sábado, 25 de julho de 2015

JESUS, A LUZ DO MUNDO


                                                                I Jo.1-9
Introdução: “Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”. Devemos entender que Cristo, enquanto homem, foi sobremaneira diferente dos demais homens, porque a sua natureza era também divina, resplandecendo nas trevas em que vivem os homens. Em um mundo de homens iníquos, a luz da perfeição de Cristo sobressaiu-se sobre as trevas da humanidade.

I A NATUREZA DA LUZ
1-A luz elimina as trevas
·       Somente a presença de Jesus na vida de uma pessoa poderá afugentar as trevas da vida dela.
·       Somos luz quando prezamos pela santidade em mundo que a cada dia dedica-se mais ao pecado.
·       Nós, enquanto luz do mundo, devemos ser seres espirituais, que prezam pelo que é santo, e abominam o pecado e a iniqüidade.
·       Somos luz quando não nos conformamos com o mundo de pecado em que vivemos.
·       Se nos conformarmos com o mundo, não seremos mais luz, mas nos misturaremos em meio às trevas.
·       A partir do momento que abominamos os horrores do mundo, nos insurgimos contra o pecado e a iniqüidade, nos tornamos luz, destacada e apartada das trevas, e que com esta não se mistura.
2-A luz revela
·       A luz revela as boas obras, que praticamos em nossa vida.
·       A luz revela a justiça que praticamos no nosso viver junto ao próximo.
·       Todos sabem que a luz é a ausência de trevas, mas devemos entender que a questão aqui é a separação entre a luz e as trevas.
·       A luz nos permite ver as coisas com mais clareza, conseqüentemente nos permite nos desviarmos, para evitar o pecado.
·       Quem está na luz, dificilmente será rodeado pelas trevas.
·       Luz disscipa as trevas, na proporção que a luz vai diminuindo, as trevas começam a predominar.
·       Quem anda com Jesus, é sempre dia (há muita luz), quem se afasta de Jesus, começa a entardecer (começa a chegar as trevas).
3- A luz é energia
·       A luz produz energia que movimenta, maquinas aparelhos elétricos, acende luz para clarear o ambiente.
·       Jesus, também é essa energia que nos movimenta em favor de sua obra.
·       Clarea os nossos caminhos durante a jornada desta vida.
·       A terra é movida pela energia (luz) solar, nós somos movidos pela energia (luz) de Cristo.
·       Com essa luz, podemos dissipar todas as trevas que se opuserem a nossa frente.
·       O Espírito Santo é a nossa fonte de luz e energia, outorgada por Jesus.
4-A luz e imparcial
·       A imparcialidade, e o ato de não fazer distinção, é abrangente.
·       Como Cristo que nos amou primeiro, e aos seus inimigos, também devemos amar por primeiro, antes de sermos amados.
·       O sol brilha para toda a chuva cai para todos bons e maus.
·       A luz de Cristo também veio resplandecer (brilhar) para todos, a nossa luz também deve resplandecer até para os nossos inimigos.
·       O por meio do poder soberano de Deus, todo homem possui luz suficiente para que seja responsável.
·       Deus implantou o conhecimento dele no ser humano mediante a revelação geral na criação e na consciência.
·       O resultado revelação geral, no entanto, não produz salvação, mas conduz ou à luz total de Cristo ou condenação naqueles que rejeitam essa luz.
·       A vinda de Jesus Cristo foi o cumprimento e a incorporação da luz que Deus colocou dentro do coração do homem.

II REAÇÕES HUMANAS À LUZ
1- Rejeição
·       Vivemos hoje os “modismos” espirituais, em que as pessoas querem viver do seu modo, e não do modo de Deus.
·       Há pessoas que não suportam a luz do Evangelho, pois, para essas pessoas a luz é muito forte (não compreendem, não querem aceitar).
·       Há aquelas pessoas que são simpáticas ao Evangelho, freqüentam a igreja, até cantam hinos, lêem a Bíblia.
·       Mas quando o assunto é mudança de vida, e obediência a Palavra de Deus, elas preferem se ausentar dos cultos abandona a Bíblia, viram as costas para os crentes, etc.
·       O Problema é que a Palavra descobre o estado pecaminoso em que a pessoa se encontra, e a verdade é muito dolorida (conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8.32).
·       A influencia mundana é mais agradável, mais sutil, exige muito pouco, há uma falsa liberdade.
·       As coisas de Deus incomodam, pois sendo luz dissipa as trevas, e nas trevas está o erro, o pecado, o egoísmo, a falsidade, a mentira, o perjúrio etc.
·       Quem ama as trevas mais do que a luz, não suporta. Rejeita.

2- Aceitação.     
·       A Aceitação só poderá partir de um coração, arrependido e contrito, reconhecendo que é um pecador.
·       A aceitação também é um ato de coragem, e desafio.
·       Na aceitação haverá possivelmente atos de renuncias.
·       Aceitar a Jesus como seu Salvador, implicará em propósitos de viver para Ele, e junto a Ele.
·       Aqueles que aceitam Jesus como seu Salvador, também devem ter a convicção que Ele também é seu Senhor.
·       Aceitar a Jesus como Salvador, e sair da condição de ESCRAVO para SERVO, o que implica servir por amor, e não por obrigação.
·       Aceitar a Jesus como Salvador é deixar de ser filho das trevas, para ser filho da luz.
·       Quem aceita a Jesus troca de cidadania, deixa de ser cidadão do mundo para ser cidadão do céu.
Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário