quarta-feira, 15 de julho de 2015

O PROBLEMA DO PECADO




                                                            I Jo. 1.6-10
Introdução: Qual o conceito que temos de Pecado?O que é pecado?Como se processa o pecado?. Podemos facilmente dizer que a diferença entre pecado e pecados é que pecado é singular e pecados é plural. Entretanto, precisamos distinguir claramente entre pecado e pecados. Se você não consegue diferenciar os dois, será impossível ter clareza da sua salvação. Se uma pessoa não tem clareza da diferença entre pecado e pecados, mesmo que seja salva, sua salvação provavelmente é uma salvação obscura. Que é pecado de acordo com a Bíblia? E que são pecados? Permitam-me dar uma breve definição primeira. Pecado refere-se àquele poder dentro de nós que nos motiva a cometer atos pecaminosos. Pecados, por outro lado, refere-se aos atos pecaminosos individuais, específicos, que cometemos exteriormente.

I COMO VENCER O PROBLEMA DO PECADO
1-Necessidade de confissão
·       De acordo com a Bíblia, o pecado está na carne; enquanto os pecados estão na nossa conduta.
·       O pecado é um princípio dentro de nós; é um princípio da vida que temos. Os pecados são atos cometidos por nós; são atos em nosso viver.
·       O pecado é uma lei nos membros. Os pecados são transgressões que cometemos; são atividades e atos reais.
·       O pecado está relacionado com o nosso ser; os pecados estão relacionados com o nosso agir.
·       Pecado é o que somos; pecados é o que fazemos.
·       O pecado está na esfera da nossa vida; os pecados estão na esfera da consciência.
·       O pecado está relacionado com o poder da vida que possuímos; os pecados estão relacionados com o poder da consciência.
·       Uma pessoa é governada pelo pecado em sua vida natural, mas ela é condenada em sua consciência pelos pecados cometidos exteriormente.
·       Pecado é algo considerado como um todo; pecados são coisas consideradas caso a caso.
·       O pecado está no interior do homem; os pecados estão diante de Deus.
·       O pecado requer que sejamos libertados; os pecados requerem que sejamos perdoados.
·       Pecado diz respeito à santificação; pecados se relacionam com a justificação.
·       Pecado é uma questão de vencer; pecados é uma questão de ter paz no coração.
·       O pecado está na natureza do homem; os pecados estão nos hábitos do homem.
·       Todo pecado requer uma confissão, após arrependimento, para poder ser curado, e poder viver em santidade.
2-vivendo em obediência
·       Deus é um Deus de promessas. E, nós, como Seus filhos, temos o direito e uma herança em Cristo Jesus para receber todas as promessas contidas em Sua Palavra. Porém, as promessas só se cumprem na vida daqueles que decidem obedecer.
·       A palavra obedecer, na Bíblia, muitas vezes vem expresso em palavras como seguir, ouvir, escutar.
·       Todo obediente prospera, porque ele é um cumpridor, executor. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;”... (Is 1:19).
·       Todas as vezes que obedecemos à Palavra de Deus usufruímos o cumprimento dessas promessas em nossas vidas.
·        Em vários textos da Bíblia, encontramos a chamada de Deus para os Seus filhos: obediência.



II O PODER DA PALAVRA DE DEUS
1-Valorize a Palavra
·       A Palavra de Deus é o alimento espiritual do qual você tem de se alimentar para cumprir seu propósito. O Momento de louvor na igreja é essencial, mas a palavra é insubstituível.
·       A Bíblia é chamada de nosso leite, pão, comida sólida e doce sobremesa. Essa refeição completa é o menu do Espírito Santo para o fortalecimento e crescimento espiritual.
·        Pedro nos aconselha: “Desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (I Pedro 2:2).
·       Ao  analisarmos a Palavra como sinônima de mensagem ou comunicação, dentro de uma abordagem linguística devemos sempre estar identificando 3 elementos participativos da comunicação, quais sejam:
             1- a origem da Palavra (o autor); Deus
             2- o destino da Palavra (o receptor); Nós
             3- o veículo da Palavra (aquele que a transmite). A Bíblia é a carta magna de Deus, para
              nós.
2-Exercite-se no amor
·       O ser humano nasceu para ser feliz, completamente feliz. O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade. Você nasceu para dar certo.
·        Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. “Esse é Seu grande segredo.”
·       O mundo inteiro gosta de falar de amor. Livros, novelas, filmes, músicas, pinturas, tudo gira em torno do amor e de suas histórias:
·        Só que a maioria dos que falam sobre o amor compreende o amor como um sentimento ou uma emoção.
·       Amor é um compromisso, um ato da vontade, uma decisão.
·       O verdadeiro amor está muito mais próximo da convicção do que da emoção.
·       Como saber que alguém me ama se nunca expressa esse amor? Por isso o amar, exige gestos concretos: aproximação, abraços, afagos, beijos, ternura, ajuda mútua, proteção, cuidado e tantas outras atitudes.
·       Amar é muito mais do que sentir. É uma decisão da vontade que precisa ser exercitada e externada. Amar é comprometer-se com a felicidade do outro.
                           
III OUTROS RECURSOS A NOSSA DISPOSIÇÃO
1-Oração e orientação do Espírito Santo
·       Lemos em Mateus 4.1 que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
·        Era de se imaginar que Jesus não precisasse ser orientado por outra  pessoa. Entretanto, precisava.
·        Ao descer da sua glória, ele abriu mão de suas prerrogativas divinas, incluindo sua onisciência, para se tornar semelhante a nós.
·        Estando na condição humana, Cristo não sabia de todas as coisas (Mc. 13.32).
·        Por isso precisava ser conduzido pelo Espírito Santo. Se Jesus precisou, quanto mais nós! Afinal, todos os filhos de Deus precisam e devem ser guiados por ele (Rm. 8.14). Jesus nos deu, portanto, valioso exemplo nesse sentido.
·        Se o Mestre, sendo quem é não viveu de modo independente, muito menos nós poderíamos viver. 
2-Bom Senso e uso da razão
·       Deus nos deu uma consciência para usarmos nas analises das situações ao nosso redor.
·       Deus espera que cada um de seus filhos a usem com sabedoria e bom senso.
·       A regra para o estudante da Bíblia é o uso da razão,  da consciência.
·       A Bíblia nos foi dada por Deus não só para ocupar o nosso coração ma também o nosso raciocínio, Hb 8.10.
·       O bom senso tem muito efeito no estudo bíblico, especialmente na linguagem figurada tão abundante nas Escrituras.
·        Encontramos textos difíceis, é preciso, pois a analogia geral das Escrituras é um fato.
·       Não há lugar para contrassensos.
·       Ao encontrarmos um texto difícil, apresentando discrepância, não pensemos  logo que há erro. Na Bíblia, as dificuldades são do lado humano, como tradução mal feita, falhas gráficas, falsa interpretação, má compreensão.
·        A analogia geral da Bíblia tem que ser mantida.

3-Consciência e domínio próprio
·     Nunca podemos esquecer que somos filhos de Deus e que a semelhança de Jesus tem de ser encontrada em nós.
·      Expressar domínio próprio significa vida sob controle de nosso "eu" inteiramente rendido à vontade de Deus.
·     Domínio próprio, como fruto do Espírito, é ter a alma em perfeita submissão a Deus. Tendo a mente, vontade e emoções sujeitas à direção do Espírito Santo.
·     É de máxima impor­tância, para um discípulo de Cristo, viver guiado pelo Espírito de Deus, tal como foi Jesus em seu viver terreno.
·     Consciência são discernimento das coisas, sentido de responsabilidade e dever
·     Domínio próprio é ter controle sobre si mesmo, ter suas emoções sobre rígido controle, em quais quer circunstâncias.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário