pelos pecados que são cometidos e continuam a ser cometido pela humanidade.
·       Como aconteceu nos dias de Noé, o Espírito Santo hoje se entristece com a pratica pecaminosa da humanidade em todos os quadrantes do Universo.
·       Deus por misericórdia deu uma oportunidade aquela geração perversa de se arrepender, deu-lhes 120 anos, porém o povo não se arrependeu, mas, zombava de Noé, é veio o dilúvio matando aquela geração.
·       Ainda hoje pela graça, Deus está dando também uma oportunidade a esta geração, para se arrepender, porém eles zombam e escarnecem do povo de Deus, um dia a porta da Graça ira se fechar, não haverá mais tempo para arrependimento (vira a grande tribulação).
·       Por não sabermos quando termina a tolerância de Deus, devemos o mais rápido possível, procurar nos arrepender de nossas faltas (pecados), e pedir perdão a Deus, nos deixando envolver pelo Espírito Santo, e desfrutar de suas benesses.
3-Decidir 
·       (a) A vontade soberana do Espírito Santo (At. 13.1-4) – Ela foi fundamental na escolha dos discípulos de Jesus Paulo e Barnabé para uma missão especifica.
·       Paulo e Barnabé foram separados para a obra, por indicação do Espírito Santo.
·       Corremos grandes riscos, quando a Igreja separa  pessoas para o ministério,sem o aval do Espírito Santo.
·       Na igreja verdadeira, é o Espírito Santo quem determina (decide), pois Ele conhece as pessoas, Ele é onisciente, conhece o passado, presente e o futuro de quaisquer pessoas.
·       (b) As decisões do Espírito Santo na distribuição e operação dos dons espirituais (I Co. 12.7-11) – Os dons espirituais dados a cada pessoa pelo Espirito Santo são habilidades especiais que devem ser usadas para ministrar sobre as necessidades do corpo de crentes.
·       Essa capacidade não é uma lista exaustiva de dons espirituais (Rm12; Ef 4; 1Pe4. 10,11).
·       Em vez de edificar e unir a igreja de Corinto, a questão dos dons espirituais a estava dividindo.
·       Os dons espirituais tornaram-se símbolos de poder espirituais, causando rivalidades.
·       Algumas pessoas pensavam que eram mais “espirituais” do que outras por causa de seus dons.
I CARGOS PESSOAIS
1-Mestres
·       Jesus Prometeu aos seus discípulos que o Espírito Santo os ajudaria a lembrar-se do que ele havia ensinado.
·       Mestre é diferente de professor – Professor ensina conhecimento teórico, porém o Mestre ensina pratica e teoria junto, completando o ensino, e cobra aplicação do aprendizado.
·       O Espírito Santo nos ensina a ter paciência, discernir o certo do errado (espírito de discernimento).
·       O Espírito Santo nos ilumina com a Palavra de Deus trazendo esclarecimento.
·       Jesus disse: que o Espírito Santo é o Consolador e Espírito da Verdade.
·       O Espírito Santo testifica de Jesus, nos ensinando que Ele é, e nos ensina a resistir o ódio (com amor no coração).
·       Ele nos leva a maturidade espiritual através da pratica da verdade.
2-Administrador
·       Ele e administrador, porque desde o Pentecoste, Ele administra a Igreja e supervisiona seus atos guiando o povo de Deus em suas jornadas para o céu.
·       Ordenou a Felipe com relação ao Eunuco (At.8.26-40).
·       Enviou Pedro para ministrar a um centurião romano, mesmo contra a vontade de Pedro (At. 10.19-48).
·       Proibiu Paulo de ir pregar o Evangelho na Ásia (At.16.6,7).
É ele que constitui os líderes da Igreja (At.20.28).

3-Consolador
·       Ele foi deixado por Jesus, para consolar os seus discípulos quando da sua partida desta terra.
·       O Consolador o Espírito do próprio Deus, viria para ficar no lugar de Jesus, cuidando dos discípulos e dirigindo-os.
·       O poder regenerador do Espírito veio sobre os discípulos bem antes da ascensão de Jesus (Jo. 20.22).
III DESIGNAÇÕES PESSOAIS
1-Citado por Jesus (Jo 14.16; 15.26; 16.13)
·       O Espírito Santo é a própria presença de Deus conosco e com todos os cristãos.
·       Ele nos ajuda a viver conforme a vontade de Deus e edificar a igreja de Cristo na terra.
·       A palavra Consolador transmite o sentido de ajuda, encorajamento e força.
·       Ele ministra a mente e ao coração dos cristãos.
·       Então o Espírito Santo revelou aos discípulos as verdades que foram escritas nos livros que agora formam o Novo Testamento.
2-Citado por Pedro (2 Pe. 1.20,21)
·       Deus usou os talentos, a educação e a formação cultural de cada escritor.
·       Ele cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse fielmente comunicada das próprias palavras que escreveram.
3-Citadas por Paulo (Rm 8.16,26; rm 8.1-9; 8.10-11; 8.14-17)
·       Como Cristão nos não dependemos de nossos próprios recursos para lidar com os problemas.
·       Alguma vez nós já nos preocupamos em saber se somos ou não um verdadeiro cristão.
·       O Espírito Santo é a promessa de Deus, e garantia de vida eterna, para aqueles que nele crêem
·       O Espírito Santo está conosco pela fé, por ela temos a certeza de que viveremos com Cristo.
IV RELACIONAMENTOS PESSOAIS
1-Correto (At 16.6,7)
·       Não sabemos como o Espírito Santo falou a Paulo e seus companheiros não deveria ir a Ásia.
·       Pode ter sido por intermédio de um profeta (Espírito Santo fala também por meio dos profetas), uma visão, uma convicção interior ou alguma circunstancia.
·       Conhecer a vontade de Deus não significa que devemos ouvir literalmente sua voz.
·       Ele nos orienta de várias maneiras.
·       Quando buscarmos a orientação de Deus:
1.     Tenhamos a certeza de que nosso plano está em harmonia com a Palavra de Deus.
2.     Devemos pedir conselho aos cristãos mais experientes.
3.     Devemos conferir nossas motivações, a fim de verificar se nós estamos tentando fazer a nossa vontade ou a de Deus.
4.     Oremos a Deus para Ele abrir e fechar as portas, como convém.
2-Significativo (2 Co 3.18)
·       A glória que o Espírito Santo dá ao crente é mais excelente e durável do que a glória que Moisés experimentou.
·       Ao observarmos atentamente a natureza de Deus, com nossa mente sem qualquer véu, podemos nos tornar mais parecido com Ele.
·       Nas Boas Novas vemos a verdade a respeito de Cristo, e esta nos transforma moralmente à medida que compreendemos e a aplicamos à nossa vida.
·       À medida que o nosso conhecimento se aprofunda, o Espírito Santo nos ajuda a mudar
·       Por fim tornar-se como Cristo é uma experiência progressiva.
·       Quanto mais de perto seguirmos Cristo, mais parecidos com ele nos tornamos.

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário