terça-feira, 11 de agosto de 2015

A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO




At.2.42-45
Introdução: Qual o conceito que temos do significado de igreja?, para uns igreja é um prédio onde os crentes se reúnem para os seus momentos devocionais,mas o verdadeiro significado de igreja é mais abrangente.Iremos aprender no seguimento desta lição o que significa igreja e qual o seu propósito.  

I A DEFINIÇÃO DE IGREJA
·       Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas.
·       “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5).
·       Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22).
1-A igreja local
·       Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28).
·       Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição.
·        Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).
2-A igreja,corpo de Cristo 
·       Freqüentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja.
·       A igreja pertence a Deus, e é, muitas vezes, chamada “a igreja de Deus” (veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5,15).
·        Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de “igrejas de Cristo” (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18).
·        O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23).
·       O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nosso cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18).
·       Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).
II O MODELO DA IGREJA
·       Por que há tantas igrejas? Qual é a certa, ou são todas certas? Devo participar de uma igreja para agradar a Deus?
·        Por causa da desnorteante quantidade de opções no mundo religioso, mais e mais pessoas estão fazendo perguntas como estas.
·       Para responder, vamos voltar a examinar o Novo Testamento. Por enquanto, esqueça o que você sabe a respeito de religião e considere, de novo, o padrão do evangelho pregado por Cristo e seus apóstolos.
·       Como é típico na história dos homens, algumas mudanças entraram gradativamente e desviaram os Cristãos deste modelo original. Pouco a pouco, o desenvolvimento de uma organização foi se estendendo acima das igrejas. Grupos de homens e igrejas mais importantes começaram a controlar as outras igrejas.
·       As igrejas começaram a se tornar parte de uma hierarquia.
·        A lealdade a Cristo foi substituída pela lealdade à "igreja".
·       Uma extrema reação contra este erro levou a um outro abuso do plano de Deus.
·        Alguns decidiram que não era necessário fazer parte de qualquer congregação e tentaram servir a Deus sozinhos, sem adoração ou trabalho com outros cristãos.
·        Como podemos servir a Deus em um mundo cheio de tais desvios de sua vontade?
1-Em cada comunidade
·       Nos tempos atuais existe uma variedade quase infinita de igrejas.
·       Isso é ótimo porque existem vários tipos de pessoas e grupos sociais que precisam ser alcançados pela “multiforme Graça de Deus” (I Pedro 4.10). Contudo, isso pode ser perigoso ou confuso, pois, como vou saber qual igreja está correta? Para isso sabemos que a Bíblia é a regra de fé e prática de uma Igreja verdadeira.
·       No tempo do apóstolo Paulo, ele também enfrentou desafios para caracterizar a Igreja de acordo com a vontade de Deus. Paulo escrevia e viajava pelas comunidades cristãs ensinando a Palavra de Deus para que não “estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gálatas 1.6).
2-Com foco em Cristo
·       A evangelização na era do consumo tem muito do discurso do marketing.
·        Mas a Igreja não pode oferecer o Evangelho como bem de consumo.
·       A marca Jesus é uma das mais conhecidas e rentáveis do mundo.
·       O nome do Filho de Deus acompanha a humanidade há dois milênios, resistiu a toda sorte de crises – da opressão romana no início da Era Cristã ao comunismo, das trevas da Idade Média ao ateísmo filosófico do século 19 – e é a razão da fé de pelo menos 2 bilhões de pessoas.
·        Seus ensinos e as frases que disse em seu ministério terreno – como o genial “Dai a César o que é de César” ou o inquietante “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra” .
·       A Igreja enfrentou – e enfrenta – questões inevitáveis por escolher manter o evangelismo pessoal e testemunho público em uma sociedade marcada por uma cultura consumista.
3-Onde os pecadores estão
·       O Apóstolo Paulo diz que ser salvo é próprio da justiça de Deus. O que Deus fez para salvar todos os pecadores dos seus pecados demonstra a Sua justiça.
·        Paulo diz que a crença no evangelho o salvou.
·       A justiça de Deus é revelada no evangelho da água e do Espírito. Nossa salvação depende do ato justo de Deus por nós.
·       Portanto, os pecadores são salvos dos seus pecados pela fé. Aqueles que não são nascidos de novo pensam que eles podem ser bons para assim poderem entrar no Reino do Céu.
·       Contudo, aqueles que não são nascidos de novo, apesar de crerem em Jesus, pensam que eles podem entrar no Reino do Céu fazendo boas obras, e irão para o inferno se eles não fizerem as boas obras.
·        A sua fé está errada. A fé do Apóstolo Paulo é a mesma dos nascidos de novo.
·       Aqueles que não são nascidos de novo, apesar de acharem que acreditam em Jesus, têm uma fé errada, porque tentam acrescentar suas obras à sua fé.
·       Nós não somos salvos acrescentando as nossas obras virtuosas em nossa fé, mas sim crendo na justiça de Deus: o batismo de Jesus e a Sua morte na Cruz.
 4-Convertidos atuantes
·       Há algumas décadas, uma resposta evidente seria: “Evangélicos são os bíblias, que andam de terno ou saia longa no domingo e vão à igreja de crentes.”
·        Reducionista e pejorativa, tal definição, embora comum no passado, já era incapaz de abranger um conceito tão amplo.
·        Mas servia, ao menos, como forma de distinguir os cristãos protestantes, que também eram notados pelo modo de vida frugal e conduta modelar. Sim, ser “bíblia” era sinônimo de integridade noutros tempos...
III  O PODER DA IGREJA
·       Pouco antes de sua ascensão, Jesus proferiu as célebres palavras: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”, At 1: 8. Ele estava dando aos discípulos a garantia de que teriam os recursos necessários para dar continuidade à obra iniciada.
1-O Espírito capacita
·       Poder para nossos dias. O poder do Espírito, porém, não ficou restrito aos tempos neotestamentários. Os registros a respeito do cristianismo mostram que esse poder é transmitido à Igreja de Cristo em todas as eras.
2-O Espírito dá vida
·       O cristão não consegue sobreviver sem uma ação constante e poderosa do Espírito Santo em sua vida.
·        Por isso, ao confortar os discípulos acerca de sua partida, Jesus prometeu-lhes que enviaria
o Consolador, que os assistiria em todos os momentos, Jo 14: 16-17.
·       Além de atuar na conversão do homem, o Espírito Santo age como dinamizador da vida cristã.
·       A condição exigida daqueles que desejam ter uma vida cristã autêntica e levar almas a Cristo é que sejam cheios do Espírito Santo, At 4: 31; Ef 5: 18.
3-O Espírito Encoraja
·       Habitando, apoiando, ajudando, motivando e dando poder aos que crêem no Senhor Jesus.
·       Foi isto que Paulo quis dizer em sua carta aos 2 Coríntios cap 1 versos 3 e 4: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus."
·        Aqui Deus é chamado O Grande Consolador, Encorajador. Ele nos consola em nossas tribulações para que sejamos consoladores e encorajadores de outros que estejam passando angústias.
4-O Espírito supre
·       Na verdade, se cremos no que o Senhor diz, não há nada que possamos usar como argumento contra isso.
·       Nós nos preocupamos com nossa vida, mas o Senhor nos adverte de uma maneira direta: “não se preocupe com as coisas materiais.
·        É isso que os gentios procuram.
·        É isso que aqueles que não nasceram de novo procuram.
·        Observai os lírios do campo, como eles crescem; eles não trabalham nem fiam.
·        Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé”(.Lc 12.27)
IV CARACTERISTICA DA IGREJA(a primitiva)
1-Servia a coletividade
·       A Igreja neotestamentária surgiu baseada na realidade familiar, mas também de maneira coletiva. A expressão coletiva é parte fundamental da vida da Igreja.
·       A história nos mostra que quando Jesus fundou a Igreja através dos doze, ela tinha dinâmica familiar, mas também tinha a dinâmica corporativa.
·        Em Atos 2:42-47, diz que eles estavam juntos nas casas e no Templo. Atos 5:42 diz que “...todos os dias, no Templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo...”. Atos 20:20 fala que o Evangelho era anunciado publicamente e de casa em casa.
·        É clara a evidência de que a Igreja foi fundada sobre a base de comunidade e corporativismo; com reuniões nos lares e coletivas.
2-Era cheia de oração
·       a igreja que abalou o mundo perseverava na oração. Esta igreja era uma igreja que tinha doutrina, mas também era uma igreja que tinha oração.
·        Hoje muitas vezes, aqueles que são zelosos da doutrina, são negligentes na oração.
·        Tem a cabeça cheia de luz mas tem o coração vazio de fogo, tem conhecimento mas não tem piedade.
·        Tem conhecimento profundo das verdades mais gloriosas, mas não transforma essa verdade em prática, é preciso entender que a igreja não pode avançar vitoriosamente sem oração.
·        Dependemos mais dos recursos de Deus do que dos nossos recursos, o poder não vem do conhecimento humano, nem da destreza humana, nem das estratégias humanas, o poder vem de Deus.
·       Não há pregação poderosa sem oração, é por isso que os Apóstolos entenderam que eles deveriam se concentrar na oração e no ministério da palavra.
3-Amor pelos perdidos
·       A nossa missão como Igreja do Senhor Jesus Cristo é alcançar os perdidos com a proclamação do evangelho.
·       Três são as características fundamentais da igreja de Cristo:“ela é SAUDÁVEL, MULTIPLICADORA E MISSIONÁRIA”.
·       Igreja saudável, planta igrejas saudáveis; em outras palavras ela se multiplica de maneira saudável, como fruto da sua ampla visão missionária.
4-Caráter cristão maduro
·       Nada que ele faz é fruto de um desejo por benefícios egoístas, entendendo que a marca de um servo é que ele está sempre submisso à vontade de Deus.
·       Ele não faz coisas para Deus. Antes, ele faz coisas, sob a vontade de Deus, e não espera nada como retorno por este serviço.
·        Quando os indivíduos ficam frustrados (como certamente ficarão), o que é servo de Deus se ergue, volta-se para Deus, louva-O pela Sua graça e faz o pedido pelo próximo conjunto de “ordens”.
5-Mensagem Bíblica
·       Refere-se ao alvo a atingir. Se pregamos para descrentes, desejamos que eles entendam que precisam crer em Jesus para ser salvos.
·        Devemos orar muito, antes de pregar, para que o Espírito Santo convença as pessoas do seu pecado.
·       O centro da pregação deve ser Cristo e não o pregador, como acontece em certas cruzadas ou movimentos evangelísticos.
·       A base da pregação deve ser a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Podemos dizer, em outras palavras que a base da pregação deve ser o TEXTO BÍBLICO

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário