segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO HOMEM



O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO HOMEM
Jo 16.7-14
Introdução: De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos os lugares. Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:7-11). Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Responder a essa convicção leva os homens à salvação.

I ELE CONVENCE
1-Do Pecado
·       Pecado é toda desobediência contraria a vontade de Deus, isto significa desobedecermos a sua Palavra, e os ensinamentos nela contido, durante a nossa jornada aqui na terra.
·       Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado eterno como Seus filhos.
·       Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16).
·       A palavra grega traduzida como “consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a ideia de alguém que encoraja e exorta.
·       A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes (Romanos 8:9; 1 Coríntios 6:19, 20; 12:13).
·        Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para executar as funções que Ele mesmo teria executado se tivesse permanecido pessoalmente conosco.

2-Da Justiça
·       Lembra o que é justificação em Cristo? Ser justificado (justo) é receber o perdão completo de Deus. Significa que todos os nossos pecados JÁ FORAM justificados e julgados em Cristo pelo Seu sangue e a nossa sentença hoje é a mesma que a dEle, INOCENTE.
·       “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e CRÊ naquele que me enviou tem a vida eterna e NÃO SERÁ CONDENADO, mas já passou da morte para a vida.” (João 5: 24).
·       Não é preciso uma revelação do Espírito Santo para perceber que falhamos. No entanto, quando sabemos que falhamos, o que REALMENTE precisamos é que o Espírito Santo nos convença da JUSTIÇA EM CRISTO.
·       “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (1) Do pecado, porque os homens não creem em mim; (2) da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; (3) e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.” (João 16:8-11).
·       (1) DO PECADO, PORQUE OS HOMENS NÃO CRÊEM EM MIM… Nesta parte Jesus estava se referindo aos incrédulos. E repare que o Espírito Santo não convence o mundo dos “pecados” (plural). É somente de UM “pecado” (singular) que o Espírito Santo convence o mundo. O pecado da incredulidade, o pecado de rejeitar a Jesus e não crer na Sua obra.
·       (2) DA JUSTIÇA, PORQUE VOU PARA O PAI, E VOCÊS NÃO ME VERÃO MAIS… Jesus estava falado agora para os Seus discípulos que representam os que CREEM. Isso nos diz que o Espírito Santo foi enviado para convencer os crentes da JUSTIÇA. Ele vem nos lembrar de que não é pelas nossas obras que somos justificados, mas pela FÉ na obra de Cristo para nós.

3-Do Juízo
·       E DO JUÍZO, PORQUE O PRÍNCIPE DESTE MUNDO JÁ ESTÁ CONDENADO… Há julgamento para o crente? Existem hoje alguns crentes que creem que o Espírito Santo está neles para convencê-los não apenas de seus pecados, mas também da ira e do julgamento de Deus para com eles. Isso NÃO é verdade de modo algum.
·       Jesus estava se referindo ao “príncipe deste mundo”. O príncipe deste mundo é o diabo, o próprio acusador!
·       Comece a andar na liberdade de não ser mais condenado, liberdade essa que Cristo comprou para você, e desfrute “as bênçãos que coroam a cabeça dos justos!” (Pv 10:6).
·       Lembre-se disso, todo aquele que recusar a salvação conquistada por Cristo na cruz já está condenado, juntamente com Satanás (Mt. 25.41; Jo 3.36; Ap 20.11-15).

II O ESPÍRITO SANTO CONDUZ AO ARREPENDIMENTO
1-Definições
É um ato que a pessoa toma em sua vida, reconhecendo a sua situação diante de Deus, e pelo arrependimento, busca mudar a sua situação, abandonando as praticas erradas que o levam ao ato de pecar, que envolve os três sentidos; Intelecto (pensamento); As emoções (sentimentos); e a Vontade (desejos).
Mudanças de opinião
·       O verdadeiro arrependimento do pecador precede a sua conversão. É um ato ocorrido, inicialmente, em sua consciência, pela presença do Espírito Santo, que o convence do erro, condenando as ações erradas e pecaminosas (Jo. 8:7-9).
Mudança de sentimento
·       A verdadeira conversão envolve a fé e o arrependimento (At.3:19; 26:18).
·        Um exemplo radical de conversão é o caso de Paulo (At 9:1-18). A conversão pode vir de súbito, mas, normalmente, tem um longo tempo de preparação.
·       A conversão consiste no exercício do arrependimento e da fé. O arrependimento é uma mudança de mente, de coração e comportamento para com Deus (Mt. 5:13-16, 7:15-29; Tg. 2:14-26).
Mudança de comportamento
·       O arrependimento nasce da pregação do Evangelho e da Palavra de Deus (Mc. 1:15); por causa da paciência e longanimidade de Deus (2 Pe. 3:9); ela manifestação da Glória de Deus (Jo. 11:39-45; 12:9-11); através da manifestação do juízo divino (Zc. 12:10; Jo 3.18-19, 36; Mc 16.16; 1ª Jo 5.12); a tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento (2 Co 7:9, 10), bem como a Sua bondade (Rm. 2:4-8); f) é ensinado por Deus (At.17:30, 31; 2ª Tm. 2:25); é uma operação do Espírito Santo (Zc. 12:10-13:2; Jo 16.8-11); é o começo do processo da santificação (At.2:37-39).

2-Necessidade
·       Há um vazio dentro do homem do tamanho de Deus, e nada irá preencher esse vazio, a não ser o próprio Deus.
·       Isso explica da insatisfação que há no ser humano, que não se contenta com o que tem e quer mais, principalmente na área financeira, material e poder.
·       Na busca de suprir suas necessidades materiais, o homem esquece-se de buscar Deus que supre todas as suas necessidades.

3-Resultado
·       O resultado dessa busca frenética, o homem se se esvazia de Deus e se enche de estreses, preocupações, ansiedades, doenças psicológicas além de se tornar escravo de Satanás e inimigo de Deus.
·       O arrependimento não está relacionado com o tamanho do pecado, pecado não tem tamanho tem consequências.
·       O Espírito Santo está com a missão de convencer o homem do pecado (de rejeição ao sacrifício de Cristo) e leva-los ao arrependimento, isto, é a aceitar o sacrifício vicário de Cristo, e se tornarem filhos de Deus por adoção.


III ELE REGENERA
1-Realidade da morte
·       O pecado trás três tipos de morte, a física, moral e espiritual (eterna), a morte física o homem obteve pela desobediência a Deus, a morte moral e consequência do pecado, que desfigura o homem da moral de Deus (agir como Deus- Jesus, haje), e a morte espiritual é o banimento da presença de Deus, quando os pecadores serão lançados no lago de fogo junto com Satanás e seus demônios.

­2- A fonte da Vida.
·       O Espírito Santo tem a missão de conduzir o homem arrependido, a fonte da vida, somente Jesus é essa fonte de vida, e vida eterna. Não há outro caminho pelo qual a humanidade (homens) possa caminhar, para o céu não tem atalho, tem caminho e este é Jesus.

3- O Novo Nascimento
·       Assim como na vida do ser humano há três fases, nascimento, crescimento e amadurecimento, na vida do salvo também, a regeneração é o nascimento, a santidade é o crescimento, e a maturidade e consagração, quando o crente vive para Cristo intensamente.
·       Neste estagio o crente passa a ter uma vida de pura adoração e obediência a Deus e seus mandamentos. Ele medita na Palavra de Deus dia e noite, oração constantemente, jejua sistematicamente, frequenta os cultos e movimentos da igreja, ensina a Palavra de Deus para quem não sabe, evangeliza e dá bom testemunho, visita os necessitados e doentes, ora pelos enfermos, e inimigo do mundo e amigo intimo de Deus. Suas orações são respondidas quase de imediato (ex. Pedro e João na porta formosa; Paulo de Tarso que repreendeu o espírito imundo na jovem que adivinhava; Pedro que orou e Dorcas foi ressuscitada).

IV O ESPÍRITO SANTO INTEGRA NA FAMÍLIA DE DEUS
1-Benção da Nova Vida
·       O Espírito Santo testifica diariamente na vida do novo crente que ele é filho de Deus e como tal age como Jesus agia, em santidade, obediência, amor, perdão, oração, conhecimento de Deus e amor ao próximo.

­2- Espírito de adoção
Pelo espírito de adoção, somos aceito na família de Deus, e os anjos nos considera como parte integrante da família de Deus.
O que é adoção – é o ato ou efeito de adotar. Ato pelo qual, observados os preceitos legais, alguém estabelece vínculos de filiação e traz para sua família uma pessoa na condição de filho.

3- O Herdeiro de Deus
Pelo ato de ser adotado por Deus como filho, recebemos os mesmos direitos do filho legitimo, e consequentemente somos coerdeiro de Cristo. Paulo em suas epistolas (ao povo da galacia) adverte os Gálatas para pararem de agir como crianças, imaturos, inconsequentes ao se submeterem novamente à Lei (Moisés), onde havia uma seria de obrigações e jugo pesado, pois já estavam libertos, e receberam o Espírito de Adoção. 

Pr. Carlos Borges(CABB) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário