sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE




Rm 8.26-29
Introdução: À medida que os crentes crescem e se desenvolvem-na maturidade espiritual, podem arcar com mais responsabilidade. Mudam de uma dieta de leite para aquela do alimento sólido (1 Co3. 2 e Hb 5,11-14). Embora a dieta espiritual mude, o assunto Jesus Cristo, permanece sendo o mesmo.

I O ESPÍRITO SANTIFICA
1-Santificação
·       A missão do Espírito Santo é promovera santificação na vida do crente (salvo).
·       Entrando na vida do cristão na conversão, Ele o enche com sua presença purificando o coração e capacitando para testemunhar e servir (Jo 3:5; At 1:8; Rm 8:9 e Gl 3:3).
·       Quando somos cheios do Espírito Santo agimos com pureza de intenção, amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, tratando outras pessoas como gostaríamos de ser tratados, experimentando em todo tempo aquela paz que excede a todo entendimento humano.
·       A palavra santificar significa separar. Somos separados para uso do Senhor com todo o nosso ser. Se somos templo do Senhor para que Ele se manifeste em nós, devemos cuidar, não só da alma e espírito, mas também do corpo para que o mesmo esteja sempre em condições para a manifestação divina.
·        Os vícios e pecados contra o corpo devem ser repelidos. Todo o pecado contra o corpo afeta a nossa comunhão com o Espírito que habita nele e tem seu trono no nosso espírito.

2-Propósito
·       (a)-Lava-nos de todo impureza- O Espírito Santo lava-nos das impurezas (sujeiras espirituais do pecado).
·       Ao se tornar cristão, o crente reconhece a Cristo como Senhor e Salvador.
·       Temos uma nova vida através do Espírito Santo, e ele continuadamente renova o nosso coração.
·       Nada disso acontece por termos recebido algum pagamento ou por algum mérito de nossa parte, tudo isso é dom de Deus.
·       O Pai nos perdoa e nos envia o seu Espírito Santo para nos lavar dos nossos pecados e nos renovar continuamente
·       (b)-Auxilia nosso crescimento Espiritual – Ao aceitarmos Jesus como Salvador nos tornou nova criatura (recém-nascido).
·       Precisamos de alimento espiritual para alimentar nossa alma.
·       (c) Revestido do caráter de Cristo- Deixando o velho homem, para nos revestir do novo homem.
·       Quando uma roupa fica rota, velha e rasgada, nós trocamos de roupa.
·       A nossa roupa mundana estava rota, rasgada pelo pecado e cheirava mal.
·       Com a nova roupa (veste) espiritual (salvação), perfeita e com cheiro agradável diante de Deus, pois ela tem o cheiro de Cristo.

II O ESPÍRITO TESTIFICA
1-Intimidade com o Pai
·       O Senhor é a autoridade máxima sobre todos e a vida de cada pessoa, mesmo aqueles que se recusam a reconhecer a Sua soberania.
·       Se você tem confiança na morte de Jesus na cruz para pagar a divida dos seus pecados, você se tornou um dos filhos de Deus e têm uma relação única com ele.
·       Às vezes, os filhos de Deus permitem que seu relacionamento com Deus se desgaste. Eles podem ir à igreja, mas não leem a Bíblia fielmente ou não sabem como se relacionar com o Senhor em oração. Como resultado, eles desculpam o pecado em suas vidas e não têm um sentido de unidade com ele.
·       Alguns crentes apaixonadamente buscam relação com Deus em um contínuo e cotidianamente, independentemente das circunstâncias da vida.
·       Para a maioria das pessoas, a palavra "intimidade" está associada principalmente com a sexualidade. Mas comunhão genuína com Deus envolve relacionar com Ele em um nível emocional e espiritual, em vez de físico.

2-A plenitude dos direitos
·       Uma das mais significativas doutrinas bíblicas é a da paternidade divina. Ela está esboçada suavemente no Antigo Testamento e desenvolvida exaustivamente no Novo Testamento.
·        Sempre que a estudarmos de vemos compará-la com a doutrina da filiação espiritual. Isto equivale a dizer que Deus é pai de todos, mas nem todos são filhos de Deus. Deus somente tem um filho legitimo – Jesus Cristo
·       Posto que cada um ser humano nasce neste mundo como CRIATURA de Deus, convém investigar nas escrituras as possibilidades e as condições para alguém se tornar filho ou filha de Deus. Ei-las:
1. Crer no nome de Jesus- Para ser filho de Deus é absolutamente necessário crer em Jesus. Jesus é o filho unigênito de Deus, e os que alcançam o privilégio de também virem a serem filhos de Deus, o são por adoção, unicamente a filiação de Jesus pode garantir a nossa.
·       Receber a adoção oferecida por Jesus, Gálatas 4. 4-5  – A adoção é um instrumento legal que nos transfere para a real família de Deus. A partir de então, todos os direitos nos são outorgados mediante tão maravilhosa adoção. Isto ocorre no instante em que o Espírito Santo nos permite espontaneamente chamar a Deus de pai.
·       Deixar a vida de pecados, II Coríntios 6.17-18 - O pecado é uma herança universal que assola toda a raça humana e faz parte de nosso inalienável patrimônio pessoal, até que o sangue se impõe sobre ele e nos assegura perdão, justificação e redenção, I Pedro 1.15-17.

III ELE ENSINA
1-Instrutor
·       Necessita-se um reavivamento no estudo da Bíblia em todo o mundo. Cumpre chamar-se a atenção, não para as afirmações dos homens, mas para a Palavra de Deus.
·        À medida que se fizer isto, realizar-se-á poderosa obra. Quando Deus declarou que Sua Palavra não voltaria para Ele vazia, queria dizer tudo quanto disse.
·       O evangelho deve ser pregado a todas as nações. A Bíblia deve ser aberta perante o povo. O conhecimento de Deus é a mais alta educação, e encherá a Terra com suas maravilhosas verdades, como as águas cobrem o mar.
·       Das muitas religiões existentes no mundo somente o Cristianismo requer um professor sobrenatural. Nenhuma qualificação terrestre pode permitir a alguém entender a verdade de Deus.
·        Que esta lição seja usada por Deus para nos lembrar de nossa grande necessidade de um professor Divino, e do privilégio de termos o Espírito Santo como tal Professor. Ele verdadeiramente é o "Espírito da Verdade" (João 15:26).

2-Intérprete
·       Desde os tempos bíblicos Deus levantou profetas e intérpretes da lei que conduzissem seu povo segundo os princípios estabelecidos em sua Palavra. No capítulo 8 do livro de Neemias vemos vários servos de Deus que, juntamente com os levitas, "ensinavam o povo na lei" (v7). E mais: "Leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia" (v8).
·       Contudo, a atuação do Espírito Santo em capacitar os intérpretes da Bíblia, não se limitou a eles. Deus tem levantado nos dias de hoje homens e mulheres, verdadeiros mestres e doutores da exposição bíblica, para orientar e dirigir a sua igreja.
·       Todavia, o “direito” de interpretação das Escrituras não se limita apenas aos mestres e doutores. O mesmo Espírito capacita gente simples também que, por conta própria, consegue entender e explicar o que lê com muita propriedade e coerência.



3-Porta voz
·       A Palavra de Deus (davar em hebraico) é tanto o que Ele fala como aquilo que Ele faz. Tudo o que Deus diz, Ele faz. E tudo o que Ele faz é a Sua Palavra para nós.
·        Quando o Espírito de Deus vinha sobre o profeta no Antigo Testamento, o profeta (nabi) tornava-se um porta-voz da Palavra de Deus para o Seu povo.
·       O Espírito Santo inspirou os profetas para falar a Palavra de Deus a outros. E nos dias de hoje, as pessoas movidas pelo Espírito também atuam como profetas.
·       Elas proclamam e pregam a Palavra de Deus - ousadamente compartilham o que Deus tem a dizer para a nossa época e geração. Às vezes, o porta-voz divino pode proclamar o que Deus fará se obedecermos ou não à Sua Palavra.

IV ELE ACONSELHA
1-Intercessor
·       A Palavra de Deus nos ensina que só o Espírito de Deus conhece os pensamentos de Deus com precisão, e por esse motivo, precisamos que Ele interceda por nós e nos conduza na nossa intercessão e nas nossas orações.
·       Se quisermos orar de acordo com a vontade de Deus – e acredito que você quer fazer isso – precisamos saber o que Deus está pensando e o que Ele quer. Muitas vezes, não conseguimos perceber essas coisas, mas o Espírito Santo consegue, então, Ele intercede a nosso favor.
·        Faço o melhor que posso em oração, mas sou muito grata por saber que o Espírito Santo é o meu parceiro de oração e que está orando por mim. Também sabemos pela Palavra de Deus que independentemente do que acontece em nossa vida, podemos confiar em Deus para fazer com que as coisas cooperem para o bem, desde que continuemos orando, amando a Deus e desejando a Sua vontade.
·       Que consolo saber que Deus enviou o Seu Espírito Santo para nos ajudar em tudo, inclusive na oração. Não há nenhuma situação que Ele não possa fazer cooperar para o bem. Quando orar, peça ao Espírito Santo para ajudá-lo. O Espírito Santo é nosso intercessor em: Nossas fraquezas, nossas perplexidades, em nossas dores e segundo a vontade de Deus.
2-Guia
·       “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são os filhos de Deus” (Rm. 8:14). E, no mesmo sentido: “Andai no Espírito e jamais satisfarei à concupiscência da carne” (Gl). 5:16.
·        Estes dois textos indicam que a liderança do Espírito Santo em nossa vida é uma preciosa realidade. O primeiro fala da nossa adoção e a certeza da salvação. O segundo indica um dos propósitos da liderança do Espírito Santo em nossa vida.
·       Ele intenta a nossa conformação à prática da vontade de Deus, ou seja, a nossa santificação, uma vida santa e irrepreensível em todos os sentidos, Ef. 1:4.
·       O dom do Espírito é a prova infalível de que pertencemos a Deus. “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu seu Espírito” (Jo. 4:13).
3-Consolador
·       A palavra grega usada para consolador é 'parakletos' que significa "pessoa chamada para acompanhar..." o Espírito Santo como um consolador é nosso ajudante, conselheiro e defensor.
·       Em I João 2:1, Cristo é mencionado como nossa 'parakletos'. Em João 14:16 Cristo disse que Ele enviaria "outro" consolador. Ele lhes "prometeu outro Consolador" que continuaria ensinando-lhes (João 14:26, João 16:13-14). Nesta condição o Espírito Santo é chamado de "O Espírito da verdade" (João 14:17) que veio dar-lhes palavras que deveriam dizer quando fossem perante os tribunais (Mat. 10:17-20). Em tempos apostólicos ele ensinou pela revelação e pela iluminação. Com a conclusão do Novo Testamento Seu trabalho ficou limitado à iluminação (Mateus 10:17-20).
 Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário