domingo, 5 de julho de 2015

JESUS, O CABEÇA DA IGREJA

Ef. 1.16-23 ;Cl 1.17-18
Introdução: Há varias palavras hebraicas e uma palavra grega envolvida neste verbete.
GOLGOLETH-Crânio-Palavra hebraica que aparece por mais de 3 vezes com esse sentido I Co. 10.10.
RESH- Cabeça –Palavra aramaica usada por 13 vezes, para exemplificar Dn 2.28,32, 38; Dn 3.27; Dn 7.1,6, 9, 15,20.
ROSH –Cabeça-Palavra hebraica usada por quase 350 vezes com esse sentido Por Ex. Gn2.10 ;3.15;Ex 6.14;25.
Uso figurado Jesus Cristo é o cabeça da igreja (Ef 4.15)
Governante-Pessoa que ocupa posição importante (Is 9.14,15)

I A EXCELENCIA DE JESUS CRISTO
1- Um direito alcançado pela obediência
·       Cabeça (Cristo) e o Corpo (igreja) – Col 1.18
·       Paulo usa o corpo humano como uma metáfora (comparação) para a igreja, da qual Cristo serve como o cabeça.
·       Assim como o corpo é controlado pela cabeça (cérebro) também Cristo controla todas as partes da igreja e dá vida a ela, e direção
·       A igreja teve sua organização (origem) no Senhor Jesus.
·       Foi sua morte vicária e ressurreição, que através desse ato deu vida a ela, tornando-se seu soberano.
·       Jesus foi o primeiro, na ordem cronológica a ser ressuscitado para nunca mais morrer.
·       Estão em foco a autoridade absoluta de Jesus Cristo e seu governo ativo sobre a igreja na qualidade de Senhor.
·       A vida sem a cabeça é simplesmente impossível.
·       Há união, harmonia e amor entre o Cabeça e o corpo, em que cada qual cuida do outro, tão vital é essa união.
·       Em Efésios, a união da igreja é vital como prefiguração universal que será produzida, tendo Cristo como o cabeça de tudo, e não apenas só da igreja. (Ver Col 1.10).

2-Um nome sobre homens, anjos e demônios
·         O nome de Jesus, este precioso nome que está acima de todos os nomes. Jesus herdou do Pai um nome mais grandioso do que qualquer ser angelical (Hebreus 1:1-6).
·         Deus lhe deu um nome que está acima de todos os nomes. À dedução é que havia um nome conhecido no céu e desconhecido noutros lugares, e que este nome foi guardado para ser doado a alguém que o merecesse; e Jesus conforme o conhecemos, o Filho Eterno conforme Ele é conhecido no seio do Pai recebeu este Nome por doação e a este precioso Nome todo joelho se dobrará, nos três mundos, para a Glória de Deus Pai.
·          "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um Nome que está acima de todo o nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo o joelho - de seres nos céus - de seres na terra e de seres debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai". (Filipenses 2:9-11).
·         O céu, a terra e o inferno reconhecem o que Jesus fez, portanto toda a autoridade, todo o poder e a totalidade das suas realizações acham-se em seu Nome. E o Nome de Jesus em nossos lábios operará as mesmas coisas agora que operava naqueles tempos. Ele é Deus que nos fala.
·       Jesus doou à Igreja um Nome que está acima de todos os nomes e Ele doou porque recebeu por herança de Deus como nos diz a Bíblia: "Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
·       Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?" (Hebreus 1:4-5).
·       Este Nome dado Igreja para a Salvação “-Toda a autoridade, todo o poder que estava em Jesus está no seu Nome. E Ele deu o seu Nome à Igreja. Os Crentes primitivos sabiam que possuíam e usavam o Nome de Jesus.
·       Não há salvação a não ser no Nome de Jesus e no Senhor Jesus Cristo. É o único Nome pelo o qual o pecador pode se aproximar de Deus Pai.
·       "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel. Que traduzido é: Deus conosco." (Mateus 1:21-23).
·         "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Atos 2:21).
 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4:12).

II JESUS, CABEÇA DO MINISTÉRIO
1- É Ele quem chama
·       Jesus Cristo como Cabeça da Igreja distribui aos membros do Corpo, dons, responsabilidades e ministérios, para edificação uns dos outros e para crescimento.
·       O Espírito Santo é o poder sobrenatural doado à Igreja.
·       Como terceira Pessoa da Trindade, Ele procede do Pai e é uma dádiva do Filho, vivendo para sempre nos crentes, enchendo-os e capacitando-os no corpo de Cristo para edificação da Sua Igreja.
·       Deus escolheu cuidadosamente para cada crente, pelo menos um dom espiritual e um lugar especial de serviço ou ministério no Corpo de Cristo.
·       Diversidade dos Crentes (1 Co 12.8-10). Cada um de nós tem um perfil singular. Há grande diversidade no Corpo. Deus planejou as nossas diferenças.
·       Diversidade não é divisão (1 Co 12.20-21; 25-26).
·       Interdependência no Corpo (1 Co 12.27; Rm 12.5), O plano de Deus é que O sirvamos como um corpo num relacionamento de interdependência.

2-Pastor de pastores
·       Ultimamente têm surgido clamores de igrejas, tanto da Alemanha, Rússia e do Brasil, onde o procedimento de vários pastores é completamente contrário aos princípios da Palavra de Deus. Por esta razão faz-se necessário uma exposição resumida dos princípios Bíblicos quanto a esta questão, bem como verificar os procedimentos que a Palavra de Deus aprova ou condena.
·       Pastorear não é exercer um cargo. e sim cuidar do estado espiritual daqueles que foram salvos por Cristo Jesus.
·       O Novo Testamento desconhece totalmente um sistema onde um pastor tem o comando e os outros têm a obrigação de obedecer, na igreja de Cristo.
·       Já mencionamos que pastorado não é profissão - é ministério. Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim "amas-me mais do que estes outros?” João 21:15-17.
3-Guia perfeito
·       Jesus Cristo disse aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31, 32).
·       Os verdadeiros discípulos de Jesus ouvem se apropriem e vivem segunda a verdade revelada por Deus, por meio da Sua palavra – a Bíblia.
·        Num mundo de religiosidade, sincretista, e de tantos modismos religiosos, de heresias, de distorções da verdade, relativismos etc. um dos grandes desafios do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é o de permanecer na palavra de Deus, sendo um discípulo da verdade e de verdade.
·       O discípulo é um “ouvinte”, “seguidor” e “imitador” de Jesus Cristo. O discípulo ouve e crê no Evangelho de Jesus Cristo, e pelas águas batismais dá seu público testemunho do arrependimento dos pecados e da fé em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. O discípulo confessa Jesus Cristo como Senhor, e aprende a “obedecer todas as coisas que “Jesus ordenou” (Mateus 28:18-20).
·       Em Mateus 7:15-29 , quando Jesus ensina e adverte sobre “falsos mestres”, Ele cita pessoas que dizem profetizar, expulsar demônios e fazer milagres em Seu Nome, mas que nunca foram conhecidos por Jesus, e praticam o mal (não obedece a palavra de Deus).
III NOSSA VIDA NO CORPO
1-Uma visão coletiva
·       O corpo de Cristo é composto de vários membros, cada um com sua particularidade, cada membro tem uma função a desempenhar neste corpo.
·       Deus não criou a igreja com a intenção de que seus membros fossem clones cristãos uns dos outros.
·       Ele quis usar os diferentes grupos de pessoas e os dons espirituais diferentes.
·       Quando a igreja opera como Deus deseja, constitui poderoso testemunho para o mundo.
·       Cada individuo, portanto tem seu lugar significativo especial no corpo de Cristo.
·       Embora sua tarefa possa não ser visível aos outros, Deus pode um para visitar pessoas enfermas.
·       Pode usar outro para dirigir estudos Bíblicos.
·       Outro para interceder em oração, em favor de alguma causa.
·       Outro para ser um servo (servir no bom sentido da frase), onde houver essa carência.
2-Mutua cooperação
·       O verdadeiro servo não é independente na igreja, ele é interdependente.
·       Não pode haver orgulho, vaidade, egoísmo, presunção, arrogância, e outras qualidades negativas no verdadeiro servo.
·       Como a igreja é um corpo (vivo) ela sente quando algum membro é atingido, ferido, machucado ou cortado (disciplinado) e como está escrito em Rm. 12.15.
·       Para que isso aconteça é precisamos nos considerar inferior aos demais (não nos considerarmos superior a quem quer que seja, sejamos humildes).
·       Se nos considerarmos fortes e maduros, devemos suportar os mais fracos, e se possível ajudá-los a se fortalecerem.
·       Quem no corpo de Cristo, não conseguir perdoar seu irmão, deve-se considerar uma célula doente no corpo de Cristo, que precisa ser tratada para não contaminar o corpo, isto, é, permitir que essa doença alcance as demais células sadia.

3-O dever de congregar
·       A igreja não é um clube social espiritual, é um lugar de comunhão é adoração.
·       Perdemos imensas benções quando deixamos de nos reunir com o povo de Deus.
·       Quando nos sentimos espiritualmente fraco, nunca devemos sair da igreja, mas, entrar na igreja.
·       A igreja primitiva veio a conhecer a importância da adoração e da oração coletiva.
·       Quando oramos sozinho, somos como um único soldado em combate, poder ganhar ou perder.
·       Quando oramos coletivamente, somos um pelotão em combate, com o nosso General à frente, há mais chance de vencer do que perder.
·       Devemos nos congregar para exercitarmos a comunhão, uns com os outros.
·       Devemos sentir as necessidades uns dos outros e ajudar da melhor maneira.
·       O crescimento da igreja como corpo de Cristo, depende do estado de saúde espiritual de cada célula (seus membros).  

 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário