quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESPÍRITO SANTO, UMA PESSOA DIVINA


Sl 139.7.12
Introdução: Talvez, até mesmo de maneira inconsciente e ingênua, muitos têm abraçado e desenvolvido uma teologia distorcida, marcada pela tentativa de manipulação do Espírito Santo, como se Ele estivesse a nosso serviço — e não o contrário, esquecendo-se de que ''o vento sopra onde quer..." E por que não dizer: como, quando e sobre quem quer?
O Espírito está a serviço do Pai e do Filho, e não a nosso serviço. A tentativa de se manipular ou monopolizar a Pessoa do Espírito Santo pode ser uma forma de resistência à Sua obra, que é inédita, criativa, livre, dinâmica, às vezes surpreendentemente simples, às vezes simplesmente surpreendente.

I ASSOCIAÇÃO DIVINA
1-formula Batismal
·       Hoje em dia, muitas igrejas praticam o batismo por aspersão ou derramamento de água sobre a cabeça da pessoa. Esta prática não é bíblica?
·       A palavra traduzida como "batizar" em nossas Bíblias significa literalmente mergulhar ou imergir.
·        O batismo da Bíblia para a remissão dos pecados (Atos 2:38) foi sempre praticado por imersão.
·       É por isto que João batizava num lugar onde havia "muitas águas" (João 3:23). É por isto que o tesoureiro etíope não podia ser batizado com a água de beber que qualquer viajante levava consigo, quando atravessava o deserto.
·        Ele e Filipe tiveram que parar o carro e descer para a água e depois subir da água (Atos 8:38-39).
·       A primeira coisa que você deveria fazer é estudar cuidadosamente o que a Bíblia ensina para que possa agir na base da convicção e da fé.
·       O Novo Testamento mostra a necessidade de uma fé verdadeira (João 8:24), acompanhada do arrependimento dos pecados (Lucas 13:3, 5; Atos 2:38) e o batismo para lavar estes pecados (Atos 2:38; 22:16; Marcos 16:16).
·        A pessoa que entender verdadeiramente tais passagens vai se arrepender e ser imersa na água para ser salva.
·       O batismo em águas deve ser feito em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, reconhecendo a divindade do Espirito Santo neste mandamento (Mt 28.19).
2-A benção Apostólica 
·       Na visão protestante, bênção apostólica é o uso que alguns pastores fazem do texto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Co 13. 13).
·       É bastante comum, ao final dos cultos, os pastores impetrarem essa bênção sobre a igreja.
·        É uma tradição já bastante antiga. Essa bênção apostólica não é um mandamento bíblico, pois o texto bíblico é apenas a finalização da carta de Paulo aos Coríntios com essa bênção. Ou seja, seu uso é opcional, não uma obrigação.
·       Alguns homens que se denominam apóstolos têm criado “bênçãos e unções” e chamado-as de bênção apostólica.
·       São bênçãos especiais que só eles podem dar e que, em muitos casos, exige da pessoa algum tipo de “contribuição” financeira.
·        Essas “bênçãos”, às vezes, vêm em forma de unções extravagantes que demonstrariam que a pessoa estaria recebendo algo de Deus vindo das mãos do tal apóstolo.
·       Esse tipo de “bênção apostólica” tem a única serventia de enganar as pessoas, de cegá-las para a verdade da palavra de Deus, de fazê-las praticamente idolatrar o seu todo-poderoso “apóstolo”. Assim, a sua finalidade não é correta, é contrária à palavra de Deus.

3-Relatos Bíblicos
·       (a) - Na Criação (Gn 1.26) - Façamos... Nossa.Primeira indicação clara da trindade de Deus.
·        Homem – o ponto culminante da criação, um ser humano vivente, feito à imagem de Deus para governar a criação.
·       Nossa Imagem – Isso definiu o relacionamento peculiar do homem com Deus.
·       O homem é ser vivente capaz de incorporar os atributos de comunicação de Deus (Rm 8.29; Cl 3.10; Tg3. 9).
·       (b)- No Batismo de Jesus (Jo 1.34) – Essa passagem tratado testemunho de João a um segundo grupo de judeus no segundo dia.
·       Para o primeiro grupo e primeiro dia (VV.19-28), a respeito de Jesus.
·       Da continuidade do testemunho de João Batista e também introduz uma longa lista de títulos aplicados a Jesus: O cordeiro de Deus (v.29,36), Rabi (v.38-49), Messias/Cristo (v.41), Filho de Deus (v.34-49), Rei de Israel (v.49), Filho do Homem (v.51).
·       (c)–No Ministério de Jesus (Mt. 1.18-25; Is. 61.1-2; Lc4. 14-21) - Jesus fala do cumprimento inicial dessa promessa quando se refere a seu ministério de salvação e consolo aos que estão espiritualmente oprimidos (Lc 4.18,19).

II – ATRIBUTOS DIVINOS
1-Santo
·       Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13; 145.17; Mt 5.48).
·       Adão e Eva foram criados sem pecado (cf. Gn 1.31), mas com a possibilidade de pecarem. Deus, no entanto, não pode pecar (Nm 23.19; 2Tm 2.13; Tt 1.2; Hb 6.18).
·        Sua santidade inclui, também, sua dedicação à realização dos seus propósitos e planos.
·       Espirito de Santidade - Em sua encarnação, Cristo, por vontade própria, submeteu-se à vontade do Pai, somente pela direção, ação e pelo poder do Espírito Santo (Mt. 3.16; Lc 4.1; Jo3. 34).

2-Eterno
·       Ele é de eternidade a eternidade (Sl 90.1,2; 102.12; Is 57.12).
·       Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse ou que não existirá; Ele não está limitado pelo tempo humano (cf. Sl 90.4; 2Pe 3.8), e é, portanto, melhor descrito como “EU SOU” (cf. Êx 3.14; Jo 8.58).
·       O Espírito Santo estava com Jesus desde sua concepção até o fim de seu ministério, dando-lhe o poder necessário para cumprir sua obra entre os seres humanos.
·       Quando Jesus subiu ao Pai, enviou o Espírito Santo para inspirar e ensinar seus seguidores para que pudessem levar o Evangelho ao mundo.
·       Hoje, o Espírito Santo habita no cristão através da obediência, dando-lhe o poder de crescer na fé, tornando-se mais parecido com Cristo.
3-Onipresente
·       Espírito Santo e a onipresença de Cristo: O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente. Embaraçado com a humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa.
·       Enquanto Cristo ministra no santuário em cima, continua a ser, por meio de Seu Espírito, o ministro da igreja na terra. Ausente de nossos olhos cumpre-se, entretanto, a promessa que nos deu ao partir: ‘Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos’.
4-Onisciente
·       Onisciência vem de duas palavras latinas: "OMINES" que significa TUDO e "SCIENTIA" que quer dizer CIÊNCIA.
·       O Espírito Santo, do mesmo modo que o Pai e o Filho têm total conhecimento de todas as coisas. Sua sabedoria é infinita, singular e indescritível. Ele sabe tudo acerca de si mesmo e do que criou Sl 139.2,11, 13 (SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos).
·       Paulo comparou o entendimento que o Espírito (Santo) tem em relação a Deus com o entendimento que uma pessoa tem de si mesma.
·       Assim como uma pessoa não pode penetrar nos processos de pensamento de outra pessoa, ninguém pode saber os pensamentos de Deus exceto o próprio Espírito de Deus.
·       A única maneira de conhecer a Deus é conhecer o seu Espírito Santo, é tê-lo em sua vida.
·       A única maneira de obter o Espírito Santo é aceitar, pela fé, o Sacrifício de Cristo na cruz.
5- Onipotente
·       O Espírito Santo é onipotente. Romanos 15:19 diz: "Pelo poder dos sinais e prodígios na virtude do Espírito de Deus..."( O Espírito Santo é Deus).
·       Por onipotência se entende que todo o poder que há no Universo físico ou espiritual, tem sua origem em Deus.
·       O poder do Pai é o mesmo existente no Filho e no Espírito Santo.
·        Então em sua onipotência, o Espírito Santo faz o que lhe apraz, realizando milagres e prodígios (Rm 15.19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo).
·       O poder do Espirito Santo é ilimitado, por que é o poder de Deus (Mc 10.27).

III ACLAMAÇÃO DIVINA
1-A declaração de Simeão
·       Lucas apresentou outra pessoa que teria sido divinamente informado a respeito da chegada do Messias e que confirmava a identidade do bebê.
·       Simeão estava espiritualmente em harmonia com Deus: Justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel (avinda do Messias).
·       Durante toda sua vida ele tinha se apegado à promessa que Deus tinha feito de um libertador que viria, e por meio do Espírito Santo.
2-A declaração de Pedro
·       Ananias e Safira foram satanicamente inspirados em contraste com o gesto de Barnabé inspirado pelo Espírito (At 4.3).
·       Ananias deve ter prometido ao Senhor (Espírito Santo) que daria a soma total. Ele mentiu  ao Espírito sempre presente  nele(I Co 6.19) e na Igreja( Ef 2.21,22).
·       Através da comunhão com o Espírito Sant, Pedro enxergou a mentira de Ananias.
·       Estando aparentemente envolvidos com a nova igreja, Ananias e Safira sucumbiram à tentação e permitiram que Satanás entrasse em seus corações.


3-As Declarações de Paulo
·       A confiança de Paulo não estava em seu perspicaz intelecto ou em sua habilidade de oratória, mas no Espírito Santo, que o ajudava e guiava.
·       Da mesma maneira que nosso corpo é o “templo do Espírito Santo” (At 6.10), a igreja local ou comunidade cristã é o Templo de Deus.
·       Da mesma maneira que o Templo dos judeus em Jerusalém não deveria ser destruído, a igreja              não deve ser danificada nem arruinada por divisões, controvérsias ou por outros pecados dos membros que se reúnem para adorara Deus.

IV A SUFICIENCIA DIVINA
1-Outorga a vida espiritual
·       E o Espírito Santo que nos outorga a vida espiritual, dos que aceitam a Cristo como seu salvador.
·       Sem o Espírito Santo, não há salvação, arrependimento nem regeneração.
·       É ele que nos conduz a preparação para a vida futura (celestial).
·       Quando Jesus ascendeu ao céu, sua presença física deixou a terra, mas Ele prometeu enviar o Espírito Santo, a fim de que a sua presença espiritual permanecesse entre nós (ver Lc 24.49).

2-Nutre a santidade
·       Sem a santidade não podemos ver a Deus, nem agradá-lo, no céu não entra pecado.
·       O pecado sempre bloqueia nossa visão em relação a Deus, por essa razão, se quisermos vê-lo, devemos renunciar a pratica do pecado, e obedecê-lo.
·       Um relacionamento correto com Deus nos leva ater um relacionamento correto com nossos irmãos.
·       Nem sempre amamos os nossos irmãos da forma correta, porém, quando nos tornamos mais parecidos Cristo, devemos procurar a paz com todos.

3-Dá Poder
À medida que nós nos entregamos ao Espírito Santo, ele passa a habitar em nos Ele nos outorga mais poder para:
a)     Para testemunhar, o que Deus tem feito em nós e através de nós (At 1.8)
b)     Para ser um vencedor, vencer as lutas e dificuldades (I Jo 5.4,5)
c)     Para o serviço, trabalhar na obra, ajudar os demais e ser útil, a igreja ao próximo e Deus (I Co 12.4-11).
d)     Para discernir os espírito e vencê-los, saber quando um espírito contrário esta atuando, tentando atrapalhar a obra e oprimir as pessoas (I Jo 4.1-4: Tg 4.7).
e)     Para vencer o medo e a ansiedade, e as provações (2 Tm 1.7:2 Co 6.4-10).
f)     Para ter paz e segurança em qualquer situação (Jo 14.26,27).

4-Provê Companheirismo
·       Não há melhor companheiro que o Espírito Santo para nos aconselhar, orientar e ajudar nas mais difíceis situações.
·       Também promove o companheirismo entre os irmãos, na igreja e fora dela.
·       Estimula o companheirismo na obra do Senhor
·       Qualquer trabalho na igreja sem o companheirismo do Espírito Santo está fadado ao fracasso.
         
       Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário