sexta-feira, 17 de abril de 2015

O ESPÍRITO SANTO QUE DÁ PODER


Nm11. 25-27
Introdução: O Espírito Santo sempre esteve presente, tanto no Antigo Testamento como no Novo. No Antigo Testamento,sua presença é mais notada, em ações sobrenaturais,onde quase não se nota sua personalidade.
No Novo Testamente, sua presença é mais marcante, principalmente no Pentecostes, quando foi realizado o batismo espiritual dos discípulos.

I CARACTERÍSTICA DO PODER DO ESPÍRITO.
1-Poder para ação
·       No plano divino, Jesus precisava voltar para o céu como nosso representante diante de Deus, e "se apresentar diante de Deus em nosso favor" (Hebreus 9:24).
·       Enquanto nosso crucificado Senhor nos representa no céu, nós também temos o Espírito Santo como nosso CONSELHEIRO e GUIA aqui na terra. Ele é o representante direto de Jesus.
·       Enquanto estava aqui, a atuação de Jesus era confinada ao corpo humano, e Ele não conseguia estar presente em todos os lugares.
·       O Espírito Santo não tem tais limitações; Ele pode servir como um Conselheiro e Guia pessoal para incontáveis pessoas, em muitos lugares ao mesmo tempo. Cristo supre nossas necessidades através do Espírito Santo.
·       O Espírito tem características pessoais: uma mente (Romanos 8:27); sabedoria (I Coríntios 2:10); sentimentos de amor para conosco (Romanos 15:30); sentimentos de aflição quando pecamos (Efésios 4:30); a habilidade de nos ensinar (Neemias 9:20); e poder para nos guiar.
2-Poder para um serviço
·       NOS GUIA EM NOSSA VIDA CRISTÃ. Cristo fala diretamente a nós através da suave voz do Espírito. "Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: 'Este é o caminho, siga-o'". Isaías 30:21
·       AJUDA NOSSA VIDA DE ORAÇÃO.
 “Não sabemos como orar, MAS O PRÓPRIO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS com gemidos inexprimíveis". Romanos 8:26, 27
·       Quando estamos lutando para encontrar as palavras certas, o Espírito está orando em nosso favor.
·        Quando ficamos tão desencorajados que conseguimos apenas murmurar a Deus algumas palavras, o Espírito amplifica nosso débil clamor por ajuda e o transforma numa poderosa oração a ser apresentada diante do trono de Deus, onde Jesus agora ministra.
3-Poder por medida
·       Em Israel, o filho primogênito herdava porção dobrada das poses do pai e com isso o direito à sucessão (Dt21. 17).
·       Eliseu pediu para si porção dobrada do Espírito de Elias, isto era um pedido para ser sucessor de Elias.
·       Hoje não há mais a necessidade de pedir “porção dobrada”, pois em Joel 2.28, Deus prometeu derramar o seu Espírito sobre toda a carne, que foi cumprida no dia de Pentecostes, e continua em nossos dias.
4-Poder temporário (Jz 14.6; 15.15)
·       É um poder temporário que o Espírito Santo outorga ao servo do Senhor para a realização de uma missão especifica (trabalho).
·       O Espírito do Senhor se apossou de Sansão, para dar-lhe poder para matar o leão, com isso, Deus estava revelando a Sansão o que Ele poderia fazer através do Espírito Santo.
·       O poder do Espírito Santo nos capacita para efetuar os trabalhos na seara do Mestre sem receio de coisa alguma.
·       Sansão foi um homem em que o Espírito do Senhor vinha sobre ele, em momentos de perigo, e dava-lhe livramento e capacidade de superação.
·       Jesus rogou ao Pai para nos conceder outro Consolador, para que fique conosco para sempre (Jo. 14.16).
·       João batizou para com água para limpeza, Istoé, arrependimento, o batismo com Espírito Santo, para capacitação para desempenho no âmbito ministerial.
II O PODER DO ESPÍRITO SANTO NO PENTATEUCO
1-Fé dos patriarcas
·       Após a queda do homem no Éden, Deus começou a providenciar a restauração do homem caído.
·       Abrão foi obediente a Deus, seguiu as instruções do Senhor sem vacilar, pois ele confiava em Deus.
·       O Antigo Testamento nos referenda alguns nomes: Enoque Noé, Abraão, Isaque e Jacó, foram homens que Deus usou para começar o seu plano de redenção da humanidade.
·       Deus sempre agiu através dos patriarcas, que conduziam o povo de Deus, como líder espiritual, dando normativas de conduta para o povo.
·       Enoque – Foi um homem que andou com Deus, e por isso Deus o tomou para si (Gn. 5.24).
·       Noé - Foi outro homem com quem Deus fez uma aliança, após o dilúvio, abençoou a Noé e a seus filhos, e disse para que fossem fecundos (se reproduzissem) e que eles seriam temidos pelos animais, aves e tudo que se movessem sobre a terra (Gn. 9.1,2).
·       Pela obediência de Abrão, Deus lhe prometeu um filho, vindo de suas entranhas (descendência) Gn. 15.1-4).
·       Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e fez uma aliança com ele como fez com Noé (Gn 15.12-21).
·       Essas alianças tiveram prosseguimento com Isaque e Jacó.
2-Sabedoria de José (Gn 41.38).
·       José era um tipo de Jesus, amado pelo pai, odiado pelos seus irmãos, era desprezados pelos seus irmãos e foi vendido por eles, mas Espírito de Deus era com ele, foi tentado, mas venceu a tentação, e acabou sendo vitorioso, tornou-se governador do Egito.
·       O rei do Egito reconheceu que Deus estava com ele, pois fazia coisas grandiosas, tinha sabedoria, e somente quem é Guido por Deus poderia fazer grandes coisas.
3-Liderança de Moisés
·       Moisés, foi outro líder do Antigo Testamento em que o Espírito de Deus, era com ele.
·       Aqui também há uma analogia, Moisés também é um tipo de Cristo, que veio libertar seu povo do Egito (pecado mundano) e levá-los para Canaã (Celestial ou Nova Jerusalém).
·       Moisés, pelo Espírito de Deus, fez prodígio e maravilhas, venceu o Faraó do Egito, envergonhou os deuses do Egito.
·       Jesus veio nos libertar do pecado e destruir os poderes das trevas em nossas vidas.
·       Moisés, pelo poder de Deus transformou uma multidão de escravos em uma grande nação.
III- O PODER DO ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS HISTÓRICOS
1-Conquista de Josué
·       Os livros Históricos, são12 e são: Josué; Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
·       As conquistas de Josué foram obtidas pelo poder do Espírito de Deus na vida de Josué.
·       Ele foi o sucessor de Moisés, vemos aqui uma nova analogia, Josué um tipo do Espírito Santo,assim como Josué substituiu Moisés, após a morte deste, O Espírito Santo também veio como o consolador, para nos ajudar a prosseguir até a Canaã Celestial.
·       Josué levou o povo a vencer as lutas contra o inimigo, até chegar a Canaã, do mesmo modo o Espírito Santo está nos ajudando a vencer nossas lutas, até a Canaã Celestial.
2-Surgimento dos Juízes (Jz 2.10-12)
·       Vemos aqui o surgimento de uma nova geração, que não tinha conhecimento das experiências de seus pais com Deus, por isso eram mais inclinados para a corrupção (erros).
·       Muitos dessa nova geração não eram crentes verdadeiros e não estavam sintonizados nos milagres e nas vitórias de Deus.
·       Por esse motivo surgiu à figura dos Juízes para julgar e conduzir o povo de Deus.
·       A adoração aos ídolos, como bezerro de ouro no deserto (Ex.12), surgiu novamente.
·       Em Canaã havia uma abundância de deuses falsos (na verdade todos são falsos).
·       “EL”, era um deus cananeu, era o deus supremo, um deus incontrolável da lascívia (libidinagem, sensualidade) e tirano sanguinário, Baal era seu filho e sucessor de “EL”, era o senhor dos céus.
·       Anate, mulher-irmã de Baal, também chamada de Astarote (Astarte), patrona do sexo e da guerra, era chamada “virgem” e “santa”, mas, na verdade era uma “prostituta cultual” (mulher que se veste como deusa e agia como tal) prostituta do culto (daí o nome cultual).
·       Esta variação de deuses atraia pessoas para cultuá-los.  
3-O Espírito retirado de Saul
·       Saul, foi um rei escolhido pelo povo, sob a vontade permissiva de Deus.Para mostrar para o povo, que a vontade de Deus é melhor do que a  vontade do povo.
·       No começo,Saul foi bem sucessido pois obedecia a Deus, porém a medida que os fatos foram acontecendo, Saul passou agir por vontade própria,sem levar a Deus em consideração a vontade de Deus.
·       Veio o declínio, tanto material como espiritual, o Espírito de Deus saiu dele, a derrota passou a fazer parte da vida de Saul, a inveja, o ódio, a presunção, passou a agir insensatamente, perdeu a direção da sua vida, morreu espiritualmente, chegando ao suicídio( por covardia).
4-Adoração e vitória de Davi
·       Davi,fui recrutado  por Deus,dos pastos das ovelhas, para ser Pastor de Israel.
·       Davi, fui ungido rei, pelo Senhor através do profeta Samuel, ao passo que Saul foi uma escolha humana, baseado em critérios humanos.
·       Davi, era um homem de oração,era justo e humilde e temente a Deus, por isso era obediente, bem diferente de Saul.
·       Davi trouxe ao povo de Israel, ensinamentos como adorar a Deus, como servi-lo e obedecê-lo.
·       Essa atitude de Davi,fez grande diferença no culto ao Senhor.
·       Davi primava em adorar ao Senhor, e isso o levou a grandes vitórias, ao governo de Israel.
IV O PODER  DO ESPÍRITO NOS PROFETAS
1-Despertamento e Juízo
·       Os profetas de Deus, foram ungidos com a finalidade de levar as mensagens de despertamento e juízo ao pecado de Israel e nações vizinhas.
·       Elias, desafiou os profetas de Baal, o rei Acabe e Jezabel(mulher de Acabe, e muito perversa)               I Rs 18).
·       Isaías, revelou o juízo para Israel e varias nações(Is.1.: Is.14: Is 15)
·       Jeremias teve muita coragem ao confirmar o cativeiro babilônico com juízo divino sobre Israel (Jr 27.6-22).
2- Coragem e sabedoria
·       Eles tinham convicção de sua chamada e responsabilidade diante de Deus e do povo. Eram guias espirituais, não podiam falhar nem errar.
·       Ao contrário dos falsos profetas, Miquéias fala pelo poder do Espírito Santo de Deus, sua mensagem é verdadeira e investida de autoridade (Mq. 3.8).
·       O Espírito de Deus dá aos seus profetas coragem e sabedoria para a missão para as quais foram comissionados, os profetas de Deus nada fez de si mesmo, pois a verdade está em Deus.
3-Influencia para as gerações 
·       Está e a responsabilidade dos servos do Senhor, devem influenciar as futuras gerações para que prossigam em conhecer o Senhor.
·       Não podemos cair no mesmo erro da geração de Israel após o cativeiro, que não conheciam a Deus, nem seus milagres, nem tiveram experiências marcantes  com Deus.
·       Quais são as heranças espirituais que estamos deixando para nossos filhos e irmãos da igreja?
·       Como estamos andando no presente século? Que legado estamos deixando para quem vem atrás de nós(nossos herdeiros).
·       Precisamos voltar a Palavra de Deus, precisamos edificar nosso altar, para podermos oferecer o verdadeiros sacrifício agradável a Deus.
·       Vamos restaurar o altar da adoração em nossas vidas,vamos falar como os profetas de Deus, somos os profetas da atual geração.


QUE O PODER DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS IMPREGUINE NOSSAS ALMA, ESPÍRITO E CORPO PARA A GLORIA DE DEUS .

 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário