quinta-feira, 2 de julho de 2015

DONS DO ESPÍRITO SANTO

Ef.4.11-14
Introdução: Os dons Espirituais são ferramentas espirituais que nos capacitam a desempenhar melhor o serviço na obra  de Deus, aprimorando-nos a fazer o melhor independente de nossa capacidade natural, isto, é, aquela que recebemos quando nascemos.

I CONHECENDO OS DONS ESPIRITUAIS
1-Definição
·       Os dons do Espírito são capacidades e talentos dados a alguém pela operação interna do Espírito Santo (I Coríntios 12:4-11).
·       Eles devem ser distinguidos do dom inicial do próprio Espírito (Atos 2:38; 10:45; 11:17, I Coríntios 12:4).
·       Os dons espirituais também não devem ser confundidos com habilidades ou talentos naturais.
·       A pessoa nasce com certas capacidades que podem ser desenvolvidas.
·       Dons espirituais não são, por outro lado, um produto de nascença, mas do poder do Espírito Santo.
2-Propósito
·       A finalidade dos dons espirituais tem relação com a coletividade.
·       Os dons existem em função do benefício de toda igreja.
·       Por essa razão é que a palavra do apóstolo é inclusiva: “até que todos cheguemos à unidade da fé”.
·       É uma contradição da sua finalidade essencial a prática dos dons resultarem em divisão ou segregação.
·       Mas quais propósitos podem ser alistados como finalidade dos dons espirituais à luz desse texto?
·       Aperfeiçoar o nosso caráter. Nosso caráter é aperfeiçoado na medida que nos tornamos mais semelhantes a Jesus. Uma vez que o alvo é Cristo, o apóstolo faz uso de três expressões que apontam para essa realidade.
·       Fortalecer as nossas convicções. Quando Jesus concedeu homens como dons (4.11) para a igreja, sua intenção era firmar os cristãos nas verdades eternas. Isso evita que os cristãos se tornem superficiais e ávidos pelas supostas “novas verdades”
·       Alicerçar nosso crescimento. O crescimento bíblico só é possível se estiver fundamentado na verdade e no amor.
3-Recebimento
·       Deus é soberano na questão de outorgar os dons; é ele quem decide quanto à classe de dom a ser outorgado.
·       Ele pode conceder um dom sem nenhuma intervenção humana, e mesmo sem a pessoa o pedir.
·       Mas geralmente Deus age em cooperação com o homem, e há alguma coisa que o homem pode fazer nesse caso. Que se requer daqueles que desejam os dons?
·       Submissão a vontade divina: A atitude deve ser não o que eu quero, mas o que ele quer. Às vezes queremos um dom extraordinário, e Deus pode decidir por outra coisa.
·       b) Ambição santa: “procurai com zelo os melhores dons” (1 Cor. 12:31; 14:1). muitas vezes a ambição tem conduzido as pessoas à ruína e ao prejuízo, mas isso não é razão de não a consagrarmos ao serviço de Deus.
·       c) Desejo ardente: pelos dons naturalmente resultará em oração, sempre em submissão a Deus. (1 Reis 3:5-10: 2 Reis: 29,10.)
·       d) Fé: alguns têm perguntado o seguinte: “devemos esperar pelos dons?” posto que os dons espirituais sejam instrumentos para a edificação da igreja, parece mais razoável começar a trabalhar para Deus e confiar nele a fim de que conceda o dom necessário para a tarefa particular.
·       Desse modo o professor da Escola Dominical confiará em Deus para a operação dos dons necessários a um mestre; da mesma maneira o pastor, o evangelista e os Neófitos (novos decididos).
·       Uma boa maneira de receber os dons espirituais é estar “na obra” de Deus, em vez de estar sentado, de braços cruzados, esperando que o dom caía do céu.
·       e) Aquiescência: o fogo da inspiração pode ser extinto pela negligência; daí a necessidade de despertar (literalmente “acender”) o dom que está em nós (2 Tim. 1:6; 1 Tim. 4:14).



4-Diversidades
·       As Epístolas aos Coríntio Estudo 07 “Há diversidade de dons, mas um só Espírito” Texto     bíblico – 1Co 12a14 (Texto áureo – 1Co 12.31) “Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”
·       As Epístolas aos Coríntios Introdução. Como observamos desde o início, o apóstolo vem abordando aspectos práticos e vivenciais da vida cristã que os coríntios deviam preservar.
·       Ele agora vai abordar um aspecto eminentemente espiritual para os coríntios e para nós crentes em Cristo Jesus de qualquer época ou nação.
II OS DONS MINISTERIAIS
1-Apóstolo
·       O título “apóstolo” se aplica a certos líderes cristãos do NT. O verbo apostello significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia.
·        O título é usado para Cristo (Hb 3.1), os doze discípulos escolhidos por Jesus (Mt 10.2), o apóstolo Paulo (Rm 1.1; 2 Co 1.1; Gl 1.1) e outros (At 14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8.9, 1 Ts 2.6,7).
·       O termo “apóstolo” era usado no NT em sentido geral, para um representante designado por uma igreja, como, por exemplo, os primeiros missionários cristãos.
·       Logo, no NT o termo se refere a um mensageiro nomeado e enviado como missionário ou para alguma outra responsabilidade especial (ver At 14.4,14; Rm 16.7; cf. 2 Co 8.23; Fp 2.25).
·       Eram homens de reconhecida e destacada liderança espiritual, ungidos com poder para defrontar-se com os poderes das trevas e confirmar o Evangelho com milagres.
·       Cuidavam do estabelecimento de igrejas segundo a verdade e pureza apostólicas.
·        Eram servos itinerantes que arriscavam suas vidas em favor do nome de nosso Senhor Jesus Cristo e da propagação do evangelho (At 11.21-26; 13.50; 14.19-22; 15.25,26).
·       Eram homens de fé e de oração, cheios do Espírito (ver At 11.23-25; 13.2-5,46-52; 14.1-7,21-23).
2-Profeta
·       Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja.
·        Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).
·       O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança.
·       Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22,23; 13.1,2).
3-Evangelista
·       No NT, evangelistas eram homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho, i.e., as boas novas da salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade. A proclamação do evangelho reúne em si a oferta e o poder da salvação (Rm 1.16).
·       Filipe, o “evangelista! (At 21.8), claramente retrata a obra deste ministério, segundo o padrão do NT, (a) Filipe pregou o evangelho de Cristo (At 8.4,5, 35). (b) Muitos foram salvos e batizados em água (At 8.6,12).
·       (c) Sinais, milagres, curas e libertação de espíritos malignos acompanhavam as suas pregações (At 8.6,7, 13). (d) Os novos convertidos recebiam a plenitude do Espírito Santo (At 8.14-17).
4-Pastor
·       Os pastores são aqueles que dirigem a congregação local e cuidam das suas necessidades espirituais.
·       Também são chamados “presbíteros” (At 20.17; Tt 1.5) e “bispos” ou supervisores (1 Tm 3.1; Tt 1.7).
·       A tarefa do pastor é cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt 1.9-11), ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local (1 Ts 5.12; 1 Tm 3.1-5), ser um exemplo da pureza e da sã doutrina (Tt 2.7,8), e esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina (Hb 12.15; 13.17; 1 Pe 5.2).
·       Sua tarefa é assim descrita em At 20.28-31: salvaguardar a verdade apostólica e o rebanho de Deus contra as falsas doutrinas e os falsos mestres que surgem dentro da igreja. Pastores são ministros que cuidam do rebanho, tendo como modelo Jesus, o Bom Pastor (Jo 10.11-16; 1 Pe 2.25; 5.2-41).


5-Mestre ou doutor
·       Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, a fim de edificar o corpo de Cristo (Ef 4.12).
·       A missão dos mestres bíblicos é defender e preservar, mediante a ajuda do Espírito Santo, o evangelho que lhes foi confiado (2 Tm 1.11-14).
·       Têm o dever de fielmente conduzir a igreja à revelação bíblica e à mensagem original de Cristo e dos apóstolos, e nisto perseverar.
III OS DONS DE SERVIÇO
1-Ministério
·       Diakonia: todo tipo de serviço, SERVIR (Lc 13.37, Jo 12.2, I Co 3.5, Hb 1.14 e Rm 15.8).
·       É quando Deus, em sua soberania, escolhe alguns homens para certas funções. Ele os chama e concede dons para um ministério específico. Este dom é uma graça (capacitação) que alguém recebe para desempenhar determinada função no corpo.
2-Ensinar
·       A diferença entre o pastor e mestre e a pessoa que tenha o dom de ensinar é que aquele está relacionado a um ministério de liderança.
·        Já o dom de ensinar não fica restrito apenas a certos líderes da igreja. Qualquer membro do corpo de Cristo pode ter o dom de ensinar.
·        Algumas pessoas têm um talento natural para ensinar. Quando alguém tem esse talento e torna-se cheio do Espírito Santo, provavelmente descobrirá que sua habilidade natural se transformou no dom de ensinar.
3-Exortar
·       Exortar significa “chamar” ou “trazer alguém para perto”.
·       Essa definição, quando aplicada ao dom de exortar, diz respeito a aproximar os crentes de Deus, ou levá-los a realizar os propósitos dEle.
·       Também significa conclamar os crentes a tomar certas ações. Um crente que possua o dom de exortar, então leva as pessoas para mais perto de Deus, ou a obedecer a um propósito de Deus.
4-Contribuir
·       Independentemente da quantia, pessoas com este dom genuinamente vêem seus tesouros, talentos e tempo como pertencentes a Deus e não a eles mesmos.
·       Eles são freqüentemente movidos a satisfazer as necessidades físicas de outros.
·        Eles gostam de dar de si mesmos e do que têm. Mesmo quando eles não possuem os recursos para ajudar, eles oram fervorosamente para que essas necessidades sejam atendidas.
·       Aproximadamente 25 por cento das palavras de Jesus nos Evangelhos estão relacionadas aos nossos recursos e a mordomia para com eles.
·        Embora ele fosse pobre, Jesus não só alimentou milhares (Marcos 6:41), mas também deu-nos sua vida como um presente (João 15:13).
·        Em outros pontos na Bíblia, a viúva (Marcos 12:42-43), Tabita (Atos 9:36), Barnabé (Atos 4:34-37), e a igreja macedônia (2 Cor. 8:1-2), todos tiveram este dom.
5-Governo ou presidir
·       “... o que preside, com cuidado...” (Romanos 12:8). Presidir significa “estar à frente de; governar”.
·       Em 1 Coríntios 12:28, o dom de presidir é designado por governos. Então, o dom de governar (ou presidir) é um dom dado a certos membros do corpo de Cristo com o propósito de estar à frente do corpo, de residir sobre o corpo e de dirigir o corpo.
6-Misericórdia
·       O dom de misericórdia é a capacidade de sentir e expressar compaixão e solidariedade incomum para com aqueles em situações difíceis ou de crise e lhes proporcionam a ajuda e apoio necessários para atravessar tempos difíceis.
·       Eles têm a capacidade de "se colocar na situação de outros" e de sentir a dor e o fardo que eles carregam. Eles desejam fazer uma diferença na vida de pessoas que sofrem sem serem críticos. Eles podem ter dificuldade de avaliar as intenções dos outros e por vezes parecem ingênuos.
7-Socorro
·       Deus estabelece socorros na igreja: são pessoas especialmente dotadas para “segurar com as mãos” o que está em risco de cair.
·        Impelidas pelo poder de Deus elas agem em apoio dos outros membros e das atividades da igreja, a fim de que não se desanimem nem desvaneçam os seus esforços. O seu campo de atuação é vasto, mas exige certas características: Plena consciência da sua função, Humildade, Dependência e obediência à vontade de Deus.
Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário